Documento oficial da FPF diz que São Paulo foi rebaixado em 1990.

“O São Paulo não se classificou nem na repescagem e foi rebaixado para a segunda divisão”

“Foi um campeonato, no mínimo, esquisito. Beneficiou o São Paulo, que havia sido rebaixado, mas pôde disputar as finais”

É o que diz o novo guia do Campeonato Paulista, documento oficial da Federação Paulista de Futebol.

A relação entre o Tricolor e a entidade, sem duvida, ficará ainda pior.

Além de constatar o rebaixamento do Tricolor, a entidade questiona o título de 1991.

Essa briga vai longe.

164 Respostas to “Documento oficial da FPF diz que São Paulo foi rebaixado em 1990.”

  1. Cris Garndner Says:

    É o Birner jura de pés juntos explica através de laudos e e tccs que não caiu
    Mas de qualquer maneira se caiu virou a mesa de maneira tão sútil e como sempre agem os dirigentes tricolores que ainda sagraram se campeões
    Mas para alegria Geral da Nação o São Paulo oficialmente agora foi um Time de Segunda Divisão rsrsrrsrsrrsrsrrsr
    Bem Vindo ao Clube Tricot Fashion Week

  2. Torcedor Says:

    Ué, mas o SPFC foi rebaixado mesmo.
    E voltou no tapetao.
    Muito moleque vai vir aqui xingar e dizer que nao, mas eles nem nascidos eram..ou eram mt novos.
    Eu me lembro bem de todo ocorrido, foi uma vergonha.
    Tao grande quanto a volta do Fluminense no tapetao pra serie A.

  3. Rafael Mussi Says:

    Não vou dizer que não foi rebaixado, porque não acompanhei o caso na época.
    Mas já foram apresentadas várias provas da FPF atestando que o mesmo não ocorreu.
    Agora, a mesma que antes atestava o não rebaixamento, em um documento oficial, diz que, de fato, o São Paulo foi rebaixado.
    Não sei quem tem razão. Mas, dessa maneira, na FPF fica cada vez mais difícil acreditar.

  4. ARTHUR AAT Says:

    PARABÉNS PAULINHO !!!!!!!!!!!!!!!!!

    MATÉRIA OFICIAL !

    SERÁ QUE A MÍDIA TRADICIONAL VAI PUBLICAR ISTO ?

  5. Marcio (Satotri) Says:

    Meu deus!!!
    O que não são capazes de fazer para diminuir os feitos do SOBERANO????

    Corram atrás… quem tem mais, é HEXA, TRI, TRI etc…

  6. Felipe Says:

    Não me assusta em nada esta notícia, quem acompanha futebol mesmo sabe que o SPFC foi rebaixado do Paulista em 1990 e que é, e sempre foi, um time de atitutes ato questionáveis!!!

  7. Thiago Says:

    No site da Federação diz corretamente que o Tricolor tem 22 títulos do Paulistinha…
    O próprio regulamento do campeonato de 1990 é claro em seu artigo 50: “Não haverá descenso.”…

    Opiniões de dirigentes ligados a clubes não têm validade nenhuma…

    Vale lembrar também que isso já vai completar 20 anos. O São Paulo nunca tinha ganhado uma mísera Libertadores sequer (hoje já é TRI) e era apenas bi-campeão brasileiro (hoje já é HEXA)… É uma discussão que já caducou…

    As frangas não se conformam que o São Paulo nunca foi rebaixado…

  8. materazzi Says:

    O interessante é que no último jogo do colorido, o estádio estava às moscas. O time abandonado.
    Tem gente que ainda quer comparar torcedores de verdade com simpatizantes.

  9. valdir teodoro Says:

    Mais foi rebaixado mesmo, agora quem mandou assinarem as regras do campeonato.

  10. Marcos R. Cabral Says:

    Ora, ora, ora! Olha só a lusinha da Vila Sônia. Bem diz o ditado: antes tarde que nunca. Onde está a torcedora-símbolo Geraldo Lina para ler essa interessante notícia? Onde estão as torcedoras tresloucadas do tricolor da Vila Sônia para se defenderem? Afinal, ” o clube modelo do Brasil ” foi rebaixado num campeonato paulista. E agora? Quais desculpas elas darão?

  11. Rafael Costa Says:

    E o paulista de 1998?
    Como pode em um campeonato um jogador(Raí) que não estava inscrito nele aparecer de repende e jogar o último jogo da final?
    Para os são paulinos entenderem esse absurdo imaginem que na final da Libertadores de 2005 no último jogo a Conmenbol permitisse que o Atlético Paranaense atuasse com um jogador que não jogou nenhum jogo durante toda a Libertadores e nem e esse jogador fosse decisivo para o título do Atlético. Entenderam ou preciso desenhar?

  12. Daniel Says:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Chupa Orlandinhos

  13. Daniel Says:

    Perai… a FPF lança um guia dizendo que o próprio campeonato dela de 91 foi ‘no mínimo esquisito’?

  14. Hilton Biller Says:

    Sao nessas horas que acho que vc peca um pouco Paulinho, afinal vc com meritos expoe os problemas de Palmeiras e Corinthians, mas na hora de expor as realidades tricolores, vc e o unico qu o faz, porem nao pode dar margens brigas, por ex. quando diz que as coisas vao esquentar nessa briga.

    Primeiro nao tem briga, um clube jamais pode sequer almejar ter o mesmo poder que uma Federacao, o que a FPF decidir nao cabe a clbe nenhum contestar.

    Segundo que o SP foi sim rebaixado e ganhou o titulo (mais um) de forma desonesta, entao qual o problema em dizer a verdade sobre esse clube?

    Se o SP se achar o ultimo Panetone da prateleira, que brigue com a FPF e faca como o inteligentissimo JJ sugeriu, rompa com a FPF, pois ai nao podera participar de nenhum torneio FIFA, inclusive a Libertadores.

    Pra resumir, a verdade comecou a ser dita e a casa desse clubinho de desonestos comecou a cair,se nao gostou que comece o xororo !!!!

  15. Marcio Says:

    Paulinho, bom dia.
    Como pode, quase 20 anos depois a Federação mudar o regulamento do campeonato, pois existia um regulamento, que foi assinado e aceito por todos os participantes, e nele dizia que não haveria rebaixamento.
    E eu tenho certeza, que o Blog do Paulinho, que sempre buscou a verdade não concordará jamais com um ato de arbitrariedade desses.
    Abraço.
    Marcio.

  16. Paulo Says:

    Marco Del Pollo não sabe mais o que fazer para tentar desestabilizar o São Paulo F.C.

    Tentou de de maneira suja bagunçar (e conseguiu) a final do brasileiro. Não contente com isso e com retaliações da cupula são paulina, vem com essa nova polemica.

    Algo tão simples de se provar. A ESPN em um de seus programas comprovaram mediante o regulamento daquele ano que o SÃO PAULO F.C. não caiu para a segunda divisão.

    Então, nem tem como discutir isso.

  17. Rodrigo Leme Says:

    Ué, e é mentira? Rixa ou não, a FPF passou um documento que diz nada mais nada menos q a verdade…a rixa foi boa nesse sentido, pq fez a PFP parar de esconder que – sim – o SPFC disputou a segundona do paulista, e foi favorecido para voltar no mesmo ano.

  18. Carlos Barreto Says:

    A Federação Paulista de Futebol contradiz o seu próprio regulamento.
    Lamentável.

  19. alessandro Says:

    HAHAHAAHAHAHHAHAHA

    Anexaram uma cópia do regulamento??

    Isso só prova mais uma vez o despeito e perseguição do Del Nero para com o São Paulo.

    Se alguem ainda tinha duvida com relação as intenções do Del Nero em prejudicar o São Paulo no caso do envelope, está ai..

  20. alessandro Says:

    Esse paulistinha vai ser muito divertido!!

    Vou só ficar de olho na arbitragem dos jogos do São Paulo e do time favorito do Del Nero e dar risada!!

    Se fosse um capeonato que valesse alguma coisa eu ate poderia me preocupar, mas nesse?? Vou só prestar atenção e ir anotando..

  21. alessandro Says:

    Rodrigo Leme

    Coloca uma copia do regulamento FEITO ANTES DO CAMPEONATO INICIAR, faz o favor…

    Ai a gente conversa..

  22. Marquinhos Says:

    O Juka Kfouri ja provou que o São Paulo não foi rebaixado com jornais e com o regulamento da epoca….. na FPF tudo tem seu preço.

  23. Julio cesar Says:

    O próprio Juca kfouri mostrou, com o regulamento em mãos, que naquele ano não haveria rebaixamento. Isso vai dar uma boa briga…

  24. marceleza Says:

    Bom dia Paulinho. Por que você não publicou o restante da matéria da Folha de SP, onde ela mesma mostra que houve uma absurda “mudança de pensamento” da FPF, por causa das desavenças de seu presidente com o SPFC. Pra quem não viu ainda, aí está a matéria completa:

    A relação ruim entre São Paulo e FPF (Federação Paulista de Futebol) ganhou contornos históricos agora. O Guia Oficial do Campeonato Paulista deste ano dá o São Paulo de fato como “rebaixado” em 1990 e “mancha” o título paulista de 1991 do time.

    “O São Paulo não se classificou nem na repescagem e foi rebaixado para a segunda divisão”, diz o novo guia da gestão Marco Polo Del Nero, presidente da entidade que virou desafeto dos são-paulinos.

    O livro histórico do Estadual, porém, obra de Rubens Ribeiro que tem todas as fichas de jogos do Paulista e ostenta a chancela da Federação Paulista de Futebol, mostra que não houve rebaixamento no Paulista de 1990 -o regulamento não previa descenso, e sim a divisão da elite em dois grupos.

    O novo guia da federação, no entanto, coloca em xeque o Paulista seguinte, vencido pelo São Paulo. “Foi um campeonato, no mínimo, esquisito. Beneficiou o São Paulo, que havia sido rebaixado, mas pôde disputar as finais”, diz o guia – à época, o presidente da FPF era Eduardo José Farah, antecessor de Del Nero e que hoje é desafeto dele.

  25. alessandro Says:

    Felipe

    Hilton Biller

    Daniel

    E demais chorões..

    Coloquem uma copia do regulamento aqui e ai a gente conversa..

  26. alessandro Says:

    Topico do São Paulo??

    Prevejo milhares de posts de Palmereinses e Corinthianos unidos aqui contra o São Paulo..

    Se bobear, até vai aparecer um elogio de Palmeirense para Corinthiano e vice-versa, já que ficaram amiguinhos e unidos contra o SOBERANO!!

  27. Rafael Machado Says:

    O que podiamos esperar de uma pessoa como MARCO POLO DEL NERO!??!

    Isso é coisa pouca….

    Não estranharia se ele pressionasse os arbitros para hostilizar os jogadores do SPFC….

    Gente pequena…. Mas o dele tá guardado… logo logo chega….

  28. Thadeu Says:

    O regularmento do campeonato de 1990 é claro em afirmar que não existia rebaixamento.

    É mais uma tentativa vergonhosa da FPF de tentar tumultuar o São Paulo.

  29. lucas Says:

    Tem time que é campão mundial via fax, via documento da fifa, e o são paulo é rebaixado via documentação, após cortar relacionamentos com a FPF.

    Curioso que o regulamento do campeonato de autoria da fpf, com a assinatura de todos os times participantes, diz claramente não haver rebaixamento naquele ano (PVC já mostrou o regulamento, qualquer um pode procurar no youtube).

    Isso nem é uma manobra política das mais baixas, igual o caso do gás, da troca de juizes e etc

  30. Rafael Machado Says:

    Ahh só pra lembrar aos esquecidos…

    O sr. Del NERO é (era) o advogado dos dirigentes corintianos nos depoimentos da MSI!!!!!

    É com este tipo de gente que se lida….

  31. Marcelo Says:

    Por mim pode retirar todos os titulos do Paulistão do São Paulo, hoje em dia não passa de um campeonato decadente é apenas a chance da Federação encher o bolso.,… pena que o São Paulo vai jogar com o time principal.

  32. Diogo Says:

    Os antis aqui gostam de falar que o SPFC não assume isso ou aquilo, mas vocês mesmos sabem que o regulamento não previa queda para uma divisão inferior, esse Marco Polo Del Nero é o mesmo senhor que tentou manchar o Hexa do Tricolor.

    Mas a dor de cotovelo é tamanha tanto do Paulinho como do restante que não conseguem adimitir certos fatos baseados em argumentos sólidos.

    Você começou bem Paulinho, mas está deixando a paixão do seu time subir a cabeça, lamentável.

  33. Deivison (GRESC Valença de Perus) Says:

    VÃO TIRAR O NOSSO TÍTULO PAULISTA DE 1991?

    ISSO É UM ABSURDO! Podem tudo… os mundiais, libertadores, o hexa, o morumbi…

    Mas não tirem esse título tão importante na minha vida! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…..

    Podem dar esse título para as Frangas do Parque São Jorge!

  34. Rodolfo Says:

    PVC, com o regulamento do Paulista em mãos.

    No Paulsita de 90 não haverá rebixamento !!!

    Toma !!!!

  35. Rogerio Miranda Says:

    Não compara essa volta do São Paulo com a do flu em 2000 não! Não falem besteira! Em 2000 houve a copa joão havelange. E o flu foi convidado a participar dela. Assim como houve a copa união em 87 e o Guarani ficou de fora!

    Não falem merda!!!

  36. Rogerio Miranda Says:

    Não compara essa volta do São Paulo com a do flu em 2000 não! Não falem besteira! Em 2000 houve a copa joão havelange. E o flu foi convidado a participar dela. Assim como houve a copa união em 87 e o Guarani ficou de fora!

  37. Alguém Says:

    Torço pro tricolor, na minha opinião, foi rebaixado sim, mas a FPF como sempre só faz cagada, independente do presidente…
    mas que essa guerra pelo poder entre fpf x sao paulo vai longe, isso vai…
    mas, seguimos em frente, contra tudo e contra todos, como sempre… principalmente contra a imprensa, que é toda marronzinha….

  38. Alberto Says:

    Pronto, agora vai começar o xororô dos bxxxxx. Quando abrirem os olhos vai ser tarde demais. A contestação começa pelo campeonato paulista paulista. Se cavarem mais fundo, vão achar coisa muito pior. Time safado, compra juiz, compra STJD, compra federações, confederações e nem assim conseguem se distanciar muito de outros times brasileiros. E agora? O que virá pela frente??????

  39. Rodrigo Says:

    É só pegar o regulamento do ano e verificar, que não houve rebaixamento. Este Marco Polo Del Nero, as beiras de ser suspenso por longo tempo e ai banido da FPF, adora humilhar o tricolor, mas ri por último, quem ri melhor.

  40. Alexandre Kaknis Says:

    Isto deve ter sido escrito por alguém que não acompanhou o período mencionado.
    Agora, convenhamos…..se fosse para ser considerado rebaixado, qual o problema?! Nenhum…..
    O ponto é que isto não foi oficializado no regulamento da época.
    E tem mais, a ignorância de quem escreveu isto é tão grande que esta mesma fórmula perdurou por outros anos.

    Dizer isto é a mesma coisa que dizer que o titulo mundial do Corinthians, não vale nada, porque afinal de contas, nem no site da Fifa estava (foi o Chico Lang que pediu para um jornalista contatar a Fifa e questionar. E isto é fato verídico). A mesma coisa vale para o caso Sport Recife x Flamengo….

    E também, vamos combinar….o negócio do São Paulo nunca foi ganhar campeonato paulista….em 1990, já era um time com 2 campeonatos brasileiros e vários vices.
    Campeonato paulista sempre foi para o Corinthians, o campeão mundial de campeonatos paulistas….kkkkkkk

  41. São Paulo rebaixado « Says:

    [...] Documento oficial da FPF diz que São Paulo foi rebaixado em 1990. [...]

  42. Marquinhos Says:

    Campeonato Paulista só serve para o Guarani da Turiassu sair da fila….. ou para o decadente Luxa falar no final do ano, que o ano não foi perdido. Campeonato disputado como na Varzea aonde ainda existe gaz de pimenta, vestiario recem pintado, chuveiro sem agua, queda de energia.

  43. Marquinhos Says:

    Estranho eim Paulinho, só que o Bragantino ja havia conquistado o titulo em 1990 saido da segundona…. o Braga em 90 vale o São Paulo em 1991 é estranho e não vale? FPF – Federação Palmeirense de futebol

  44. mc tricolor Says:

    Agora o paulinho deu de acreditar no del nero

    Nossa senhora……vai acreditando vai….

  45. Andre Says:

    Coloco aqui o video do Palmeirense PVC explicando o regulamento, e ele é bem claro: NAO TEVE REBAIXAMENTO EM 90. http://www.youtube.com/watch?v=87ZCGDC4mm0

  46. geraldo lina Says:

    hauauhauahuahuahauhauhauahuahuahauhauhauahuahuahauha

    A FPF virou o sindicato das QUENGAS DA TURIASSU

    hauauhauahuahuahauhauhauahuahuahauhauhauahuahuahauha

    ***(*) ******(*)

    http://www.saopaulofc.com.br/news.php?cod=26506

    Juca Kfouri: São Paulo nunca caiu e não se fala mais nisso, ok?
    03/02/2008 17:00

    por Vovo_Mascote

    Juca Kfouri
    Blog do Juca

    Este blogueiro mesmo andou anos convencido de que o São Paulo havia sido rebaixado no Campeonato Paulista de 1990.

    Baseava-me numa entrevista do então, e de triste memória, presidente da FPF, Eduardo Farah, na qual ele garantia que o tricolor disputaria a segundona em 1991.

    Mas o insistente ombudsman deste blog, Conrado Giacomini, achou a prova incontestável (texto acima) de que o regulamento de 1990 não previa mesmo nenhum rebaixamento.

    Contra fatos não há argumentos.

    Nota SPNet: Colocamos abaixo o restante da matéria da Revista Placar da época, junto com ela podemos ver a data de publicação (26/01/1990), o que prova que o regulamento completo do campeonato já estava pronto antes do mesmo começar. Mais uma prova que derruba também aquela outra teoria da conspiração de que houve virada de mesa e só por isso não fomos rebaixados.

    O fato é que Mula-sem-cabeça, Saci Pererê, Lobisomem, Papai Noel e São Paulo rebaixado não existem!

    Mas se você ainda tem dúvidas, clique aqui e assista este vídeo.
    ( http://www.youtube.com/watch?v=g2n8vzxKRPs )

    ***(*) ******(*)

    http://blogdobirner.net/2008/02/03/sao-paulo-nunca-foi-rebaixado/

    São Paulo nunca foi rebaixado.

    De Vitor Birner

    Eu não tocava no assunto por uma razão. Sou são-paulino e os ataques quando elogio o time são constantes. Eu fui aos jogos de 90. Não houve festa, comoção, e outras reações normais quando um gigante cai.

    Até uma reportagem da Folha apareceu!

    Como discutir sem uma prova?

    O José Renato Sátiro Santiago JR, do grupo de estudos literários do futebol, blogou o regulamento num post, mas ele também é são-paulino e no meio dos fanáticos (sabe como é… O ser humano radical acha que todos raciocinam como ele) seu time de coração destrói a credibilidade da informação.

    O Paulo Vinícius Coelho, meu preferido do mercado, jornalista de esportes desde 1987 e dono de memória e sabedoria invejáveis, também disse que não tinha caído. Ele é palmeirense, mas também não foi levado em consideração. Talvez porque os fanáticos não admitam que exista uma equipe do trio-de-ferro que nunca foi rebaixada.

    Agora, até Juca Kfouri, um dos maiores defensores da queda, deu o braço a torcer.

    Leia, abaixo, o que o chefe blogou no uol.

    E com a prova.

    “Este blogueiro mesmo andou anos convencido de que o São Paulo havia sido rebaixado no Campeonato Paulista de 1990.Baseava-me numa entrevista do então, e de triste memória, presidente da FPF, Eduardo Farah, na qual ele garantia que o tricolor disputaria a segundona em 1991. Mas o insistente ombudsman deste blog, Conrado Giacomini, achou a prova incontestável de que o regulamento de 1990 não previa mesmo nenhum rebaixamento. Contra fatos não há argumentos”.

    http://blogdobirner.net/wp-content/uploads/2008/02/spsegunda.bmp

    http://blogdojuca.blog.uol.com.br/

    ***(*) ******(*)

    http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=160&nwid=97633

    Futebol – (03/01/2009 14:21:16)
    Corrigindo Carbajal

    (Rio Preto/SP) – São Paulo além de ser o MAIOR VENCEDOR DO FUTEBOL BRASILEIRO,é o único time grande de São Paulo que pode se orgulhar de nunca ter sido rebaixado em nenhum campeonato.’(palavras do Corintiano Juca Kfouri).
    No campeonato paulista de 1990 o São Paulo ficou em décimo quinto lugar num total de 24 clubes,e não se classificou para a segunda fase,no regulamento daquele ano dizia que não haveria o rebaixamento,então a pergunta que não quer calar, Como poderia o São Paulo ter sido rebaixado se no próprio regulamento de 1990 dizia que não haveria rebaixamento?

    Ou você já viu algum Campeonato no Mundo de 24 clubes,que classifica 14 times e rebaixa 10 equipes?

    Se existisse o seu Cúrintias e o Parmerinha já teriam sido rebaixados umas 20 vezes cada um,não? Usando desse mesmo critério,o Cúrintias seria um BI-REBAIXADO PARA A SEGUNDONA,pois também teria caido no Brasileiro de 2000,pois se não havia rebaixamento como no Paulista,o seu Cúrintias ficou no último lugar,se lembra?

    Aliás,se o São Paulo caiu como você disse porque na época a imprensa não divulgou nada,e ninguém tirou sarro de nós São-paulinos por esse suposto rebaixamento?

    Ninguém ficou sabendo desse ‘rebaixamento’na época?será que além da internet, também não havia televisão?KKKKKKK Me lembro muito bem daquele Campeonato,em que o’vizinho’ Novorizontino disputou a final,O São Paulo era treinado pelo Forlan e não lembro de nenhum comentário na época de que o São Paulo havia sido rebaixado.

    Mas pra acabar com essa sua’alucinação’veja oque dizia o regulamento de 90 lido pelo Palmeirense PVC da ESPN: http://www.youtube.com/watch?v=g2n8vzxKRPs&eurl=http://spfcpedia.blogspot.com/2007/12/rebaixamento-no-viaja.html

    SAUDAÇÕES TRIMUNDIAIS!

    Rodrigo Marxcon

    ***(*) ******(*)

    sugiro aos INVEJOSOS, DESPEITADOS ou sabe-se lah que nome se dah a esse TIPO DE GENTE DOENTE, que vao procurar outro pessoal pra encher o saco, porque aqui nao tem conversinha mole de CLUBINHO MAL ADMINISTRADO por dirigente que LESA com PRESENTINHOS DE EMPRESARIOS ( alias, R$ 200.000,00 eh um belo presente hein ??? )

    huahuahuahuahuahauhauhauhauhauahuahuahauhauhauhauhauah

    VAO SE CATAR !!!!!

    ***(*) ******(*)

    aqui EH 6-3-3 e ai ???

  47. mc tricolor Says:

    Em nota, a FPF (Federação Paulista de Futebol) disse que aumentou a permanência de seu presidente Marco Polo Del Nero em mais quatro anos, de 2010 a 2014, “conforme normatização da CBF”.

    Assim, ficará 11 anos na entidade. Baseia-se no estatuto da confederação para dizer que mandatos na “federação deverão ser prorrogados” até a Copa no Brasil.

    Todos os sete dirigentes de outras federações ouvidos pela reportagem negaram a existência desta obrigação no estatuto da CBF. Afirmaram que havia brecha, mas sem imposição.

    Foram as federações que aprovaram o novo estatuto, em 2006. Pelo artigo 102, o mandato seguinte do presidente da CBF, que seria eleito em 2007, valeria até 2014 caso o Brasil fosse escolhido como sede da Copa do Mundo neste ano. Não há menção a outros cartolas. Um ano depois, Ricardo Teixeira foi reeleito, por sete anos.

    Pelo artigo 103, as federações deveriam se adequar ao novo estatuto em 180 dias, mas sem menção ao item anterior.

    De oito federações ouvidas pela reportagem, só a FPF interpretou que havia obrigação de extensão de seus mandatos até 2014. As outras consultadas foram: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Espírito Santo e Santa Catarina.

    A Federação do Rio de Janeiro desconhecia a norma.

    “Isso [federações] nunca surgiu em assembléia. Mas houve uma maioria que fez”, afirmou o presidente da Federação do Rio Grande do Sul, Francisco Noveletto, que disse não haver orientação da CBF e que não recorrerá à prorrogação.

    A Federação de Santa Catarina alongou o mandato de Delfim Peixoto até 2014 após assembléia geral, como em São Paulo. Porém a alteração foi feita antes do novo pleito.

    “Fizemos uma consulta à CBF, que disse que havia a possibilidade de aumentar. Mas não seria uma obrigação”, disse o assessor jurídico da federação, Rodrigo Capella.

    É a opinião de Marcus Antônio Vicente, presidente da Federação do Espírito Santo, que também aumentou seu mandato. “A CBF não pode legislar sobre os estatutos das federações”, explicou.

    Interlocutores de Teixeira confirmam que ele não vê base legal para interferir nas federações. E nem deu ordem para aumentar os mandatos. Oficialmente, questionada, a CBF não quis comentar o caso.

    Mesmo assim, na assembléia da FPF, o cartola José Maria Marin, indicado por Del Nero, afirmou aos clubes que havia uma orientação da CBF para prorrogar o mandato. Disse que isso ajudaria a Copa.

  48. Suardi Says:

    Lucas – “Isso nem é uma manobra política das mais baixas, igual o caso do gás, da troca de juizes e etc”.

    (Não se esqueça que a troca de juiz na final do ultimo BR08 foi benéfica apenas para o SPFW. Que fez gol irregular? SPFW ou o Góias?

    Rodolfo – “No Paulsita de 90 não haverá rebixamento !!!” –
    (Concordo com você! Até porque rebixamento não existe – Talvez não seja rebaixamento.

    Mas este é a menor de todas as artimanhas do Clube do Jardim Leonor, quem conheçe um pouco de história e dos bastidores do futebol, saberá muito bem do que estou falando.

  49. EDUARDO 6*-3-0**-1-24*** Says:

    O Sao Paulo deve ser o único clube do mundo que foi fundado em 1935, segundo o seu estatuto, e conta o campeonato paulista de 1931, como sendo seu, para não ficar muito distante do Corinthians e do Palmeiras.
    Se pesquisar fundo, tem mais sujeira por aí.

  50. João Paulo Says:

    interessante que tenha surgido algo assim exatamente quando o spfc está rompido com a federação
    alguém explica pros gambás semi-alfabetizados que o regulamento não previa descenso
    alias foi exatamente por isso que o time da marginal sem nº, não desceu de divisão após ter ficado em penultimo na copa joão havelange
    ahhhh, mais ae as frangas vão argumentar que vale neh ^^

    claro que isso não é discutido, apesar das galinhas e o resto da trupe de invejosos acreditarem que o tricolor é o queridinho da imprensa, são esses outros times que tem bancadas de jornalistas canalhas e parciais q soh faltam dar o c* para as torcidas destes, quando falam de seus respectivos clubes

  51. Fabiano - Tri do Mundo Says:

    Isso é bem coisa de Pxxxx mesmo né…. seu Del Nero (Pra quem ainda não sabe ele é Palmeirense)

    Parece o Mundial do Fax de 51. Bastou ganharmos 3 que depois de 55 anos querem ser reconhecidos como campeões mundiais também, a FPF entrou em contato com a FIFA, pediram até pro Serra entrar na parada, pior, fizeram até medalha e comemoração no clube. E o pior, o fax até hoje não chegou e nem chegará.

    Agora, depois de 17 anos, o Pxxxx (Del Nero), como está sinucado pelo São Paulo, após tentar diminuir a conquista do nosso TRI-HEXA, com aquela invensão de esquema de arbitragem, para atingir o SPFC, manda publicar esse almanaque safado da federação, que até o ano passado, não considerava o SPFC como rebaixado, como o próprio regulamento de 1990 dizia, que não haveria rebaixamento e no ano seguinte seriam dividos em 2 grupos, mais uma vez para tentar diminuir o SPFC, uma vez que num passado bem recente, o Curinthia (2008) e os Pxxxxx (2002), cairam para a 2a divisão, conforme descrito nos respectivos regulamentos.

    Isso tudo que os Pxxxx fazem é pra tentarem não ficar para trás, mas agora é tarde. Já ficaram. A INVEJA É FOD………..

    Abs.

  52. Marcio Says:

    Eu acho que os sãopaulinos deveriam ASSUMIR de uma vez!

  53. Walter Cordeiro Says:

    http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/

    Não houve virada de mesa. O Regulamento já previa como seria o Campeonato de 1991, que o São Paulo foi campeão. Como pode um time que foi rebaixado no ano anterior, ser campeão no posterior?

  54. Marco Says:

    Paulinho, segue para os mal informados, o regulamento do campeonato de 1990, de fonte do blog do birner, do texto do José Renato.

    Parágrafo 1º do artigo 5º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especail de Futebol Profissional”

    ABS

  55. LULA Says:

    Quem viveu viu.

    Hoje o pessoal tenta fugir dos fatos, pois este foi um acontecimento da era pré-Raí (aquele que quebrou o tornozelo do Dorival Jr.). Na era pré-Raí o SPFW era só um timeco que teve por ventre o Palácio dos Bandeirantes, o erário como alimento e um campeonato brasileiro conquistado graças a uma passada de mão do Valdir Peres e a uma suspensão estapafúrdia do Reinaldo. Um clube que ofereceu terrenos aos cronistas esportivos na época da construção do Privadão – ouçam a entrevista de Geraldo Blota ao Estádio 97. Será que a benevolência vem daí?

    Mas isso é história. E quem vai querer saber da sua história quando ela é feita por fugas de campo; imprensa venal; suborno; intimidação; coação; inversão de mandos de adversários; suspensões forjadas de atletas adversários; convocação de atletas de qualidade questionável para a Seleção, como Chicão, Josué, Doriva, Alex Silva, Ricky, Juninho Paulista, etc.
    Telê Santana hoje é tido como o homem do futebol-arte. Futebol-arte com Dinho, um psicopata? Mas hoje tudo é festa: os empregados do Casares conseguiram transformar até o Chicão em craque.

  56. Andrade Says:

    São Paulo caiu pra SEGUNDONA e ponto final. A farsa continua enganando os simpatizantes de sempre…. Cadê os defensores do time mais TRI FASHION do Brasil, sumiram todos …..

  57. Walter Cordeiro Says:

    Outra coisa: 10 times seriam rebaixados para a segunda divisão?

  58. Alexandre Amaral Says:

    Nem vou m dar o trabalho…

    No youtube tem o vídeo do PVC explicando o caso (ñ houve rebaixamento).

    Na internet tb encontra-se a capa do regulamento e o artigo dizendo EXPLICITAMENTE q ñ houve rebaixamento!

    E uma grande alegria q tive há uns 2 anos foi o Juca Kfouri publicar em seu próprio blog esse regulamento (capa + artigo) q eu lhe mandei e ainda m deu o crédito.

    O SPFC foi tão rebaixado, quanto o Parmera campeão do século, isto é, ambas mentiras forjadas na FPF por pura politicagem!!!!!!!!!!!!!!!!!

    A PROVA (tá no final, é o último post):

    http://blogdojuca.blog.uol.com.br/arch2008-02-03_2008-02-09.html

    ps: Paulinho, s achar jornalisticamente deveras relevante peço gentilmente q nos d o msmo espaço aq no blog.

    abs

  59. Portuga - amigo do Paulinho Says:

    Estranho essa nota da FPF sair depois de todo o problema que ELA mesmo causou antes do jogo final do Brasileirão 2008 e o caso do gás.
    .
    Rídidula esta atitude desta M*%$#@ de Federação.
    .
    Fez certo o São Paulo em cair fora.

  60. leonardo Says:

    Pêlo em ôvo” ( a nova ortografia usa circunflexo?? desculpe, nem me acostumei ainda).

    Onde estava este homem de nome,:-marco antonio del nero?? em janeiro de 1990, quando foi elaborado o regulamento, publicado pela Revista Placar, no mesmo mes??

    Artigo 5º parágrafo 1º, (MODO DE DISPUTA) e

    parágrafo 2º- “NÃO HAVERÁ DESCENSO”.

    JOGUEM FORA, APAGUEM OU DELETEM:-

    1º) BLOG DO PALMEIRENSE MAURO BETING;(REGUL. DE 1990)

    2º) VIDEO, DO CABEÇA PENSANTE DO FUTEBOL ATUAL “PVC”;

    3º) BLOG DO VITOR BIRNER, POSTADO POR JOSE RENATO SANTIAGO JR, NO DIA 06/NOVEMBRO/07;

    4º) REVISTA PALCAR DIA 25/01/1990, ANTES DE COMEÇAR O CAMPEONATO;

    5º) BLOG DO JUCA, JAN/07 COM O TITULO ” E NÃO SE FALA MAIS NISSO”, LÁ TEM O COMENTARIO DE ALEXANDRE DE MOGI-MIRIM, COM O REGULAMENTO.

    6º) LIVRO DO CONRADO GIACOMINI– “DENTRE OS GRANDES, ÉS O PRIMEIRO, TRÁS O REGULAMENTO E A PARTIDA, COM DETALHES DE SPFC, 3 X CORINTHIANS 0 (3 GOLS DE RAÍ).

    O RESTO É BALELA, POLÍTICA DE UM PERDEDOR, E QUER POR QUE QUER COLOCAR O PALMEIRAS NUM PATAMAR, ONDE NÃO CONSEGUE, VIDE CASO GÁS, ARBITRO AFASTADO DA FINAL DO BRASILEIRO 09, E AGORA UM TAL CHEQUE DE ….DEIXA PRA LÁ!!!!!

    PORQUE NA DECADA DE 20, HAVIA 2 CAMPEÕES PAULISTA POR ANO??

    AFINAL, “SEO” DEL NERO’, QUEM FOI O CAMPEÃO PAULISTA DE 2002???

    QUANDO FOI PROFISSIONALIZADO O FUTEBOL NO BRASIL??

    PORQUE CONSIDERAM TITULOS DE CAMPEÃO AMADOR AO CORINTHIANS E AO PALMEIRAS (PALESTRA ITÁLIA??), E SOMAM JUNTO COM OS TITULOS DA ERA PROFISSIONAL???

    PORQUE NÃO CONTAR APENAS OS TITULOS PAULISTAS, A PARTIR DE 1940/41, DATA DE FUNDAÇÃO DA F.P.F.???

    A CBF, NÃO CONTA SÓ OS TITULOS DE 1971, PARA CÁ??

    abs, leonardo.

  61. Marco Says:

    Mas que isso está me cheirando a mais um capítulo da saga do Marco Del Nero em tentar sujar a história do São Paulo, isso é verdade.

    Regulamentos foram cumpridos, e se o regulamento de 91 fora exdruxulo não fora por culpa do SPFC e sim de todos que o fizeram em 90.

    Parabéns ao Del Nero.

    Abs . Paulo.

  62. tiago Says:

    Mas nada.
    http://futeboldebotao.wordpress.com/2008/06/30/lendas-urbanas-sao-paulo-rebaixado/

  63. Kiko Says:

    Tudo que parte do Marco Polo é no minimo de carater politico , acho que aquela reunião feita no Guarujá começa a ter seus efeitos.

    Por outro lado é motivo de orgulho a nação tricolor não fazer parte dessa sujeira que é a federação , eles querem adversidade e terão.

    No fundo ele quer ser importante para o São Paulo , talvez pelo reconhecimento da superioridade tricolor em carater nacional.

    O Pessoal da FIFA agendou a visita ao Morumbi e o Marco Polo não será convidado para o evento , deve ser muito difícil para alguem de ego elevado não ser lembrado em um momento importante para a o esporte e a cidade.

  64. Marcos Says:

    Esta historia ja esta mais que batida, mas todos os São Paulinos aqui tem a mesma aponião, pode tirar todos os titulos paulistas do São Paulo pois não faz falta este campeonatinho comprado.

  65. Alexandre Amaral Says:

    O título do Gás ñ será questionado? Pq, hein?

    Ah… o presidente da FPF é palmeirense.
    Mas claro, isso é apenas uma mera coincidência. Jamais ousaria atacar a retidão d um homem tãããããão ilibado e probo!

    Bom dia e bom trabalho a todos.

  66. Ricardo Says:

    Essa você deu bola fora Paulinho.
    Você, pela linha de jornalismo que faz, deveria criticar o tal documento da Federação (que aliás não foi postados nem cópia nem o link).
    Isso porque o que manda é o regulamento da competição e, pelo regulamento, não houve queda no ano de 1990. Isso é o que vale.
    Estranho, inclusive, que antes a Federação mantinha histórico das competições com resultados e regulamentos e agora voc6e só pode consultar de 2007 em diante…… mais uma lama vem ai,,,,

  67. ARTHUR AAT Says:

    GALERA,

    NÃO ADIANTA DISCUTIR,
    O SÃO PAULO É PROTEGIDO DA MÍDIA E PONTO.

    UM CARINHA AQUI DISSE
    QUE PALMEIRENSES E CORINTHIANOS ESTÃO UNIDOS,
    ELE SÓ NÃO ENTENDEU QUE ESTA UNIÃO
    É QUE SIGNIFICA QUE PALMEIRAS E CORINTHIANS
    DISPUTA OS CAMPEONATOS DA FORMA LEGÍTIMA
    E SABEMOS DISTO.

    O SÃO PAULO É CAFÉ COM LEITE
    TEM REGALIAS, JOGO SUJO
    E SÓ OS TORCEDORES MODINHAS QUE NÃO SABEM.

    ENTÃO, QUEM ACOMPANHA FUTEBOL SABE
    NÃO ADIANTE TENTAR CONVENCER ELAS,
    ELAS SÓ QUEREM FARRA
    NÃO QUEREM ASSUMIR OS PODRES DO FUTEBOL DO JARDIM LEONOR
    POIS A MÍDIA O TEMPO TODO DÁ RESPALDO PRA ISTO.

    PORTANTO, MÍDIA E TORCEDORAS MODINHAS
    SE ABRAÇAM E VÃO PASSEAR.

    VCS SÃO CAFÉ COM LEITE
    COM ÁRBITROS DUVIDOSOS E
    STJD DESBALANCEADO A FAVOR.

  68. Fabio Says:

    Falar que o São Paulo foi rebaixado em 1991 no campeonato paulista (no diminutivo mesmo) é como falar que o Corinthians foi rebaixado na Copa João Havelange de 2000, onde eles terminaram em PENÚLTIMO LUGAR, na posição de número 24.
    O Corinthians foi rebaixado naquele campeonato? NÃO, pois o regulamento também não previa isso. Detalhe: no começo daquele ano o Corinthians foi “campeão mundial”, empatando com o Vasco.

  69. Diogo Says:

    “Time safado, compra juiz, compra STJD, compra federações, confederações”

    Onde estão as suas provas meu amigo? Se você acusa mostre as provas bonzão, quero ver agora você falar tão grosso.

    Bom é fazer parceria com mafiosos (que é fato consumado e não dor de cotovelo como a sua) ou utilizar gás em vestiário, esses sim são exemplos de times safados.

    Pode ficar com o paulistinha é um título do tamanho do seu time.

  70. Rafael Says:

    http://br.youtube.com/watch?v=g2n8vzxKRPs

    e vale lembrar q a final realmente foi com um time de segunda ( RISOS )

    http://br.youtube.com/watch?v=yyisNMvx6yg

  71. Wilson Says:

    Comentário estranho. É só ler o regulamento do campeonato e ver que não houve rebaixamento algum (nem previsão de rebaixamento) naquele ano.
    Jornalistas isentos e estudiosos como o PVC já explicaram isso várias vezes.
    Não só não caiu como foi campeão. Eu fui no estádio na semi-final e nas finais, onde implodimos os coitados da Rua Turiassú e os sem teto da Zona Leste.

  72. Weslley Says:

    De José Renato Sátiro Santiago Jr

    Atendendo aos inúmeros pedidos, encaminho abaixo detalhes sobre os fatos ocorridos durante o Campeonato Paulista de 1990.

    Ele foi dividido em 2 grupos:

    Grupo 1: Corinthians, Internacional, Bragantino, Novorizontino, Palmeiras, São Paulo, Mogi-Mirim, Santos, Portuguesa, União São João, São José e Guarani.

    Grupo 2: Catanduvense, Juventus, Botafogo, XV de Piracicaba, XV de Jaú, América, Noroeste, São Bento, Santo André, Ferroviária, Ituano e Ponte Preta

    1) Segundo o regulamento do Campeonato Paulista, durante as duas primeiras fases as equipes se enfrentariam dentro e fora de seus grupos. Sendo que os 12 times com melhor campanha, independentemente do grupo do qual fazia parte, se classificariam, automaticamente, para a Quarta Fase:

    O que aconteceu: As equipes classificadas foram o Corinthians, Palmeiras, Bragantino, Santos, Mogi-Mirim, Portuguesa e Novorizontino, pelo Grupo 1 e XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária, Ituano e América, pelo Grupo 2.(Regulamento Cumprido)

    2) Conforme o regulamento os campeões de cada grupo se classificariam automaticamente para a Copa do Brasil de 1991.

    O que aconteceu: Corinthians e XV de Piracicaba foram os vencedores de seus grupos e se classificaram para a Copa do Brasil de 1991. (Regulamento Cumprido)

    3) O regulamento informava que as equipes que não tivessem se posicionado entre as 12 melhores aos longos das duas primeiras fases, deveriam disputar a Terceira fase, uma espécie de repescagem. As equipes seriam divididas em dois grupos de 6.

    O que aconteceu: As equipes foram divididas em 2 grupos, o primeiro formado por Botafogo, Internacional, Santo André, São Paulo, Ponte Preta e Noroeste e o outro por Guarani, Catanduvense, São José, Juventus, União São João e São Bento. (Regulamento Cumprido)

    4) O regulamente definia que apenas os campeões de cada grupo desta terceira fase, se classificariam para a quarta fase, quando se juntariam aos demais 12 classificados anteriormente, e seriam divididos em 2 grupos de 7.

    O que aconteceu: Botafogo e Guarani foram os campeões de seus grupos e se classificaram para a Quarta fase. Nesta fase, as equipes foram divididas em 2 grupos de 7. O primeiro grupo foi formado por Bragantino, Corinthians, Botafogo, Santos, Ituano, Mogi-Mirim e XV de Jaú, o segundo grupo foi constituído por Novorizontino, Palmeiras, Guarani, Portuguesa, América, XV de Piracicaba e Ferroviária. (Regulamento Cumprido)

    5) Quanto ao rebaixamento, vamos ao texto original do regulamento oficial do Campeonato Paulista de 1990. Parágrafo 1º do artigo 5º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especail de Futebol Profissional”

    O que aconteceu: O Campeonato Paulista de 1991 foi constituídos por 2 grupos de 14 equipes: Grupo I formado pelos 14 classificados para a Quarta Fase do Campeonato de 1990 – Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Guarani, Bragantino, Santos, Ituano, América, Novorizontino, XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária e Mogi-Mirim; Grupo II formando pelas 10 equipes que não se classificaram para a Quarta Fase do Campeonato de 1990: São Paulo, Internacional, Santo André, Noroeste, Catanduvense, Juventus, Ponte Preta, União São João, São José e São Bento, mais 4 equipes originária da Divisão Especial de 1990 que foram: Olímpia, Marília, Sãocarlense e Rio Branco (Regulamento Cumprido)

    6) Por fim, voltando a Quarta Fase do Campeonato de 1990, o regulamento previa que os campeões de cada grupo disputariam o título

    O que aconteceu: Bragantino e Novorizontino foram campões de seus grupos e decidiram o título em 2 jogos, nos dias 22 e 26 de agosto. O título foi conquistado pelo Bragantino (Regulamento Cumprido)

    Também sugiro o vídeo abaixo que mostra o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, explicando o regulamento do Campeonato Paulista:

  73. TRI-HEXA Says:

    Ei Paulinho,se vc falow tá falado!

    Mesmo sendo sao paulino,descordo de muitos jornalistas,mas vc eu acredito,pois vc eh o único que toca o dedo na ferida das Frangas.

    Agora eu pergunto,quando eh que o andrés shanchez vai colocar uma estátua do Jogador GRAFITE na fazendinha???

    Abraço Paulinho,e parabéns pelo blog.

  74. Franguinhas do PSJ Says:

    A união entre palmeiras x corinthians está se tornando ridicula!!

    Será o MAIOR DO MUNDO causa tanta inveja assim?

    Eles vao se juntar a criar o FRANGUALMEIRAS FC.

    ahahahahah

    Se inveja matasse!!

  75. Franguinhas do PSJ Says:

    Ao Alexandre Kaknis:

    Não humilha os caras… olha o que o MAIOR DO MUNDO ja está causando!!

    Agora fica a duvida: O FRANGUALMEIRAS vai jogar de preto e branco ou verde?

  76. JORGE Says:

    É O VELHO TRICOLOR…CLUBE SUJO E REI DO TAPETÃO.

  77. Leao Says:

    Xiii. Quando a gente quer saber a verdade sobre algum fato nebuloso é preciso esperar a briga do casal, algum membro da gangue que se diga arrependido, alguém que não recebeu o combinado, alguém que ficou brigado e por aí vai. Como as relações estão estremecidas entre o SPFC e a Federação, as coisas passam a vir à tona. E depois ficam falando de virada de mesa dos outros clubes. Já disse e repito mais de uma vez, todos os dirigentes são iguais. Uns com mais classe outros com menos. Mas que são iguais, ora se são.

  78. Giuliano Iannarelli Says:

    Video do PVC mostrado o regulamento do Paulistão de 1990.

    http://br.youtube.com/watch?v=g2n8vzxKRPs

  79. Joaquim Seabra Says:

    é possível scanear a página e postar a mesma aqui?

  80. marcelo assis Says:

    eu lembro

    foi uma palhaçada, Caiu pra serie B, jogou contra um monte de times que hoje estao na serie A3, e ganhou de todos, motivou o time e deixou o time forte, ai foi facil pegar os demais que estavam se matando na serie A.
    Foi uma vergonha sem precedentes!!!

  81. marcelo assis Says:

    como diz o TRi-Hexa acima

    colocar uma estatua pro Grafite. Poderia mesmo, porque o Timão seria rebaixado de VERDADE. Não como essa palhaçada de 91

  82. Justiceiro Says:

    Esse tipo de coisa nem deveria ser discutido. Quem viu sabe o que aconteceu. Eu vi o SPFW disputando a repescagem, eu vi o time dando vexame no Panetone, eu vi Fernando Casal de Rey falando em tapetão. Eu vi o SPFW competindo contra Catanduvense e Olímpia enquanto os grandes se degladiavam entre si. Eu vi o SPFW chegar à final graças ao ponto extra por ter ganho sua divisão (presentinho do ilustríssimo Dr. Farah). Ninguém me contou.

    Mas vamos fazer de conta que o SPFW nunca foi rebaixado. Então tá bom…

  83. Leao Says:

    É a sina tricolor. Aconteceu com o Fluminense, aconteceu como o SPFC. Qual seria o medo da 2a. diisão? A torcida abandonar? Não conseguir voltar mais? Perder patrocínio? Manchar a imagem de excelente administração? Mandar jogos da 2a. com estádio às moscas? Trocar o patrocínio da Habbib’s pela da Pizza Arroto? Qual seria o medo dos tricolores? É, o armário está cheio de cadáveres. A diferença entre o jornalismo praticado pelo Paulinho e os jornalistats a mando dos clubes é: o Pulinho 1o. mostra o fato e depois vai mostrando os fatos adjacentes. Já os outros 1o. verificam como desmontar o fato em proveito do clube. Fazer o que, o ser humano, é assim mesmo. Não ponho a mão no fogo por nenhuma destas tribos. Nem pelo SPFC e nem pela Federação. Mas que a coisa está ficando interessante, ora se está.

  84. Carlos Says:

    Esses sãopaulinos são engraçados mesmo… não tiram o Corinthians da cabeça, nem qdo o assunto não tem nada a ver com o Timão… Adoro isso, hehehe! Seria alguma necessidade de auto-afirmação? Interessante essa torcida… rs
    Mas eu me divirto com esse SPFC… sempre me dando inúmeras alegrias, sempre se borrando em finais contra o Timão, considero um time “simpático”…. e, além do mais, é o “clube da piada pronta”, hehehe!

  85. Justiceiro Says:

    Alexandre Kaknis Disse:
    Janeiro 21, 2009 às 8:32 am

    E também, vamos combinar….o negócio do São Paulo nunca foi ganhar campeonato paulista….em 1990, já era um time com 2 campeonatos brasileiros e vários vices.

    ———————————————

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Que piada…

    Se o negócio do SPFW nunca foi ganhar campeonatos paulistas, o que o clube fazia antes de 1977? O Palmeiras já havia se sagrado campeão nacional 6 vezes, o Santos outras seis. O SPFW o máximo que tinha feito era ser vice 2 vezes, perdendo em 71 para o Galo (triangular) e em 72 para o Palmeiras (que ganhou dois títulos em cima das tricoletes naquele ano, ou seja, fez barba e cabelo).

    Cada uma…

  86. denilson Says:

    ok…se foi ou rebaixado vai ser uma discussão de interpretação, pois o regulamento permite duas ou mais interpretações …coisa de Brasil, mas quando ao titulo de 91…sinto muito…mas aconteceu o que estava previsto do regulamente, o primeiro colocado do modolo inferior disputaria esse mata-mata..se classificam 7 do modolo superior e um no modolo inferior (esqueci os nomes que deram) e não foi só o são paulo, outras equipes do interior antes de depois do são paulo também se classificavam da mesma forma, aberração…sim…como tb a camapanha de São Caetano na copa João Havelange, que seguia um regulamento muito parecido com esse.
    mas se não me engano…acho que foi mais dificil chegar ao mata-mata do que ganha-lo..afinal só no corinthias foi 3X0 na final ….
    kkkkk facil facil…

  87. Leao Says:

    Algumas idéias para o Marketing tricolor:
    1 – Lancem a camisa “Eu nunca te abandonei, porque não sabia onde você estava 19 anos atrás”.
    2 – Façam um vídeo sobre como poderia ter sido os jogos na 2a. divisão. Mostrem a globo arrebentando no ibope nos horários de sábado.
    3 – Façam faixas alusivas de possível campeão da 2a. divisão.
    4 – Lancem a camisa os Murucas do Muricy.
    5 – Toquem a música “Você não vale nada, mas nós gostamos de você.” como trilha sonora deste grande momento.
    E boa volta à primeira divisão, 19 anos depois.

  88. denilson Says:

    bem…agora que já dei minha opinião de torcedor, agora vai o cometários sério…isso é tudo politica, pois o Del Nero não sabe onde enfiar a cara depois que deu com os burros nagua com o caso do envelope na final do brasileiro…lá ele já tentou denegrir a instituição SPFC, agora fica com essa de oficializar o rebaixamento do SP em 90…ele mostra agora como é ainda mais despreparado pra excercer esse cargo

  89. Fábio Queiroz Says:

    Isso pra mim não é novidade, tem até uma noticia do Folha de São Paulo scaneado que circula pela internet por aí de um jogo do São Paulo contra o Noroeste, em que o dirigente sãopaulino lamenta a queda e que afirma que não vai usar do tapetão pra virar a mesa. O público..6 dúzia de pessoas.O técnico na época era o Forlan

  90. Tri-Mundial!!! Says:

    Por FPF entenda-se: “falsas porcas futriqueiras”. Esse Del Nero é um merda! – que levantou suspeitas sem nenhum fundamento para tumultuar a final do brasileirão/2008 e depois se escondeu porque não possuía (e não possui) nenhuma prova para mostrar!

    Os dirigentes sãopaulinos deveriam boicotar esse campeonatozinho dessa federaçãozinha.

  91. alessandro Says:

    Continuo no aguardo dos “FRANGUALMEIRAS” como foi citado logo acima, postarem o regulamento do campeonato paulista do ano em questão, que foi feito antes do mesmo iniciar…

  92. Marcelo Abdul Says:

    O Regulamento oficial do Campeonato Paulista de 1990 está aqui e com a cláusula que tira todas as dúvidas.

    http://img105.imagevenue.com/img.php?loc=loc385&image=70544_regulamento_1990_122_385lo.jpg

    Não a menor constestação de que o São Paulo NUNCA foi rebaixado. Por que não houve DESCENSO.

    O Sr. Marco Polo Del Nero está de brincadeira com o São Paulo FC.

    O clube deveria processá-lo na justiça desportiva e comum.

    Primeiro foi conivente com a troca de mando de campo.

    Depois foi covarde ao fazer uma denúncia sem pé e nem cabeça na CBF. Ficou provado que não houve absolutamente nada.

    Agora lança um manual canalha com mentiras e acusações infudadas.

    Gostaria que o Paulinho mostrasse o regulamento acima e esfregasse na cara de todos os vagabundos que insistem em manchar a honra do São Paulo FC.

  93. Fábio Queiroz Says:

    Isso pra mim não é novidade, tem até uma noticia do Folha de São Paulo scaneado que circula pela internet por aí de um jogo do São Paulo contra o Noroeste, em que o dirigente sãopaulino lamenta a queda e que afirma que não vai usar do tapetão pra virar a mesa. O público..6 dúzia de pessoas.O técnico na época era o Forlan

    A prova é essa:
    http://images.uncyc.org/pt/e/e8/São_Paulo_sgundona.jpg

  94. Walter de Paula Says:

    Apesar de estar no blog do MN , a questão foi tratada detalhadamente na coluna do jornalista Rogerio Micheletti de 04/12/2007, inclusive com reportagem da folha de são paulo em 1990 e depoimento de dirigentes.
    Lá está provado que o São Paulo foi rebaixado e que manobrou nos bastidores. Aqueles que utilizam o regulamento para mostrar que não houve o rebaixamento usam o regulamento modificado após a manobra de bastidor dos engomadinhos.

  95. Marco Gavione Says:

    Analisando o regulamento, minha interpretação é que o SPFW foi sim rebaixado, disso não há dúvida!!! Mas como fracos que são, recorreram ao tapetão, não foram dignos que subir no campo!!

    Quanto aos que falam em união corinthians/palmeiras, saibam que vcs bambis juntados aos porcos não chegam perto da torcida do TIMÃO em SP e no Brasil …

    Torcidinha pequena, time de pipoqueiros que treme em mata-mata … é a lusa da Vila Sônia!!!

  96. Ranniere Says:

    Prezadas antas anti-tricolor…antes de falarem bobagens(ainda mais) leiam a integra do regulamento do campeonato paulista de 1990…a regra VEDAVA(traduzindo para os corinthianos: em se tratando de Lei ou regra vedar significa impedir absolutamente) o rebaixamento!!! ou seja, em 1990 era impossível um time ser rebaixado….ademais, o São Paulo não ficou em ultimo naquele ano, pelo contrario ficou na frente de cerca de 8(OITO) times…isso seria um rebaixamento? ou uma hecatombe futebolística?.
    .
    Ora, não existia rebaixamento em 1990, tanto que a ÚNICA punição não era a segunda divisão, mas tão somente disputar o campeonato num grupo onde em tese as chances de classificação eram menores!!! saímos do grupo que seria difícil para um time pequeno, (já que as vagas eram reduzidas) mas que foi fácil devido a se tratar do grande tricolor paulista, goleamos a galhinhada numa final humilhante e levamos mais um titulo pra casa..resultado? choro, choro e desonestidade…. fato eh que a FPF vem sido comandada por um PORCO perdedor….que ao invés de agir como homem, fica dando chiliques e inventando mentiras :)
    .
    Por enquanto(seremos?rs) ainda não fomos campeões da segundona rs isso eh pra times que vivem com as pernas dos outros, feito palmeiras e corinthians que volta e meia humilham suas torcidas :)
    .
    2009 tai…comprem mais lenços!!

  97. Marcos Says:

    É isso aí, Paulinho. O time do Jardim Leonor caiu pra segundona do Paulistão em 1990. Não tem o que discutir sobre isso.

    Aí, armaram uma suja VIRADA DE MESA pra colocar este time na primeira divisão de 91. O título de 91, portanto, é absolutamente ILEGÍTIMO.

    Devemos combater as mentiras plantadas na mídia por são paulinos travestidos de jornalistas. Um ” profissional ” ter a cara de pau de falar que o SPFC não caiu em 91, realmente, é demais.

    Paulinho, seria legal se vc postasse aqui a cópia desta página que prova o rebaixamento do SPFC. E tb aproveito pra dizer a todos que o livro ” História do Campeonato Paulista “, da Publifolha, tb fala que o SPFC foi rebaixado em 1990.

    Esta é somente mais uma das muitas sujeiras que envolvem a agremiação do Jardim Leonor. Se fôssemos comentar todas ( como as falências, a incerta data de fundação, a obscura construção do estádio, a ligação com a ditadura militar, os títulos com ajuda do apito amigo, como Brasileiros de 77, 86, 06, 07 e principalmente o de 2008 – Madonão -, Paulistas de 70, 71, 91 e 2005, Libertadores de 92 – com pênalti inventado na final – e de 2005, além do Mundial de 2005, com 3 gols e 1 pênalti roubado do Liverpool, sem contar a absurda, suspeita e nefasta parcialidade da mídia, que tanto protege este clube ), seria necessário fazer uma ” enciclopédia “, com inúmeros volumes.

    Valeu, Paulinho. Continuemos a falar as verdades da história podre do time da ditadura.

  98. O SOBERANO Says:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    COMO DISSE ALGUÉM AI NOS COMENTÁRIOS, VOU PEDIR PRO MERETRICIO FAZER O SEGUINTE:

    TIREM TODOS OS TÍTULOS PAULISTAS DO SÃO PAULO.

    ISSO É PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO PRO FILHOS DA FLORA:
    OS ETERNOS INVEJOSOS.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    A PROPÓSITO A FLORA FOI EM CANA, A MESMA COISA VAI ACONTECER EM BREVE COM DEL NERO, E OS ENVOLVIDOS NO CASO DO GAS.

    A JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALHARÁ, MESMO NO BRASIL

  99. Paulo Luciano da Silva Says:

    Paulinho. Eu não entendo do porque de tanta irritação dos São Paulinos, já imaginou se tivesse uma “seletiva experta” como aquela de 1991 em 1930? Hoje eu acho que o São Paulo não existiria. Já pensou se não fosse o enorme prestigio do Paulistano? Já pensou se o São Paulo tivesse começado do zero que nem o Corinthians em 1910?

    Então o São Paulino ainda está no lucro, ta tudo certo. Não vai fazer o São Paulo disputar a segunda divisão como ela é hoje, então ta tudo certo, o São Paulino não precisa ficar bravo, tão no lucro.

  100. Marcos Says:

    Levou chumbo até na REPESCAGEM…… ATÉ NA REPESCAGEM!!!!!! hahahahahahahahahahaha…..

    E a própria Federação reconhece que o campeonato foi ” no mínimo esquisito ” e que o SPFC foi ajudado………

    Se a FPF é quem está dizendo, quem vai contestar????

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA…..

    PS: Paulinho, volto a pedir, se possível coloque a foto deste trecho da publicação aqui no blog.

  101. marquinhos Says:

    Para quem não for franga analfabeta leia o regulamento de 1990..

    Blog Birner
    http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/

    wikipedia

    O regulamento do Campeonato Paulista de Futebol de 1990 previa que as equipes que não se posicionassem entre as 12 primeiras disputariam uma repescagem para a posterior seleção de mais duas equipes a se juntar ao grupo de doze classificados. O São Paulo disputou essa repescagem e não logrou classificar-se para a fase final. Por tal razão, argumenta-se que o time teria sido rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Paulista. Entretanto, conforme afirma o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o São Paulo não poderia ter sido rebaixado, pois o regulamento de 1990 determinava que não haveria descenso de qualquer equipe [1]. O regulamento do campeonato daquele ano afirma, in verbis, em seu Artigo 5º:

    «“Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.”»

  102. celso ricardo Says:

    ola paulinho…

    bom, queria dar um recado aos torcedores de baixo QI do SPFW que estão por volta dos seus 20, 25 anos…que, ao que parece, fazem parte da maioria da torcida cor-de-rosa.

    MOÇOILAS… VCS QUESTIONAM TANTO O MUNDIAL DO CORINTHIANS DIZENDO ISSO E AQUILO, MESMO SENDO ALGO OFICIAL QUE CONSTA NO SITE DA FIFA, CERTO??? POIS BEM, AGORA ENGULAM O FATO DO SEU TIME SEM-VERGONHA TER SIDO SIM REBAIXADO EM 1990, COISA ALIÁS QUE TODOS SABIAM, APENAS AS PURPURINADAS NÃO ACEITAVAM, MAS COMO O DOCUMENTO É OFICIAL DA FPF, NÃO TEM MAIS QUESTIONAMENTO….

    por isso que eu digo e repito, se a historia do spfw fosse contada de verdade nos orgãos de imprensa, só as pessoas de carater duvidoso torceriam pra essa agremição.

    GRANDEZA DE CLUBE SE FAZ COM HISTÓRIA, MAS HISTÓRIA HONESTA, COISA QUE NÃO FAZ PARTE DO DICIONÁRIO DO TIME DA VILA SONIA COM ESGOTO A CÉU ABERTO.

    abraços paulinho… e seria bom correr atras do que aconteceu por tras dos campeonatos brasileiros de 1986, 1991, 2007 e 2008.

  103. celso ricardo Says:

    e só pra completar, o unico time grande de SP que nunca caiu nem no paulista e nem no brasileiro foi o meu glorioso Santos, e vcs meninas de plantão aceitem isso, bando de covardes, falastrões e otários.

  104. Leao Says:

    Ok, O SPFW nunca caiu para a 2a. divisão. Tá bom assim? Não se fala mais nisso. Podem parar de fazer beicinho. Brincadeirinha.

  105. mc tricolor Says:

    O justiceiro só esqueceu de falar que quando o São Paulo
    voltou da repescagem deu uma surra no palmeiras.
    Isso ele não viu.eu vi….

    hahahahahahahahahaha

  106. Paulo Maffia Says:

    Ta bom, ta bom, ele foi rebaixado em 1991(O Timão se vendeu para Máfia russa, o Palmeiras é uma piada, e o Santos tem um ditador, e os caras ficam se preocupando com algo de 18 anos atrás) quer o titulo de volta? Leva, leva também mais um dois títulos paulistas para não ficarem chorando. Quem liga para o campeonato Paulista?

    Vão se estruturar e parem de encher o saco !

  107. Kiko Says:

    O Marco Polo tem agido como torcedor e não como dirigente .
    Este é em momento unico para que ele demostre que é um homem de carater , digno , honrado , senhor dos seus atos , um homem da neutralidade , um verdadeiro dirigente de entidade.
    Ele tem que demostrar a sua dignidade , notificando oficialmente o SPFC , com documento assinado pelo própio punho a sua decisão em não reconhecer o clube como campeão de 91 e que o clube advinha da segunda divisão.
    Vamos ver se ele é homem suficiente para tal , e a oportunidade que ele tem de dizer a tôdos que é macho e sua palavra é soberana .

    Sr Marco Polo , publicar em um guia haverão muitas defesas juridicas , quero ver se o sr. é homem para notificar oficialmente de forma dirigida a entidade.

    Deixe de ser covarde e assuma juridicamente assinando com própio punho.

  108. Fabio Says:

    Coitadas das frangas e das porquinhas: na única vez que o São Paulo ficou em má situação o regulamento NÃO TINHA REBAIXAMENTO!!!!! huahauhauhauhaha!!! E ainda por cima O MAIS QUERIDO tirou o doce da boca delas no ano seguinte! huahuahahuauauhau!!! Frangas e porcas: eu nunca vou parar de rir!!! hauhauhuahuahuhauhauhu!!!

  109. Marion Says:

    Bem que o Casares falou que a gente ia ser a maior torcida da internet.
    É só falar do São Paulo que da + IBOPE que qualquer outro time.

  110. LULA Says:

    Justiceiro,

    Realmente houve o pinto extra em 1991, que foi para a mão do São Paulo. Muito bem lembrado.

    Os caras conseguiram colocar Zé Carlos Galo em semifinal de Copa do Mundo. Provar que não houve rebaixamento é fichinha. Mágicos!

  111. felipe Says:

    O regulamento não previa rebaixamento.
    Sorte do São Paulo.
    Assim como o Corinthians era pra ter sido REBAIXADO em 2000 quando terminou em penúltimo lugar na Taça João Havelange. Porem tambem não havia rebaixamento.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Jo%C3%A3o_Havelange#Classifica.C3.A7.C3.A3o

    Parem de chorar.

  112. Felipe Says:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK O TAL “SOBERANO” NA 2º DIVISÃO DO PAULISTÃO!!!

  113. alessandro Says:

    Putz..

    111 comentarios até o momento hein??

    A FRANGALMEIRAS está ouriçada… Chega até a ser comovente ver Corinthianos e Palmeirenses unidos contra o SP.. Isso prova mais uma vez a SOBERANIA tricolor..

    hahahaha

  114. Rafael L Martin Says:

    Nossa, abriram de vez a porteira das frangas!!! Olha quantas aqui, batendo as asas, revoltadas !!!

    “Ah, elas estão descontroladas!!
    Ah, elas estão descontroladas!!”

  115. Tri-Hexa. Says:

    Dos sep (sujos e pequenos) eu não esperava outra atitude mesmo… mas quanto aos torccedortes da maerginal s/n seria melhor eles mudarem o discurdo. Até porque ficaram em último lugar no BR de 2000 – e só não cairam pelo mesmo motivo que o SPFC não caiu em 1990: o regulamento da competição não previa descenso. E depois, como explicar os 3 chocolates na final do paulistinha/91 para um time de “segunda divisão”?

    Em tempo: estou esperando alguém publicar o Reg. do paulistinha/90. Mais precisamente a cláusula que falava em descenso – e quanto e quais times teriam sido rebaixados, pois o SPFC ficou na 14ª colocação no total de 24 times.

  116. 6-3-3. Says:

    Xííííííí!!!! foi o Del Nero quem escreveu???

    Explica-se: além de pxxxx rosa, esse imbecil tá de biquinho porque o SPFC frustrou os planos da FPF (falsas pxxxx e futriqueiras) de erguer uma arena com dinheiro público visando aos jogos da Copa/2014, e por tabela encher os bolsos do presidente dessa famigerada entidade.

    Mas pelo menos esse tópico serviu para alguma coisa: tornar a vida de torcedores revoltados com o sucesso alheio menos amarga. Vivam com isso meninas!

  117. Marcos Says:

    O tal Casares poderia criar mais uma camisa comemorativa leonor, já que estamos quase próximos do aniversário de 20 anos do rebaixamento…. a camisa seria com a seguinte inscrição ” Rebaixado Único “, na parte da frente….. e atrás assim ” Virada de Mesa Única “…….

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA………..

  118. Marcos Says:

    Se levou chumbo até na repescagem do rebaixamento, é claro que só poderia levar chumbo no placar geral das decisões contra o Campeão do Século…………

    ___________________________________________________________

    O PLACAR GERAL DAS DECISÕES INDICA UMA GRANDE GOLEADA ALVIVERDE CONTRA O TIME DE JARDIM LEONOR – PALMEIRAS 6×3 SPFC

    Amigos blogonautas, tendo-se em vista que ” torcedores ” do time sem data de aniversário, a saber, o time dos vira-casacas ( conforme o livro Veneno remédio – o futebol e o Brasil – página 36 ), andam publicando, indevidamente, equivocado histórico das decisões entre o Palmeiras e tal agremiação obscura, venho, por meio desta mensagem, resgatar a verdade e a realidade histórica dos fatos.

    Ao longo da história, o Palmeiras e o time dos vira-casacas sem aniversário se enfrentaram em 9 jogos decisivos, ou seja, que decidiram títulos. Em outras palavras, em 9 oportunidades, os dois times se enfrentaram numa situação em que, ao final destas partidas, um dos dois se tornaria campeão. Abaixo, está a relação de todos eles, sendo que o Palmeiras ganhou 6 e a agremiação menor ganhou apenas 3 títulos após tais confrontos.

    1) Palestra Itália 1×0 SPFC – Campeonato Paulista de 1933

    2) Palestra Itália 4×1 SPFC – Campeonato Paulista de 1940

    3) Palmeiras 3×1 SPFC – Campeonato Paulista de 1942

    4) SPFC 1×0 Palmeiras – Campeonato Paulista de 1946

    5) Palmeiras 1×1 SPFC – Campeonato Paulista de 1950

    6) SPFC 1×0 Palmeiras – Campeonato Paulista de 1971

    7) Palmeiras 0×0 SPFC – Campeonato Paulista de 1972

    8 ) SPFC 2×1 Palmeiras – Campeonato Paulista de 1992

    9) Palmeiras 0×0 SPFC – Campeonato Brasileiro de 1973

    Em suma, o Palmeiras ganhou sobre o SPFC o Campeonato Brasileiro de 1973 e os Campeonatos Paulistas de 33, 40, 42, 50 e 72. O inverso aconteceu em 46, 71 e 92. Então, o placar geral das decisões indica uma boa goleada alviverde: Palmeiras 6×3 SPFC.

    É importante destacar duas decisões: 1971 e 1942. Em 1971, o SPFC ganhou graças a um gol legítimo que foi roubado do Palmeiras, tantas vezes comentado e reprisado nos programas esportivos. O título paulista de 1971 faz jus às tradições são paulinas de ganhar sempre com roubo e ajuda da arbitragem; portanto, podemos dizer que este de 1971 é o típico título são paulino. Por outro lado, a decisão do Paulista de 1942 foi a primeira partida em que o ex-Palestra Itália fez com o seu novo nome, Palmeiras. Nesta, o Palmeiras ganhava por 3 a 1 e poderia ampliar o placar, pois iria cobrar um pênalti. Foi quando o SPFC FUGIU de campo, pra evitar a humilhação de uma goleada. À época, a fuga covarde do time sem aniversário foi amplamente satirizada e, de forma bem humorada, relacionada ironicamente com a sua sigla, a qual, devido ao fato inusitado, passaria a significar “ Somos Pernetas Fugimos de Campo ”.

    Notamos, ao menos, uma melhora, ainda que precária, na condição moral desta agremiação. É que, em 16 de março de 2008, este mesmo time apanhou de 4 a 1 ( inclusive, com direito a sofrer gol de pênalti nos momentos finais ) deste mesmo Palmeiras e, mesmo levando baile e tomando “ olé ”, permaneceu em campo até o apito final.

    PS: E se aparecer alguém pra contestar as verdades históricas que estão relacionadas acima, fica registrado que as informações referentes aos confrontos decisivos Palmeiras x SPFC foram extraídas do livro “ A História do Campeonato Paulista ”, da Publifolha, cujos autores são Valmir Storti e André Fontenelle. Ou seja, está tudo comprovado documentalmente, segundo a melhor obra acerca do tema.

    ABAIXO, ESTÃO AS FICHAS DE ALGUMAS DESTAS FINAIS HISTÓRICAS, INCLUSIVE O JOGO ROUBADO DE 1971

    08/12/1940 – PALESTRA ITÁLIA 4 x 1 SÃO PAULO – CAMPEONATO PAULISTA
    Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – Pacaembú – São Paulo / SP – Brasil
    Árbitro: Elpídio Fiorda
    Palestra Itália (São Paulo/SP): Gijo, Carnera, Junqueira, Carlos, Oliveira, Del Nero, Luizinho, Canhoto, Etchevarrieta, Lima, Pipi – Técnico: Caetano de Domênico
    São Paulo (São Paulo/SP): Pedroza, Juarez, Squarza, Felipelli, Lola, Orozimbo, Mendes, Jofre, Hemédio, Remo, Paulo
    Gols: Pipi (Palestra Itália), 13 min, Etchevarieta (Palestra Itália), 44 min primeiro tempo, 8 min, Luizinho (Palestra Itália), 31 min, Hemédio (São Paulo), 44 min segundo tempo

    20/09/1942 – PALMEIRAS 3 x 1 SÃO PAULO – CAMPEONATO PAULISTA
    Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – Pacaembú – São Paulo / SP – Brasil – Público: 55.913 pagantes – Renda: 231:239$000
    Árbitro: Jaime Janeiro Rodrigues
    Palmeiras (São Paulo/SP): Oberdan, Junqueira, Begliomini, Zezé Procópio, Og Moreira, Del Nero, Cláudio, Waldemar Fiúme, Villadoniga, Lima, Echevarrieta – Técnico: Armando Del Debbio
    São Paulo (São Paulo/SP): Doutor, Piolin, Virgílio, Lola, Noronha, Silva, Luizinho, Waldemar de Brito, Leônidas, Remo, Pardal – Técnico: Vicente Feola
    Expulsão: Virgílio (São Paulo)
    Gols: Cláudio (Palmeiras), 19 min, Valdemar de Brito (São Paulo), 23 min, Virgílio (São Paulo) (contra), 43 min primeiro tempo, Echevarrieta (Palmeiras), 14 min segundo tempo

    27/06/1971 – PALMEIRAS 0 x 1 SÃO PAULO – CAMPEONATO PAULISTA
    Estádio Cícero Pompeu de Toledo – Morumbi – São Paulo / SP – Brasil – Horário: 16h00 – Público: 103.887 pagantes – Renda: Cr$ 913.196,00
    Árbitro: Armando Marques (SP)
    Palmeiras (São Paulo/SP): Leão, Eurico, Luís Pereira, Minuca, Dé, Dudu, Ademir da Guia, Edu, Leivinha, César, Pio (Fedato) – Técnico: Mário Travaglini
    São Paulo (São Paulo/SP): Sérgio, Forlan, Jurandir, Arlindo, Gilberto, Édson, Gérson, Pedro Rocha (Carlos Alberto), Terto, Toninho Guerreiro, Paraná – Técnico: Osvaldo Brandão
    Cartões vermelhos: Fedato, Eurico (Palmeiras)
    Gol: Toninho Guerreiro (São Paulo), 6 min primeiro tempo

  119. Eduardo Gentil Says:

    Era só o que me faltava, ouvir besteira do marco pollo de novo. pensei que ele ia se tocar depois do caso do envelope.

    Mas o melhor de tudo é ver como as FRANGAS se divertem…inveja pouca é bobagem…….

  120. Leao Says:

    A justiça tarda mas não falha. Os caras cairam para a 2a divisão antes dos Gxxxxx Quem diria. E os caras no maior 171.

  121. Martins Says:

    O Corinthians é o Primeiro Campeão Mundial da FIFA, e o SPFC é o primeiro a ter sido rebaixado, pela FPF.
    Nada que uns ingressos para o show da Madona, não dê jeito…

  122. Justiceiro Says:

    mc tricolor Disse:
    Janeiro 21, 2009 às 1:46 pm

    O justiceiro só esqueceu de falar que quando o São Paulo
    voltou da repescagem deu uma surra no palmeiras.
    Isso ele não viu.eu vi….

    hahahahahahahahahaha

    ————————————–

    Tá vendo como tricolete não conhece a história? O SPFW se classificou com um empate em 0×0 com o Palmeiras; ambos clubes terminaram com 9 pontos, mas o Palmeiras tinha uma vitória a mais. Só que o SPFW tinha um ponto extra por ter ganho a segunda divisão. E por isso o SPFW foi à final. Vergonha é pouco pra isso aí. Estátua do Farah já no Panetone. Ele merece…

  123. O SOBERANO Says:

    COITADINHO DO CELSO RICARDO, O CARA É UM SEXAGENÁRIO QUE NÃO SABE USAR O PHOTOSHOP POR CAUSA DAS CONQUISTAS QUE O PELÉ CONQUISTOU NOS ANOS 60 E PRA TER ALGUMA IMPORTÂNCIA NO CENÁRIO FUTEBOLISTICO BRASILEIRO, QUER DISCUTIR ASSUNTOS QUE NEM LHE FAZEM RESPEITO.

    PELO JEITO TÁ LIBERADO A ACESSO A INTERNET AI NO ASILO MEU QUERIDO ???? MAS TOMA CUIDADO VIU ? CUIDADO COM A PRESSÃO.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  124. Justiceiro Says:

    Marcelo Abdul Disse:
    Janeiro 21, 2009 às 12:08 pm

    O clube deveria processá-lo na justiça desportiva e comum.
    Primeiro foi conivente com a troca de mando de campo.

    —————————————

    Qual troca de mando de campo, seu chorão? A que beneficiou o seu time no final do Campeonato Brasileiro do ano passado? Ou a da final da Libertadores de 2005? Porque contra o SPFW eu nunca vi isso.

    Sou a favor de que o SPFW processe a FPF. E que antes, por dignidade, devolva o dinheiro que recebeu por empréstimo da entidade (e não pagou) para evitar a queda do Panetone.

  125. Justiceiro Says:

    LULA Disse:
    Janeiro 21, 2009 às 2:05 pm

    ———————

    Falou tudo. É exatamente isso.

  126. Paulo Says:

    Paulinho ,

    Porque voce não publica a nota de esclarecimento emidida pela FPF

    http://www.futebolpaulista.com.br/info_texto.php?cod=21168

  127. alessandro Says:

    125 mensagem..

    E nada da FRANGALMEIRAS postar copia do regulamento do campeonato paulista de 1990..

    Continuo no aguardo

  128. Marcos Fernando Alves de Moura Says:

    Bom, no site da FPF eles acabaram de pedir “pinico”, alegando que as declarações sobre o rebaixamento do SPFC não estavam corretas

    Para quem não acredita:
    http://www.futebolpaulista.com.br/info_texto.php?cod=21168

    esqueçam isso – SPFC na Segunda NON ECXISTE!

  129. Marcos Fernando Alves de Moura Says:

    Bom, acabaram de arrumar um pato, para assumir a bobeira que fizeram

    site da fpf:

    O Departamento de Comunicação da FPF informa que o texto publicado no Guia Oficial do Campeonato Paulista de 2009 no que se refere à seguinte informação: “O São Paulo não se classificou nem na repescagem e foi rebaixado para a Segunda Divisão” não procede.

    O Departamento de Comunicação da Federação Paulista de Futebol lamenta as informações publicadas e informa que o texto é de autoria do historiador Rodolfo Kussarev, autor dos Almanaques dos Campeonatos Paulistas de 1999 a 2005.

    O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, pede que a informação seja corrigida imediatamente, reiterando que o São Paulo Futebol Clube foi o legítimo campeão paulista de 1991. E foi merecedor deste feito apenas e unicamente por sua performance técnica dentro da competição. Abaixo, segue a declaração pública, de Rodolfo Kussarev, autor das informações contidas no Guia Oficial do Campeonato Paulista de 2009:

  130. Alviverde/SP Says:

    Bem, oficial ou não, o FATO é que o SPFC disputou MESMO um GRUPO EQUIVALENTE à SEGUNDA divisão em 91, seja lá qual a denominação que deram à esse grupo na época…isso NINGUÉM pode negar. Agora, se na época todos os outros clubes que disputavam o Paulistão, assinaram o regulamento em que podia-se disputar o título máximo do Paulista, ganhando-se o tal grupo, no mínimo foram CONIVENTES com tal tipo ESDRÚXULO de regulamento…SORTE deles então.

  131. geraldo lina Says:

    puxa vida !!! que pena !!!

    a diversao do clube microscopico durou quanto ?
    10 horas ?

    hauahuahauhauhauhauhauhauahuahauhauhauhauhauhauahuahah

    faz o seguinte pessoal, volta pro topico em que o Casares diz que o SAO PAULO FC eh FASHION, porque este aqui jah era.

    hauhauahuahauhauhauhauahauhauhauhauahauhauhauhauhauah

    quando FRANGAS e FLORAS aprenderao ????

    ***(*) ******(*)

  132. denilson Says:

    aos caros tricolores tricampeões mundiais….hexabrasileiros e etc..

    devemos pensar em duas coisas..

    1.o blogueiro só deu a noticia, em momento nenhum no post há opinião do mesmo ratificando a informação que saiu no guia da FPF..

    2.para os que não querem entender, não adianta explicar, os conrithianos (ainda magoados com um 2008 de gozação) e os palmeirenses indem quando disputaram a segunda, não vão entender nunca algo tão complicado quanto o fato do regulamento explicidamente dizer que não haveria rebaixamento, e ainda prever que do grupo dois que estaria os 10 que não se classificaram para a quarta fase do paulista de 90, dele sairia 1 clube e disputaria as finais de 91….podem tirar todos os outros paulistas do são paulo, mas esse não ! esse é especial….foi a nossa forra do brasileiro de 90…..nada mais gostoso que dar um baile 3X0 e no segundo jogo só não foi mais 3 porque o ronaldo estava inspirado…
    por isso vamos ser solidários a dor (de cotovelo) dos nosso rivais….quandos ele deitarem em seus travesseiros e ficarem remoendo a inveja, deixe que eles acreditem nesse guia e fiquem repetindo com um sorrisinho de satisfação no canto da boca…são paulo rebaixado…são paulo rebaixado….
    façamos isso…a vida tem sido muito boa para nós são paulino, vamos tb distribuir um pouco da nossa felicidade….

  133. Itamar Morais Says:

    Na boa, eu sou Corinthiano e acho isso tão imbecil quanto discutir o titulo mundial do Corinthians.

    Os caras ganharam e pronto. Nos enfrentaram na final e meteram 3×0 no primeiro jogo e empataram o segundo. Acabou.

    Discutir qualquer coisa além disso é perda de tempo.

  134. phil Says:

    O proprio presidente Farah, presidente na epoca do paulistao de 90 e 91 veio em rede nacional..(tv bandeirantes) esclarecer essa historia e de que o spfc nao foi rebaixado…
    o regulamento de 90 eh muito claro….
    -nao existia descenso
    -paulista de 91 seria disputado por 28 clubes…14 melhores de 90 e as 10 que nao se classificaram em 90 e mais 4 da divisao especial de 90 q eh a divisao de acesso.
    -e que em 91 seria disputado por 2 grupos…um forte e um fraco…previsto desde 90……e o spfc fez parte do grupo fraco pq foi mto mal em 90…

    se regulamento nao vale nada entao vamos jogar tudo pro alto!
    tem jornalista, pesquisador, historiador etc que ta precisando voltar à escola. Quanto sensacionalismo, quanto falta de competencia. quanto coracao de torcedor, quanta falta de ética com a profissao, quantas pessoas enganadas.
    e antes que digam, nao sou spfc, sou apenas jornalista esportivo.
    Abracos

  135. Rafael L Martin Says:

    Pronto, frangas do SPFW… não precisam mais virar purpurina (=morrer) de raiva por causa do texto.

    O post lá em cima esclarece a história. Agora vocês podem chamar o historiador de anti-bxxxx…ops… anti-SPFW, ao invés do Marco Polo.

  136. tiago Says:

    Alguma dúvida????
    basta ler o regulamento.Só isso .

  137. Tri-Hexa. Says:

    + 1 bola fora do Del Nero… pelo menos agora a secretária não teve “culpa”. Acharam um laranja. Rsrsrsrsrsr.

    Ah!, pobre não têm sorte mesmo: o pão sempre cai com a manteiga para baixo. E eu que estava sperando o regulamento provando o descenso do Soberano. Desculpem – foi mal, hein!

  138. mc tricolor Says:

    justiceiro

    Pode ser que minha memória tenha me traido
    Porque ja se vão 20 anos né,desenterraram isso,mas naõ vem ao caso. Pelo que me lembro, o primeiro jogo do São Paulo
    depois de se classificar na repescagem foi contra o seu guarani
    no Morumba e o Tricolor deu um sacode no seu time com
    direito a grande partida de Macedo,pra voce ver….
    eu vi in loco.

    Alguém que lembre desse fato me corrija ou confirme.

  139. SEM NOVIDADE Says:

    TIMINHO SEM-VERGONHA…

  140. Tri-Mundial!!! Says:

    Que mancada da FPF (Falsas Porcas Futriqueiras)! Poderiam ao menos esperar o 1º de abril para divulgarem mentirinhas. E a meninas da marginal s/n e turiassú ficaram dando pulinhos de alegria. Houve até quem escrevesse: “bem vindo ao clube”.

    Lamento desapontá-las, mas o clube é de uso exclusivo dos sócios do: Palmeirinthians. Façam bom proveito.

  141. Justiceiro Says:

    mc tricolor Disse:
    Janeiro 21, 2009 às 6:00 pm

    Pode ser que minha memória tenha me traido
    Porque ja se vão 20 anos né,desenterraram isso,mas naõ vem ao caso. Pelo que me lembro, o primeiro jogo do São Paulo
    depois de se classificar na repescagem foi contra o seu guarani
    no Morumba e o Tricolor deu um sacode no seu time com
    direito a grande partida de Macedo,pra voce ver….
    eu vi in loco.

    Alguém que lembre desse fato me corrija ou confirme.

    ——————————

    McTricolor, sua memória não está te enganando, está sendo apenas seletiva, hehe…

    De fato, Palmeiras, Guarani, Botafogo/Ribeirão e Botafogo/Jd. Leonor disputaram um quadrangular para apontar um dos finalistas. SPFW e Palmeiras fizeram o primeiro jogo (jogaço, aliás), os leonores ganharam e depois foram somando pontos até a última rodada, contra o próprio Palmeiras. Ambos chegaram com campanha parecida: SPFW (8 pontos, 3V, 2E) e Palmeiras (8 pontos, 4V, 1E, 1D). No último jogo, Zetti fechou o gol e, quando não o fez, a trave salvou seu time. O SPFW jogou pelo resultado e, no fim, o 0×0 o garantiu na final, pois o clube teve 1 ponto de bonificação por ter vencido o temível grupo com Sãocarlense, Olímpia e Catanduvense. Que beleza, não?

    Eu não sei se o título de 1991 foi ilegítimo, mas com certeza foi imoral. E só no Brasil pra isso ter acontecido mesmo…

  142. sidnei Says:

    a união faz a força

  143. sidnei Says:

    ?

  144. Marcelo Abdul Says:

    Eu não costumo responder a posts de outros internautas mas esse tal de Justiçeiro merece uma resposta.

    Qual troca de mando de campo, seu chorão?

    R- A troca repentina do sr. Marco Pólo Del Nero na semifinal do Paulista de 2008. Mesmo com as recomendações contrárias da PM, o dirigente cedeu aos anseios do clube pelo qual é conselheiro. Resultado: o vergonhoso caso do gás.

    A que beneficiou o seu time no final do Campeonato Brasileiro do ano passado?

    Que eu saiba a troca de mando de campo foi feita pela CBF. O São Paulo FC não teve absolutamente nada a ver com isso.

    Ou a da final da Libertadores de 2005? Porque contra o SPFW eu nunca vi isso.

    R-O regulamento da Libertadores não permite jogos finais com um estádio com menos de 40.000 pessoas. A Arena da Baixada não tinha e não tem essa capacidade. Regulamentos é para serem cumpridos. Estranhamente o Palmeiras deu uma “ajeitadinha” nos bastidores e levou o jogo final de 1999 para o acanhado Parque Antártica. Na final de 2000 tentaram a mesma manobra, mas foi em vão.

    Sou a favor de que o SPFW processe a FPF. E que antes, por dignidade, devolva o dinheiro que recebeu por empréstimo da entidade (e não pagou) para evitar a queda do Panetone.

    R-Obrigado pelo apoio. Agradeça a FPF pela doação do terreno onde fica o CT do seu time também.

  145. cris gardner Says:

    Marcelo que doa terreno não é a federação é o Estado
    E os clubes acho que após 95 anos tem que devolver amigo
    Agora nos ultimos dois confrontos de Libertadores SPFW e Palmeiras o Palmeiras com um time limitadissimo perto do SPFW foi prejudicado vide gol legitimo de MAX ( não tenho certeza mas ele fez um gol no parque e foi impedimento e foi provado que não estava )
    E um ano antes no Penaçti grotesco que inventaram pro Rogério bater nos minutos finais

  146. EÐUARÐO 6-3-3 Says:

    “gol legitimo de MAX ( não tenho certeza mas ele fez um gol no parque e foi impedimento e foi provado que não estava )”

    errado meu amigo, isso ai nem foi em libertadores. para de falar besteira, é fregues e acabou.

    “E um ano antes no Penaçti grotesco que inventaram pro Rogério bater nos minutos finais”

    hã?

  147. carlos magno - corinthians Says:

    foi rebaixado e virou a mesa,como tantos fatos existentes no nosso futebol,é duro admitirem ainda mais se tratando de campeonato paulista,a vergonha é maior ainda,mas fazer o que existe uma matéria da folha de são paulo da época,em que o presidente do são paulo frisa bem,”essa situação não pode permanecer,nem que tenhamos que ter uma virada de mesa,o são paulo não cai,eu garanto”,e garantiu mesmo,logo apos o episódio,depois de muita pizza e varios drinks,estava la constituido o novo regulamento a favor do glorioso tricolor,e assim caminha a mediocridade,até hoje,não gostou reclama que sempre alguem ira ouvir.

  148. lucas Says:

    Suardi:
    Lucas – “Isso nem é uma manobra política das mais baixas, igual o caso do gás, da troca de juizes e etc”.

    (Não se esqueça que a troca de juiz na final do ultimo BR08 foi benéfica apenas para o SPFW. Que fez gol irregular? SPFW ou o Góias?

    Meu querido, gols irregulares aconteceram no campeonato todo, com ou sem gol irregular, o empate era do são paulo, goias em momento algum ameaçou o sampa.

    O time que quer ser campeão tem que passar por cima de tudo , até dos erros dos juizes. O inter em 2005 não conseguiu isso, por isso mérito ao corinthians.

    pode chorar a vontade.

  149. mc tricolor Says:

    Justiceiro

    Então não é bem assim como vc falou que tricolores não conhecem história.
    Se minha memória foi seletiva a sua foi tambem ja que o que vc fala que viu….Eu vi isso…Eu vi aquilo…..só não viu o Tricolor ganhar do seu time
    E fui bem claro,o primeiro jogo depois da repescagem.
    Minha memória não tá tão ruim assim.

  150. tales.ebner Says:

    Paulinho. Saiu hoje na Folha de São Paulo, no caderno de esportes página D2, uma retratação que diz exatamente o seguinte:

    Comunicado da Federação Paulista de Futebol

    O departamento de Comunicação da FPF informa que o texto publicado no Guia Oficial do Campeonato Paulista de 2009 no que se refere à informação: “O São Paulo não se classificou nem na repescagem e foi rebaixado para a Segunda Divisão” NÃO PROCEDE.
    A Federação Paulista de Futebol lamente as informações publicadas e informa que o texto é de autoria do historiador Rodolfo Kussarev, autor dos Almanaques dos Campeonatos Paulistas de 1999 a 2005.
    O presidente da federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, pede que a informação seja CORRIGIDA IMEDIATAMENTE, esclarecendo que a opinião do autor do texto não tem condão de modificar os registros históricos da FPF, onde sempre esteve consignado que o São Paulo Futebol Clube NÃO FOI REBAIXADO e, COM JUSTIÇA, sagrou-se campeão paulista de 1991. E foi merecedor desse feito APENAS e UNICAMENTE por sua performance técnica DENTRO DA COMPETIÇÃO.

    Ou seja, ele retratou-se publicamente pelo erro cometido e o São Paulo continua sendo um time que NUNCA foi rebaixado em QUAISQUER competições.

    abraços.

  151. Thiago Santos Says:

    ÃO ÃO ÃO, Segunda Divisão!!! Do paulistinha ainda??? Que feio… Alteração de regulamento??? Mais feio ainda…

    O que dizer também de um time que se diz tri mundial sem reconhecimento oficial e que ao mesmo tempo não reconhece Santos e Palmeiras como Octa Brasileiros?

    No máximo é uma vez mundial e mais 2 intercontinentais toyota!

  152. geraldo lina Says:

    QUE SE DANE o paulistinha !!!
    LEVEM TODOS, essas porcarias nao entram na camisa 6-3-3.

    paulistinha eh igual moeda, soh serve pra fazer trocado.

    VAO SE CATAR !!!

    ***(*) ******(*)

  153. geraldo lina Says:

    EM PRIMEIRISSIMA MAO, PECO A TODOS QUE CONHECAM O NOVO SUCESSO DO MC LOLOH DAS CANDONGAS:

    alguem lembra daquele funk ?
    poderosa rainha do funk, essa eh a versao DO MC LOLOH:

    INVEJOSA, SEM TROFEU NA ESTANTE
    RANCOROSA, XINGA TRICOLOR DE BAMBI
    NOS INVEJA SE ALUCINA, AGITA O BLOGAO
    RELAXA FLORA LOUCA, O TRICOLOR EH CAMPEAO !!!

    INVEJOSA, SEM TROFEU NA ESTANTE
    RANCOROSA, XINGA TRICOLOR DE BAMBI
    NOS INVEJA SE ALUCINA, AGITA O BLOGAO
    RELAXA FLORA LOUCA, O TRICOLOR EH CAMPEAO !!!

    TE ACALMA MINHA FLOR, FALA COM O GERALDINHO
    ELE VAI MOSTRAR, PRA SER TRI QUAL EH O CAMINHO
    NAO SE EXALATE MINHA FLOR, QUEM SABE ANO QUE VEM
    VOCE CONSEGUE TER O QUE O TRICOLOR JAH TEM

    http://br.youtube.com/watch?v=qgvdke-qRQ0

    HAUHAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAHAUHAUAHUAHUAHAUA

    ***(*) ******(*)

    PS. as vezes nem eu acredito no que meu amor ao SAO PAULO eh capaz.

    HUAHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUHAUH

  154. Márcio Says:

    Gostaria que alguém me explicasse: Como pode em um campeonato com 24 equipes (paulista de 90) um time ter ficado em 15º lugar na classificação geral (São Paulo) e ter sido rebaixado. E os outros nove (16º ao 24º), tambem foram?
    A FPF (leia-se Marco Polo Del Nero) deveria ter a decência e a honestidade de publicar oficialmente o regulamento do campeonato daquele ano.

    Abaixo, transcrevo parte dele(do regulamento); quem se interessar procure saber se é verdadeiro:

    “Parágrafo 1º do artigo 5º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso…….”

  155. carlos magno - corinthians Says:

    a pá de cal.
    O São Paulo caiu, sim, para a segunda divisão no Campeonato Paulista de 1990.

    A polêmica é antiga, atiçada pelo clubismo cego e pela falta de memória do brasileiro. Foi reavivada por uma matéria da Folha de S. Paulo (para assinantes) da quarta-feira, 21 de janeiro de 2009, que questionava uma frase do guia oficial do Campeonato Paulista, publicado esta semana pela Federação Paulista de Futebol (FPF). “O São Paulo cumpriu uma campanha ruim, não se classificou nem na repescagem e foi rebaixado para a segunda divisão.”

    “FPF rebaixa o clube e ‘suja’ título de 91″, escreveu a Folha. Diante da indignação dos são-paulinos, a FPF recuou e divulgou nota oficial dizendo que o texto de seu próprio guia “não procede”. Culpou pelas informações o historiador Rodolfo Kussarev, que por sua vez culpou o livro A História do Campeonato Paulista (Publifolha, 1997), escrito pelo autor destas linhas e por Valmir Storti, à época repórteres da própria Folha de S. Paulo.

    Procurado pelo autor da matéria, o repórter da Folha e comentarista da ESPN Brasil Rodrigo Bueno, às 18h daquele mesmo dia 21, consultei meu colega Valmir, hoje repórter freelance, e enviamos à Folha a seguinte declaração em comum.

    “O livro foi escrito com base nas informações publicadas nos jornais da época, entre eles a própria Folha, onde os dois autores trabalhavam como repórteres em 1997, ano do lançamento do livro. Para esclarecer de vez a polêmica do rebaixamento ou não do São Paulo, sugerimos que a Folha reproduza o que ela mesma publicou em sua edição de 20 de junho de 1990.”

    Infelizmente a Folha só publicou a primeira parte de nossa declaração. Não acatou nossa sugestão: reproduzir o que ela mesma publicou em sua edição de 20 de junho de 1990.

    Se o tivesse feito, seria obrigada a reconhecer: o guia da Federação Paulista estava certo. O São Paulo caiu, sim. De forma insofismável.

  156. Fábio Says:

    A Folha de São Paulo, ao publicar guias que “rebaixam” o São Paulo, mostra o jornal parcial que é. Eles publicam muita opinião, e pouca informação. Eu cancelei minha assinatura deles faz algum tempo por achar isso, e agora vejo quão acertada foi minha decisão.

    O São Paulo não foi rebaixado no Paulista de 1990, e nem em 1991 não houve virada de mesa. As regras sobre não-rebaixamento, e a separação dos clubes em dois grupos, sendo o segundo grupo formado pelos piores classificados do campeonato anterior, mais os classificados da segunda divisão, já existiam nos campeonatos de 1990 e 1989.

  157. afonso Says:

    Digo com muito pesar que, se o fator extra campo continuar favorecendo “Clubes e dirigentes desonestos”, vou arrumar outras formas de diversão e banir o futebol de minha vida.

    “Esse timinho, timinho mesmo”, (São Paulo) é assim que deve ser chamado, só ganha títulos na base da maracutaia. isso está muito claro. Além desse episodio do paulistão de 1990, quando ouve o rebaixamento e consecutivamente a virada de mesa, não devemos esquecer o afastamento do árbitro Wagner Tardelli na final do Brasileirão de 2008, da partida entre São Paulo e Goiás, o Mundial contra o Liverpool, que alias segundo reportagens veiculadas na mídia está sendo investigado, tendo em vista que são as mesmas pessoas envolvidas em ambos os casos.
    Quem não lembra também do jogo entre Corinthians e São Paulo em 2006 ou 2007, quando ele (Tardelli) expulsou três jogadores do Corinthians. O estranho nessa partida é que ele (Tardelli) sempre estava perto dos lances em que o jogador do São Paulo, Leandro, ex-Corinthians ficava fazendo coisas (dando pulos) para irritar o jogador corinthiano e em seguida o Tardelli expulsava o jogador do Corinthians de forma estranha. parecia que tudo estava combinado.
    Também não podemos esquecer os últimos três Brasileiro, que alias devem ser questionados. O de 2008 por exemplo foi horrível, pareceu mais aquelas contas telefônicas que as empresas só erram o valor para mais, e acaba se beneficiando, e os consumidores perdendo, da mesma forma foram as últimas sete partidas do Brasileirão 2008, os árbitros erravam e prejudicava o Grêmio, já nos jogos do São Paulo erravam também mas com uma diferença, o São Paulo se beneficiava. Tudo isso aconteceu de forma muito estranha.
    Ganhar títulos é ótimo, mais que isso aconteça dentro das quatro linhas, para os adversários não andarem com motivos de sobra por ai dizendo que foi esquema e chamando de torcedores simpatizantes, genéricos os maus ganhadores.

  158. euzebio Says:

    É ainda bem que existi história, o São Paulo já beneficiado tantas vezes e nem quando caiu teve a vergonha de se levantar sem tapetão, vou viu time feio. kkkk

  159. André Says:

    O cara escreve o que quer e diz que é documento oficial da FPF….ah vá te catar.

  160. CHILLIETRICOLOR Says:

    ” O SÃO PAUO NUNCA FOI REBAIXADO, EXISTEM PROVAS A ESSE RESPEITO, TODAS BASEADAS EM FATOS, INCLUSIVA O REGULAMENTO DO PAULISTÃO DE 1990. APESAR DE SER MUITO DURO PARA TORCEDORES DE VARIOS CLUBES (REBAIXADOS) ADMITIREM ISSO, NÃO HA COMO IR CONTRA A REALIDADE. O TRICOLOR NUNCA FOI REBAIXADO. NÃO É UMA MATÉRIA TENDENCIOSA DA FOLHA DE SÃO PAULO (JORNALZINHO QUE HA TEMPOS CARECE DE CREDIBILIDADE), QUE VAI FAZER ISSO SER VERDADE. SE INFORMEM NOS LINKS ABAIXO E DEIXEM DE SER ALIENADOS!!!!!

    http://blogdoabdul.wordpress.com/2009/01/24/a-maior-farsa-do-futebol-paulista-de-todos-os-tempos/

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1990

    http://istoespfc.files.wordpress.com/2012/07/spfc902.jpg

  161. SCCP Says:

    ooo manézão.. o link http://istoespfc.files.wordpress.com/2012/07/spfc902.jpg que vc colocou diz ali mesmo que no campeonato de 1990 não haveria descenso, mas que no campeonato de 1991, isso mesmo 1991 haveria o descenso, então antes de ficar pensando em pica bambi viado, vá se informar vc. Aprenda a ler e interpretar artigos, chupa rolha

  162. Wallace Pintão Teixeira Says:

    FUI ESCALADO PARA FAZER POLICIAMENTO NO MORUMBI, NO DIA DO JOGO EM QUE O SÃO PAULO GANHOU DO NOROESTE POR 6X1, MAS NÃO EVITOU O REBAIXAMENTO! ERA O DIA 20 DE JUNHO DE 1990, UMA QUARTA-FEIRA, DIA DE JOGO DA COPA DO MUNDO NA ITÁLIA, EM QUE O BRASIL JOGOU CONTRA A IRLANDA E GANHOU POR 1X0. TODOS OS MAIS OU MENOS 300 TORCEDORES DO SÃO PAULO QUE COMPARECERAM AO MORUMBI, INTEGRANTES DA INDEPENDENTE, PROMOVERAM UM QUEBRA-QUEBRA EM REPRESÁLIA AO DESCENSO PARA A 2ª DIVISÃO DO PAULISTA E QUERIAM BATER NOS JOGADORES. PORTANTO, EU ASSISTI AO CHORO DOS BAMBIS E JURO QUE FIQUEI CONDOÍDO, MAS A VERDADE É UMA SÓ: O SÃO PAULO FOI REBAIXADO PARA A SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA, NÃO UMA VEZ, MAS DUAS VEZES EM UM MESMO CAMPEONATO. TEVE A OPORTUNIDADE DA REPESCAGEM E MESMO ASSIM NÃO CONSEGUIU PERMANECER NO GRUPO DA ELITE. DEPOIS, TODOS SABEM O QUE ACONTECEU,
    VEIO A VIRADA DE MESA.

  163. luizfernando1969 Says:

    Paulinho respeito sua opinião mas a verdade tem que ser dita . Segue a o ponto do regulamento que trata do rebaixamento.
    ” Regra do rebaixamento

    O regulamento de 1990 determinava que não haveria descenso de qualquer equipe, como afirma, por exemplo, o jornalista Paulo Vinícius Coelho.1 O regulamento do campeonato daquele ano afirma, in verbis, em seu Artigo 5º:

    Parágrafo 1º – “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.”

    Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano, haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especial de Futebol Profissional.”

  164. PAULO Says:

    reabaixado ou não,próva como é relmante por traz das cortinas no futebol,exemplo foi o titulo do flamengo em 87,mas é legal ve o são paulo nessa polêmica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: