Luciano do Valle e a TIMEMANIA

 

A origem da TIMEMANIA é ainda mais obscura do que seus objetivos.

O blog foi procurado pelo corretor Edson Luiz Flizikowski.

Ele é o criador de uma loteria chamada “Times do Coração”.

O sistema é anterior, porém, idêntico ao da TIMEMANIA.

Edson alega que sua idéia foi copiada pelo narrador Luciano do Valle, que teria se aproveitado de conversas que mantiveram, no início desta década.

Na época, Flizikowski procurou Luciano para que ele intermediasse uma aproximação entre ele, a CAIXA e o Ministério do Esporte.

O narrador, após algum tempo, disse que não houve interesse das empresas na idéia.

Para surpresa de Edson, anos depois, surge a TIMEMANIA.

Nos mesmos moldes de sua idéia inicial.

“As “coincidências” entre as duas loterias são muito grandes para serem apenas coincidências”

“Não há duvidas de que se trata da mesma loteria”.

Flizikowski diz ainda que, em 2006, escreveu para o então Ministro Agnelo Queiroz mostrado a documentação que possuía e contando toda a história, inclusive a conversa com Luciano do Valle.

Entrou em contato também com o gabinete do presidente Lula.

Recebeu a respostas de que seu caso seria analisado pela diretoria da CAIXA.

“Entrei em contato também com o Senador Álvaro Dias (PSDB), expondo a minha situação. Ele se colocou à disposição para me ajudar no que for possível.”

“Tentei entrar novamente em contato com Luciano do Valle, mas ele não mais me respondeu.”

Edson acusa Luciano do Valle de ter apresentado sua idéia a CAIXA e de ter se beneficiado financeiramente com o ocorrido.

“Notei que Luciano do Valle aparecia em comerciais da BAND pedindo para Deputados e Senadores aprovarem a TIMEMENIA”

“Como a CAIXA e o Ministério do Esporte compensariam Luciano ? Aos poucos fui pesquisando e descobrindo como isso acontece”

“No mesmo ano em que a CAIXA registrou no INPI a marca TIMEMANIA (2004) o Luciano do Valle foi contratado com recursos da CAIXA e aval do Ministério do Esporte como porta-voz da equipe para-olímpica Brasileira”

“Através de seu produto LOTERIAS a CAIXA é patrocinadora oficial do Comitê Paraolímpico Brasileiro que conseguiu expressivos resultados nas Paraolimpíadas de Atenas. A empresa investiu em uma série de ações de ativação que geraram repercussão positiva. As ações incluíram desde a contratação do apresentador esportivo LUCIANO DO VALLE pra fazer a cobertura exclusiva das competições juntamente com uma equipe de profissionais portadores de deficiência até a compra de direito de transmissão dos jogos para que as competições fossem exibidas na TV Brasileira”. (Monografia de Rafael Baffine de Castro – USP 2005)

“Coincidentemente a CAIXA assumiu a responsabilidade financeira e de promoção de eventos transmitidos por Luciano do Valle e equipe de esportes da BAND, em 2007 e 2008.”

“Em 29/12/2006, foi sancionada, às pressas, a Lei de Incentivo ao Esporte, para poder vigorar no ano seguinte. Coincidentemente, dias após, a CAIXA fechou o patrocino das transmissões do Paulistão, na BAND.”

“Em 02/12/2007, Luciano do Valle anunciou, durante a partida Grêmio e Corinthians, que a CAIXA continuaria patrocinando os eventos esportivos da BAND em 2008.”

“Na TIMEMANIA a CAIXA fica como CRIADORA do jogo. O Ministério do Esporte como IDEALIZADOR da TIMEMANIA e Luciano do Valle é BENEFICIADO financeiramente pelo patrocinio da CAIXA nas transmissões esportivas da BAND.”

“ A CAIXA patrocinou, entre 2007 e 2008, as seguintes transmissões esportivas da BAND:

-Campeonato Paulista 2007/2008

-Copa do Brasil 2007/2008

-Copa Sul-Americana 2007/2008

-Olimpíadas de Pequim 2008

-Fórmula Indy 2007/2008”

“Entre 2007 e 2008 a CAIXA gastou aproximadamente R$ 200 milhões na compra de cotas de patrocínio na BAND”

“Segundo sites esportivos foi Luciano do Valle quem trouxe o patrocínio da CAIXA para a BAND e é muito bem pago para isso. Convenhamos é a verdadeira “Galinha dos ovos de ouro”.

“Em 21/01/2009 começaram as transmissões esportivas da BAND.Na abertura do Paulistão, novamente a CAIXA aparece como uma das patrocinadoras.”

“Em minha conversa com Luciano do Valle, sugeri que ele poderia apresentar os sorteios da loteria que criei, aproveitando-se de sua popularidade.”

“Em 17/01/2007, Luciano do Valle anunciou uma PARCERIA com a CAIXA para a transmissão dos sorteios.”

“Muita gente reclama da quantidade de ABRAÇOS que Luciano do Valle envia a seus patrocinadores em transmissões da BAND, em especial para o pessoal da CAIXA. Em 20/05/2007, o narrador INTERROMPEU sua transmissão da partida entre Cruzeiro e Corinthians, para parabenizar os funcionários da estatal, citando inclusive seus respectivos nomes.”

“A ligação de Luciano do Valle com o Ministério do Esporte e a CAIXA é muito forte. Em um evento realizado no dia 01/10/2008, no Palácio do Planalto, foi cumprimentado pessoalmente pelo presidente Lula e pelo Ministro do Esporte por seu “suposto” apoio ao esporte.”

“A J.Cocco Sport Marketing, parceira comercial de Luciano do Valle, além de bom relacionamento com o Ministro do Esporte é COINCIDENTEMENTE também sócio do presidente da Comissão de Futebol e Marketing Esportivo do Ministério do Esporte, José Carlos Brunoro, que “oficialmente” idealizou o projeto TIMEMANIA.”

“O GLOBO de 24/11/2004 destaca que o projeto TIMEMANIA foi DESENVOLVIDO por José Carlos Brunoro para ajudar os clubes de futebol a quitarem suas dívidas e também para evitar o ÊXODO de atletas, assim como propus ao senhor Luciano do Valle”.

“Não é muita COINCIDÊNCIA o sócio do parceiro comercial de Luciano do Valle ser convidado para trabalhar justamente no Ministério do Esporte e atuar no desenvolvimento da TIMEMANIA ?”

“Descobri que em 2001 a CAIXA entrou com um processo no INPI para registrar a marca “TIME DO CORAÇÃO. COINCIDENTEMENTE, esse é o mesmo nome da loteria que passei para Luciano do Valle divulgar e que a CAIXA disse, em diversos contatos, DESCONHECER, como se explica este fato ?

“A marca está registrada em nome da CAIXA, impossível ela alegar desconhecimento, que nunca ouviu falar sobre a loteria TIME DO CORAÇÂO.”

“A CAIXA aproveitou a marca pré-registrada (Time do Coração) como parte integrante da TIMEMANIA, pré-registrada em 02/07/2004, fato verificável com facilidade nos volantes de apostas, onde o apostador escolhe um time de coração.”

“Em 2001, mesmo ano que a CAIXA registrou a TIME DO CORAÇÂO, Brunoro torna-se Diretor da Brunoro& Coco Sports Business, junto com José Cocco, parceiro comercial de Luciano do Valle.”

“Em março de 2008 foi lançada oficialmente a loteria TIMEMANIA. O escolhido para fazer a abertura do sorteio foi, COINCIDENTEMENTE, Luciano do Valle.”

“Tenho tentado resolver essa questão com Luciano do Valle, CAIXA e Ministério do Esporte, mas ainda não obtive êxito.”

“Em 22/09/2008, meu advogado enviou uma notificação para a BAND se abster de pagar Luciano do Valle de qualquer participação referente à indicação da CAIXA nas transmissões esportivas da emissora, sob pena de ter que pagar novamente o valor devido, além de serem tomadas medidas judiciais cabíveis. A BAND recebe a notificação em 17/10/2008. Até agora na houve nenhum contato.”

As denúncias realmente são muito graves.

Edson Flizikowski possui documentação vasta de tudo o que revelou ao blog.

Cópias foram me foram enviadas, após solicitação.

Resta agora aos órgãos competentes apurarem a denúncia.

Lamento, mais uma vez, que o jornalismo esteja sendo utilizado como meio de enriquecimento, e não de trabalho.

Uma vergonha.

44 Respostas to “Luciano do Valle e a TIMEMANIA”

  1. Paulo Roberto Says:

    A gente, as vezes, eh traido ate pela propria memoria, imagina entao por uma outra pessoa.

  2. Luis Oliveira Says:

    Pois é…

    O “bolacha” tem cada história com cheiro de esgoto que eu vou te contar….

    Além de covarde, é ladrão de idéias, pode?

    tsc, tsc, tsc, tsc, tsc, tsc

    Tomara que ao menos isso seja discutiro e tornado a público por orgãos de grande ciruclação.

    Seria bom deixar aquele cretino com cara de vergonha nem que seja só um pouquinho….

  3. Paulo SPFC Says:

    Fião, vindo do Luciano do Valle, tudo é possivel, depois do lamentável showzinho que ele, o neto e cia fizeram para enganar o povo nordestino, eu parei com tudo na Band!

  4. Godofredo Corrêa Says:

    Curioso, mas no Brasil sempre que apece algo, que torna-se público, sempre tem um pai da criança, que foi passado para trás. Ao que me consta a Caixa é patrocinadora de esportes em todos os canais de TV e não só na BAND.

  5. Luís Carlos Says:

    Tentar resolver o problema na base da conversa acho que não dá. O Flizikowski, se realmente lhe assiste a razão, deve encaminhar as denúncias e provas para o Ministério Público, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, além de abrir processo indenizatório na Justiça. Isso se já não o fez.

    Agora não ter registrado a ideia no INPI antes de supostamente apresentá-la ao tal Luciano do Valle foi uma senhora comida de bola.

    O Bill Gates (Microsoft) já copiou ideia do Steve Jobs (Apple) e este já copiou ideia de seus próprios funcionários e não deu em nada.

  6. verdon 25-8-1-1 Says:

    mais um motivo para passar longe dessa picaretagem. Osclubes se edividaram, dirigentes meteram a mão na grana, vem o goveno e oferece uma forma de salvação, com tantas outras prioridades.
    E jogo é coisa do demo.
    Tá explicao também pq a Band ainda mantém o Luciano do Vale como narrador, já que o cara já passou do fim.

  7. Roberto Says:

    Esse Luciano do Valle, não tem Carater e dignidade.
    Ano passado, antes da Partida Final entre Corinthians e Sport, o cara estava metendo o PAu no Neto, Godoi, etc..
    Mas, qual não foi a surpresa, à noite, ele narrando , e os outros dois comentando ao lado dele.
    Para quem nào viu o video é so procurar no YouTube

  8. Thiago Says:

    Ele que tivesse registrado a idéia.

    Burro. Já foi-se o tempo que pelo de bigode valia alguma coisa.

    agora “não adianta chorar” by Latino

  9. TASSIO Says:

    Esse luciano do vale é uma mau carater de 1ª, juntamente com Dr. osmas, Milton Neves, Mauro Naves entre outros que nem preciso Citar o nome.

    Essa eu não sabia, nem sabia que ele era um dos ‘donos’ da TIMEMANIA.

    Eu sabia que ele recebe um “cachê” de R$ 8.500,00 reais para mandar abraços para prefeitos cujo nunca viu na vida.

    quando tem jogo em uma cidade pequena podem perceber que ele sempre fala algo assim:

    “quero mandar uma grande abraço para o prefeito ‘Sr. Fulano da silva’ que mantém essa cidade maravilhosa…blá blá..blá”

    O cara ganha R$ 8.500,00 somente para se vender e falar bem de quem nunca viu.

    Eu Trabalho HONESTAMENTE o mês inteiro para ganhar R$ 600,00

    LAMENTÁVEL.

    isso é oque me faz desanimar de varias coisas nessa vida.

  10. Rodrigo Lima Says:

    Galinha que acompanha pato morre afogada.

    Esse sujeito foi bem ingênuo (ou metido a esperto demais) a entregar tudo de mão beijada para outra pessoa.

    Deu no que deu!!! Isso é negócio senhores! Ideias valem milhões.

    Quem sabe agora ele aprende?

  11. Fabiano Pinto Says:

    Paulinho vc viu essa matéria do Estado de SP em que o SPFC é questionao do pq reclama do apelido carinhos dado a ele?

    Segue o link

    Tentei achar o link direto no Estadão mas não consegui.

  12. Larissa Beppler Says:

    Vou me limitar a dizer o que significa a Timemania, na minha visão, pois as conclusões sobre os envolvidos, diante dos fatos argumentados, ficará evidente:

    A TimeMania que sangra nos bolsos dos contribuintes só serve para corrigir desmandos e roubalheiras de dirigentes de futebol que na maioria das vezes saem MILIONÁRIOS E IMPUNES das falcatruas e artificios espúrios com que usam os clubes de futebol.

    Como contribuintes e torcedores precisamos ser radicalmente contra esse mundo da fantasia em que se encontra o futebol brasileiro hoje.

    Contra TIMESMANIAS que só servem para a sociedade arcar com o custo da irresponsabilidade de cartolas, aliás, até parece que eles são uma casta privilegiada, podem dever no INSS ou para o FISCO que sempre terá alguém para pagar o débito.

    Lamentável!

  13. Luis Sergio Says:

    Inacreditável, se realmente for verdade. Alias, dá para acreditar sim porque as coincidências são grande demais. Hoje em dia em quem devemos confiar? Abraços.

  14. Marquinhos Says:

    Depois daquele dia que ele xingou o Neto, Osmar, Renata etc… deu para ver bem o carater dele.

  15. Paulo Henrique Says:

    Paulinho o nome do orgão responsavel pela registro de marca e patentes no brasil chama-se INPI, e não IPI conforme foi informado no texto.

    Paulinho: Falha de digitação…já corrigida

  16. Paulo Henrique Says:

    Paulinho a nome do orgão responsavel pelo registro de marcas e patentes no brasil chama-se INPI e não IPI como foi mencionado no texto citado

  17. Régis Says:

    Paulinho, pq ninguém mais da imprensa publica isso? Só vi aqui com vc essa história. Que parece ser verdadeira. Seria medo de perderem o quinhão de patrocínio da Caixa a que cada órgão da imprensa e mesmos alguns jornalistas têm?

  18. django Says:

    Para Fabiano Pinto (“murcho”)

    Mais um xxxxx querendo aparecer.
    Ze ruela vai cuidar do seu time, vcs eram prostitutas do Tevez e agora travecos do Ronaldo.

  19. Luiz Henrique(S.E.PALMEIRAS) Says:

    ahhhhhh num vai publicarmeu comment?

    …………………….

    Só queria saber pq vc e a midia esqueceram do cotovelada do chicão……

  20. Ricardo Says:

    O cara vai procurar um mutretero conhecido como o Luciano do Vale e depois quer que fiquemos com pena dele?

  21. fernando bueno da graça Says:

    voce não pode fazer taxativamente a afirmação de que o jornalismo esta servindo para enriquecer, primeiro este senhor tem que comprovar suas denuncias e só depois pode-se afirmar isso

    Antes de mais nada, quero dizer que não tenho nenhum apreço pelo senhor Luciano do Valle, mas não posso concordar com julgamentos antecipados sem prova cabal, pois vc mesmo diz no texto que tudo deve ser investigado…

    Paulinho: Sempre assumo o que falo. Na imprensa TODOS conhecem a maneira de “trabalhar” de Luciano do Valle…

  22. Everson Says:

    hahahaha…
    a mesma CEF que quase patrocinou o curintia….
    só gente boa e honesta….
    rsssssss
    tipico do time….

  23. MARCIO, o xará! Says:

    E o garorto propaganda da timemania??? PELÉ! Não tá levando nenhum nessa empreitada????

  24. Mayra Lobão Says:

    boo!
    Estava vendo uns blogs e me deparei com o seu!
    Eu sou da área de marketing da boo-box, uma empresa de publicidade na internet. Todos os blogs que utilizam nossas soluções têm se dado muito bem. Eu mesma uso no meu.
    Gostaria de fazer uma proposta: por que você não começa a usar também? Eu posso te ajudar a fazer as primeiras contextualizações. Dessa forma, além de oferecer um bom conteúdo aos leitores, seu blog poderá prestar serviços, oferecendo ofertas relacionadas aos assuntos abordados e você começará a ganhar dinheiro =D
    Além disso, a boo-box está fazendo um bolão para as semifinais do campeonato paulista! O primeiro a postar o maior número de resultados corretos ganhará um par de ingressos para assistir à final do campeonato paulista. O segundo lugar ganhará uma camisa do seu clube. Veja mais nesse link http://boo-box.com/bolao

    Estou à sua disposição para maiores esclarecimentos.
    Atenciosamente,

    Mayra Lobão
    mayra@boo-box.com

  25. Rafael Says:

    Daqui a um mês a história se espalhar pelo restante da imprensa.

  26. Jones 8-1-1 Says:

    Além de tudo, é o PIOR narrador do Brasil…Deve cometer uns 3 a 4 erros por minuto….sempre confunde jogadores, fala besteira….HORRÍVEL…prefiro ouvir funk carioca do que a narração do Luciano do Vale-REFEIÇÃO

  27. Julez Says:

    O cara é lento pra narrar os gols, mas pra roubar ideias ele é bem ligeiro hein… (Y)

  28. Carlos Says:

    Paulinho:

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Esporte_a_Motor/0,,MUL1089335-15010,00-JUSTICA+AMERICANA+INOCENTA+CASTRONEVES.html

    Justiça americana inocenta Castroneves

    Piloto, sua irmã e o advogado Alan Miller são liberados de acusações de sonegação de impostos, evasão de divisas e formação de quadrilha

    Hélio Castroneves é inocentado das acusações O piloto brasileiro Hélio Castroneves foi inocentado pela Justiça Federal Americana das acusações de sonegação de impostos, evasão de divisas e formação de quadrilha. Além de Hélio, sua irmã, Katiúcia, que é sua empresária, e o advogado Allan Miller, também foram considerados inocentes. Ao ouvirem a sentença, Hélio e Katiúcia abraçaram-se e comemoraram de forma eufórica. Durante a leitura do veredito, o brasileiro juntou as mãos e rezou, com os olhos fechados.

    Após seis semanas de julgamento e seis dias de deliberação na Corte Federal, os 12 jurados que compunham o júri consideraram não haver provas definitivas de que os três houvessem sonegado impostos e nem evadido divisas para contas no Panamá da empresa Seven Promotions, que é de propriedade do pai do piloto.

    Castroneves era acusado de sonegar impostos relativos a US$ 5,5 milhões (cerca de R$ 11 milhões) da equipe Penske, e mais cerca de US$ 2,3 milhões (o equivalente a R$ 5 milhões). de patrocínios da empresa brasileira Coimex. Segundo as investigações feitas pela Justiça americana, havia suspeitas de que o piloto teria depositado os valores vindos da Penske em contas no Panamá, e depois transferido o dinheiro para outras contas, em bancos holandeses, ao invés de declarar os valores ao fisco americano. Já os patrocínios teriam ido diretamente para contas na Suíça, também evitando o pagamento de impostos nos EUA, país de residência do brasileiro há mais de uma década.

    Os advogados de Hélio Castroneves asseguraram que o seu cliente regularizará o pagamento dos impostos questionados pela Justiça dos EUA em maio, quando começará a receber os valores depositados nas contas dos bancos da Holanda.

    Com a vitória nos tribunais, Hélio Castroneves está livre para embarcar para a Califórnia e disputar neste fim de semana o GP de Long Beach pela equipe Penske, sua equipe na Fórmula Indy.

  29. Linguarudo Says:

    Edson Luiz Flizikwski, a falha foi sua, se você não registrou a Marca nem o Nome quer reclamar do que.Quem garante que o Luciano do Vale não teve a mesma idéia que a sua. Como provar? Se tu tens provas entra na Justiça que tu levantas uma Grana.

  30. Alan Says:

    Tem q sair esse monte de mala da televisão brasileira

  31. kasparaitis Says:

    vindo do luciano do valle, não me surpreendo. o ‘bolacha’ (by kajuru) é da mesma turma do MN, todos q conhecem um pouquinho do meio esportivo sabem. ‘bolacha’ é mais um dakeles q se morressem fariam falta nenhuma. alias, coitado do capeta em ter q aturar ele pelo resto da eternidade!

  32. Fernando Bueno Says:

    Em defesa de Ronaldo. Por Régis Bonvicino

    Li um comentário de Antero Greco (um jornalista acima da média em sua área), no “Estado de S. Paulo”, sobre a propaganda de cerveja feita por Ronaldo: “Pelé pisou na bola em muitas ocasiões. Mas em favor do Rei é necessário reconhecer: nunca fez propaganda de bebida alcoólica”. A crítica de Greco foi tépida se comparada com a de José Roberto Torero, no “UOL”: “Acho que, pelo menos, para descarga de consciência, esta nova propaganda deveria vir com um daqueles avisos no final, algo do tipo ‘O Ministério da Saúde adverte: cerveja dá barriga e faz você confundir mulher com similares’”. Há em comum entre as duas a inflexão moralista pequeno burguesa. Torero talvez tenha ultrapassado o limite do exercício regular de direito e provocado constrangimento em Ronaldo.

    Insisto que, com exceção de Tostão, e de alguns jornalistas do “SporTV”, como Paulo Cesar Vasconcellos, a mídia esportiva é pior do que o futebol em si. Os jornalistas pensam, escrevem e se expressam mal. Se fosse possível vertê-los para a linguagem das chuteiras, equivaleriam a um time pequeno, que, num ferrolho, joga cometendo muitas faltas, xingando o árbitro e “catimbando” por falta de imaginação.

    Um dos cacoetes da ala “cult” dessa mídia é questionar a gestão institucional do futebol, sem, no entanto, fazê-lo de modo objetivo: importa mais perseguir certas personagens (facilmente perseguíveis) do que se confrontar com a estrutura do dia-a-dia desse esporte-espetáculo, ou seja, confrontar-se com a estrutura dos clubes, que se relacionam, em termos trabalhistas, com os atletas, com um século de atraso. Os jogadores são submetidos a um regime chinês de trabalho: muitas obrigações e poucos direitos. Essa ala não quer se incompatibilizar com os torcedores, seus leitores inerentes. Outro de seus cacoetes é considerar o futebol uma “expressão artística”, quando a arte pressupõe espírito crítico e reflexão e tem seus próprios atributos definidores. Essa é uma das maiores barbaridades que conheço: ataca a arte e ao mesmo tempo esvazia o futebol de suas características positivas. Não é possível comparar Carlos Drummond de Andrade com Pelé.

    Ronaldo é protestante e não católico
    Crédito da Foto AP

    Ronaldo surgiu numa década de “globalização benigna” de Bill Clinton (após a queda do Muro de Berlim e da extinção da União Soviética), na qual a conquista de fortuna era louvada. Lançou-se num período no qual a ideologia liberal de Margareth Tatcher (governou a Inglaterra de 1979 a 1990)/Ronald Reagan (governou os Estados Unidos de 1981 a 1989) – traduzida no yuppismo – era hegemônica. Nessa mesma década de 90, o neoliberalismo impregnou não só a linguagem dos dirigentes de futebol, mas, igualmente, a dos jogadores de ponta.

    Gestão de carreira, a imagem pessoal erguida à condição de marca (Cola-Cola, Ronaldo, Audi, Zidane etc) e, em conseqüência, ganhos em publicidade equivalentes ou maiores do que próprio salário pago pelo clube. Surgiu o jogador pop star e o futebol, como um todo, ingressou na órbita do espetáculo, com repercussão mundial e ao vivo.

    Há entre os jornalistas e Ronaldo uma diferença ideológica, digamos. Assisti à entrevista de Ronaldo a Marília Gabriela no “GNT” e o pude compreender melhor. É bastante inteligente, claro e direto. Não se esconde dos fatos como Pelé, que lutou na Justiça contra sua própria filha Sandra, visando a não reconhecê-la. A vereadora Sandra Arantes do Nascimento morreu de câncer aos 42 anos e Pelé não foi ao seu enterro. O que é pior: negar um filho ou fazer propaganda de cerveja? Pelé não explicou, até hoje, o que fez com certo numerário da UNESCO, que recebeu para repassá-lo “às criancinhas” pobres do Brasil. Pelé fez propaganda de quinquilharias variadas (e até de Viagra), reiterando, também, sua crença no capitalismo.

    Ao contrário de Cassius Clay, o Muhammed Ali-Haj, um esportista de sua geração, casou-se com loiras e nunca lutou pela afirmação política da raça negra. Muhammed militou ao lado de Malcom X (1925-1965) e de Martin Luther King (1929-1968) pelos direitos civis dos negros. No entanto, Pelé veio ao mundo do futebol na era do Well Fare State – os anos dourados da economia (décadas de 60 e 70), nos quais havia mais equilíbrio entre capital e trabalho e uma rede social extensa, para retribuir os impostos pagos pelos cidadãos.

    Ao contrário, Ronaldo assume ser ideologicamente um protestante: sente orgulho do que ganhou, como se fosse um empreendedor norte-americano. Não abraça o catolicismo, que condena hipocritamente o sucesso e o dinheiro. Ronaldo fala quatro línguas. Quantos escritores brasileiros são fluentes em duas línguas ao menos? Quase nenhum. Não considero sequer os jornalistas, que mal conhecem o português.

    Ronaldo revela-se mais humano e real do que Pelé – este protegido sempre pelo mito, que se construiu com e construiu a própria “crônica esportiva brasileira”, que o adula acriticamente – um mito discutível, embora um jogador grandioso. Ronaldo se expõe: casa e descasa, fuma, bebe cerveja, sai com travestis (uma questão privada) – não oculta sua vida. É notório o consumo de cocaína e maconha entre jogadores europeus e brasileiros. Um inexpressivo jogador, André, que esteve no Palmeiras em 2002, revelou que ele e seus companheiros usavam cocaína nas concentrações.

    “Prefiro Garrincha a Pelé, pelas mesmas razões que prefiro Ronaldo a Pelé”.

    É pior propagar Armani do que Brahma

    Kaká é poupado de críticas por ser branco de classe média alta. Reputo mais daninho ser garoto propaganda de Giorgio Armani do que da Brahma. Ronaldo, embora tenha, em certo momento, negado sua raça, é negro, de origem paupérrima, mais pobre do que a de Pelé. As peças de Armani são adquiridas na China por um centavo e revendidas em Milão ou Nova Iorque com preços altos. As relações de trabalho no universo da moda são tão ou mais degradas do que as do futebol, que é mais fiscalizado pelas torcidas etc. O universo fashion é o universo da droga, da contrafação, da perversão, da fraude, do irreal. Haja vista o caso Daslu.

    Se não me falha a memória, Ronaldo atuou em 17 partidas contra 14 de Pelé em Copas do Mundo, marcando 15 contra 12 gols do “moço de Três Corações”, como o chamava Fiori Gigliotti, que cito para dizer que os narradores do rádio foram muito mais criativos dos que os de TV, em sua época de pico, que se findou com Osmar Santos.

    Um seleto grupo de narradores radiofônicos representa, ainda hoje, o que há de melhor, em termos de linguagem inventiva, nessa mídia. Ronaldo poderá ainda jogar sua quinta Copa se mantiver o equilíbrio e maturidade que mostrou na entrevista a Marília Gabriela, superando, deste modo, mais uma vez Pelé – o bom moço. Prefiro Garrincha a Pelé, pelas mesmas razões que prefiro Ronaldo a Pelé.

  33. reidamoda Says:

    é tudo pelo dinheiro paulinho
    hehee
    abraçao
    Rei da Moda

    http://reidamoda.wordpress.com

  34. machado Says:

    Sinceramente, o futebol no Brasil desanima cada vez mais.E pilantragem para todos os lados, em todos os sentido.
    Em dirigente não há como confiar.
    Arbitragem, socorro! Se vendem por uma indicação para o quadro FIFA.
    Ir ao estádio, além de caro é outro risco. Nem precisa comentar muito.
    Jogador, empresário e técnico mercenário, são maioria. O que explica a idolatria pelo Marcão e pelo Rogerio Ceni. Raras excessões.
    Imprensa comprada onde poucos, muito poucos se salvam
    O resultado é esse futebol horrível que temos, de terceira.
    Foi se o tempo…

  35. Evidência da vergonha « Blog do Paulinho Says:

    [...] http://blogdopaulinho.wordpress.com/2009/04/17/luciano-do-valle-e-a-timemania/ [...]

  36. Marcelo Abdul Says:

    Caramba

    Luciano do Valle era um dos maiores narradores do país.

    Pensei que ele apenas fosse um “garoto propaganda” do Porto das Galinhas, em Pernambuco. O jabá em suas transmissões era tão nítido que parecia que ele falava do paraíso na terra.

    Agora mais podres.

    Pobre jornalismo esportivo brasileiro.

  37. Jones 8-1-1 Says:

    Será que ele ganhou algum com o Torneio Verão Vivo da Band FIFA 2000?

  38. Marcelo Says:

    Realmente essa ideia da loteria começou com esse torcedor do Coritiba, que tentou patentear a ideia mas nao consegiu devido ao monopólio da caixa na area de loterias, tentou ajudar os clubes e se deu mal, nesse País não dá pra confiar em algumas pessoas e orgãos.

  39. marcio rocha Says:

    Cara ‘e assistir os programas dele sao muito amadores deois metem o pal naglobo, eles nao saem nem falar direito ‘e mole.

  40. Valdomiro Borogan Says:

    Criei uma loteria para a Copa do Mundo e ia entrar em contato com o Luciano do Valle para apresentar a idéia e pedir assessoria, quando felizmente, através do Blog do Paulinho, conheci a situação do Edson, o verdadeiro criador da TIMEMANIA. Portanto, querido Paulinho, gostaria que me desse uma orientação, para também não ser passado prá trás, e até propor uma sociedade com o Edson, que agora “está esperto” com os pilantras e pode me ajudar muito. A idéia é bastante promissora, inclusive para a Copa do Mundo de 2014, que será no nosso País, principalmente pelo fato de ser univerval e poder ser utilizada por qualquer país, inclusive pela África do Sul.
    Desde já agradeço.
    Vadomiro Borogan

  41. Vale tudo por dinheiro « Blog do Paulinho Says:

    [...] http://blogdopaulinho.wordpress.com/2009/04/17/luciano-do-valle-e-a-timemania/ [...]

  42. Vale tudo por dinheiro | Portal São Paulo Says:

    [...] http://blogdopaulinho.wordpress.com/2009/04/17/luciano-do-valle-e-a-timemania/ [...]

  43. Luzo Says:

    Parabéns Paulinho quando vc esquece um pouco Lula e faz o que sabe fazer melhor n tem pra ninguém, é show.

  44. Luiz Carlos Fortes Says:

    Paulinho, porque vc não vai cuidar de sua vida ao inves de ficar falando mal das pessoas famosas ?
    Isso ta me cheirando inveja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: