Professores e alunos

Da FOLHA

Por TOSTÃO

“Após a aula do Barcelona, é preciso refletir, discutir e agir. Chega de lero-lero e de oba-oba”

SEI QUE o mundo todo já falou da goleada, mas, como ainda não tive a chance, escrevo sobre a aula de futebol dada pelo Barcelona. A turma que só vê futebol pelos melhores momentos, a maioria, deve ter entendido porque enalteço tanto, há séculos, o time catalão.

A aula foi muito ampla. Dava para fazer um curso. Um dos itens foi como jogar com três zagueiros. Guardiola faz isso quando quer mais um jogador no ataque. O Santos e todos os times brasileiros fazem o contrário. Colocam três zagueiros para fortalecer a defesa.

Outro item da aula foi como trocar passes. Além de ser bonito, é a maneira que tem o Barcelona de esperar o momento certo de tentar o gol. Ao ficar com a bola, protege também a defesa.

Guardiola, após a partida, disse que o Barcelona atua do jeito que, segundo seu pai, o Brasil jogava.

Outro item foi como marcar por pressão e recuperar rapidamente a bola. Com a proximidade entre defesa, meio-campo e ataque, fica difícil para o adversário trocar passes.

Xavi, Iniesta, Fàbregas, Daniel Alves e Thiago Alcântara marcavam e atacavam. Espero que Ganso tenha prestado atenção na aula.

Outro item foi mostrar que forma e conteúdo andam juntos. Os craques do Barcelona brilham intensamente porque o time tem um ótimo conjunto, e, sem craques, não dá para formar um grande time.

Por que, no Brasil, há tempos, forma-se um grande número apenas de razoáveis e bons jogadores? Os craques são raros.

Uma aula especial para Neymar foi mostrar que os grandes talentos individuais, como ele, precisam aprender também a ter talento coletivo. Imagino que, depois do jogo, sem conseguir dormir, Neymar deve ter questionado se não seria melhor jogar ao lado de grandes craques.

Os professores catalães foram excepcionais. Não sei se os alunos, técnicos, jogadores, dirigentes e jornalistas prestaram atenção na aula e se querem aprender. Muitas vezes, a soberba não deixa. Preferem dizer que os times brasileiros são ótimos, cheios de craques e que o futebol de bolas aéreas e chutões é emocionante.

Aprender não é apenas acumular conhecimentos nem memorizar milhares de informações. É compreender algo mais profundo. O Barcelona é mais que um time excepcional. É uma ideia. Temos de aprender com a aula, porém, não temos de copiá-la, na íntegra. Cada país tem sua história, seu sentimento e jeito de fazer. O Brasil tem, adaptado ao futebol atual, de redescobrir sua maneira.

42 Respostas to “Professores e alunos”

  1. Marcos Says:

    Realmente o Tostão(e mais uns 2)sempre pregou isso,que o Barça é uma máquina!Mas agora,oque temos engenheiros de obra pronta,não é brincadeira!!

  2. LEO Says:

    FUTEBOL BRASILEIRO NA ATUALIDADE = RETRANCA E FIRULAS…

  3. O Corinthiano (O Original) Says:

    Na história do futebol mundial, como alguns clubes sul-americanos conquistam títulos mundiais sobre clubes do velho continente cheios de grana e consequentemente cheio de craques?

    Com raça, com vontade e com coração.

    No entanto, como os últimos 5 títulos foram conquistados, talvez esse quesito já não é mais suficiente.
    Mas fica comprovado que sem ele, leva goleada e perde o respeito.

  4. O Corinthiano (O Original) Says:

    Na história do futebol mundial, como alguns clubes sul-americanos conquistaram títulos mundias sobre clubes do velho continente cheios de grana e consequentemente cheios de craques?

    Com raça, com vontade e com coração.

    No entanto, como os últimos 5 títulos foram conquistados por clubes europeus, talvez esse quesito já não é mais suficiente.
    Mas fica comprovado que sem ele, levasse de goleada e perdesse o respeito.

  5. Fernando (O original) - Palmeiras, o campeão da copa FAX Says:

    CURICANARAM O FUTEBOL BRASILEIRO.

    ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶.¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ¶¶¶_______¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶______¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶________¶¶¶¶¶_______¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶______¶¶¶¶ ¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶___¶¶___¶¶¶ ¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶____¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶ ¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶_______¶¶¶¶__¶¶¶__¶__¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶________¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶ ¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶__¶¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶____¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶________¶¶¶ ¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶ ¶¶¶_______¶¶¶¶______¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶_______¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶ ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ¶________¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶_______¶¶¶¶¶¶____¶¶¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶______¶¶¶¶_______¶¶¶¶¶¶____¶¶¶¶ ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶______¶¶¶¶¶¶¶_______¶¶¶¶______¶¶¶¶¶________¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶_______¶¶¶¶¶¶____¶¶¶¶ ¶__¶¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶__¶¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶__¶¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶____¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶__¶¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶__¶¶¶____¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶__¶¶___¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶__¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶___¶¶___¶¶¶________¶¶¶¶__¶¶¶¶¶__¶¶¶________¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶____¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶______¶¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶__¶¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶¶¶_______¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶________¶¶¶¶¶______¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶_______¶¶¶¶¶¶____¶¶¶¶ ¶¶¶.¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶.¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶

  6. SCCP - SMALL CLUB CHICKEN PAULISTINHA Says:

    NA VEIA!

    E é por isso “RETRANCA E FIRULAS…” que o futebol brasileiro está falido!

    Graças aos nossos super* treinadores (TODOS), principalmente os chamados “TOPs do Brasil”. TOP é o Pepe Guardiola, esse sim! Até o português José Mourinho precisa aprender LOGO com o espanhol, quanto mais os tops brasileiros.

    Graças tbm as nossas super* bases e graças a CBF que quer saber de qualquer coisa que tenha $$, menos de futebol jogado.

    Vejam nossos atuais melhores* times:
    -Santos, campeão da LA, VERGONHA BRASILEIRA. Mal rela na bola no Mundial.
    -Curintias, campeão* Brasileiro, não passa nem do poderosíssimo TOLIMA numa repescagem para entrar na LA.
    -Inter-portalegrense tido como um dos melhores do país, VERGONHA BRASILEIRA toma nado na semi-final do Mundial de um tal de MAZEMBE.
    -O Uruguai está melhor colocado que o time da CBF no rancking da construtora FIFA. #GoUruguay, vamos ser BI em 2014!

    Agora, Paulinho você foi na VEIA: “… ótimo conjunto, e, sem craques, não dá para formar um grande time.” Infelizmente estamos cheios de CRACKS (drogas) e não craques.

    O futebol brasileiro está falido!

  7. SCCP - SMALL CLUB CHICKEN PAULISTINHA Says:

    NA VEIA!

  8. Edsom Says:

    Pior e ver muito jornalista dito “sério” que em 24 horas mudou totalmente de opinião sobre o Neymar ser melhor doque o Messi, só vi um jornalista na Sportv que foi homem de chegar e falar, (nós jornalistas exageramos nos elogios a Neymar) é muito mais bonito ver alguém fazer isso doque simplismente fazer de conta que nunca falou nada.

  9. Papai Noel Says:

    Hohohohohohooho!

    Cheguei trazendo muitos presentes para a bambizada!

    São paulino, são paulino
    Já chegou o Natal
    Põe a bunda na janela
    Que eu vou por meu pau!

    Hohohohohohooho!

  10. CARLOS SMITH Says:

    NÃO SOU APOSTADOR, MAS ACERTEI O RESULTADO DO JOGO EM UM BOLÃO DA EMPRESA EM QUE 30 PESSOAS DEPOSITARAM R$. 10,00.

    COM O DINHEIRO GANHO PASSAREI BEM O NATAL E O ANO NOVO, MAS PENSANDO BEM ACREDITO QUE EU TENHA ERRADO.

    FORAM 4 GOLS.
    MAIS 3 BOLAS NA TRAVE.
    MAIS 3 CHANCES INCRÍVEIS.
    NEYMAR PERDEU 1.
    CHEGAMOS A SOMA DE 10 X 1.

    E FALO MAIS;
    -SE O MANO MENESES COLOCAR A SELEÇÃO BRASILEIRA PARA JOGAR NESTE MOMENTOS CONTRA OS CARAS, LEVA NO MINÍMO 3 PRÁ CASA.

    POBRE FUTEBOL BRASILEIRO!!!

  11. Alberto Campos Says:

    NA VEIA !

    OU MELHOR : NA BUNDA DOS BAMBBBYS !!!!

  12. ---=== NEPTUNES ===--- Says:

    TUDO VAGABUNDO E MARGINAL

  13. Godoi Says:

    Leo a frase certa seria ” go Uruguai, vamos ser TRI” pois o Uruguai ganhou a primeira Copa em 1930(disputado no Uruguai) e depois em 1950 no Brasil.
    Acho que o Neymar não achou a bola, pois deve ter perdido a lente de contato verde, que ele usa para realçar a sua beleza(???), até o velhinho Puyol ganhou dele na corrida…..Messi é craque. Pelas merdas que RT anda fazendo vou torcer por Uruguai e Argentina sim!!!!!!!

  14. carlos Says:

    Vou martelar mais uma vez a tese que a decadencia do futebol brasileiro se deve principalmente com o aparecimento dos tecnicos gauchos.

    Tecnicos que apostam no futebol de resultado onde vale mais o vigor fisico do que a técnica.Retranqueiros mudaram totalmete a forma do futebol brasileiro jogar que sempre foi pra frente.

    Vejamos:Felipão é o maior deles,ganhou uma copa jogando feio,sempre foi retranqueiro.Tite outro famoso retranqueiro,conseguiu ganhar um titulo brasileiro jogando feio.
    Mano Menezes,outro retranqueiro emérito.Esse vai afundar definitivamente a seleção.Dunga,esse não é técnico mas ja afundou a seleção uma vez,retranqueiro.Celso Roth,uma lástima,sempre privilegiou a defesa .

    E todos infelizmente tem moral…por isso que eu acho que a aula foi dada como o tostão falou mas acho muito dificil ser entendida. pelo menos por nós brasileiros,tecnicos e jogadores.

    Lógico que por tras disso tb tem a dificuldade de qualquer tecnico se firmar num time muito tempo então pra se segurar no time ja começa com 4 zagueiros volantes que só sabem marcar e assim vai.

  15. O ARMÁRIO SABE Says:

    dois viadinhos

    tanto faz ativo e passivo é tudo viado.Pelo visto esse papai noel gosta de homem e o alberto campos também.

  16. Mauricio SFC – Tri Libertadores Says:

    Tostão………..tostão quem?

  17. wilson Says:

    o tostao disse tudo,alias quase tudo,só nao disse que o durval falhou em pelo menos 2 gols. na minha opiniao depois que estava 2 x 0 tinha que fazer alguma coisa. tirar o durval e colocar o ibson pra ajudar o meio

  18. Marcos Plebe Rude Says:

    Mais uma vez Tostão foi brilhante,há alguns meses uma revista inglesa Four-Four-Two fez uma excelente reportagem sobre a decadência do futebol brasileiro,a época a pachecada da imprensa esportiva caiu de pau na reportagem, frases como “absurdo somos e sempre seremos o melhor futebol do mundo” foram ouvidas por toda parte,mas a revista tal qual a antiga estoria infantil apenas apontou que o Rei estava nu,é nítido que vivemos uma grave crise em nosso futebol,que outrora encantou o mundo,hoje são raros os craques por aqui ,e quando surge um garoto razoavelmente diferenciado como Neymar tratamos logo de endeusá-lo,antes da surra que o time catalão deu no Santos,ouvimos absurdos que o Barcelona ainda não tinha enfrentado nenhum time brasileiro,que Neymar poderia ser melhor do mundo jogando apenas no Campeonato Brasileiro,os dirigentes do nosso futebol são culpados sim pela grave crise,mas não podemos tirar a culpa da imprensa esportiva que colabora com toda essa situação

  19. SCCP - SMALL CLUB CHICKEN PAULISTINHA Says:

    Total sentido!

  20. Fábio Says:

    Concordo, Carlos. Mas, não diria somente do estilo gaúcho, o Muricy, que foi campeão Brasileiro 4 vezes nos últimos 6 campeonatos Brasileiros, também é adepto ao retranquismo.
    Claro que a culpa não é só deles, mas também, pelas categorais de Base de TODOS os times brasileiros, que privilegiam jogadores com raça do que técnicos.
    E podemos falar também dos empresários, que só pensam em lucrar, etc, etc, etc. Na verdade, está TUDO errado no Brasil!!! Infelizmente…

  21. sassarenks Says:

    Pessoal, e tem mais: nada vai mudar aqui nos trópicos do sul! Continuará a reinar a bagunça, a mediocridade, o oportunismo, a sacanagem, o esquema, o acordo, enfim… Inteligente será aquele que acordar primeiro e conseguir formar, desde as categorias de base, Homens, e não um bando de moleque mequetrefe que se joga em campo, quando leva uma falta parece até que quebrou as pernas, insiste em cera desnecessária, dá chutão pra qualquer lado, joga sujo e se vende por qualquer trocado… Sou santista, como a galera aqui sabe! Sorte aos nosso futebol, pois competência e organização já sabemos que levará muito tempo ainda…

  22. Hugo Says:

    http://www.lancenet.com.br/de-prima/Caso-Valdivia-esquenta-COF-Palmeiras_0_613138684.html

    A renegociação da dívida que o Palmeiras fez para contratar Valdívia deve esquentar a próxima reunião do COF, hoje. O Palmeiras vai trocar uma dívida de R$ 16 milhões por outra de R$ 36 milhões a pagar em quatro anos. Pelo estatuto, o COF teria de ser ouvido porque o novo valor passa de 30% da orçamento de 2012.

    http://www.lancenet.com.br/de-prima/Palmeiras-recorre-Outplan-despesas-urgentes_0_613138688.html

    Foi por urgência que o Palmeiras procurou a Outplan, braço da Geo Eventos especializado em bilheteria, para antecipar receitas do Paulista-12. O clube vinha tentando empréstimos para pagar compromissos de 2011, mas não obteve êxito porque não tinha nenhuma garantia de receita para apresentar.

  23. zé saci Says:

    é nisso que dá depender de um marginalzinho bodoso, firulento e mascarado como essa cacatua abostada.
    é como disse um comentarista de sc: “messi faz os gols e tem atitude de gente grande, comemora discretamente, não sai fazendo dancinha de boiola com os coleguinhas. questão de postura”, não é como certos jogadorzinhos de m… que ACHAM que jogam muito, mas nas engronhas sempre AMARELAM.

  24. carlos Says:

    Verdade,a base tb não forma.Pensam em jogadores atletas que correm 90 minutos ,aquele que poe a bola no chão,para e pensa não tem mais vez.O famoso 10 que todos querem.E pensar que no futebol paulista ja teve Pelé no Santos,Pedro Rocha no São Paulo,Ademir da Guia no Palmeiras e Rivelino no Corinthians na mesma época aliás a mesma epoca que o gauardiola falou que o Barcelona imita o futebol do Brasil.

    Sem contar que são poucos os clubes que formam jogadores.Pode-se contar nos dedos de uma mão.O Corinthians o ultimo campeão brasileiro tem 150 jogadores inscritos e a base é um lixo como ja denunciada aqui no blog varias vezes.vestiario sem higiene,treinos em campos cheios de pedra onibus caindo aos pedaços e vive falando que vai ser o Barcelona..

    Por essas e por outras que não acredito que foi entendida a lição.Esses dias acabou o campeonato brasileiro de sub 20 e o campeão brasileiro foi o AMERICA MG,vai vendo.

  25. erico oliveira Says:

    valeu paulinho,publique mais vezes a coluna do Tostao,nos agradecemos,parabens pelo trabalho!!

  26. Teacher Says:

    Engraçado é que quase ninguem fala que Santos nao jogou nada.So falam que o Barça é o modelo a ser seguido.O mais engraçado que o modelo a ser seguido,o Barça,nada mais é que o modelo brasileiro,isso dito pelo treinador deles.Ele ainda citou a seleçao de 70,na qual se espelhou..Agora me vem o Tostao dizendo que o Barça deu aula.Que aula?Nao tivemos nenhum sistema de jogo revolucionario alá seleçao Holandesa.
    E´so´olhar o taipe.Santos com a bola dois ou tres marcadores do Barça.Barça com a bola,ninguem do Santos em cima,so ficavam cercando.
    Quando o Internacional ganhou deles,na final da mesma competiçao,eles tinham o Ronaldinho Gaucho no auge e mesmo assim perderam.O Inter jogou com garra,tesao e vontade de vencer,esses atributos faltaram ao Santos.

    O Tostao agora quer da uma de professor.Depois do jogo é facil comentar.Quero ver falar o que ele falou antes do jogo.Mas é claro que ele nao falou nada ,porque quando o fez queimou a lingua e bem queimada.Em 2005,o Sao Paulo foi a Toquio jogar a final contra o Liverpool.Escreveu Tostao na,sua coluna dominical,na Folha antes do jogo:” Se Mineiro tivesse talento ofensivo valeria a pena.mas ele é confuso e raramente acerta um passe decisivo ou faz um gol.” Pois bem,Sao Paulo campeao do mundo com um golaço do Mineiro.

  27. Alberto Campos Says:

    ” O ARMÁRIO SABE ” :

    Não meu filho , o animalzinho bambbby citado é você mesmo …

    Aliás , ” ARMÁRIO ” foi feito para se enfiar TUDO dentro … portanto , perfeito seu ” nick ” …

  28. Alberto Campos Says:

    NA BUNDA DOS BAMBBBYS !

  29. O ARMÁRIO SABE Says:

    Puxa Alberto Campos que resposta inteligente!Parabéns!

    O Armario Sabe,que cara que gosta de homem seja comendo ou dando é viado do mesmo jeito.No caso o papai noel viado quer comer um tal bambi pela janela ou seja é viado tambem e vc que defendeu com certeza senta tambem viadão

    até imagino seu presente de natal,vai sentir aquela barba branca na nuca…hahahahahahahahahahahahahahaha

  30. carlos Says:

    Olha só o nivel do sujeito….Alberto Campos,vai ler um livro.

  31. Hugo Says:

    hauahahauhauahauahauahuahauahauhaua

    Mas veja por outro lado: isso é que faz o Futebol ser o que é!

  32. Hugo Says:

    Aquele que já enfiou um trolha no santos de Pelé e companhia quando jogava pelo Cruzeiro!

  33. Hugo Says:

    Ler? Esse tal de Alberto Campos quer é um companheeeeeeiiiirrrooooooo…

  34. Mário Says:

    Teacher…
    Nada a acrescentar em seu comentário…
    Depois dessa última partida do Mundial vencida pelos espanhóis nada mais presta no futebol brasileiro. Será?
    Mas vamos lá…
    Esse ano nos mostrou toda a fragilidade do futebol brasileiro quando apenas o time santista avançou as duras penas a fase de grupo da Libertadores…
    Cada um dos torcedores brasileiros que hoje está feliz com a derrocada do clube brasileiro no Mundial assistiu um Brasileirão horrível de qualidade medíocre, de poucos gols e pontuação baixíssima, mas aceitaram o que a mídia esportiva (e quem sabe interessada em quê…), anunciou aos ventos como um torneio disputadíssimo, acirrado e extremamente nivelado (???) E não completaram a frase: “(NIVELADO…) Por baixo”…
    Veja o retrospecto: O Corinthians ganhou o Brasileirão com os 28 pontos em 10 partidas, conquistados enquanto clubes se pouparam para Libertadores. Nas outras 28 partidas fez apenas 43 pontos. O que dá uma média impressionante de 1,5 pontos por partida (!!!).
    Infelizmente para nós brasileiros fanáticos por futebol e apaixonados pelo Futebol-Arte (cantado em verso e prosa mundo afora…), esta é a nossa realidade.
    O que está acontecendo de errado!? A resposta é simples: Nada!!!
    Assustado, caro amigo? Oras, por favor…
    O representante brasileiro deste ano foi o time que mais conquistou pontos, o que mais ganhou títulos e o time que resgatou a alegria de jogar o verdadeiro futebol brasileiro. Contra números não há argumentos…
    Indo um pouco além, quem não gostaria de contar em suas fileiras com Neymar, Arouca, PH Ganso, Borges, Danilo!? Deixaram de ser excelentes jogadores da noite para o dia, e por que?
    O dito popular diz: “Que de médico e louco todo mundo tem um pouco…”, mas por que aceitamos o que os comentaristas esportivos sabe-se lá com que interesses, tentam nos mostrar a todo custo uma idéia que não corresponde aos fatos? Se de fato somos médicos, loucos e um pouco de treinadores de futebol… Por que nos deixamos levar?
    Que sejam observadas todas as mazelas colocadas sob o tapete (ou melhor, sob os gramados) dos nossos campos de futebol e que nunca foram noticiadas, e nem mesmo levadas a sério e que levaram o nosso “Futebol-Arte” ao fundo do poço. Nosso tão propagado futebol PROFSSIONAL se tornou uma verdadeira VÁRZEA…
    Existe um culpado nisso tudo que acontece nesse momento ruim do futebol brasileiro? Os culpados somos nós TORCEDORES… Nós aceitamos e compramos a idéia imposta…
    Essa partida entre brasileiros e espanhóis mostrou a distância que estamos do futebol profissional e foi mostrada de forma tão crua que não tinha como mascarar a tragédia. Neste domingo trágico para o futebol brasileiro, nos foi dado um choque de realidade, pois nem mesmo a nossa seleção brasileira ganharia do Barcelona, quanto mais um clube de futebol. Quem foi derrotado nessa partida foi o futebol brasileiro…
    Eu e você fomos derrotados nesse domingo… O torcedor de futebol no Brasil foi o grande derrotado.
    A ‘aula’ foi dada, agora que façamos o nosso ‘dever’ de casa…

  35. Mário Says:

    Marcos…
    Nada a acrescentar em seu comentário…
    Depois dessa última partida do Mundial vencida pelos espanhóis nada mais presta no futebol brasileiro. Será?
    Mas vamos lá…
    Esse ano nos mostrou toda a fragilidade do futebol brasileiro quando apenas o time santista avançou as duras penas a fase de grupo da Libertadores…
    Cada um dos torcedores brasileiros que hoje está feliz com a derrocada do clube brasileiro no Mundial assistiu um Brasileirão horrível de qualidade medíocre, de poucos gols e pontuação baixíssima, mas aceitaram o que a mídia esportiva (e quem sabe interessada em quê…), anunciou aos ventos como um torneio disputadíssimo, acirrado e extremamente nivelado (???) E não completaram a frase: “(NIVELADO…) Por baixo”…
    Veja o retrospecto: O Corinthians ganhou o Brasileirão com os 28 pontos em 10 partidas, conquistados enquanto clubes se pouparam para Libertadores. Nas outras 28 partidas fez apenas 43 pontos. O que dá uma média impressionante de 1,5 pontos por partida (!!!).
    Infelizmente para nós brasileiros fanáticos por futebol e apaixonados pelo Futebol-Arte (cantado em verso e prosa mundo afora…), esta é a nossa realidade.
    O que está acontecendo de errado!? A resposta é simples: Nada!!!
    Assustado, caro amigo? Oras, por favor…
    O representante brasileiro deste ano foi o time que mais conquistou pontos, o que mais ganhou títulos e o time que resgatou a alegria de jogar o verdadeiro futebol brasileiro. Contra números não há argumentos…
    Indo um pouco além, quem não gostaria de contar em suas fileiras com Neymar, Arouca, PH Ganso, Borges, Danilo!? Deixaram de ser excelentes jogadores da noite para o dia, e por que?
    O dito popular diz: “Que de médico e louco todo mundo tem um pouco…”, mas por que aceitamos o que os comentaristas esportivos sabe-se lá com que interesses, tentam nos mostrar a todo custo uma idéia que não corresponde aos fatos? Se de fato somos médicos, loucos e um pouco de treinadores de futebol… Por que nos deixamos levar?
    Que sejam observadas todas as mazelas colocadas sob o tapete (ou melhor, sob os gramados) dos nossos campos de futebol e que nunca foram noticiadas, e nem mesmo levadas a sério e que levaram o nosso “Futebol-Arte” ao fundo do poço. Nosso tão propagado futebol PROFSSIONAL se tornou uma verdadeira VÁRZEA…
    Existe um culpado nisso tudo que acontece nesse momento ruim do futebol brasileiro? Os culpados somos nós TORCEDORES… Nós aceitamos e compramos a idéia imposta…
    Essa partida entre brasileiros e espanhóis mostrou a distância que estamos do futebol profissional e foi mostrada de forma tão crua que não tinha como mascarar a tragédia. Neste domingo trágico para o futebol brasileiro, nos foi dado um choque de realidade, pois nem mesmo a nossa seleção brasileira ganharia do Barcelona, quanto mais um clube de futebol. Quem foi derrotado nessa partida foi o futebol brasileiro…
    Eu e você fomos derrotados nesse domingo… O torcedor de futebol no Brasil foi o grande derrotado.
    A ‘aula’ foi dada, agora que façamos o nosso ‘dever’ de casa…

  36. Mário Says:

    Zé…
    Que o futebol brasileiro vive uma crise e faz muito tempo, isso é fato…
    Que “todos” os jogadores brasileiros necessitam de uma cultura de grupo e tático-técnica é outra verdade, isso eu não posso negar…
    Mas agora, comemoração é bem pessoal e cada um faz o que quer em seu momento de alegria…
    E outra, eu queria hoje mesmo o Neymar jogando em meu time e nem pensaria duas vezes…

  37. CARLOS GOMES Says:

    Outro texto com complexo de vira-lata. Lamentável a atitude do Tostão, foi a mesma atitude do jornalista Flávio Prado, em atacar ”a turma que só vê futebol pelos melhores momentos.” Sabemos que é dever de ofício dos jornalistas esportivos, precisarem ver mais de 900 minutos desses Campeonatos Europeus, mas o torcedor não é obrigado a criar esse ”dever de ofício”, era dever de vocês jornalistas esportivos não dizerem que o Neymar é melhor que o Messi e muito menos dizerem que o Santos tinha elenco para vencer o Barcelona. Vocês formadores de opinião deixaram os torcedores iludidos. Após a partida virou moda o jornalista esportivo esbravejar para que o futebol do time do Barcelona seja aplicado no Brasil, o mais rápido possível. Porém se esqueceram que o time catalão precisou manter a mesma filosofia por mais de uma década (passando pelo técnico Cruyff), para implantar de vez esse estilo de futebol. Boa parte da imprensa esportiva é mais esculhambada que o próprio futebol brasileiro.

  38. carlos Says:

    Só pra lembrar,O inter qdo ganhou o ronaldinho não estava no auge e outra,essa semana vi uma entrevista do Silvinho,lateral esquerdo que jogou no Barça na época e disse que aquele time ninguem se dava bem,havia rachas internos,o tecnico não se dava bem com os jogadores,só podia dar no que deu.

    Concordo que o barça atual tem o modelo da seleção de 70 quando o futebol brasileiro jogava pra frente,não esse futebol brasileiro atual que joga defensivamente.

    e tem mais, se o santos não pegou na bola justamente foi pq o esquema do barça é esse troca de bolas constantes como nunca se viu num time brasileiro,vamos cair na real.e quando perde a bola jogam em cima por pressão e tem jogadores que marcam,não é como foi o santos que o ganso andava em campo sem marcar,no Barça todo mundo marca e todo mundo ataca,simples assim.

  39. O Corinthiano (O Original) Says:

    Tóin … Tóóóóómi !!!

  40. Jose Carlos Penna Says:

    O Barça atual é o melhor time da história, não tem pra ninguém. Fica todo mundo falando do Santos do Pelé, mas ninguém viu jogar. Copa de 70? Time bom, mas nada demais, lembrem-se que o técnico era Zé Gallo. Precisa falar mais? O melhor time brasileiro que já vi foi o Flamengo do Zico e a seleção do Tele de 82. O resto é papagaiada da imprensa idosa.

  41. Idoso Says:

    Melhor time da historia o Barça?So porque voce nao viu o Santos de Pele,o Botafogo de Garrincha e o Vasco de Barbosa voce acha o Barça o maximo,nao é?Pois esse mesmo Barça diante desses 3 clubes,pelo que jogaram na epoca,inclusive o Vasco foi campeao do Super Campeonato la na Argentina,nao daria nem pro começo.
    Va estudar a historia do futebol seu energumeno.

  42. jonh Says:

    É POR ISSO QUE A MERDA DESSE PAIS SO ANDA PRA TRAS, UM BANDO DE ZE RUELA QUE SO FALA DE FOOTBALL!!! PAO E CIRCO NO POVO!!! LER QUE É BOM NADA!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: