Top 10: Os recordes de Messi

Por XICO MALTA*

http://xicomalta.wordpress.com/2012/03/08/top-10-os-recordes-de-messi/

O Barcelona foi implacável ontem no jogo de volta das oitavas de final ao vencer o Bayer Leverkusen em casa por 7 a 1, graças aos cinco gols de Lionel Messi, fato inédito na história da competição.

Ao vencer por 3 a 1 no jogo de ida, na Alemanha, os atuais campeões europeus se impuseram graças ao talismã argentino, autor dos 45, 46, 47, 48 e 49 gols de sua carreira na Liga dos campeões, com apenas 24 anos de idade.

Em segundo lugar no campeonato espanhol, dez pontos atrás do rival Real Madrid, os pupilos de Pep Guardiola não perdoam os adversários da Champions. Com mais esta vitória, o Barcelona está invicto a 14 jogos na mais prestigiosa das competições europeias.

Ontem, Messi bateu três recordes em cinco gols marcados. Com apenas 24 anos de idade, neste ritmo, muitos recordes ainda virão, pelo menos nos próximos 8 anos.

1. Dois Hat -Tricks consecutivos na Liga dos Campeões

Aos 49’ de jogo de ontem contra o Bayer Leverkusen, Messi, com o pé direito, encobriu o goleiro do Bayer de 1,90 m. Seu terceiro gol do jogo. Depois dos três gols marcados na fase de grupos contra o Viktoria Plzen (4×0), o argentino se transformou no primeiro jogador a marcar dois Hat-Tricks em uma mesma temporada da Liga dos Campeões.

2. Duas vezes quatro gols na Liga dos Campeões

Aos 58’ de jogo, a “pulga” empurrou a bola no fundo das redes pela quarta vez, aproveitando o erro do pobre coitado Leno. O craque argentino já tinha marcado quatro gols na Liga dos Campeões contra o Arsenal há dois anos (4×1). Ele é o primeiro jogador a realizar esta façanha por duas vezes nesta competição.

3. Primeiro quíntuplo na Liga dos Campeões

Aos 84’de jogo eis que surge algo inédito na Liga dos Campeões. Coisa jamais vista na mais prestigiosa competição europeia de clubes. Lionel Messi ao marcar o seu quinto gol entra definitivamente para a história do futebol europeu. Recorde de menos para Di Stefano, Puskas e Kocsis.

4. Recorde de gols em uma edição da Liga dos Campeões

O argentino agora reparte o recorde de gols (12) de uma única edição de Champions com o holandês Van Nistelrooy (temporada 2002/2003). Faltam dois a cinco jogos para Messi quebrar a escrita do holandês.

5. Assistência e artilharia em 6 competições

Primeiro jogador a marcar pelo menos um gol e dar um passe decisivo em seis competições diferentes em uma temporada (Campeonato Espanhol, Copa da Espanha, Liga dos Campeões , Supercopa da Europa, Supercopa da Espanha e Mundial de Clubes). O companheiro Pedro foi o primeiro a realizar este recorde de gols há dois anos. Messi foi melhor nesta temporada ao adicionar as assistências.

6. 1,69 m

Ele e Romário são os únicos atacantes de ponta medindo apenas 1,69m. Ele é também o primeiro homem a se transformar no melhor jogador do mundo depois de ter tido uma doença hormonal que retardava o seu desenvolvimento ósseo. Há 10 anos ele media somente 1,11m.

7. 53 gols

Na temporada 2010/2011, ele marcou 53 gols em todas as competições disputadas (31 na Liga, 7 na Copa da Espanha, 3 na Supercopa, 12 na Champions) e se transformou no primeiro jogador a marcar mais de 50 gols em uma única temporada.

8. Três Bolas de ouro

O argentino com apenas 24 anos de idade já conquistou três Bolas de ouro, ou seja, por três vezes foi considerado o melhor jogador do universo. Pelo visto a quarta Bola de Ouro não vai demorar muito para acontecer. Em 2009, na sua primeira premiação, foi o primeiro argentino a receber o troféu. Maradona, injustiçado, sempre teve motivos para odiar a revista France Football, idealizadora da premiação.

9. Quase maior de idade

Messi se transformou no mais jovem artilheiro do Barcelona, aos 17 anos e 310 dias, contra o Albacete. Sete anos depois, ele é o segundo melhor artilheiro da história do clube com 228 gols. César Rodriguez, o maior artilheiro da história do clube catalão com 235 gols em 351 jogos, já pode colocar as barbas de molho.

10. Hat-Trick aos 19 anos

Ele é o mais jovem jogador da história a marcar um Hat-Trick num clássico. Foi no dia 10 de março de 2007, no Camp Nou, aos 19 anos de idade. Placar final 3 a 3. Barcelona jogou com 10 jogadores durante todo o segundo tempo. Casillas tinha acabado de descobrir Messi.

* XICO MALTA é advogado, radialista, corinthiano, integrante do programa “Blogueiros” e apresentador do “Conexão Europa”, ambos pela rádio MidiaCast.

23 Respostas to “Top 10: Os recordes de Messi”

  1. JoséAntonioCajazeira (@Cajakhistan) Says:

    Falta apenas superar (pela ordem) o Pelé, o Garrincha, o Maradona e o Cristiano Ronaldo.

  2. Pedro Says:

    Sem duvida alguma foi o melhor jogador que vi atuar depois de Maradona .
    O Messi tem a propiedade de tornar o futebol fácil , dá a impressão que o adversário está entregue desde o inicio da partida .

    Seu segredo ?
    R: Humildade .

    Recentemente declarou no jornal Marca , “Jogador de futebol não é vedete , é somente um atleta “.

    Um exemplo de profissional .

  3. Zlatan Gustavo Says:

    Nossa! E pensar que esse argentino e seu elenco é jovem… ]
    #Gênio

  4. Marcos Says:

    Messi é melhor q Pelé, Maradona, Garrincha e Romário

    Messi é o melhor de todos os tempos!!

    FATO incontestável!!! Torço mto para q ele e a Argentina acabe com o Brasil na Copa da Vergonha em 2014

    Fabinho Fontes confirma, na Policia, que foi abusado sexualmente por dirigentes corinthianos quando jogava na base do clube
    http://corinthiansbarbiesgirls.blogspot.com/

  5. Anti-Teixeira Says:

    Aew Paulinho, mais uma denúncioa contra o barão RT.

    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1058777-ricardo-teixeira-forcou-obra-suspeita-diz-ex-governador-do-df.shtml

  6. Ricardo Says:

    o cara faz chover…

    olha, acho dificil ver outro time tao forte e direto no ataque quanto esse do barcelona hoje.

    o esquema é ate meio normal, ms o messi é o diferencial.

  7. aldo lunatico Says:

    so não é melhor que o valdivia.

  8. ERATÓSTENES - Um esplendor de testosterona Says:

    O senhor Marcos está coberto de razão, Messi é melhor do que Pelé, como já enuncia há tempos o maioral JOE MASSERA MAGNO. Somente os mais agrestes e ufanistas ainda dão crédito ao senhor Edson Arantes, um atacante um pouco acima da média, apenas.
    Aproveitando a elegia publicada em blog de Paulo Cézar a este grande jogador, aproveito para lembrar a todos os convivas de um craque do passado. Trata-se do avançado italiano Paolo Di Canio, que deixou a todos boquiabertos com seu estilo elegante e com um gol estupendo na liga inglesa, marcado em 2000, até hoje considerado o maior tento já assinalado naquele campeonato. Di Canio, além de talentoso, era um gentleman, sendo um dos precursores do fair play. Em 2001 o goleiro Paul Gerrard, do time adversário ao de Di Canio, estava caído na área, lesionado, e o árbitro não interrompeu o embate. Bola cruzada para a área e Di Canio, podendo marcar gol facilmente, segura a bola com as mãos para que o adversário fosse socorrido. Um lindo gesto, até hoje lembrado por todos. Di Canio também demonstrou ser diferenciado fora das quatro linhas. Num mundo de futebolistas semi-analfabetos e de raciocínio curto, Paolo Di Canio demonstrou ser um gênio dentre asnos, com idéias políticas avançadas e pertinentes. Ninguém pode esquecer este gênio da bola e da política, um grande homem que deve ser lembrado pelo seu belo futebol e mais ainda pelos seus nobres ideais.

    Todos saúdem Paolo Di Canio, um gênio em todas as acepções da palavra!

  9. MARCOSMARIKABAMBY Says:

    SÓ UMA BIXA COMO EU PARA FAZER ESA COMPARASÃO.
    MESSI NAU GANHO NENHUMA COPA ATE HOJE, HAA É PORQUE EU NÃO VEJO FUTEBOL EU SENTO NO P…. DO MEU MAXXO NO BANHEIRO RODOVIARIO.
    PAULINHO VC NÃO VAI FALAR NADA DO NOSSO APITO ROSA QE AGIU MAIS UMA VEIZ?

  10. ALAN - SV Says:

    Paulinho, entei no blog do metido a genio da arbitragem.
    Nenhum comentário sobre o apito amigo do time dele no Pará!!!
    E isso que falo Paulinho, enquanto você é realista e transparentes os “úteis”, calam-se!!!

    Nunca vi um time do INTER-RS tão frouxo como o de ontem!!!

    E o nosso Timão se não melhorar, este ano vai para o brejo já, já Paulino. Tá chato demais ver nosso Timão jogar, não está jogando nada, consegue jogar menos que nosso freguês eterno, ridículo !!!

  11. Aethyr Says:

    Só uma correção: o recorde de artilharia numa única edição é do brasileiro-italiano Mazolla (José Altafini), com 14 gols.
    Creio que o Messi estabelecerá um novo recorde, mas isso ainda não correu.
    Abraço.

  12. ERATÓSTENES - Um esplendor de testosterona Says:

    Senhor “MARCOSMARIKABAMBI”, o senhor está confuso. Messi não é atleta de natação, tiro, esgrima, boxe, tae-kwon-do, tênis ou qualquer outra modalidade individual. Assim, não ganhou, como qualquer outro atleta de futebol, nenhuma copa, pois quem ganha copa não é jogador, mas equipe. Pelé tampouco ganhou copa alguma, apenas fez parte de elencos que ganharam. Pertinente salientar que em 58 Pelé era apenas um juvenil, em 62 se machucou nas primeiras rodadas do mundial e Garrincha carregou o time nas costas e em 70 a equipe brasileira era a maior de todos os tempos, combinando com a época de bonança que vivia a pátria, e ganharia com ou sem Pelé. Pelé colaborou, é fato, mas não foi fator decisivo em nenhuma das conquistas, como foi Garrincha em 62 ou Romário em 94. Vê-se logo que o senhor nada entende de futebol. Puskas, Cruyff, Di Stéfano, Platini, Zico, Sócrates, Lev Yashin, Cristiano Ronaldo jamais participaram de equipes campeãs da Copa do Mundo. Belletti, Luizão, Kleberson e Roque Junior já. Seu critério de comparação é desastrosamente ridículo.

  13. Fabio Says:

    Cristiano Ronaldo não limpa as chuteiras do Messi!!! É ótimo atacante, mas Messi atualmente é imbativel!!!!

    E se for campeão do Mundo pela Argentina, o que será muito difícil porque o time é fraco como o brasil, e só tem ele, será maior que Maradona, que nunca chegou nem perto de vencer uma Champions League, que é dificílimo!!!

    Messi deve ganhar mais umas 2 ou 3 Champions, se o Barça continuar jogando dessa forma nos próximos anos!!!

    Esse cara é um monstro jogando bola. Sorte a nossa em vê-lo, principalmente hoje em dia que os jogos são transmitidos em vários canais de TV paga e podemos assistir a esse espetáculo de futebol!!!

    E se o Brasil não tomar cuidado, cairemos para o 2º escalão das Seleções no Mundo!!!

  14. Marcos Says:

    Que viadagem é essa de chamar “chapéu” de “hat-trick”, como se aqui não houvesse têrmo pra isso?

    Haja complexo de terceiro mundo aliado à bichice.

  15. Joca Says:

    E o Barcelona já pediu pra ele ser “protegido” e fez um dvd coma s faltas sofridas por ele?

  16. LEO Says:

    MESSI É O VERDADEIRO FENÔMENO DOS CAMPOS!

  17. Luismar Says:

    Bota bichice nisso!!!!

  18. JOHNNY BENGALA Says:

    NA MINHA HUMILDE OPINIAO É MELHOR QUE MARADONA, GARRINCHA E CRISTIANO RONALDO.

    E SE CONTINUAR NESTE INCRÍVEL BARCELONA, EM 5 ANOS PASSA OS DEMAIS SENHORES DO FUTEBOL.

    SEU UNÍCO MAL É SER ARGENTINO, DE RESTO É SÓ MAESTRIA.

  19. Augusto Mello Says:

    E conta a história que, o Messi teria um desvio parecido com a sindrome de Down. Quando criança, isso foi detectado e o médico orientou a mãe do jogador, para que o colocasse em alguma atividade esportiva. Hoje, é um gênio do futebol.

  20. Almir Espindola Says:

    Tulio Maravilha também fez 5 gols essa semana .
    E contra um time melhor. A turma gosta de lamber ovo de argentino . Ganhando o que ele ganha , tinha que fazer isso todo jogo . E gols normais, heim , que a toda hora voce vê por aqui . Tocar bola por cima de goleiro adiantado é a coisa que mais tem . Quero ver é fazer igual Dodô , que fez 5 gols em dois jogo no mesmo campeonato. Quero ver é Messi fazer mais gols de Claudio Adão e Dadá Maravilha …

  21. Tito Says:

    Quero ver Messi trucidar os recordes a seguir:

    1 – Superar a incrível marca do alemão Gerd Muller que fez 85 gols na temporada de 1974 pelo Bayer de Munique;

    2 – Maior artilheiro em copas do mundo: 15 gols, Ronaldo Fenômeno;

    3 – Ultrapassar a barreira dos 1000 gols: Feito realizado apenas por Pelé que tem 1282 gols;

    4 – Ser o maior artilheiro da história da seleção argentina: este recorde pertence à Batistuta com 56 gols;

    5 – Ser, pelo menos uma vez, campeão mundial pela Argentina;

    Assim, somente quando ele realizar tais feitos memoráveis, eu o considerarei o melhor de todos os tempos da história futebolística mundial.

  22. wuarlen rikeuvem de melo silva Says:

    nunca niguem poderar alcassar o messi.

  23. charles Says:

    jogo futebol onde chego faço graça porque ninguém conhece meu estilo de jogo. Assim era no tempo de pele hoje não todos sabem como vc joga estudam por vídeos como vc dribla ou como se posiciona quero dizer q se pele jogasse hoje ele não faria nem a metade que Ronaldo fenômeno fez por isso messi é o melhor de todos os tempos so não vai ganhar uma copa do mundo porque a saga da Argentina é uma merda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: