Retrato da exploração do trabalhador brasileiro

Acabo de chegar de uma agencia do Bradesco, local em que assisti a uma cena pra lá de pitoresca, mas que dá a tônica das dificuldades enfrentadas pelo trabalhador brasileiro na busca do pão nosso de cada dia.

Estava num dos caixas eletrônicas da agencia localizada na Avenida Rangel Pestana, quando escutei duas pessoas ao lado comemorando, aos berros:

“Caiu !!! PQP!!! Caiu!!! Não acredito !!!!”

Pensei diversas coisas, entre elas, ganharam na loteria, deram um golpe e o dinheiro foi parar na conta, receberam o salário, etc.

Não resisti e com a curiosidade jornalística aflorada, perguntei: “Que festa, o que aconteceu ?”

“Cara, eram mais de dois meses sem receber… nem acredito… muita alegria…”, respondeu um dos rapazes.

Verifiquei, então, que trajavam uniforme do “Armarinhos Fernando”, loja esta localizada na mesma quadra da agência bancária, no nº 2271.

Pois é.

Triste retrato da exploração do trabalhador brasileiro, que surrealmente, mesmo escravizado e humilhado, comemora ter recebido o salário atrasado, de uma empresa que certamente possui porte para não fazê-lo.

27 Respostas to “Retrato da exploração do trabalhador brasileiro”

  1. Almyr Says:

    E veja que e´uma empresa que ganha milhões e varias datas no ano .No começo do ano com materias escolares, dia das crianças,festa junina etc ,sem falar no Natal que e´impossivel transitar nas suas varias lojas. Como diz um reporte ,ISSO E´UMA VERGONHA.

  2. Marcelo R Says:

    Não vou mais aos Armarinhos Fernando. Que poderia passar a se chamar Pelourinhos Fernando

  3. rafaelplatero Says:

    “Que festa, o que aconteceu ?” imaginei a cena hahaha
    Fiquei 2 meses sem receber de uma empresa de grande porte que trabalhei.
    E tomei um calote de 13 mil reais de uma empresa de consumíveis higiênicos de cozinhas industriais (multi-nacional).

    Vida de Webdesigner é assim (outras profissões também), no Brasil mal pagador e empresas que só pagam em cartório/juízo tem larga vantagem sobre a classe trabalhadora (prestadora de serviços ou CLT) … E apresentador de TV ai ganhando milhões, oferecendo negócio$ imperdivei$.

  4. MOSQUETEIRO Says:

    Calma Paulinho..nao julgue sem conhecer os fatos…as vezes a empresa pode estar passando por serias dificuldades…nao da pra roubar e pagar os empregados…eu tive empresa e posso te afirmar, que pra ser empresario de sucesso num pais como este, que vc só leva mordidas…só passando os outros para traz.

  5. Renato Says:

    Pois é meu caro Paulinho.
    Enquanto isso uma Copa do Mundo vem aí e o mesmo cara que estava com os salários atrasados, vai aplaudir o governo pela organização. Vai entender…

  6. Wilson Says:

    Eles têm preço absurdamente baixo. Então a loja acaba ficando sempre cheia, porque as pessoas não se importam, desde que consigam pagar o menor preço possível.

    Não existe milagre, quando tem preço muito baixo, alguma coisa tem de errado: mercadoria pirata, mercadoria roubada, sonegação.

    Ainda assim, quantos de nós vamos deixar de fazer compras lá, mesmo agora sabendo desta prática totalmente indecente?

  7. Lampião Says:

    Uma exceção da atualidade.

    Brasileiro não gosta de trabalhar!

  8. jrs Says:

    olha nao quero falar..mais os caras sao ruim de negocio parecem que querem ver seus fornecedores quebrados..apertao o preco o prazo e ainda fazem exigencias absurdas e muito dificil resistir assim as pequenas que querem se inserir sao exploradas ao maximo..

  9. Wilson Says:

    O Mosqueteiro falou que a empresa pode estar em dificuldades financeiras… Não deve ser o caso, eles acabam de abrir uma loja enorme em Osasco. E as lojas estão plenamente abastecidas. Você logo percebe quando um varejista está em dificuldade: gôndola vazia.

    Tem uma grande rede de loja, com ações na bolsa, inclusive, que anda meio desabastecida, e sei de pelo menos um fabricante que tomou um tombo de R$600k desta rede. É fácil perceber varejista que está em dificuldade. Mais incrível é que posso apostar um picolé de limão com qualquer um que deve ter dinheiro público, tipo BNDES, injetado nestas empresas.

  10. Wilian Says:

    A culpa não é do JJ não?

  11. Luis Souza Says:

    Mas esse é o dia a dia de milhares de brasileiros, até de imigrantes informais daqui mesmo da América do Sul. E olha que estamos no estado mais prósperos da federação. E tem uns que acham que isso já é 1º mundo.

  12. Papa Frangas Says:

    Paulinho, boa tarde, essa loja não é a mesma que por anos patrocinou a camisa da Portuguesa???

  13. Ouvidoria Says:

    Quanto mais tem mais quer, esse eh lema de empresarios gananciosos e inescrupulosos que alem de explorar o empregado, ainda sonegam impostos.

  14. José das Fontes Dutra Altemariando da Silva Lucas de Olivieri Says:

    A última vez que eu entrei nessa loja, fazia 59ºC lá dentro e tinha cheiro de ovo podre. Fui embora em 3,5 segundos. Tem que ter as manha de comprar as coisas por lá

  15. José Roberto Says:

    O que é isso? Agora é marxismo, Paulinho? Essa escória tem mesmo é que trabalhar sem receber. Bando de vagabundos, tinham que dar graças a deus por um patrão empregar esses curicanos. Eu tenho um comércio e sei como essa gente é folgada e não vale nada.

  16. cobra verde Says:

    Qdo falaram CAIU!!! Vc ja pensou no Palmeiras, né?! Kkkkkkk

  17. José das Fontes Dutra Altemariando da Silva Lucas de Olivieri Says:

    O palmeiras não vai cair, aquele “asteristico” do lado da pontuação na tabela já deixou claro, a Operação Salva Porco está em andamento.

  18. LUIZ Says:

    E mesmo levando calotes, hospitais cheios e sem vagas, segurança zero, esses mesmos trabalhadores votaram no Haddad….
    Sadomasoquismo puro!!!!

  19. ....e tenho dito Says:

    tai o novo patrocinador do palmeiras pro ano que vem…se prepara porcada…série C 2014

  20. valdir Says:

    Indenpendente do time que torce,quem trabalha precisa receber.
    Apesar, de existir retardados como esse josé roberto,que coloca
    times de futebol na frente de um direito!

  21. Pedro de Jesus Says:

    Paulinho, fui ouvir o programa Mídacast do dia 01/11 só que o aúdio tá errado, foi postado do dia 31/10. Não pude ouvir o programa ao vivo… por favor coloca o programa do dia 01/11 pra gente ouvir. Vlw!

  22. Mineiro Says:

    Faço ao coro ao pedido do Pedro de Jesus! Libera o podcast de ontem ´pra galera!

  23. gerradevalie Says:

    bom pior é que esta esploração de mão de obra acontece no governo do PT e a apoca que sindicatos tem o maior poder, tercerizdas vende mão de obra isto ao meu ver é esploração de mão de obra um porteiro ganha 860,00 reais por més a impresa tercerisada cobra 6000,00 reais para manter o porteiro la, bom lembro do livro revolução dos bichos acho que é isto que esta acontecendo no Brasil.

  24. pedro Says:

    Como vivi até hoje sem esse tipo de notícia?

  25. AnNe Says:

    Td isso é culpa do “povo” que sujeita a esse tipo de situação. Só existe um explorador se alguem se sejuitar a ser explorado. Enquanto a mentalidade do brasileiro não mudar vai ser sempre essa #$%&*

  26. ALAN - SV Says:

    Não vi no texto para qual time torciam os ENGANDOS por um caloteiro de merda, pois se não paga salários em dia só pode ser isso.

    Empresa que atrasa salário é empresa de VAGABUNDO e CALOTEIRO, isto se não for sonegador.

    Será que INSS, FGTS, ICMS e outros impostos estão em dia? Se não consegue pagar salários. Mas, tem comerciante que acha natural sonegar e não pagar salários.

  27. luiz Says:

    Voce foi ver se caiu alguns caraminguá na tua conta Paulinho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: