Site da FIFA trata São Paulo como rebaixado do Campeonato Paulista de 1990

É sempre polêmico tocar no assunto referente à participação do São Paulo no Campeonato Paulista de 1990.

Para alimentar ainda mais a questão, observamos que no site oficial da FIFA, num texto que homenageia o mestre Telê Santana, a entidade máxima do futebol trata o Tricolor como rebaixado no torneio daquele ano.

“(Telê Santana) His greatest coaching achievements came not with the Auriverde, however, but instead with Sao Paulo FC, who he teamed up with in 1990 when they were languishing in the second tier of the Paulista state championship(…)”

http://www.fifa.com/worldfootball/news/newsid=109158.html

Informação esta muito provavelmente passada pela CBF, que mantém contato direto com a FIFA.

100 Respostas to “Site da FIFA trata São Paulo como rebaixado do Campeonato Paulista de 1990”

  1. joão paulo tricolor Says:

    Paulinho, fomos de fato rebaixados. Não pra uma segunda divisão, mas para o que viria a ser tres anos depois a série A-2 do paulistão, que viraria paulistinha. Caiu porque cmo havia muitos clubes era preciso diminuir para aumentar a qualidade do campeonato. Cairam 10 clubes. 10!! Isso não muda muito as coisas, mas é bom explicar que de 24 clubes, ficamos em 15. E os ultimos 10 clubes iriam jogar no grupo da serie A do ano seguinte. E esse esquema tava certo desde antes do campeonato de 1990 começar, fi portanto uma virada de mesa branca. Esse blábláblá todo significa que o SPFC ñ viveu avergonha do rebaixamento? Não, de forma alguma! Foi rebaixado sim, é uma vergonha pro SPFC sim. Caíms, sem choro, e no paulista, diferente dos rivais que só cairam em brasileiros oununca cairam como o Santos.

  2. John Mitzel Says:

    O São Paulo não foi rebaixado, se for assim o curintia teria sido rebaixado em 1986 e em 2000. Fora a vergonhosa virada de mesa em 1997 que teve Altletico-PR e o Curintia como protagonistas e apenas o Atletico-PR foi rebaixado. Se fosse aplicada a mesma punição (perda de 5 pontos) ao curintia ele teria sido rebaixado também.

  3. alex franco Says:

    O pior é q o Tele Santana no programa Roda Viva da tv Cultura, confessa q assumiu o SPFW na segunda divisão…..foi o Tele quem falou e não só a FIFA.

  4. Danilo Says:

    em 91 o são paulo foi rebaixado para o grupo 2 (ou amarelo) que era um grupo secundário que dava apenas 2 vagas na segunda fase (enquanto o grupo 1 ou verde dava 6 vagas)….devido ao regulamento o campeonato de 90 teve 10 clubes “rebaixados”, que iriam disputar o grupo 2 no paulista de 91…..e lembrem-se, a final foi bragantino x novorizontino….. dos campeonatos de 89, 90, 91 e 92 o são paulo foi campeão em 3, isso sem contar os campeonatos brasileiros (2 vices e 1 título) e libertadores e mundial……lembrem-se ainda que o regulamento utilizado no campeonato de 91 já existia no campeonato de 90, e foi usada até 93……o são paulo foi rebiaxado, de grupo, não de série!!!

  5. Fernando Gentil Rodrigues Says:

    De uma coisa tenho a certeza e ninguém pode desmentir

    O clube mais sujo do Brasil !!

  6. Lampião Says:

    Se é para o bem da nação e para inflar o ego dos curicanos e palmeirenses despeitados, o SPFC foi rebaixado…ponto final.

    Mas nunca se esqueçam: 6-3-3…um dos clubes mais novos do país e mais vitorioso!

  7. Alexlyzardo Says:

    O Fato simples é que foi Campeao Paulista em 91 em cima do time o senhor Paulo!.
    Esta fifa é a mesma que validou um torneio do palmeiras via Fax! depois demitiu o funcionario que conseguiu tal façanha!

  8. Fernando Gentil Rodigues Says:

    Lampião

    A mim pouco me interessa se o spfc,foi rebaixado ou não…não estou nem aí !!!

    O que realmente importa é que é um clube sujo com uma história inunda !!!

    É o que fica….

  9. Marcelo Says:

    Se o campeonato não previa rebaixamento … como o São Paulo foi rebaixado?

  10. Marcelo Says:

    O Tele vai falar mesmo… ele esta valorizando o trabalho dele… tipo sai da segunda divisao para o mundial

  11. ROBERTO MANDROVANNI Says:

    O SPFW nunca caiu, nunca “quase” faliu duas vezes, nunca CORINTHIANS e palmeiras precisaram fazer amistosos para arrecadar verba para eles, nunca, nunca, nunca… nunca teve mais títulos, públicos e vitórias contra O CORINTHIANS no panetone, nunca, nunca, nunca…

  12. Rafael Marini Says:

    REGULAMENTO do campeonato Paulista de 1990

    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALnYT9uT4_Mox4z_HEn2lyMhYRcyhIoYaVabjgxs51tMWiQYK9qF7rDkBuJn7CkIQW56jbC51z2LZxbaObAW7L0Am1T1UIOiInX6y2reBvIfU3oiLOaMBQkg.jpg

  13. Fielzão 2013 Says:

    Vão discutir com o Telê?

  14. Joao Todo Poderoso Says:

    Vampeta provoca São Paulo por Sul-Americana: “Série B da Libertadores”

    O Palmeiras foi para a Série B, o São Paulo conquistou a Série B da Libertadores e o Santos não conquistou nada”, disse Vampeta, comemorando o título mundial do Corinthians. “Da última vez que eu estive lá, a gente voltou campeão com a Seleção”, declarou ainda, relembrando o título mundial do Brasil em 2002, conquistado no mesmo Estádio Internacional de Yokohama que o Corinthians faturou seu título dez anos depois.

    Eu nunca vou parar de rir. Que 2012 não acabe nunca….

  15. William de Oliveira Says:

    Assim fica dificil. Quando pessoas que deveriam saber ler e interpretar um simples texto. (Regulamento do campeonato paulista 90) nao o fazem, so existem dois motivos: Ou nao sabem ler ou estao mal intencionados. Desculpe Paulinho mas voce se recusa a enxergar a verdade. Nao estou aqui defendendo o regulamento mas seja honesto,
    como sempre fostes, e publique-o assim tanto voce como seus leitores podem tirar as duvidas e ninguem precisa fazer “desenhos” para explicar. Alias, Contra fatos nao ha argumentos. Um abraco

  16. John Says:

    De novo??? Todo final de ano é a mesma coisa, total falta de assunto!!!

  17. Mengão Says:

    É polêmico esse assunto. Não há imagens, evidências…mas se falar em série B de 2007, no you tube vc acha mtos vídeos da classe C se esbaldando, inclusive contando marra por lotar estádios pagando um quilo de alimento não perecível pela entrada.

  18. SPFC Says:

    hahahahahaha
    pra quem trata o curica como bi mundial….normal….rsrsrsrs
    abs

  19. José das Fontes Dutra Altemariando da Silva Lucas de Olivieri Says:

    Opa, já diria o famoso filosofo grego: “Who the fuck cares?”

  20. Rafael Mussi Says:

    A Fifa não tem crédito algum em suas notícias. Não se baseiam nos fatos e sim no que foi divulgado pela imprensa. Seja lá qual for o veículo. Claro que não é legal o São Paulo ter ficado em uma das últimas colocações no Paulista de 90, mas não havia rebaixamento e TODOS sabiam disso antes mesmo do campeonato começar. Aliás, desde o Paulista de 89 já era assim. Procurem o regulamento e logo saberão. Se for assim, o Corinthians foi rebaixado no Brasileiro (João Havelange) de 2000, quando ficou em último. Mas alguém reclama disso? Claro que não, pois sabiam que não teria rebaixamento.
    Quanto à Fifa, é a mesma que em 2005 publicou em seu site que os títulos da Copa Intercontinental valiam como mundial. Alguns anos depois esqueceram. Como dar crédito a uma entidade desse porte que faz isso?

  21. Rafael Says:

    NÃO HAVIA DESCENSO AQUELE ANO, ESTAVA ESCRITO NO REGULAMENTO

  22. Carlos Marques Says:

    No regulamento do Campeonato Paulista de 1990 não estabelecia rebaixamento nem acesso naquele ano. A FIFA não entende de Campeonato Paulista, o negócio dela são Torneios de Verão…

  23. BRP Says:

    -Rebaixado no Paulista 1990 ,porém…
    - Campeão Paulista em 1991 ( apesar de disputar a tal da 2 Divisão…)
    - Campeão Brasileiro 1991
    -Campeão Libertadores 92/93
    -Campeão Mundial 92/93
    É… pra um time que foi rebaixado em 90, os anos seguintes foram bastante produtivos

  24. Carlos Xará Says:

    Parabéns, Lampião, fica na tua. E viva o ostracismo.

  25. daniel Says:

    Procura um vídeo do PVC no youtube falando sobre o regulamento do campeonato paulista daquele ano. Nem precisa aeroporto alongar com esse assunto

  26. Marcelo Says:

    Gente para de polêmica… era o regulamento cair 10 times? Era… então caiu sim… sou tricolor e não tenho a menor vergonha de dizer isso… alías o São Paulo só veio a ganhar as Libertadores e Mundiais de 92 e 93 em razão desta queda…. se reestruturou… contratou o Telê… assim como o Corinthians que foi rebaixado em 2007 e campeão em 2012. O que não pode acontecer, é o que o Palmeiras está fazendo (ou não) desde 2002. Isso realmente é lastimável.

  27. jrs Says:

    Penso que a mim e toda comunidade tricolor não diz muito.., campeonato paulista já foi referencia hoje e um catado…. acho o histórico recente de rebaixamento do sccp muito mais vexatório que um paulistinha…(a titulo de comparação) e importante levar em consideração a regra do campeonato na época que não previa descenso como já foi provado! E nos ultimo anos desde os pontos corridos o SPFC foi o único clube q frequentou somente um vez a zona de rebaixamento e ainda sim por poucas rodadas isto mostra a regularidade do time nos últimos anos…

  28. daniel Says:

    Procura um vídeo do PVC no youtube falando sobre o regulamento do campeonato paulista daquele ano. Nem precisa alongar com esse assunto

  29. Alvaro Says:

    Alex,

    Se o que vale é o que alguém disse então o 1o mundial do Corinthians em 2000 nao valeu afinal o Roberto Carlos disse que foi um torneio de verão.

  30. Alvaro Says:

    Fica a pergunta: quem promove o campeonato paulista é organizado pela FPF ou pela Fifa. Bom saber pois segundo a FPF nada consta.

  31. Alvaro Says:

    Fernando,

    A noticia do patrocínio de R$36 milhoes da Penalty azedou mto seu dia?

    Entende pq somos maiores e faturamos mais?

    Sorry!

  32. ROBERTO MANDROVANNI Says:

    Mudando de saco para mala, cadê o marketing do SPFW, em especial ao tal “Julio Casares”, já faz uns 20 (vinte) anos que ele disse que em 10 (anos) o SPFW teria a maior torcida do Brasil!!! kkkkkkkk isso ninguém fala… Isso só irá acontecer quando a ciência descobrir uma forma do sexo masculino poder engravidar, aí sim, até lá vai ter o grande Vasco na cola.

  33. Cintia Says:

    Desde quando a Fifa cuida com Campeonato Paulista?????

  34. Du Says:

    SPFC = rebaixado no Paulista de 90

    SPFC = Bicampeão Intercontinental

    SPFC = Campeão Mundial

    SPFC = Construiu o Morumbi com dinheiro público

    SPFC = ganhou os terrenos do CTs da Barra Funda e Cotia, das prefeituras

    SPFC = freguês vitalício do Corinthians

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Quem tiver paciência, leia abaixo a verdadeira história deste time cheio de falcatruas, corrupção e falências, chamado São Paulo Futebol Clube:

    - Diante de uma enorme dívida, os dirigentes são paulinos, liderados por Paulo Machado de Carvalho, sugeriram extinguir o clube e serem incorporados pelo Clube de Regatas Tietê, que pagaria as dívidas e ficaria com o patrimônio do clube, incluindo a Chácara da Floresta, vizinha ao C.R.Tietê?

    - Que alguns sócios se rebelaram contra a decisão, mas acabaram aprovando a fusão em Assembleia, pois do contrário teriam que assumir a dívida, e com a incorporação pelo Tietê, se livraram dela (Assembleia realizada em 14/01/1935)?

    - Que desta forma, o título paulista de 1931 pertence legal e oficialmente ao Clube de Regatas Tietê e ao C.A Paulistano, que o time são paulino, usou o nome de “C.R.Tietê-São Paulo” até 1940 e que, existindo o clube até hoje, este permanece como detentor oficial do Paulista de 1931?

    - Que o que salvou o clube de uma nova falência foi a fusão em 1938 com o C.A.Estudantes da Mooca? O novo time titular foi composto com 9 atletas do Estudantes e 2 do SPFC, que passou a mandar seus jogos na Moóca, sede do Estudantes.

    - Que para “ajudar” financeiramente o SPFC, em 1938, Palestra e Corinthians disputaram o famoso “jogo das barricas”, assim chamado pois colocaram barricas na entrada do Palestra Itália para o povo jogar dinheiro? Os dois clubes nada receberam e doaram a renda para ajudar o SPFC a pagar suas novas dívidas.

    - Que neste “Jogo das Barricas”, Porfírio da Paz (Presidente do SPFC), andou no meio das torcidas adversárias com uma bandeira esticada, para que os torcedores atirassem algumas moedas para ajudar o clube?

    - Que tentaram a todo custo se apropriar do Palestra Itália, já que o Brasil havia declarado Guerra ao Eixo, e o governo havia baixado decreto permitindo a desapropriação de patrimônios de súditos de alemães, italianos e japoneses?

    - Que na semana em que o Palestra mudou de nome, de Palestra para Palmeiras, os dois clubes se enfrentaram em final histórica no Pacaembu, em 20 de setembro de 1942, e o SPFC abandonou o campo aos 19 minutos de jogo, pela marcação de um pênalti para o Palmeiras, quando o placar estava 3 x 1 para estes?

    - Que em dezembro de 1950, a Imobiliária Aricanduva (cujo dono era Adhemar de Barros) conseguiu empréstimo do Governo do Estado (o governador era o próprio Adhemar) para terraplanar e criar toda a infraestrutura em uma gleba na região do Morumbi? Um escândalo de corrupção na época, dentre vários do Adhemar, que viria a ser cassado anos depois. O bairro com todas as benfeitorias passa a se chamar justamente “Jardim Leonor”, nome da esposa do Adhemar de Barros.

    - Que em dezembro de 1951, um ano depois, o SPFC convida Laudo Natel (político ligado a Adhemar de Barros) para tesoureiro e este negociou a compra de 68 mil m2 na região, e “ganhou” (!!!) do Governo do Estado mais 90 mil m2, isso mesmo GANHOU do Governo do Estado 90 mil metros quadrados !!

    - Que em 1966, Laudo Natel já havia se tornado Presidente do SPFC e ao mesmo tempo ocupava o posto de Vice-Governador do Estado quando o seu chefe, Adhemar de Barros, foi cassado por corrupção?

    - Que o Governador determinou que os estudantes da rede pública vendessem carnês chamados “paulistão”, para ajudar nas suas formaturas, e ao mesmo tempo coletando parte do dinheiro para a construção do Estádio?

    - Que é justamente neste período da ditadura, da censura aos jornais, que sem explicar a origem do dinheiro, um clube com pouquíssimos torcedores, que pudesse gerar receita, sem rendas, que construíram um estádio que custou uma fortuna (aliás, quanto custou a construção do Morumbi? Realmente agradeço a informação, pois não consegui achar)?

    - Que para as festas de inauguração do estádio pediram emprestados 2 jogadores do Palmeiras (Julinho e Djalma Santos), 2 do Corinthians (Almir e Ari) e 1 do Santos (Pelé, que contundido, não compareceu), para reforçar o time em partida contra o Nacional do Uruguai?

    - Que no início dos anos 70, o Governador biônico Laudo Natel, acumulava o cargo de presidente do clube, e se sentava no banco de reservas nas partidas, fazendo pressão aos árbitros e Federação?

    - Que nos dois jogos entre SPFC e Ponte Preta, pelo Paulista de 1970, o Governador teve participação decisiva no resultado? No primeiro jogo, em Campinas, o SPFC perdia e no intervalo o Governador chegou de helicóptero, pousou no meio do gramado, foi ao vestiário dos árbitros, e no segundo tempo o SPFC “virou” com uma sucessão de erros da arbitragem… E no segundo turno, no Morumbi, Arnaldo César Coelho “operou” a Ponte, com Laudo Natel supervisionando o esquema a beira do gramado.

    - Que nas semi-finais do Brasileiro de 1981 o SPFC contratou 3 seguranças da Ponte Preta, Brandão, Maurinho e Chitão, para um trabalho especial no Morumbi. Jogavam SPFC e Botafogo. O Botafogo havia vencido o jogo de ida no Maracanã, e vencia novamente os SPFC, em pleno Morumbi, por 2 a 0. No intervalo, os 3 seguranças tiveram o acesso facilitado ao vestiário dos árbitros, que foram agredidos e receberam ameaças ainda maiores para o final do jogo. No segundo tempo o SPFC virou a partida, se classificou, e os seguranças foram levados de volta para Campinas… O árbitro Bráulio Zannoto, declarou ao longo da semana que foi agredido no vestiário por homens armados, e admitiu ter errado ao não paralisar o jogo ou ao menos relatar o ocorrido na súmula, por medo das consequências…

    - Que em 1986 o SPFC teve novamente a ajuda decisiva da arbitragem (Aragão) na conquista do Campeonato Brasileiro, pela inversão de faltas, provocações e pressão sobre os jogadores do Guarani, conforme depoimento dos jogadores que atuaram aquela partida (ver ocasião parecida entre Flamengo x Atlético-MG, em 1981).

    - Que em 1990 o SPFC foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Paulista, mas com o apoio dos dirigentes da FPF e pressão dos clubes Co-irmãos, reverteu a decisão no tapetão, utilizando a fórmula para o Campeonato de 1991? Disputaram a divisão inferior, mas conseguiram fazer com que esta indicasse vaga para as finais, e ainda considerasse esta campanha da segunda divisão para os critérios de desempate nas finais de 1991.

    - Que em 2003, na decisão do Campeonato Paulista, o SPFC mudou a fórmula das finais no tapetão, invertendo a vantagem que o Corinthians possuia, mas que este ganhou os dois jogos, invalidando a tentativa?

    Este é o time da “administração moderna”.

    Não por acaso, o SPFC faz campanha na TV para que seus “simpatizantes” tentem transformar seus filhos em são-paulinos, em uma ação que rivais como Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, Bahia, Coritiba, Sport, entre muito outros, fazem por identidade, alma e paixão!

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Chora Bambis, vcs são a escória!!!!!!!

  35. MOSQUETEIRO Says:

    Que bobagem essa discussao…O que me importa é o momento atual do meu time.

    E VAI CORINTHIANS!!!

  36. Adriano Says:

    Se o SPFC FOI REBAIXADO EM 1990 o corinthians é TRI REBAIXADO no campeonato brasileiro .

  37. Alb Says:

    a questão não é o regulamento. Não disputar não significa não ter caido.
    Virada de mesa? Simples.
    E qual o problema? tantos clubes cairam.
    Tem que acabar com a hipocrisia. Caiu e pronto. Pior é um campeonato roubado.

  38. Wilson Says:

    heheh agora os corintianos ficaram mais felizes! Diminuir um adversário é melhor que ganhar um jogo.

    Esses caras deveriam sim entender que quando ficam tentando desmerecer outros times, bem, isso só pode significar complexo de inferioridade.

    Futebol é meramente cíclico, às vezes estamos melhor, às vezes pior.

    Mas este assunto é bom pro blog, dá audiência.

  39. 6-3-3 Says:

    Não sei porque convidam,otários como Vampeta e Dinei para uma festa de gente que quer ajudar aos necessitados. O babaca se acha engraçado, até levar um chapéu do Lucas e enfiar o rabo entre as pernas…só podiam ser ídolos curicanos…esse tipo de ex-jogador nem deveria pisar no solo sacrossanto do Morumbi!

  40. Fred Says:

    Como caiu se o campeonato não previa rebaixamento?

    cada uma…..só rindo das invejas das Galinhas Rebaixadas e das porqueiras Bi-rebaixadas

  41. Rodrigo Says:

    Paulinho,
    Pense bem, pois se o SPFC foi rebaixado em 91 NO PAULISTA, o curiquinha (vulgo galin…) também foi rebaixado, segundo site da rede bobo – a rede da “massa” – em:
    em 81 no PAULISTA (foi obrigado a disputar a Taça de Prata em 82)
    em 87 no BRASILEIRÃO (Copa União)
    em 2000 no BRASILEIRÃO (João Havelange)
    “Fora a vergonhosa virada de mesa em 1997 que teve Altletico-PR e o Curintia como protagonistas e apenas o Atletico-PR foi rebaixado. Se fosse aplicada a mesma punição (perda de 5 pontos) ao curintia ele teria sido rebaixado também.”John Mitzel

    Afinal nenhum dos campeonatos previam rebaixamento.

  42. Fernando Gentil Rodrigues Says:

    Alvaro

    Hoje em dia,nenhum clube no Brasil,faz contratos que cheguem perto aos do Corinthíans…principalmente o feito pela NIKE/Corinthíans, vocês não sabem de nada!!!

    Tem mais, no proximo mes o Corinthíans ,começa a construir o seu CT,que será o melhor do Brasil….padrão FIFA, com tres campos FIFA e arquibancada para tres mil pessoas.

  43. Fernando Gentil Rodrigues Says:

    Alvaro

    O Corinthíans é sem duvida nenhuma o MAIOR CLUBE do Brasil e se tornara um dos MAIORES do mundo em pouco tempo….NÃO PARA DE CRESCER em todos os segmentos !!!

  44. carlos Says:

    Wilson disse tudo

  45. Tenente Almeida Says:

    Lembra daquel quadr do panico:”Qual a credibilidade de um palhaço?”
    Pois é, qual a Credibilidade da Fifa?
    Soltou um dinheirinho ali, eles aceitam como mundial até a copa traffic.
    Fica aí a dica pros mobrais

  46. O ARROTO!!! Says:

    RE – BAI – XA – DO

    Ponto final.

  47. Ouvidoria Says:

    Todas as entidades do “planeta bola” ja disseram que o SPFW foi rebaixado, nao ha mais o que discutir ou argumentar. So pra bambizada encher o blog de chororo.

  48. ROBERTO MANDROVANNI Says:

    Du.

    Sem falar na torcida que só vai na boa, que faz coreografia de trenzinho e solta fumaça rosa.

  49. alex franco Says:

    Alvaro, O Roberto Carlos NUNCA representou nada para o Corinthians, sem contar q ele tinha e tem uma forte ligação com o Palmeiras, Ja Tele Santana é um semi Deus para a maioria de vcs, não sei se é o seu caso, se a palavra dele não vale pra vcs, ai é q eu não entendo mais nada…

  50. carlos Says:

    Rebaixado num torneio que não havia rebaixamento?
    Sei….entendo a preocupação
    Afinal de contas aqui só se fala nas falcatruas do corintia então tem que inventar que a FIFA diz no seu site e bla bla bla…ou então falar no tal do santoro o véio maluco que briga com o SP.

    Enquanto isso lá no psj só sujeira..bandidagem…..
    Afinal tem que falar dos outros se não fica só na bandidagem dos travecos.

    E falar do SPFC é o que as travecas mais adoram falar.
    Ficam descontroladas.
    hahahahahahahahahahaha

    saudações 6-3-3

  51. carlos Says:

    Tenente Almeida

    Boa pergunta.É só perguntar para aquele reporter ingles que ele tem um dossiê bem interessante sobre a FIFA e o Ricardo Teixeira,amiguinho intimo do cara de areia mijada e do lula.

  52. alex franco Says:

    Roberto Mandrovanni, bem lembrado, o tal do Casares não só disse, como afirmou, só q ele esqueceu q tinha q parar de nascer Corinthiano e Flamenguista na face da terra, depois falam q o nosso time é q tem essa ideia de “MEGALOMANIA”, esse pseudo diretor, não passa de um “ZOIÂO” da pior especie…..Vai Corinthians!!!!

  53. Edson Says:

    Paulinho,

    Você que é um profissional que pesquisa bastante, e sempre divulga matérias com conteúdo, dê uma analisada no regulamento do campeonato paulista de 1990.

    Abraço.

  54. ALAN - SV Says:

    Este tipo de artigo da FIFA não levo em consideração.

    É interessante ver alguns aqui “detonando” o este artigo, mas no caso do artigo com tradução patética e mentirosa muitos aceitaram. Só rindo.

    para mim artiguinho não vale, só vale o oficial.

  55. Alexandre Says:

    Paulinho, sou são-paulino. Em 1990 o SPFC foi mesmo rebaixado no Paulista. Disputamos a segunda-divisão do paulista. O Tele assumiu o comando do time, jogando com adversários inferiores, acertou o time – taticamente, para, após o vexame, ganhar o mundo, como de fato ganhou – Bi da libertadores (quase tri, perdemos uma final) e Bi mundial. O Corinthians seguiu o mesmo rumo do SPFC de noventa. Após ser rebaixado, contratou o Mano, que acertou o time na segunda divisão para ganhar o mundo (Libertadores e Mundial) e tem tudo para repetir a dose, ganhar o Bi da Libertadores e vencer o mundial novamente. Não há nenhum problema no rebaixamento. Problema há em não aprender com ele, como está acontecendo com o Palmeiras.

  56. Gabriel Says:

    Sao Paulinos nao caiam nessa, nunca fomos rebaixados e cantamos isso no estadio…

    Tá com dúvida, olha na wikipedia… mais claro que água, o resto é chororo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1990

  57. Mengão Says:

    Flamengo, São Paulo, Santos, Cruzeiro e Inter-RS nunca caíram. Falar em cair, comemorar título da série B é igual comemorar saida de parente da cadeia: A gente compra a carne, faz churrasco mas dá uma vergonha de falar o motivo da festa, kkkk

  58. alex franco Says:

    Du 9:44, parabens pelo “resumo” pq a muuuiiitttooo mais a dizer, se prepara q as BIXAS vão contestar tudo o q vc escreveu,elas não suportam serem afrontadas com VERDADES……ja devem estar arrancando os esmaltes….ui.

  59. Renato Says:

    hahahahahaha
    pra quem trata o curica como bi mundial….normal….rsrsrsrs
    [2]

  60. Renato Says:

    Du e Alex Franco, copiar o teor daquele e-mail anônimo e ridículo, carente de fontes fidedignas, não agride ninguém. E por falar nele, o historiador do SPFC já desmentiu item por item desta palhaçada. Favor se informarem antes de postarem qualquer bobagem. oooooooouuuuuhhhUUUooooo, gente estúpida.

  61. Kadu Says:

    Até aí, o site da FIFA diz que o Corinthians é bicampeão mundial. Papel aceita qualquer merda.

  62. Wesley de Figueredo Says:

    Cada um fala o que quiser, mas o que vale realmente é o que esta no regulamento do campeonato e neste vídeo o PVC da ESPN mostra a realidade, que no campeonato não havia rebaixamento, pois queriam aumentar a quantidade de clubes na série A, ou seja, o São Paulo perdeu quando o regulamento permitia, regulamento este de conhecimento de todos os clubes antes do início do campeonato. Segue link e saudações tricolores.

  63. SPFC - 1935 Says:

    SÓ SEI DE UMA COISA

    O SPFC FOI CAMPEÃO PAULISTA DE 1991

    POR ISSO INCOMODA TANTA GENTE!

  64. PH TRICOLOR Says:

    Não caiu e nunca cairá!

  65. Alexandre Says:

    Pessoal, quem entende bastante de rebaixamento é o curintha, a Fifa não sabe nem aonde é a cidade de São paulo.

  66. carlos Says:

    Renato
    Só pelo fato de postar aquela bobagem já dá pra ver o nivel do invejoso.É aquele que copia e cola sem saber de porra nenhuma.
    E ainda tem o outro.que dá parabéns Mais sem noção ainda.São esses tipinhos que não sabem nada do futebol e infestam blogs com sua ignorancia.

    E pra piorar tudo o torcedor toy cheio de afetação….
    “ja devem estar arrancando os esmaltes….ui.”

    Olha o papinho do infeliz..Bom ele ja disse aqui que na casa dele só mora mulheres.Deve ser por isso que ele vem com esse tipo de conversa..Acaba deixando trasparecer entende?

    São burros e nem merecem resposta
    Manda procurar na historia não em orkut.

  67. Brasileiro Says:

    NADA A HAVER COM O POST, MAS VEJAM COMO O NOSSO PAÍS ESTÁ SENDO REPARTIDO AOS POUCOS, E SEUS RECURSOS NATURAIS INDO PARA AS GRANDES NAÇÕES, USANDO O ÍNDIO BRASILEIRO COMO PRETEXTO.

    http://www.defesabr.com/blog/index.php/24/12/2012/mercenarios-da-blackwater-na-amazonia/

  68. josm Says:

    Não passa de uma reportagem mentirosa do jornaleco corinthiano FSP. Afirmo com todas as letras que quem fala em rebaixamento do SPFC é mentiroso, sem virada de mesa e outras fantasias, apenas no regulamento.

  69. HugoSPFC TRI MUNDIAL Says:

    Já faz um tempo que esse lixo de site tá de sacanagem, se você entrar na página do São Paulo, é uma bagunça geral, com poucas informações sobre o clube, e sem citar nossos títulos brasileiros e de Libertadores.

  70. alex franco Says:

    Du não falei q elas iam contestar, a bixa mór principalmente, o pior q essa usa varios nicks, bixa covarde…..

  71. carlos Says:

    alex franGa,afetada

    Seu assunto é só viadice?Será que como voce mesmo disse na sua casa só tem mulher e vc ja se sente uma delas?Heim alex franGa?
    E ainda insiste em dizer que uso varios nicks?
    Desafio voce a provar isso .Pergunta pro dono do blog chama o FBI,seu babaca afetado.

  72. Marcelo Says:

    Bom, como disse acima, sou tricolor e confesso que como grande parte dos brasileiros, desinformado…. fiquei perplexo quando vi o video do PVC… realmente não houve rebaixamento…. mas convenhamos, que regulamento ridículo de um campeonato mais ridículo ainda.

  73. Fielzão 2044 Says:

    NÃO TEM O QUE DISCUTIR
    ISSO AQUI É A PROVA… É FATO REGRA É REGRA
    TÁ LÁ ESCRITO

  74. Fielzão 2044 Says:

    Se o regulamento é ridículo, o SPFC não tem culpa, logo NÃO HOUVE REBAIXAMENTO. Tá lá… está escrito e foi assinado por todos os outros clubes. Inclusive não tinha nem cabimento, já que o SPFC não ficou entre os 4 últimos. E inclusive já tivemos em anos posteriores o mesmo esquema de campeonato, porém com rebaixamento.

    Por mim meus caros rivais podem começar seus MIMIMI, BLA BLA BLA E O chorororo… SÃO PAULO NUNCA FOI REBAIXADO.. MAS SALVOU O RIVAL DE SER. ISSO NGM QUER FALAR.

    MAS SABEM PQ SALVOU? PQ NÃO PRECISAMOS ENTREGAR O JOGO PRA FERRAR RIVAL, COISA QUE RIVAL FARIA E FAZ.

  75. Alex Franco Says:

    A carapuça serviu !!!!

  76. Thiago Zago Says:

    Bi Falidos e Rebaixados no estadual

  77. carlos Says:

    Alex FranGa afetada

    Voce ja me acusou que uso outros nicks.Prova
    Como a carapuça serviu?vc ja me acusou disso antes
    Eu acho que é voce que ta com mania de perseguição.
    Já sei.É ainda essa história de “antis”.
    Torcedores corintianos bunda mole como voce começaram a chorar pelos cantos que outras torcidas eram anti.Todos contra nós BUÁÁÁÁÁAÁ.Virou aquela choradeira ridicula.Agora dizer que uso outros nicks.falta de argumento?

    Voce e esse bando de bunda mole chorões envergonham qualquer torcida.

  78. carlos Says:

    se o regulamento assinado por todos clubes não previa rebaixamento então não houve rebaixamento.simples

    não adianta

    Ja não chega as galinhas se justificando do roubo do Isentão falando do morumbi.Agora essa.Só porque cairam querem porque querem que o SPFC também caia.Naõ caiu,Aceitem a realidade.Voces cairam,nós não!

    E deixem de ser mal agradecidos.
    Nós tiramos voces da segundona do paulista quando o regulamento previa rebaixamento.Ganhamos do Juventos e salvamos voces.Tem galinha que até hoje acende vela pro São Grafite…hahahahahahahahah

  79. Renato Jungbluth Says:

    NUNCA FOI REBAIXADO! Pra quem tem dúvidas liga na FPF ou pergunta para o PVC que já explicou tudo. Alías, se fosse rebaixado não poderia ser campeão em 91, então chupa! O Paulinho gosta de uma polêmica com isso, talvez para tornar sua vontade em verdade. Vem agora com uma frase no meio de um texto qualquer no site da Fifa que nada tem a ver com o Paulista. Por favor, né. Aliás, a frase não é de todo errada, basta o mínimo de inteligência e informação para entender.

  80. João Domingos Custodio Says:

    O campeonatoi de 1990 não tinha rebaixamento.Portanto, o tricolor nunca foi rebaixado.E mesmo se tivesse sido,qual o problema?Depois o time foi tri mundial,tri da Libertadores,hexa brasileiros, além de outros títulos.Isto é o que importa.

  81. soberano Says:

    seus otarios si entidade de futebol fosse coisa seria nem era pros frangos serem campeoes do mundo ou si esqueceram da invasao das galinhas ao pacaembu em 2006 ea conmebol nada fez

  82. Pedro Vidal PeterPc Says:

    Q credibilidade tem a FIFA ?????

  83. Paulo César Says:

    Caro Paulinho, tenho grande respeito ao seu trabalho mas cuidado para na virar um J. kfuri falando asneira do SPFC.

  84. Joao Marcos Andrade Says:

    Que bobagem e perda de tempo em falar de um clube segundo plano como esse do Jardim Leonor ,para com isso,primeiro a gente fala bem do Corinthians ,segundo vcs falam mal do Corinthians e depois e sobrar tempo a gente fala do “RESTÃO” ,rebaixado ou não ,campeao ou nao,o SPFC e segundo plano.

  85. MarcioSP Says:

    Isso só prova que a Fifa não traduziu e não leu o regulamento.
    O Soberano nunca caiu.
    E, como sempre, isso incomoda a todos.

  86. Lucas Says:

    Está história, parece estar mal contada. Primeiro um diz que não foi rebaixado, depois falam que foi. Precisamos rever melhor sobre isso, se o SPFC foi rebaixado de GRUPO ou de SÉRIE. Estou pesquisando e os dois lados são fortes. Mas pelo que parece, segunda FPF(Federação Paulista de Futebol), o São Paulo Futebol Clube não foi rebaixado, mas precisamos ver se moralmente foi.

  87. Marcos Says:

    O sp foi rebaixado sim, inclusive a Folha de SP noticiou esta matéria no dia 21/06/1990, onde até os dirigentes são-paulinos lamentavam a queda, mas fizeram uma virada de mesa, e aí o clube não disputou a segundona….aqueles tricolores que ficam zoando o palmeiras e o corinthians por causa do rebaixamento no brasileiro, já podem enfiar o rabo entre as pernas e ficar quietinho, pois pior que cair no brasileiro, é cair no paulista, e pior, virar a mesa, coisa de time sem vergonha e sem moral!

  88. João Says:

    Quanta ignorância, esse povo IMBECIL que não sabem ler e muito menos conhecem o regulamento de 1990. Como vi num comentário acima de um São Paulino chamado MARCELO, “Gente para de polêmica… era o regulamento cair 10 times? Era… então caiu sim…”. O cara é tão idiota que nem de regulamento ele entende, e não sei aonde ele viu que o regulamento era cair 10 time, pois estava escrito bem claro que no ano de 1990 não haveria rebaixado e que só iria começar esse tal “rebaixamento” no ano de 1991 adiante. Então antes de escrever um monte de MERDA, pesquise um pouco e leia com atenção.

    O São Paulo não foi “rebaixado”, no regulamento não previa o tal rebaixamento. Pode se dizer, talvez, que o São Paulo foi “rebaixado” de grupo e não de sério, ou melhor, a Federação Pauli$$$$ta queria reduzir o numero de equipes e acabou criando um segundo grupo. Como o SPFC não se classificou ele foi separado para esse grupo ll, mais conhecido como grupo da repescagem.

    E para os corintianos que estão aqui falando merda, assista ao vídeo aonde o Roberto Carlos (quando estava no Corinthians) deu uma entrevista dizendo que o torneio chamado de “mundial” pelos corintianos não passou de um MUNDIALITO, e ainda ressaltou que os clubes vieram apenas passear, que nem treinavam,e que algumas horas antes do jogo, os jogadores estava em shoppings fazendo compras. DESSA HISTÓRIA OS CORINTIANOS NÃO FALAM NADA! CHUPA BANDIDOLÂNDIA!

  89. dono de granja Says:

    O campeonato é paulista, quem administra é a fpf (federação paulista de futebol) e éssa diz que o são paulo fc não foi rebaixado no ano de 1990. Quando alguem disser que o tricolor caiu no paulista sãopaulino, diga o seguinte (parafraseando as galinhas) “consulte o site da fpf”………o resto são factoides da imprenssa “galinacea”

  90. A copa é nossa!!! Says:

    Os.bambis tentam mentir mas a verdade sempre aparece!
    E nao adianta falar do corinthians!
    Quem falou foi a fifa e nao o corinthians seus idiotas!
    Chuuuupa bambis time grande nao cai?????
    Kkkkkkkkk

  91. dago delatorre Says:

    Fifa é a mesma empresa assolada em corrupção??? empresa presidida anos por um safado brasileiro afastado por corrupção?? compra de votos para “eleger” sedes das proximas copas ???

    quem é a FIFA ?? alem de uma entidade controlada por velhos, vagabundos e corruptos?? façam me o favor a FIFA nao vale nada!!! alais o futebol é esta merda pois a fifa esta lá pra garantir “os interesses” das cartas marcadas!!! deixem de ser otarios!!

  92. dago delatorre Says:

    Atendendo aos inúmeros pedidos, encaminho abaixo detalhes sobre os fatos ocorridos durante o Campeonato Paulista de 1990.

    Ele foi dividido em 2 grupos:

    Grupo 1: Corinthians, Internacional, Bragantino, Novorizontino, Palmeiras, São Paulo, Mogi-Mirim, Santos, Portuguesa, União São João, São José e Guarani.

    Grupo 2: Catanduvense, Juventus, Botafogo, XV de Piracicaba, XV de Jaú, América, Noroeste, São Bento, Santo André, Ferroviária, Ituano e Ponte Preta

    1) Segundo o regulamento do Campeonato Paulista, durante as duas primeiras fases as equipes se enfrentariam dentro e fora de seus grupos. Sendo que os 12 times com melhor campanha, independentemente do grupo do qual fazia parte, se classificariam, automaticamente, para a Quarta Fase:

    O que aconteceu: As equipes classificadas foram o Corinthians, Palmeiras, Bragantino, Santos, Mogi-Mirim, Portuguesa e Novorizontino, pelo Grupo 1 e XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária, Ituano e América, pelo Grupo 2.(Regulamento Cumprido)

    2) Conforme o regulamento os campeões de cada grupo se classificariam automaticamente para a Copa do Brasil de 1991.

    O que aconteceu: Corinthians e XV de Piracicaba foram os vencedores de seus grupos e se classificaram para a Copa do Brasil de 1991. (Regulamento Cumprido)

    3) O regulamento informava que as equipes que não tivessem se posicionado entre as 12 melhores aos longos das duas primeiras fases, deveriam disputar a Terceira fase, uma espécie de repescagem. As equipes seriam divididas em dois grupos de 6.

    O que aconteceu: As equipes foram divididas em 2 grupos, o primeiro formado por Botafogo, Internacional, Santo André, São Paulo, Ponte Preta e Noroeste e o outro por Guarani, Catanduvense, São José, Juventus, União São João e São Bento. (Regulamento Cumprido)

    4) O regulamente definia que apenas os campeões de cada grupo desta terceira fase, se classificariam para a quarta fase, quando se juntariam aos demais 12 classificados anteriormente, e seriam divididos em 2 grupos de 7.

    O que aconteceu: Botafogo e Guarani foram os campeões de seus grupos e se classificaram para a Quarta fase. Nesta fase, as equipes foram divididas em 2 grupos de 7. O primeiro grupo foi formado por Bragantino, Corinthians, Botafogo, Santos, Ituano, Mogi-Mirim e XV de Jaú, o segundo grupo foi constituído por Novorizontino, Palmeiras, Guarani, Portuguesa, América, XV de Piracicaba e Ferroviária. (Regulamento Cumprido)

    5) Quanto ao rebaixamento, vamos ao texto original do regulamento oficial do Campeonato Paulista de 1990. Parágrafo 1º do artigo 5º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especail de Futebol Profissional”

    O que aconteceu: O Campeonato Paulista de 1991 foi constituídos por 2 grupos de 14 equipes: Grupo I formado pelos 14 classificados para a Quarta Fase do Campeonato de 1990 – Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Guarani, Bragantino, Santos, Ituano, América, Novorizontino, XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária e Mogi-Mirim; Grupo II formando pelas 10 equipes que não se classificaram para a Quarta Fase do Campeonato de 1990: São Paulo, Internacional, Santo André, Noroeste, Catanduvense, Juventus, Ponte Preta, União São João, São José e São Bento, mais 4 equipes originária da Divisão Especial de 1990 que foram: Olímpia, Marília, Sãocarlense e Rio Branco (Regulamento Cumprido)

    6) Por fim, voltando a Quarta Fase do Campeonato de 1990, o regulamento previa que os campeões de cada grupo disputariam o título

    O que aconteceu: Bragantino e Novorizontino foram campões de seus grupos e decidiram o título em 2 jogos, nos dias 22 e 26 de agosto. O título foi conquistado pelo Bragantino (Regulamento Cumprido)

    Também sugiro o vídeo abaixo que mostra o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, explicando o regulamento do Campeonato Paulista:

    [youtube:http://youtube.com/watch?v=g2n8vzxKRPs

    E foi assim que a história aconteceu.

  93. Ivan Says:

    no regulamento do paulista 1990 deixa entender que nem um time na quele ano iria cair , que no ano seguinte iria dividir dois grupos para o paulista 1991. que o SÃO PAULO FC foi campeão por 3 x 0 . vocês que, tem duvida é só ler o regulamento reclamar com quem fez.. SÃO PAULO FC nunca sentil o gosto amargo de uma segunda divisão. é só ler regulamento1990

  94. Antonio Carlos de Carvalho Says:

    AO JOHN MITZEL.
    Vou acabar com suas mentirinhas baratas:
    1ª) o Corinthians (aprenda a escrever, seu viado!) teria sido rebaixado em 1986?
    Ele terminou em 7º lugar: http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br1986.htm
    2ª) e em 2000?
    Ele terminou em 28º entre 115 clubes.
    http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br2000.htm
    3ª) Fora a vergonhosa virada de mesa em 1997 que teve Altletico-PR e o CORINTHIANS (APRENDE A ESCREVER, VIADO!!) como protagonistas e apenas o Atletico-PR foi rebaixado. Se fosse aplicada a mesma punição (perda de 5 pontos) ao CORINTHIANS (APRENDE A ESCREVER, VIADO!!) ele teria sido rebaixado também?
    O Atlético/PR terminou em 11º lugar.
    O Corinthians em 18º lugar.
    Nunca se provou nada contra o Corinthians, tendo sido o caso julgado até na justiça comum.
    na verdade, a virada de mesa foi a favor do Fluminense e outros clubes que caíram mas ão foram rebaixados.
    http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br1997.htm

  95. betobaixistaRoberto Says:

    Este ingresso mostra a série que o SP jogou…
    http://bolaearte.files.wordpress.com/2013/10/ingresso-sao-paulo-seg-div.jpg

  96. Marcos Antonio Says:

    vergonha timinho sem qualidade ,ainda tem idiotas que ficam dizendo que não caiu so foi pra serie a2 bando de bambis vagabundos.

  97. MarcioSP Says:

    É só ler o regulamento: não houve rebaixamento.

  98. Alexandre Says:

    1987 – Ultimo colocado da Copa União
    1997 – Esquema de fabricação de resultados…Só o Coitado do Atlético – PR se fudeu
    2000 – Ultimo colocado da Copa João Havelange

    Se orienta meu caro…Teu time é história suja…

  99. Alexandre Says:

    E pra terminar com vc seu prego…Bota na tua cabeça que essa FIFA sempre foi um orgão sem credibilidade…Se reergueram com lavagem de dinheiro e contratos suspeitos…Não tinham nem condições de sediar um Mundia Interclubes de tão precária que era a situação…Precisou a Toyota bancar o Mundial por muitos anos…Mundial que vcs sonharam 89 anos em poder disputar…Quando ganhavam alguma Copa do Brasil por ai já saiam na midia com o tal Projeto Tóquio…E agora ficam desdenhando do meu Tricolor…Só pq ganhou um Torneio De Verão precisando de um gol roubado que a bola nem entrou pra poder se classificar para Final…

    É mediocre…Respeite a História do Maior do Brasil seu Jornalista de Merda…

  100. S.P.F.C de Says:

    Sim,fomos rebaixados para a A2 é verdade,ao meu ver o modulo amarelo era apenas um disfarce,enquanto não temos nada a desfarçar,nos continuaremos sendo maior que os nossos rivais,nos somos Tri-campeões mundiais e continentais mesmo!

    “Salve o tricolor paulista,amado clube Brasileiro,tu es fortes tu es Grande,ENTRE OS GRANDES É O PRIMEIRO…”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: