Lobão tem absoluta razão sobre Mano Brown e Racionais MCs

O cantor Lobão foi um ícone do rock brasileiro nos anos 80, com letras corajosas e musicalidade inconfundível.

Ajudou, assim como Cazuza, entre tantos outros, a moldar boa parte do pensamento daquela geração.

Foi o período mais criativo do rock nacional, época em que as letras das músicas tinham o que dizer, e representam, em grande parte, angustias e desejos de quem lutava contra um sistema que, logo depois, deu lugar à democracia.

Por outro lado, Lobão também errou – não sozinho, num ou outro posicionamento, principalmente os que induziam favoravelmente para o consumo de drogas.

Mas, a bem da verdade, manteve, até nos equívocos, a coragem, chegando a compor um belíssimo disco, ainda numa de suas passagens pela cadeia.

Décadas depois, ontem, em entrevista à FOLHA, Lobão voltou a falar, novamente sem ser politicamente correto, acertando e errando bastante, sobre diversos assuntos.

Mas seu maior acerto, indubitavelmente, foi desmistificar a banda Racionais MCs, símbolo da criminalidade, que tem o vocalista Mano Brown, violento “ídolo” dessa gente, tratado por boa parte da mídia como defensor dos mais pobres.

Não é.

Nunca foi.

Pelo menos não daqueles que prezam pela vida com dignidade e honestidade.

Brown, como relatou com brilhantismo Lobão, sempre foi massa de manobra não apenas do PT, mas também de diversas facções criminosas ligadas ao narcotráfico, entre outros crimes, de semelhante gravidade.

Soube manobrar, como poucos, os anseios de um povo sofrido, que enxergava no cantor uma espécie de voz contra o sistema, sem saber de sua estreita ligação com aqueles que dizia combater e desmascarar.

Além disso, tratava o mundo do crime com o glamour dos contos de Sherwood, levando os menos dotados a acreditarem que a solução contra os políticos e “opressores” era retribuir com criminalidade.

Uma distorção suja, imoral e que deveria ser combatida, nunca exaltada.

Confira abaixo duas declarações de Mano Brown a TV Cultura, que tratam por dar ainda mais razão a Lobão, que, reitero, foi absolutamente infeliz ao tratar de diversos assuntos em sua entrevista, principalmente a visão sobre o período de ditadura, mas acertou na mosca ao se referir ao Racionais MCs.

Razão pela qual já está sendo ameaçado pelos seguidores da bandidagem e também pelos “trollers” de plantão, ligados ao Partido dos Trabalhadores, aquele mesmo que tem como símbolo máximo o braço curto, que pouco ou quase nada travalhou.

MANO BROWN SOBRE LULA E O PT

“É, eu gosto do Lula, sou eleitor do Lula, apóio o Lula, falo bem do Lula em qualquer lugar e não espero benefício por isso.

Não conto com benefício do Lula ou que venha do PT.

Se vier, firmeza, mas eu não espero por isso.

Eu acho que o Lula é um cara que veio de baixo, certo?

Ele sabe que dar a cabeça dos amigos dele para os inimigos, ele não vai dar.

Ele vai esperar a justiça se fazer por conta própria.

Ele está se posicionando certo.

Acho que não é da índole dele entregar um amigo dele que deu mancada, entendeu?

Ele não faria isso.

Ele sabe o que é que é isso.

Ele não faria isso.

Agora, ele vai deixar descobrir.

Se descobrir, é pau no gato, é lamentável.

MANO BROWN SOBRE O MUNDO DA CRIMINALIDADE

Eu chego a dizer que eu nem considero ele [o ladrão] desonesto.

Diante da realidade e das armas que eles têm pra lutar, das armas que eles aprenderam como meio de sobrevivência, eles são honestos.

Eu tenho certeza de que, com os parceiros deles, eles são honestos; com a família deles, eles são honestos; com os mano que tá preso, eles são honestos, tá ligado?

Eles são honestos com quem é honesto com eles.

Quando você fala que um assaltante de banco é desonesto, você tem de olhar para a sociedade… se a nossa sociedade é honesta.

Eu costumo falar para os mano, quando a gente tá conversando, que a nossa sociedade é criminosa, é omissa; ela é cega quando quer, surda quando quer.

Omissão é crime.

Na categoria de criminosos, tá todo mundo na mesma, é igual.

126 Respostas to “Lobão tem absoluta razão sobre Mano Brown e Racionais MCs”

  1. Vurgo - O ORIGINAL Says:

    Mano Brown, recolha-se à sua insignificância…

    Esse cara é um puta massa de manobra…

  2. Rafael Says:

    Discurso distorcido e megalomaniaco bem ao estilo do Molusco.

  3. sandro Says:

    Vão deixar esse cara “solto”?

  4. Lampião Says:

    Não opinarei sobre isso.

    Sugiro chamar algum curicano para opinar sobre bandidagem, tráfico, criminalidade, facções criminosas, etc.

    Creio que só pode opinar sobre essa assunto algum curicano com conhecimento de causa.

  5. euclydes zamperetti fiori Says:

    Mano Brown

    Expressão fiél da cultura da maioria de nossa gente, ou seja, praticar e adorar o pouco estudar e produzir, ao mesmo tempo, exigir facilidades e criticar aqueles que lutaram e lutam honestamente para viver dignamente.

    Se liga São Paulo

    Acorda Brasil

  6. edu Says:

    Bom,basta ver o “tipo de gente” que curte essas músicas podres,para tirar suas conclusões.
    Eles simplesmente descriminalizam os traficantes,assaltantes assassinos de policiais,estes tratados como “raça do (c@#%lho”).Francamente,tratar a sociedade como desonesta para ,justificar o aumento de VAGABUNDOS que roubam e matam os pais de familia, é no mínimo hipocrisia,para não falar coisa pior.
    Tenho certeza que a maioria que lê o blog e posta aqui,inclusive o próprio blogueiro Paulinho, são de origem humilde,assim como eu,entretanto,nunca deixei meus estudos de lado por causa que estava faltando “pão para tomar café”,nunca precisamos roubar dos outros ou traficar!
    Essa é uma das mais esfarrapadas desculpas para justificar atitudes baixas de marginais que não querem levantar às 4,5 ou 6 da manhã,pegar o busão lotado ou o trem e ir para o trabalho.
    “Trabalhar é ruim,é mais fácil tirar de quem trabalha por mim”…

  7. Says:

    Vishe… será que vão me prender então por sair de casa as 7 horas e voltar as 23:00 porque eu trabalho e faço faculdade? kk

    E eu conheço muita gente que veio de família bem humilde e hoje tem uma condição boa….

    TINHA QUE SER ELEITOR DO NINE FINGERS!!

  8. marcelo gonçalves Says:

    Caro Paulinho ,o Lobão não deve ser levado a sério é um cancionista medíocre que critica outros cancionistas melhores ,os trechos do Mano Brown vc pode extrair os mesmos exemplos de alguns manifestos revolucionários(veja não sou a favor do Mano Brown)mas considerando-se as premissas colocadas por ele ,não vejo absurdo nenhum nas frases,o Lobão está a serviço de quem ? ou o Lobão está acima do Bem e do Mal ? é um ícone do pensamento contemporâneo brasileiro ? ou um roqueiro falido em busca de um pouco de mídia,enquanto o Mano Brown nem na tv aparece reflitam !!

  9. Rica Says:

    Mano o que? Isso é lixo. Pena que ele não estava no Carandiru naquele dia maravilhoso,apesar de só 111 mortos.Viva o lobão,que erra muito,mais tem conteúdo.Como diria aquela música do Ira:não quero ver mais essa gente feia,não quero ver mais os ignorantes,eu quero ver gente da minha terra,quero ver gente do meu sangue…Pode me criticar,mais pelo menos não sou hipócrita!!!

  10. Fielzão 2013 Says:

    Por que os comentários ridículos do Bambião não são censurados? Qual é o caso?

  11. Frederico Says:

    A parte boa da ditadura militar era a cultura.
    Bons compositores, teatrólogos, escritores. A nossa MPB era poética, rica. Hoje esse compositores(?) mal sabem escrever. Até o brega/popular era superior. O jabá já existia, mas o cantor tinha ao menos que saber cantar, bem ao contrário do que se ouve hj
    Salvo algumas poucas excessões, o cenário pós ditadura é sofrível. Surgiram Cazuza, que apesar de péssimo cantor sabia escrever, Renato Russo, e um ou outro músico perdido.
    Até acredito que exista algo aproveitável, mas com certeza está perdido no meio de tanto jabá e tanta porcaria que se vende.
    Nem falo da literatura, que virou uma febre de livros de auto ajuda/religião onde é muito bláblabla e pouco conteúdo, vendendo muito mais ilusão que cultura.
    Veio a internet e, sinceramente esperava que isso poderia mudar. Mas 90% do que se lê na web é lixo. A começar pelos erros absurdos de português, mesmo com corretores ortográficos a disposição.
    E por último, o pior de tudo. A televisão. Novelas, BBB, Faustão, Gugu, Ratinho, Marcia, Datena…Se vc quiser algo um pouco menos ruim na TV aberta, poderá assistir nos horários menos nobres, como domingo bem cedo, ou na madrugada. Muito pouco por uma TV disponível 24h/dia. Sorte de quem tem TV por assinatura e pode escolher, desde que não fique preso aos canais globosat.

    Mas quanto pior melhor. O que fazer? Enquanto o atraso vai aumentando, vemos o mundo progredindo, melhorando. Chilenos Uruguais, Colombianos. Dos asiáticos melhor nem falar.
    Igual a nós, só mesmo nosso hermanos argentinos e Paraguai, uma especie de Porto Rico sulamericano.

    E as filas nos hospitais aumentando, criminalidade tomando conta, educação de mal a pior….

  12. Francisco de Paula Transmontano Says:

    Acho que se o Sr. Euclydes Zamperetti Fiori gosta de exibir seus comentários por aqui, deveria democraticamente liberá-los em suas postagens #liberaFiori
    _,

  13. Lampião Says:

    Fielzão 2044

    Não digo nada além da verdade!

  14. André (@Megalodon_br) Says:

    Sempre tem um animal para apoiar esses vagabundos! Inacreditavel!

  15. Alex Franco Says:

    Quem incita violencia(Racionais) deveria ser preso tb, agora o playboyzinho da Zona Sul carioca, amigo de traficante e usuario (financia o crime) é bem hipocrita no discurso, no Brasil pra se vender livro neguinho atira pra todo lado. IDIOTA é compra o livro desse cara.

  16. ROBERTO MANDROVANNI Says:

    Lobão + Mano Brown = É o tchan…tchan, tchan…tachachannn

    Me desculpe, ambos em nada contribuem com suas falacias, falam demais e tudo morre sem nenhum atitude concreta, falar até papagio fala.

  17. Rodrigo Alencar Says:

    Ok,

    Eu vim de baixo, lembro todos os dias quando eu acordava as 04 da manhã e ia trabalhar vendendo lanche, no caminho para refinaria meu pai colocava no som do carro Racionais MC’s, eu tinha apenas 8 anos, eu odiava ter que trabalhar enquanto todos meus amigos estavam no colégio, meu pai, que acordava as 2 da manhã, sempre me explicava como Mano Brown via o mundo, o nosso mundo, um mundo de dois lados, o do trabalho e um da criminalidade, aquele mundo que um operário da construção civil, também chamado de Peão, deixa de comer pra poder levar o máximo possível pra casa, aquele mundo em que todos tiram um pedaço seu, aquele mundo que o seu suor não dá em nada, suas lagrimas e gritos não vistas por ninguém, e mesmo assim perante a tudo aquilo que passávamos eu sempre me baseava na seguinte frase: “[...]Tudo, tudo, tudo vai, tudo é fase irmão, [...]” mesmo com 8 anos eu compreendia o que aquilo queria dizer, vi todos os meus amigos, de renda menor ou igual a minha, cair no mundo da criminalidade, drogas entre outras, mas todos os dias eu escutava “Negro Drama” via minha história, um dia eu vi um LP do Racionais, onde ele dava conselhos a uma criança, sobre a vida, estudos e família, com 11 anos e o caminho mais fácil na porta ( a bandidagem ) resolvi nadar contra a maré fui, estudei, trabalhei mais e mais, comprei meu primeiro mp3 com a merreca que eu ganhava com meu primeiro estagio e a primeira música que ele recebeu foi do Racionais, hoje, com 22 anos, formado, certificado e com um cargo que faz inveja a muita gente, continuo ouvindo Mano Brown e agradeço a ele o que eu fui, o que eu sou e o que serei, sim, várias pessoas distorceram tudo aquilo que ele era, uma ‘pá’ de meninos bandidos resolveram se inspirar nas entrelinhas das músicas de Mano Brown, mas isso nunca, nunca, vai mudar a consciência de quem realmente precisa das músicas dele.

  18. Alessandro Says:

    Acho que ta faltando interpretação de texto para todas as partes aí. Mano Brown não convoca pessoas ao crime, na minha opinião, ele descreve a realidade de uma determinada camada da sociedade. Pode ser, sim, uma leitura e descrição tosca mas não mostra relação com a criminalidade.
    E o Lobão, continua querendo aparecer na mídia falando o que pensa mas não vejo fazendo nada efetivo pra contribuir com o país.

  19. Grisalho Says:

    ” Ajudou, assim como Cazuza, entre tantos outros, a moldar boa parte do pensamento daquela geração” . É fato…e deu no que deu. Cazuza…Lobão…Mano…que exemplos são para moldar pensamentos??

  20. Franco Yuri Feitosa (@FrancoFeitosa) Says:

    Caro Paulinho. Leio sempre seu blog e gosto de muitos posicionamentos, mas gostaria de emitir uma opinião que parece ser muito adequada e vou usar esse post como pano de fundo.
    Mano Brown é sim massa de manobra. Já ouvi vários posicionamentos absurdos dele com relação a política e são muito pobres, nada embasados e visivelmente manipulados. Entretanto, acredito muito que a visão social da sociedade em geral é tão obtusa quanto a do referido rapper dobre política. As condições sociais são sim combustíveis para desvios de comportamento e formação de caráteres disformes. É muito fácil falar que o cara é bandido porque quer, e acho que o trabalho do Brown, ainda que distorcido em muitas nuances, traz em certa medida ingredientes que deveriam ser analisados com muita atenção por pessoas do poder público. Lobão, que assim como você, concordo com algumas coisas e discordo de outras, é um filhinho de papai que jamais terá sensibilidade social. Faço diversos trabalhos na comunidade e estou convencido de que a verdade tem inúmeras facetas, e precisam ser entendidas para que sejamos justos em nossos posicionamentos e para que a voz popular bem fundamentada ser ouvida pela pequena fatia de pessoas públicas honestas que têm o poder de fazer alguma coisa para atender as comunidades menos favorecidas. É assim que fazemos justiça. Abraços!

  21. Franco Yuri Feitosa (@FrancoFeitosa) Says:

    E só para complementar, tenho sempre um pé atrás com opiniões muito incisivas. Ao contrário do que possa parecer, não gosto de pessoas que ficam em cima do muro. Mas também me preocupo quando as pessoas são exacerbadamente contundente, porque na grande maioria das vezes, deixou de considerar alguns fatores. Os contundentes, na maioria das vezes são superficiais, e acabam se escravizando com suas próprias palavras. Sou a favor de se desenvolver profundidade para se falar sobre qualquer tema. Se não a tiver, estude um pouco mais antes de falar ou não fale. Às vezes as pessoas perdem uma grande oportunidade de se abster. Isso, definitivamente, não é covardia: é sabedoria! Abraços

  22. ROBERT MARQUES Says:

    Porra Paulinho tá pisando na bola.. Eu assisti essa entrevista do mano Brown a séculos atrás e você está levantando isso agora? Pelo amor de Deus, assista a entrevista e veja que você está cometendo uma grande injustiça, pois, mano brown é do povo e é muito correto..
    O fato de conviver no meio do sistema periférico não o torna bandido ou apoiador do narcotráfico, apenas significa que ele não renega suas origens..

    Abraços..

    Robert Marques.

  23. Luciano Junior Says:

    Caro Rodrigo Alencar,

    Se vc com um “cargo de fazer inveja a muita gente” continua ouvindo esse cara vomitar asneiras acaba de atestar o quanto nossa cultura é medíocre e nossa juventude é manipulada.

    Tbm já ouvi muito Racionais e toda a turma do Rap nos anos 80 quando vc nem era nascido. A verdade é q esses caras mudaram seus posicionamentos. Fazem apologia a drogas, crime, malandragem e ainda acham certo fazer o errdado. Quando percebi isso e depois q conheci o que é musica de verdade, o que é cultura de verdade, larguei mão disso. E lá se vão 20 anos.

    Hj, eu q tbm trabalho desde 8 anos, estudei muito, trabalhei e ainda trabalho bastante, tbm tenho uma ótima posição na maior empresa privada do setor bancário na América Latina, tenho fluencia em outros idiomas, já viajei pelo Brasil todo, por parte do exterior, moro em uma boa casa, tenho bons carros e frequento bons lugares.

    E a maioria dos meus amigos que continuaram e continuam ouvindo essa droga q vcs insistem em chamar de música, estão mortos, presos ou trabalhando em empresas pequenas com cargos subalternos, morando mal, andando de carro financiado em 70 mil vezes, se matando pra ganhar um salário pífio de no máximo R$2.500,00 e se contentando em fazer churrasco na lage e viajar pra Praia Grande e Perúibe nas férias e feriados.

    Eu prefiro ouvir um concerto em Berlim ou mesmo na Sala São Paulo, com pessoas de nível intelectual, cultural e financeiro melhor e continuar a crescer profissionalmente e culturalmente.

    Ah, só pra não te decepcionar. Sou formado, certificado com MBA na pelo Universidade de São Paulo.

  24. JC Ferrari Says:

    Finalmente alguém teve a coragem de falar algo sobre esse bandido e seu grupo de criminosos! Há alguns anos o boçal Arnaldo Antunes tentou fazer uma crítica, mas foi bastante inócua e branda.
    Já o grande Lobão disse o que estava entalado na garganta das pessoas de bem, que conseguem enxergar além do óbvio.
    Parabéns, Lobão!

  25. paulo mota Says:

    não vamos julgar o lobão e nem o brown pelas suas atitudes do passado,pela vida pessoal,mas podemos julga-los pela melhor atitude para com o próximo,lobão tem toda razão,mas no nesse caso a culpa não é do brown e nem de qualquer um outro músico que expressa na música sua ideologia politica,a culpa é dos eleitores e do idiota que se ver abduzido pela televisão e seus processos de manipulação,a culpa é e sempre será da própria vítima por idolatrar seu idiotismo,o brasileiro pensa que se martirizar tendo uma imagem de coitadinho irá obter algum clamor ou comoção social.A geração de 50e 60 e viveram ativamente os meados de 70 e inicio de 80 fizeram muito para a ideologia cultural e pessoal,essa geração dos anos 90 o que tem feito além de se manifestar a favor da ignorância?essa geração bob esponja está criando uma hiper fabrica de mini prostitutas e adolescentes que imaginam que vender crack garantirá sua aposentadoria ao invés de um trabalho cujo seu celebro seja explorado,outros imbecis imagina que virar servidor público tem algum prestigio social.

  26. wilson Says:

    Coerência total: lixo falando lixo…..

  27. Carlos Alberto Says:

    Estou lendo que muitas pessoas aqui estão falando que o mano Brown é HONESTO…

    Teve um evento na vila belmiro que o Mano Brown recebeu o dinheiro antecipadamente, assinou o contrato..na hora do evento não cumpriu nada que tinha acordado e nao devolveu o dinheiro..

    Quem é o honesto??..as pessoas compram o que sai na midia…

  28. Alemão Says:

    “Ae,
    Na época dos barraco de pau lá na pedreira
    Onde vocês tavam?
    O que vocês deram por mim ?
    O que vocês fizeram por mim ?
    Agora tá de olho no dinheiro que eu ganho
    Agora tá de olho no carro que eu dirijo
    Demorou, eu quero é mais
    Eu quero é ter sua alma
    Aí, o rap fez eu ser o que sou
    Ice blue, edy rock e klj, e toda a família
    E toda geração que faz o rap
    A geração que revolucionou
    A geração que vai revolucionar
    Anos 90, século 21
    é desse jeito
    Aí, voce saí do gueto,
    Mas o gueto nunca saí de voce, morou irmão?
    Voce tá dirigindo um carro
    O mundo todo tá de olho ni você, morou
    Sabe por quê?
    Pela sua origem, morou irmão?
    é desse jeito que você vive
    é o negro drama
    Eu não li, eu não assisti
    Eu vivo o negro drama, eu sou o negro drama
    Eu sou o fruto do negro drama
    Aí dona ana, sem palavra, a senhora é uma rainha, rainha
    Mas ae, se tiver que voltar pra favela
    Eu vou voltar de cabeça erguida
    Porque assim é que é
    Renascendo das cinzas
    Firme e forte, guerreiro de fé
    Vagabundo nato!”

  29. Luciana Says:

    Mais um pseudo intelectual perdido pelo mundo. Pior que escrever e apoiar um imbecil como Lobão (que passou anos INCENTIVANDO o uso de drogas!), são aqueles que concordam sem embasamento algum.
    Aposto que a maioria que criticou Brown nunca sequer ouviu ou ao menos prestou atenção em suas letras.
    Aos que escreveram “olha o TIPO DE GENTE que escuta as músicas deste cara”, só uma coisa a dizer… busquem conhecer “o tipo de gente” que escuta Racionais antes de julgar. Qualquer generalização é BURRA. Por trás das músicas do Racionais, além de presidiários (muitos, fato!), há também empresários, médicos, PROMOTORES.
    Tenham opinião embasada… não sigam o que “o chefe mandou”!

  30. makarrao Says:

    O terrorismo explicito que o Lobão critica, é o mesmo que ele ajudou a financiar com o seu pesado uso de drogas(que você citou).

    Ouço racionais, por algum motivo, nunca me interessou ouvir Lobão, por isso nem vou tocar na parte musical.

    Brown: Não concordo com algumas coisas que diz, mas ele é fiel aos ideais e ao local que veio,
    Lobão: pelo que vejo das entrevistas, é apenas uma metralhadora de crítica.

    Quantos projetos sociais lobão e mano brown tem? é aí que se vê quem é que fala bonito e quem é o cara que faz…

  31. David Says:

    Ate discordaria do mano brown se todos tivessem oportunidades de estudo igual, se fosse investido em educaçao, se todos tivessem uma familia com bons valores. A bosta do sistema fode com o cara antes de ele mostrar que tem algum valor, o cara ja nasce fadado a marginalidade pelo ambiente em que vive. Nao vem com essa de tem pobre que luta e consegue tudo que sonha de maneira honesta, isso eh um em um milhao, a maioria vai virar estatistica na mao de policia (que ta fazendo seu trabalho) ou no presidio. Entao antes de condenar um cara que saiu pra cometer delitos se informa se ele teve oportunidade diferente, se ele teve algum espelho bom, pra mim esse discurso eh coisa de quem ja nasceu bem e nao consegue ver que o criminoso eh o resultado de uma soma de fatores. Paulinho caiu no meu conceito, lamentavel.

    Obs: falta acentuaçao por causa do celular.

  32. Mineiro Says:

    O Lobão pegou na veia pra falar sobre o período ditatorial. Os comunistas armavam um golpe pra estabelecer aqui uma ditadura nos moldes da cubana. A luta contra a ditadura não foi pela liberdade, mas sim por substituir a ditadura vigente por uma de esquerda mais genocida.

    A história está aí. Elucida-se qeum quiser. O resto é histeria de militante.

  33. Ricardo Says:

    pois é… um pequeno retrato do brasil.

    mano brow é voz pra muito idiota que nao estuda e acha que a coisa como ta, ta certa..

  34. Ouvidoria Says:

    Rappers, funkeiros, bandidagem pura. Paredon.

  35. João Paulo Says:

    A mediocridade de pensamentos aqui e abissal se achar melhor pq escuta e MPB e o fim, vamos voltar pra realidade por favor que grande exemplo e o Lobão (gosto muito dele como compositor e cantor) e um paranoico que vê conspiração em tudo, Cazuza outro gênio da musica como seria tratado hoje nesse mundo moralista que vivemos? Vamos volta pra realidade. Mano Brown e a voz de quem deixa ele ser a voz, eu escuto RAP e nem por isso vou ser um ideologista dos pensamentos dele bem pelo contrario vejo muito furos no discurso mais um critica vinda do Lobão no minimo não pode ser levada serio. Viva a diversidade cultural e a liberdade do nosso direito democrático pra ouvir e gostarmo do que queremos e quando queremos sem essa babaquice de hipócritas que fala da juventude de hoje esquecendo que são parte de tudo isso sem exceções. Tira corpo fora falando que dos 80, 90 e muito facil o mundo e um reflexo do que nos como sociedade construimosao longo do tempo.

  36. Danilo Says:

    Pra quem conhece o rap de verdade, o hip hop de verdade, e SABE a transformação que ele já fez na vida de tantos, é um insulto sem tamanho essa sua notícia, Paulinho, acompanho diariamente seu blog, e concordo com a maioria das coisas que vc escreve, mas nessa vc foi totalmente infeliz, defender um rockeiro boy, que smp fez apologia a droga, e criticar uma Lenda do rap, que nunca defendeu crime, nem droga..ele apenas relata a vida da periferia! Lugar onde e o lobão nunca pisaram! só por ele ter uma preferência política pelo PT..governo que apesar dos pesares, ‘revolucionou’ o país, msmo que eles tenha feito pouco ainda..lula e dilma já fizeram mais que todos os outros governos que já passaram, e uma possível vitória de um PSDB(único partido que pode derrotar o PT) seria regresso total a tudo que o PT já fez.
    Só pra fechar, frase de mano brown em um show: “DROGA QUE TIRA FOME NÃO PRESTA” … O lobão todos sabemos o que ele pensa da cocaína, né!

  37. edu Says:

    E u não ia postar mais respostas,mas depois de duas BESTEIRAS que li,sou obrigado:
    Eu quero que a leitora aí em cima me apresente os “médicos,promotores,empresários” que ela citou que escutam esse tipo de música.Sim,porque pessoas cultas realmente,não escutam mensagens alusivas à drogas assaltos,prostituição e tráfico.
    Quanto ao outro leitor,essa é a desculpa mais esfarrapada e ridícula que eu ouço para justificar atitudes de vagabundos criminosos!
    Não me vem com esse papo de “sistema”,de “falta de exemplo”,”falta de oportunidade”,pô,oportunidades é o que mais têm para a classe média/baixa!
    Hoje em dia tem faculdade até de GRAÇA para quem quer realmente estudar!Lógico que precisa estudar para isso,né…
    Ainda assim,o cara que não teve oportunidade de estudar se formar,mas é honesto está TRABALHANDO agora.Seja numa obra,varrendo rua,atrás de um balcão qualquer,mas está ganhando honestamente seu sustento e esse merece nosso total respeito,tanto quanto aquele que estudou.
    Nada justifica má conduta.Isso é chinelagem,e têm mais é que serem presos mesmo!

  38. Sérgio Says:

    Pra mim lobão , Mano Brown, são dois bostas. E os que os idolatram tb.

  39. Renan Says:

    Paulinho, que isso? Cazuza um plaboy mimado, promíscuo foi exemplo de alguma coisa? Sim, de como fazer coisas erradas. Lobão assim como Cazuza, fizeram realmente de uma geração que sem dúvida nenhuma, foram responsáveis pelo aporte financeiro que hojes os narcotráficantes tem, quanto preconceito, quanta hipocrisia. E viva o Brasil!

  40. Sebastian Says:

    Rap e Funk são como uma doença. Um câncer nojento que infecta nossos jovens com as mentes mais comprometidas já pelas novelas e desinformação da Globo e afins que não quer que ele saiba pensar, só seguir.

    Esse aí é um idiota de mente fraca, pau-mandado imbecil que devia ser é preso por apologia ao crime. Se isso não é mais crime apologia ao nazismo, racismo, pedofilia e outros também não!!

    Rap é coisa de gente imbecil que não sabe pensar por sí próprio e prefere que outro pense por ele. Adolescentes são meros escravos…

    Eta Lula maldito… Eta USP desgraçada…

    Como seria útil uns 12 snipers pra uma limpeza geral porque a lei está comprometida totalmente.

  41. Franco Yuri Feitosa (@FrancoFeitosa) Says:

    Vendo vários comentários rasos, chego a uma conclusão clara: nossos problemas são decorrentes da inaptidão de nossos governantes e da visão obtusa de uma sociedade doente, incapaz de compreender seus próprios fenômenos. Uma pena…

  42. Lampião Says:

    Vixi

    Paulinho mexeu com o que não devia ter mexido.
    Os curicanos, massa de manobra, suburbanos que curtem rap, estão todos nervosos!!!

  43. Felipe Says:

    Vários reacionário aqui… teve até um ali em cima que apoiou o massacre no Carandiru…

  44. ailton amaral Says:

    bom, o paulo tem direito a distorcer as informações e a realidade no seu blog, é um espaço dele, não quer dizer que seja verdade, sua visão deturpada de tudo, seu jogo de palavras para que um bando de reacionários se mostrem a favor e metam o pau no país, a la lobão.
    o importante, pelo menos, é perceber que a ignorância do autor não o leva a fechar aos comentários, mesmo aos mais ignorantes que ele. a que se conhecer a realidade como ela é, para não ficar jogando m… em situações que não se entende.
    existe um afã elitista de voltar ao passado, existe um afã revolucionário dos que nunca tiveram nada, não tem a ver com pt, não tem a ver com PSDB, com eles tem a ver o aumento da criminalidade, por falta de atitudes, com eles tem a ver a falta de comida nas mesas dos mais pobres, com eles tem a ver a alienação cada vez maior, também promovida por gente sem capacidade de um olhar mais profundo sobre a realidade e sobre o cotidiano que não seja o seu. veículos como este, veja, época, e a maioria dos meios de comunicação, com donos e sem quem tenha coragem de questionar, vão sempre representar a minoria, os donos do brasil.

  45. João Nau Says:

    É o triste fim de uma carreira. Quando não consegue mais chamar atenção por seu talento, critica quem não o escuta ou arruma discussões a troco de migalhas que espera cair da mesa de quem já não manda mais no Brasil.

    Lobão deveria se focar em música, política exige um grau de aptidão que ele vai morrer sem alcançar. São poucos como um Chico Buarque, que é político, escritor e músico e não precisa ofender ninguém.

  46. Fernando Says:

    Mano Brown e Lobão que se fodam, dois idiotas, letra de música não salva nada, o maior músico de todos os tempos, John Lennon, fez um monte de boas músicas sobre a paz e o amor, foi assassinado e as guerras continuaram, Mano Brown é um cara esperto têm o público dele, escreve as merdas dele e as pessoas consomem, o mesmo vale para Lobão, só que esse é um otário, no final das contas a vida é cada um por si, música é só passa-tempo

  47. Mah Jaico Says:

    Me admira a TV Cultura dar espaço pra uma criatura dessa. Ele perdeu uma ótima oportunidade de ficar MUDO! E ainda chamam o que ele faz de música?? Hahahaha

  48. Marcos Sousa Says:

    Luciano Junior,
    Tudo bem? Você conseguiu com pouco as palavras expressar um monte de baboseira, Lendo o que você citou a seguir
    “Hj, eu q tbm trabalho desde 8 anos, estudei muito, trabalhei e ainda trabalho bastante, tbm tenho uma ótima posição na maior empresa privada do setor bancário na América Latina, tenho fluência em outros idiomas, já viajei pelo Brasil todo, por parte do exterior, moro em uma boa casa, tenho bons carros e frequento bons lugares.”
    Sem qualquer sentido. Uma analise totalmente deturpada e fora de contexto. Juro nunca li tanta besteira.
    Eu marcos Sousa, Tenho 26 anos de idade, contrariando as estatísticas e ouço desde os meus treze anos de idade racionais, e diversos do rap nacional, um grupo de rap que reforçou a importância em suas letras de estudar, se formar, não ser apenas mais uma estatística da alta criminalidade que nós pobres, pardos e pretos, sofremos diariamente.
    E se duvida é só ler a matéria que saiu recentemente no jornal Diário de sp
    “Polícia Militar mata mais pardos e negros 66% dos civis mortos em ocorrências com PMs nas ruas da capital em 2012 eram negros ou pardos”
    Enfim , Hoje estudo, trabalho, Estou Visando cargos bons, e vou alcança-los por saber de meu potencial, e racionais só influenciou positivamente.
    Isso ai bota no rabo do SR. Lobão qualquer letra dele.
    “Geralmente quando os problemas aparecem
    A gente está desprevenido né não
    Errado!
    É você que perdeu o controle da situação
    Perdeu a capacidade de controlar os desafios
    Principalmente quando a gente foge das lições
    Que a vida coloca na nossa frente assim tá ligado
    Você se acha sempre incapaz de resolver
    Se acovarda morô
    O pensamento é a força criadora
    O amanha é ilusório
    Porque ainda não existe
    O hoje é real
    É a realidade que você pode interferir
    As oportunidades de mudança
    Ta no presente
    Não espere o futuro mudar sua vida
    Porque o futuro será a consequência do presente
    Parasita hoje
    Um coitado amanhã
    Corrida hoje
    Vitória amanhã
    Nunca esqueça disso.”

    Não tenho nada para falar de lobão, Poderia agredi-lo publicamente, por não concordar com sua opinião, falar da sua dependência em drogas no passado, mas enfim o que fica claro é um posicionamento equivocado para vender livro, acho que como artista ele não precisa disso.
    Acho que essa onda que acredita que ser intelectual é criticar o que não gosta, é meio contraditória, vindo do lobão que como o próprio brown falou, não o conhece, fica meio sem embasamento.
    Outra o fato de eu ouvir a musica do brown, nada influencia no meu posicionamento politico, ele pode ser a favor do pt e eu do psdb, ou vice e versa, versa e vice, enfim
    Preconceito sem conceito que apodrece a nação
    Paulinho, seu texto sobre tua interpretação pode ter um sentido
    Sobre a minha mostra que ele só ressaltou que os valores da sociedade estão deturpados e isso é reflexo da influencia politica, do cotidiano, afinal o brasileiro
    1. – Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
    2. – Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
    3. – Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
    4. – Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
    5. – Fala no celular enquanto dirige.
    6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
    7. – Para em filas duplas, triplas em frente às escolas.
    8. – Viola a lei do silêncio.
    9. – Dirige após consumir bebida alcoólica.
    10. – Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
    11. – Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
    12. – Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
    13. – Faz gato de luz, de água e de tv a cabo.
    14. – Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
    15. – Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
    16. – Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
    17. – Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.
    18. – Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
    19. – Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
    20. – Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
    21. – Compra produtos piratas com a plena consciência de que são piratas.
    22. – Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
    23. – Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
    24. – Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
    25. – Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
    26. – Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis…. como se isso não fosse roubo.
    27. – Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
    28. – Falsifica tudo, tudo mesmo.. só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado…
    29. – Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem…
    30. – Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.
    E quer que os políticos sejam honestos?
    Escandaliza-se com a farra das passagens aéreas?
    Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo… ou não?
    Brasileiro reclama de quê, afinal?
    Ou vai dizer que você nunca fez nada dessa lista? Heim?

    Enfim são valores distorcidos, que grande parte da sociedade comete, e aponta o politico como causa, ou será que é resultado?
    Agora, eu lamento em saber que o lobão moldou o pensamento daquela geração vai ver esta só seja reflexo daquela

  49. Fábio Says:

    Gosto do Lobão, apesar de não concordar com tudo o que ele fala. Ele também errou muito quando fazia apologia às drogas, o que condeno.
    Respeito Mano Brown, algumas músicas são legais, RAP é bacana, apesar de não ser minha preferência. Mas é MUITO melhor que esses Funks Cariocas, Axé, Sertanojo, etc…
    Porém, também recrimino algumas letras de RAP inclusive dos Racionais, quando pessoas que moram em Favelas, são vítimas da POLÍCIA, da Sociedade… A maioria das pessoas que moram em Favela são do Bem, muitos nem querem mudar, acostumaram-se em viver nesses lugares, MAS, a maioria da Polícia também é do bem. tem os maus profissionais, como em toda área!!!
    Faze-se de vítima da Sociedade, dizendo que não teve oportunidade, e botar a culpa em tudo pela pobreza, é empurrar o problema para debaixo do tapete…
    Se todos forem honestos, estudarem, correrem atrás de seus objetivos, com certeza nosso País seria muito melhor!!!
    E quero mais que o Lula, Serra, Alckmin, FHC, etc, vão todos para o inferno!!! Esses caras não querem melhorar nada nosso país, nosso Estado! É mais fácil governar a boiada, quando não tem instrução… Ou o PSDB fez bem ao Estado, governando 24 anos, e a criminalidade só aumentando, impostos muito mais altos, Educação do Estado um lixo… E o PT, o que está fazendo de bom ao Brasil? Bolsa Familia????
    Ok, que morram juntos toda esssa corja!!!

  50. João Paulo Says:

    Sebastião pobre ignorante do seculo 21 achar que RAP só fala de crime e drogas … esse são os intelectuais do nosso pais .. que lastima … coitado

  51. Marcos Sousa Says:

    spu uma correção na citação, a correta no inicio do texto era E a maioria dos meus amigos que continuaram e continuam ouvindo essa droga q vcs insistem em chamar de música, estão mortos, presos ou trabalhando em empresas pequenas com cargos subalternos, morando mal, andando de carro financiado em 70 mil vezes, se matando pra ganhar um salário pífio de no máximo R$2.500,00 e se contentando em fazer churrasco na lage e viajar pra Praia Grande e Perúibe nas férias e feriados.

  52. Marcos Says:

    Danilo Disse:
    maio 3, 2013 às 1:43 pm
    “Pra quem conhece o rap de verdade, o hip hop de verdade, e SABE a transformação que ele já fez na vida de tantos…”

    Realmente. Esse gênero musical já transformou muita gente em adubo. Rappers são assassinados em proporção descomunal a quaisquer outros artistas. Tem até página na Wikipedia sobre o assunto, que lista apenas os mais famosos, mas dúzias de rappers “locais” são executados todo ano. Só nos últimos 20 dias foram dois em Atlanta (OG Double D e Kriss Kross).

    Pare de comer merda.

  53. Jesus Says:

    Alguém lembrava do Lobão? Todo sujeito em decadência, para se aparecer, a única forma que encontra é atacar alguém importante,

  54. paulo cesar Says:

    Bom dia a todos.

    Charles darwin disse:
    Quanto maior conhecimento, mais humilde é a pessoa.
    Sendo assim seguindo seu raciocinio, podemos concluir que o lobão, não sabe nada.
    Talvez se também levarmos em conta o programa da jovem pam, a verdade sobre as drogas, a maconha deve ter afetado o raciocinio do mesmo.
    É absolutamente necessario ser idoneo para falar sobre o que é racionais, e o que ele representou.
    Tambem temos que considerar a geração que foi influenciada pelos racionais, que não é essa que escuta lek lek, estes sim um verdadeiro bando de alienados.
    Todos que escreveram até agora, só olharam para seus proprios umbigos, e se justificam no discurso governamental de que existe condições iguais para todos.
    Na cabeça de quem escuta restart, nx-zero, infelizmente, foi feito uma associação do maldito funk carioca, no qual a globo e record fazem questão de exaltar, mostrando como legitimos representantes da cultura popular, e este mesmo tipo de barulho é altamente nocivo a sociedade, ou melhor dizendo, a população, pois sociedade implica em cidadãos conscientes de seus deveres e obrigações, pois pagar imposto não implica diretamente em ser cidadão.
    Infelizmente a população não dispõe de instrução necessaria para entender determinados fatos que nos é apresentado.
    Para ser mais claro:
    Quando geraldo vandre dizia que eramos todos iguais, e que éra besteira morrer pela patria sem motivo, e que todos eramos soldados armados ou não, mas se um campones que não pertence as forças armadas decidir lutar contra o governo e pegar em armas, na visão do autor ele também é um soldado.
    Outra coisa é dar voz aos excluidos, coisa que raramente é feito aqui no brasil,ou por um acaso, Luiz Gama e Roberto Carlos Ramos, não aparecem todo dia, e mesmo assim houve beneméritos par tras dos personagens que deram vóz aos excluidos, ou melhor tornaram para alguns excluidos o mundo um pouco melhor.
    Agora eu nunca roubei, mas certamente e como foi posto indubitavelmente, sou um nego drama, to firmão, mas nun vivi uma vida bandida, é só lembrar o grande Raul Seixas, que afirmou que é preciso cultura pra cuspir na estrutura,então se a maioria acredita no discurso vomitado todo o dia pelos esgotos de comunicação, que se dizem idoneos, mesmo sem terem nada, na vida, vivem como fossem burgueses, assinando embaixo o discurso da minoria.Porque apesar do povo não acreditar nisso, nós somos a maioria.Gostaria de dizer que, ainda somos os mesmos e vivemos como os nosso pais, mas este tempo bom, que não volta nunca mais.

  55. Luiz carlos guerreiro Says:

    O Lobão é um bosta….um vendido….

  56. ROBERTO MANDROVANNI Says:

    Como pode isso…

    …a bem sucedida carreira profissional estar atrelada ao tipo de música que houve, isso é o fim.

    Com certeza vocês não tiveram que participar de um processo seletivo onde uma redação seria de suma importância para vossas contratações, pois vocês formados, pós-graduados e até com MBA escrevem como mobrais, como aqueles que vocês julgam serem melhores.

    Luciano Junior e Rodrigo Alencar, suas culturas, limitada como a minha e de uma grande porcentagem de brasileiros, estão claramente refletidas nas poucas e péssima argumentações aqui dadas por vocês.
    ,

  57. Vj Jerfeson Nascimento Says:

    Lobão, Cazuza, amigo de traficante e usuario (financia o crime) certo..

  58. Rafael Says:

    Filosofia do Mano Brown e do PT se resume assim ”Pros mano tudo pros alemão nada”

  59. Willian Says:

    Pensei que fosse postar da resposta dele pro Lobão o convidando pra ir ao Rio resolver cara a cara. Bem jeito de bandido.

  60. Alexander Mahone Says:

    EU vi varios versos postados aqui para defender a tese de que Mano Brown nao faz apologia ao crime..gostaria de ver os que defendem o contrario postar uma estrofe aqui de musica que faca apologia explicita ao crime e as drogas. Se uma musica relata o cotidiano sofrivel de alguns, numa narrativa, a responsabilidade sobre um adolescente de 15 anos se interessar por cocaina e armas deveria ser do governo e nao de um interprete. Se baseando neste pensamento, seria correto afirmar que relato=apologia? Eu, pessoalmente, gosto de varias letras dos Racionais. Sou fa de muitas opinioes do Lobao. O mundo poderia aceitar mais as diferencas de opiniao. Nao seria fantastico um programa de 3 horas com os 2 defendendo seus pontos de vista ao inves de estarmos aqui atacando uns our outros?

    “Great minds discuss ideas; Average minds discuss events; Small minds discuss people.”

    Nao temos o poder de julgar ninguem. Se o Lobao entope o nariz eh problema dele, so Mano Brown vota no Lula eh problema. Porque nao vivemos em harmonia com nossas diferencas?

    Os sabios e cultos de plantao que vao a concertos e trabalham no sistema financeiro( que eh demonio de nossa sociedade,IMHO) e que repudiam os de opiniao diferente, oque fazem em suas vidas para melhorar o mundo, nao para eliminar individuos como o Brown mas sim para eliminar os relatos cotidianos rimados em suas cancoes? Eis a questao..

    Sair de um mar de dificuldades, “vencer na vida”, viajar, carroS, MBA…show! Mas alimentar o sistema eh o resultado? Tanto esforco para chegar num ponto em que MANEIRO eh ir a um concerto onde ao final quem limpa os assentos e banheiros sao pessoas que nao tiveram a mesma sorte e dedicacao? Eh trabalhar num sistema que pouco favorece a maioria da sociedade?

    Eh louvavel a disposicao dos que venceram essas adversidades triste os que sucumbiram a marginalidade. E se sucumbiram devem pagar! Fato! Mas eh possivel evitar jovens a sucumbir atraves de mais respeito, amor ao proximo e educao. Acredito que mesmo com todas adversidades alguma coisa de positivo aconteceu para alavancar a diposicao para a mudanca positiva. Sorte?Destino? Nao sabemos. In my opinion, eh muito egoismo pensar que tudo que conseguimos eh unica e exclusivamente a nos mesmos.

    Creio que todos os que sucumbiram a marginalidade tambem tiveram em algum momento de suas vidas a oportunidade d emudar, uns com muito esforco e outros com muito mais esforco. Mas tiveram. Merito os que passaram. E os que nao passaram que seja responsaveis por seus atos e que paguem em dobro qualquer dano causado a sociedade.

    Lobao que siga desfrutando de sua cocaina, Mano brown vote sempre no PT e sejamos felizes respeitando a opiniao aleia.

  61. ailton amaral Says:

    li este texto, mais coerente que o do paulinho, muito mais interessante com ponto de vista de quem conhece o lobao.

    http://br.noticias.yahoo.com/blogs/blog-ultrapop/lob%C3%A3o-tem-raz%C3%A3o-193345812.html

  62. Osvaldo SEP Says:

    Abaixo um trecho da musica Vida Loca, e pergunto, de onde falava o amigo dele ??? Sem contar a conversa inicial….

    - E aí bandido mal, como que é meu parceiro?
    - E aí Abraão, firmão truta?
    - Firmeza total Brown…e a quebrada aí irmão?
    - Ta pampa, aí fiquei sabendo do seu pai ai, lamentável truta, meu sentimento mesmo mano!
    - Vai vendo Brown, meu pai morreu e nem deixaram eu ir no enterro do meu coroa não irmão
    - Isso é louco, você tava aonde na hora?
    - Tava batendo uma bola meu, fiquei na mó neurose irmão.
    - Ai foram te avisar?
    - É vieram me avisar, mais ta firmão brou, eu to firmão, logo mais to ai na quebrada com vocês ai
    - É quente, na rua também num ta fácil não moro truta? Uns juntando inimigo, outros juntando dinheiro, sempre tem um pra testar sua fé, mas
    tá ligado sempre tem um corre a mais pra fazer, ai mano liga, liga nós ai qual quer coisa lado a lado nós até o fim moro mano?
    -To ligado!

    =================================

    Bela lição em Rodrigo Alencar ???

  63. made Says:

    algumas pessoas nos comentarios se salvam quando defendem o mano brown o restante são todos preconceituosos que pegaram a deixa do lobão para falarem o que pensam sobre a periferia.lamentavel conservadores !!!

  64. Gil Says:

    Menos amigo, isso também não é bem assim, tanto um como outro trabalha com a musica e depende dela, logo faz seu marketing pessoal em cima de tudo. Tenho 40 anos e tbm vivi bem essa época ´´dita dourada´´do rock nacional, que há bem da vdd não deixou nada de legado, se for nesse naipe a Tropicália de que o Lobão tanto fala mal teve mais relevância em ´´quedas de governo e ditadura´´ do que as bandinhas de 80 que salvo algumas poucas o resto era um lixo… de playboyzinhos vestidos coloridos como Restarts e afins com poser de protesto. Digo isso como um ouvinte das musicas do Lobão que sempre gostei, agora o resto que ele fala é pura publicidade e demagogia..como também O Mano Brown,do qual tbm merece respeito pelas coisas que faz….Parabéns pelo blog,,,bom e democrático

  65. ROBERTO MANDROVANNI Says:

    “Atenção, enfim uma lenda notícia. O Mano Brown acabou de me ligar, tivemos uma conversa franca e decidimos que vamos fazer um som juntos. Vamos nos encontar e tocar juntos na Virada. Queremos mostrar à galera que podemos divergir e ao mesmo tempo caminhar juntos. E paz na terra aos homens de boa vontade!”, Lobão.

    ……………..

    ….ou seja, seria como condenar a ditadura e aceitar a trabalhar ao lado de um Marin da vida, ou é, ou não é…

    Lobão, belo tiro no pé.

  66. Kleber Says:

    kkkkkkk no minimo contraditório o tal mano brown…ele fala q omissão é crime…mas passa a mão na cabeça do Lula, quando ele não aponta os “amigos que deram mancada”

  67. Sandro Carvalho Says:

    Caramba, esse tal de Roberto Mandrovanni misturou alhos com bugalhos. Vá se tratar na clínica que o lobinho frequenta..

  68. Gil Says:

    Gosto de Fim de semana no Parque dos Racionais, gosto de Corações Psicodélicos do Lobão e mais outros de ambos…Agora o resto é conversa fiada, o Lobão falando pelos cotovelos como sempre pra vender seu livro, e o Mano Brown respondendo à altura de um rapper, falando do seu jeitão pros mais de 50 mil manos que lhe seguem…ouça os 2 e tirem o deles o que eles já fizeram de bom pela música….O resto é mais do mesmo!!!

  69. Lobão desmistifica a banda Racionais MCs, símbolo da criminalidade, que tem o vocalista Mano Brown, violento “ídolo” dessa gente, tratado por boa parte da mídia como defensor dos mais pobres. Says:

    [...] Leia mais… [...]

  70. azamat bagatov Says:

    Eh muito fácil se gabar de uma honestidade que nunca tenha sido colocada realmente a prova. Todo mundo se acha o herói dos esforços ou inteligência para justificar qualquer posição relativamente elevada que ocupa. Pense que as leis da física são validas universalmente e os homem tem diferenças físicas ou psicológicas mas são essencialmente iguais. Ao contrario do que um nobre deputado disse uma vez, ninguem nasce bandido. E se nascer, eh uma condicao patologica para a qual ainda, infelizmente, a prisao eh a unica alternativa viavel. Todo o mais eh condicionado pela sociedade, desde o nascimento, influencias, decepcoes etc. Estamos todos no mesmo barco querendo empurrar nossos companheiros para fora por imaginar que eles queiram fazer o mesmo conosco. Vamos acordar e nos tratarmos como semelhantes, que somos!

  71. DOX Says:

    Antes dessas pessoas falarem de MANO BROWN….procurem no minimo conhece-lo…e antes de tudo…um pouco mais de respeito…nunca vi os racionais criticar alguma banda ou alguém por ai….e é bem isso que o lobão está fazendo…então,antes de vc paulinho acusar alguém de criminoso,procure mostrar qual é a criminalidade que ele está cometendo….DESSE JEITO QUE VC ESTÁ FAZENDO,VC SÓ VAI ARRUMAR INIMIGOS DE GRAÇA…

  72. Alessandro Craveiro Dos Santos Says:

    Todos que escutam e conseguem captar a mensagem passada pelo Racionais Mc´s sabem perfeitamente aquilo que realmente está sendo transmitido. Entendo que é um estilo de música que
    pode soar agressivamente ao ouvido de muitos, mas é inegável
    que a letra é que mais se “aproxima” da ingrata realidade de
    muitos brasileiros, o que o Mano Brow faz é trazer a tona as mazelas do nosso estado de forma mais contundente e numa linguagem acessível a maioria. Acusar o Mano Browm de ser
    “massa de manobra” do PT e de facções criminosas é um pouco
    de mais para a minha cabeça, é de uma leviandade tão grande que beira o absurdo . Não só o Mano Brow, mas todos
    os integrantes do Racionais MC(Edy Rock, Kl Jay e Ice Blue), foram
    nascidos e criados dentro de uma favela e permanecem fiéis as suas raízes. E por que um concerto em Berlim seria melhor do que uma roda de samba em Vila Isabel? Gosto não se discute. A questão meu caro vai muito além do seu poderio financeiro. Meu nobre amigo se uma pessoa compra um carro em 70 mil vezes, temos que concordar que ela está incentivando a economia ou eu estou enganado, acho que vc deveria refletir um pouco mais sobre esses aspectos, pois soa como preconceito o fato de uma pessoa realizar um churrasco em família na laje muitas vezes mal acabada.
    Quanto ao salário citado citado, trata-se da renda mensal de mais da metade da população brasileira, vc sabia? Quanto ao Lobão. Qual a credibilidade que este senhor tem para vir a público e criticar quem quer que seja. Para os que não conhecem o LOBÃO
    deixe-me que os faça lembrar. Como todos sabem o Lobão já ficou
    algum tempo encarcerado(esse não e o problema todos podem cometer erros), agora o que poucos sabem é que ele subornou um Juiz com US$ 2.000,00. Da forma arrogante como Lobão se posiciona como o único caminho a ser seguido deveria dar exemplo e apresentar o nome desse Juiz para que a justiça seja feita…. a esqueci que o Lobão e de classe média alta , bem como o seu público (isso dito por ele) .

    Democracia deliberativa e participativa e disso que precisamos .

  73. 2pac Says:

    Emgrasado os fas que dizem curtir rap fica falando que o cara nao sabe o que esta falando que vao meter bala nele porra vcs nao sabem aseitar um critica mais gosta de falar do sistema e coisa pra. Mim que nao sabe dialogar e burro…

  74. Cleiton Magnun Says:

    Os mesmos que apoiam o Lobão, se incomodaram quando o Brown sugeriu o impeachment do Geraldinho Alckmin, são os mesmos que se julgam seres superiores, os mesmos que apoiam ações violentas da PM de SP, cuidado, a vida é cíclica e os problemas batem a porta de todos, se hoje você não consegue enxergar a realidade que está no seu entorno, muito provavelmente não estará preparado caso ela pegue carona no seu conformismo racista de direita …

  75. marcio Says:

    Engraçado, vendo esse texto e alguns comentários aqui reflito sobre uma coisa: a classe média precisa urgentemente estudar sociologia, história e filosofia para compreender o discurso de Mano Brown. Nós não somos indivíduos atomizados abandonados a própria sorte. A criminalidade em grande parte é reflexo da omissão do Estado e opressão da iniciativa privada. Não que as pessoas não sejam responsáveis pelos seus crimes e que não devam ser punidas, mas o que ele chama a atenção é que não se espere que as pessoas simplesmente parem de fazer coisas erradas, porque muito disso é fruto sistêmico. Para lidar com a criminalidade, você precisa dar condições de trabalho as pessoas, uma educação de qualidade, saúde de qualidade, mas não só isso. Conheço pessoas que trabalham na febem e dizem que há muitos jovens de classe média que cometeram crimes pela diversão, mas a classe média gosta discursar que a criminalidade vem do pobre. Quando um jovem cresce num local com ausência do Estado e de valores, assim como quando o jovem cresce como valorização dos bens materiais e hedonismo como reflexo da ausência ou anuência do pais compromissados com sua sanha pela acumulação financeira, os reflexos podem ser semelhantes. O que mano Brown está falando sobre amigos, é assim que funciona em qualquer espaço, você defende seus próximos. Ou você acha que não é assim em qualquer espaço social, partido e etc? Aos amigos tudo, aos inimigos a lei. Quantos de vocês, ao ver sua mãe fazer algo errado, iriam na polícia denunciá-la por conta de um valor ético? Vc ia dar bronca nela, pedir para ela não fazer mais isso, e falaria isso denovo e denovo, mas não a denunciaria. É disso que ele está falando, mas precisa estudar um pouco para entender que ele está falando de redes de atores (conceito de Granovetter) e não falando que isso é certo; está elucidando que há fatores sociais e psicológicos que são ignorados, para compreender de maneira mais completa o comportamento das pessoas. Natural também que ele defenda um operário que se tornou presidente, pois há uma aproximação por identidade discursiva e de classe! Classe média conservadora, antes de sair escrevendo recomendaria que estudassem. Ler um discurso desses e entender como petismo ou apologia ao crime demonstra sérias deficiências educacionais na área de ciências humanas.

  76. Rafael Fernandes Says:

    Marcio, disse tudo…. As pessoas AMAM FALAR MESMO QUANDO NÃO TEM NADA A DIZER, isso é o que LOBÃO fez, escreveu um livro falando tudo e nos agregando NADA, e os comentários que li, dá até vergonha de fazer parte de uma sociedade alienada deste jeito, uma coisa é gosto musical, outra são ideologias.

  77. Geraldo Silva Says:

    Mano Brown não me representa

  78. Gil Says:

    Brasil, O País da piada…Nem Lobão nem Brown, foda-se esses discursos idiotas sobre outros discursos de quem faz letra…Tanto Lobão e Brown cada um no seu contexto, são cronistas, são poetas…e poetas meu caro, todos são mentirosos, dividir o Brasil entre Racionais e Lobão é pra seres desprovido de cérebro!!!

  79. Helder Carrasco Says:

    Burgueses Trabalhadores que se não forem ao trabalho passam fome! Os mesmos burgueses que financiam a droga e toda violencia na cidade! Hípócritas, agora criticam Mano Brow sem conhecer o trabalho que os caras do Racionais fazem nas periferias de SP e agora ao Rio de Janeiro! É essa pseudo elite Paulista que mantem toda desgraça da exclusão social, votam em partidos direitistas elitistas, apoim a violencia da policia nas periferias etc….
    Apoiar um cretinho feito Lobão é a mais pura imbecilidade em que a pseudo elite de SP se encontra hoje.

  80. Kanario Says:

    pow acho que nao entendo muito isso mais lobão ai errou em falar do mano por que ele nem o conhece e também os racionais mc´s nunca fez nada contra a imagem de lobão e mesmo assim ele os julgou sem saber qual o seu compromisso e o por que que eles sao contra os burgueses que nao querem nem saber da favela e do povo sofredor que tem que trabalhar pesado pra se manter e ainda con dificuldades… eles só ligam pra nós aqui da favela na hora do voto….

  81. Carlos Henrique Says:

    Lobão “Biiiiig Mouth”, famoso pela sua boca grande e só, sua “obra” passou bem desapercebida, agora que notaram que ele tava na cena rock dos anos 80, e o que mesmo esses caras acrescentaram?… falaram e falaram, e isso quando o governo já estava derrubado, o negocio daquelas bandas mesmo era entupir a cavidade anal de droga, quanto traficante ai esse Lobão ajudou a enricar quantos homicídios e desgraças ele ajudou a financiar,ele nem tem ideia do que está falando nunca parou pra ouvir racionais, assim como o autor ai dessa matéria infeliz também não, até porque nos ouvidos médio classistas deles não há espaço pra rap nem hip hop. Ninguém julga um livro inteiro após ter lido uma pagina só. Tão falando do que não sabem!… Se chegassem a para pra escutar antes de sair falando merda, saberiam que o Racionais como um grupo musical não defende partido, e sempre procurou mostrar a realidade sobre o crime sempre falando através de histórias a verdade dessa vida. Agora esse povo vem dizer que ele é um intelectual corajoso cheio de brilhantismo.A mídia tá dando destaque pra esse cara porque ele gera uma boa polêmica e nada mais, e os médio classistas tão rindo pra caralho, por esses filhos das putas, FHC ainda era presidente e o salário mínimo ainda seria 200. não passam de um bando de burgueses safados, pseudo intelectuais posando de esclarecidos, o desejo desse povo ai evidenciar ainda mais o apartheid social que existe nesse país.

    Médio classistas filhos da puta, odeio todos vocês.

  82. Vinicius Says:

    Pois é paulinho, perdeu a chance de guardar sua opinião pra si mesmo.

  83. caio Says:

    adoro ver os fãs de mano brown chamar os outros de “racistas otários´´, mais engraçado ainda é que o mano brown odeia branco e classe média, no entanto se alguém criticá-lo seus fãs viram com a mesma falácia do espantalho, mas não tem problema. eu fico feliz toda vez que eu descubro que um rapper é morto em fuga de policia e etc KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  84. Zaqueu Santos Says:

    affs cada vacilão q vejo falando merda , mano brown . os racionais mcs , falam sobre a minha realidade , e da maior parte da população ,da classa baixa . cada um tem seu direito de c expressar , o ridículo e ver dizer q os mano , arrastam nois para o crime . certas pessoas ficam felizes em ver os rapper morrer .dizem isso porque não passaram as mesmas coisas , pois c tivessem passado , não falariam isso . seus Fdp . Viva racionais .

  85. junior Says:

    O sistema é um lixo, e eu não quero o luxo que ele me oferece. Muitos criticam o posicionamento do Mano Brown mas nunca pararam para analisar suas músicas, ele fala através de metafóras, muitas musicas parecem um incentivo a criminalidade, mas a verdade é de uma pessoa com revolta de um cara que ja ta de saco cheio com um sistema sujo, tem gente de má fé, e outra se voce acha que rap é coisa de malandro, é por que não viu um tal de sertanejo, Quantas familias destruidas por causa de uma fugidinha ? reflitam.

  86. marco Says:

    quem critica racionais é omisso eu tenho boa familia nível superior e adoro suas músicas são realistas mais infelizmente a sociedade odeia ter concorrência e quando o pobre ganha mais dinheiro e status que eles é assim criam blogs para ataca-los como de costume racista,a sociedade nunca quis as soluções e sim os culpados que como sempre pretos e das favelas .vida longa aos racionais .

  87. andre Says:

    foda se lobao!!!n que ele ajudou para algum tipo de conquista!!acho que ele cagou no pau !!noia do caralho!!

  88. jackson warlley de brito Says:

    Tmj,Mano Brown!!!

  89. Dante Ribeiro Says:

    Mano Brown e sua turma fala a realidade do mundo hoje em dia, eo Lobão enterpreta como crime! háa vai fazer músicas melhores seu tempo já passou (Lobão)….

  90. Lais Afera Says:

    Antes de jugar, pense em toda merda que você já fez. Eu sou um fruto da sociedade. Sou o que ela me tornou. E agora que digo o que me vem na cabeça eles não me querem mais. Foi assim que você me criou, certamente se admirariam de uma flor no asfalto mas certamente ela viria com os danos causado do canto que brotou assim não critique as sequelas de fruto que vem da favela,

  91. Mariles Says:

    queridos e queridas que adoram criticar, pensem um pouquinho antes de digitar palavras com esses dedinhos nervosos de vcs. como disse um camaradinha ali em cima o lobão não passa apenas uma metralhadora de criticas, e não é so com o brown que ele é assim, é com >TODOS< ele critica todos, o ultimo livro dele deveria ter outro titulo "o que eu acho dos artistas do Brasil" pqp so fala mal. então voltando ao mano brown, ele não é um o monstro que vocês tão falando, e ele não faz apologia a criminalidade porra nenhuma, se vocês não tem ouvido e inteligencia o bastante pra escutar uma musica dele e entender que ele relata o que passa lá na favela, ou o que passava nos anos 80 / 90 desculpe mais vc não entendem nada. Ele fala sim muito sobre drogas, sobre crime, mais não que ele incentive a isso, ele fala a real o que ocorre lá como as pessoas vivem e se sentem lá, assim como muitos outros reppers nacionais,é muito fácil pra vcs povo engravatado falar, vc nunca viveram isso de perto, é fácil criticar uma pessoa que veio de lá,por que como disse um ali em cima e "essa gente" isso mesmo meu querido gente muito gente mesmo ou vc ta querendo disser que pobre não é gente? o lobão fazia som pra periferia? NÃO ELE FAZIA SOM PRA RICO PRA GENTE QUE TINHA GRANA que vivia o mundo dele, não pros preto, não pros pobre, ninguém é alienado e acha que o mano brown é santo, não é, ele é humano como qualquer um e tem seus defeitos, mais ele mostrou pro brasil o que ninguem queria enxergar, a antiga geração do rap e do hip hop merece respeito, o Brasil é um caos, ocorre tudo por baixo dos panos e vocês tem coragem que cobrar alguma postura dele? caralho se ele gosta do Lula qual é o problema? agente não vive num pais democrático? que eu saiba ele é um cidadão e vota em quem ele quiser, e porra o cara faz um monte de trabalho social ajunta um monte de gente, enquanto o lobão fica lá destilando o veneno dele, quem faz faz, quem não faz fala.

  92. Mariles Says:

    e eu concordo plenamente com o marcio, é isso ai, falem menos e estudem mais.

  93. willy Says:

    não tenho opinião sobre nenhum dos dois , entrei esse blog nem sei como mas vós age

    não tenho opinião sobre nenhum dos 2 mas estou rindo muito com os comentarios

  94. jose eriberto Says:

    quem e o lobao.eu respondo .um merda ,drogado sem nenhum meuronio intacto decorrência do uso excessivo de drogas. fdse noia safado

  95. jose eriberto Says:

    a única coisa boa q o lobao fez pra sociedade foi parar d gravar aquele lixo q ele mesmo achava q era musica. e os debieis mentais tb.

  96. fernando oliveira Says:

    lobão… volte para os anos oitenta,paulinho volte para o presente,ou passe pelo menos uma semana em uma favela,competir com quem estudou em escola particular na hora do vestibular, é impossivel,mas mesmo assim eles se julgam superiores, racionais é a realidade da periferia,cazuza era um filinho de papai metido a besta ,e lobão é um bunda suja que nunca andou de ônibus.

  97. Pedro Henrique Says:

    Paulinho e `a todos aqui. Os senhores já viram algum envangélico ouvir o umbandista? Outra coisa, não tenho nada contra lobão nem brow. Pois ambos não fizeram nada comigo eu nem os conheço. O que vejo são os fãs dos dois aqui quase que se matando virtualmente. E a vontade do dono do blog querer de todas as maneiras manchar a imagem de brow. Aí eu te pergunto, o quê ele fez para você fazer isso? O simples fato dele ser um aliado do lulalau? Pelo que sei da banda racionais é que ela mostra o que eles e seus amigos viveram e também seus pensamentos. E para quem sabe interpretar o que não é preciso muita inteligência, não cometeria o mesmo erro apontado ali, assim indo para o caminho do bem. E vamos combinar essa materia é antiga. Com certeza nem o beira mar deve gostar do lula. E outra todos nós somos hipócritas um dia para defender o nosso. A realidade é essa. Existe preconceito dos ricos para os pobres quanto tambem dos pobres para os ricos e não fica somente no contexto financeiro mais em outros também como a cor da pelé. Negros e Brancos e vice versa. Mais essa é a minoria, a maioria vive bem sem ligar para condições em qualquer escala. Eu filho de mãe loira e pai negro, nossa não deu outra um lindo menino. Moreno e gostoso.

  98. RONALDO Says:

    TOTALMENTE CERTO O LOBÃO! VALE LEMBRAR QUE ESTE “MANO”DEFENDEU ATÉ FUNKEIROS QUE TANBEM FAZEM APOLOGIA DE CRIMES E IMORALIDADE SEXUAL !

  99. Anori Says:

    O mano ta certo msm…olha ao derredor de vcs bando de trouxas Fdp

  100. Nazano Says:

    ô zé povinho fala fala atrás desse seu monitor… se sente invencível heim coitado desse lobinho mercenário

  101. Bruno gonçalves Says:

    Concordo com vc mano brown ,você e fodah pra carai ,fosa-se quem não gosta de rap…
    Diz que o rap nao e cultura?
    Cultura pra vcs e quem vai na tv e faz cara de idiota e rebola pelada neh?
    Antes de falar do rap ,para de escultar ,sertanejo universitario ,rock ,pagode ok….
    O único ritimo que fala a verdade e o RAP o resto so quer dinheiro , principalmente esse tal de lobão ,neem conheço esse viado…

  102. Bruno gonçalves Says:

    Concordo com vc mano brown ,você e fodah pra carai ,foda-se quem não gosta de rap…
    Diz que o rap nao e cultura?
    Cultura pra vcs e quem vai na tv e faz cara de idiota e rebola pelada(o) neh?
    Antes de falar do rap ,para de escultar ,sertanejo universitario ,rock ,pagode ok….
    O único ritimo que fala a verdade e o RAP o resto so quer dinheiro , principalmente esse tal de lobão ,neem conheço esse viado…

  103. marcus silva Says:

    o mano brown, por OPÇÃO propria, nao se expoe a MIDIA, o LOBÃO é um cara, que busca atenção, ele não faz comentarios inteligentes e conscientes , na real, ele fala coisas que pra certas pessoas, apresentam certa complexidade, e muita gente acha que falar “dificil” é falar “bonito”, mas o LOBÃO está errado, exemplo, o mano brown, escracha a globo, não quer aparecer la de jeito nenhum, o LOBÃO, se tivesse uma oportunidade de ir a globo, ficava de 4 por isso, o LOBÃO é um cara de bosta, as musicas dele, também falava de drogas e etc, legal, só que cada um esta de um lado do muro, o LOBÃO do lado dos PLAYBOYS consumidores e viciados em drogas, o MANO BROWN do lado dos caras que buscam no TRAFICO, condição pra sua familia, não tem comparação, não é porque vc vende um produto que vc compraria o mesmo, exemplo disso, o brown defende a periferia sofrida, o LOBÃO, defende aqueles que negligenciam essa massa marginal, traduzindo, o LOBÃO não quer que falemos de crimes certo? legal, mas ele não incentiva o crime, quando fala de drogas? o brown ja nao tem problema nenhum com isso, ele retrata uma realidade vivida por muitos, a real é , ambos falam de drogas, e muitas musicas do racionais INCENTIVAM O NÃO CONSUMO DE DROGAS, e as do LOBÃO incentivam o consumo, se tem duvidas ainda, basta ouvirem a discografia dos 2, o BROWN, retrata um odio do sistema carcerario e judiciario , com ou sem razão? ou seja, o LOBÃO É HIPOCRITA, ele acha que só ele pode falar de drogas hahahahahahahahahahha

  104. Lucas Says:

    Ouço Racionais desde 1988 e Lobão desde 1990 (sucesso foi nos anos 80) e tenho pelomenos a propriedade musical para comentar sobre os dois.

    Sobre isso do PT é uma verdadeira mentira, ora o Racionais é uma propaganda do PT porque eles não vão a televisão espalhar a “propaganda”? Falta de convite não é, todos sabem o sucesso que esse grupo fez e fazia em diversas épocas – 1998 – 2006 foi o maior sucesso do grupo.

    Sobre o texto que o Mano Brown disse ao programa roda viva, temos que pensar que ninguém escolhe aonde nasçe e nem todos tem a oportunidade de arrumar um emprego para trabalhar sendo que muitas vezes não se tem nem família para apoiar, algumas vezes nem um lar, e ai aparece o pessoal para julgar e se fosse você que não estivesse uma casa ou uma família, será que seria a mesma pessoa?

  105. Paulo Says:

    Lobão estava na cadeia, e o ladrão é o Mano Brown que ao contrário que vc diz, nunca foi preso.
    Lobão é um músico fracassado que coloca a culpa do seu fracasso nas gravadoras.

  106. Daniela Says:

    O que faz esse Brasil véio estar cada vez mais no fundo do poço e ainda cavar pros lados são os ignorantes:

    “Ricardo Disse:
    maio 3, 2013 às 1:09 pm
    pois é… um pequeno retrato do brasil.
    mano brow é voz pra muito idiota que nao estuda e acha que a coisa como ta, ta certa..”

    FILHO, tu achas que as pessoas (maioria delas) que não estudam estão nessa condição por opção??? Se é assim, pq os nossos magistrados, queridos políticos com graduação, pós, mestrado e afins roubam o povo? Não acho que o Mano Brown seja o dono da verdade, assim como nenhum de nós é, PORÉM é muito fácil pegar e manipular as falas de alguém analisando de acordo com o que convém, se é assim, eu posso pegar uma fala do Lobão e fazer o mesmo pelo simples fato dele não me agradar, das músicas dele não me agradarem e dele ser um roqueiro falido que acha que as suas ideias são sensacionais, são reacionárias.
    A maioria de nós não tem propriedade pra falar sobre as atitudes de quem rouba/mata e mora na favela, PQ NÃO MORAMOS LÁ e, portanto, não conhecemos essa realidade.
    Assim é fácil, muito fácil julgar. Outra coisa, aqueles que julgam que o rap é incitação a violência são mais ignorantes ainda… nunca ouviram nenhuma das músicas e seguem a opnião da maioria, mais fácil reproduzir o que os outros dizem do que pensar com a própria mente.
    “zé povinho coxinha” é o que vcs são!

  107. tayana Says:

    fala serio esse lobão e um fdp, vai para a vida do crime quem quer, tenho 21 tenho minha consciência, escuto racionais todos os dias, sou trabalhadora e tenho meus objetivos, as letras deles sao ótimas trata do cotidiano das periferias quem vive e quem. parceiro, critica pq vc nunca viveu na favela, nao sabe o que e desespero. e agonia.
    viva RACIONAIS porra.

  108. Poliana Says:

    LOBAO? LOBAO? quem é esse FDP? Quer ganha mídia nas costas do mano Brown. Fazer isso é facil, só ligar o computador. Eu quero ver é crescer.
    Pode fazer mil coisas pra tentar derrubalo. Mais ele mostra q nao é qqr um. Apenas com uma fraze dele, ele consegue dewmintir tudo oq o LOBAO fala contra ele. Na verdade nunca nem ouvi falar antes nesse gogoia. Te manca. Tu não vai ganhar fama com isso nao. So vai conseguir quando fizer música q preste.

  109. Shawn Says:

    VÃO TODOS SE DANAR SEUS MERDAS

  110. Cosme Says:

    Nossa, me sinto praticamente “obrigado” a deixar meu comentário aqui. Então vamos lá! Agora quero deixar bem claro que o que vou falar não é por eu ser fã do Lobão ou do Mano Brown, mas sim explicar a maneira de pensar de cada um de vocês.

    O ser humano é um animal racional em busca de fama, respeito, amor, poder e orgulho. E quando começa-se a discutir sobre música, o orgulho sempre entra em cena. Orgulho de si mesmo, por achar que gosta de algo de qualidade. Algo que pessoas como ele, pessoas que ele vê como exemplo, diriam que é bom de se escutar. Então quando fazem uma má crítica sobre seus ídolos, eles querem atacar como águias protegendo seus ninhos. Mas uma vez assistindo a um filme, um dos personagens, que estava atuando em um determinado momento como a estrela de um grande show, e neste show milhares de pessoas o viam como um “deus”, e então este personagem diz uma frase mais ou menos assim: “Se fosse à minha maneira, mandaria fuzilar todos vocês”. Não sei ao certo se essa frase, que por sinal é o trecho de uma música, quis passar para as pessoas o que eu penso que seja, mas imaginei que ele quis dizer que os artistas estão pouco se lixando para seus fãs. E essa é uma grande verdade. Defendemos seres que não estão nem aí para nós, apenas para mostrar para os outros que o que você gosta vale mais. E no final, a maioria dos artistas só buscam a monetização.

    Acho que quando você fala mal do Mano Brown, também se refere a todo o gênero “RAP”. E se isso for verdade, você está mais do que errado em se opor a algo que você julga somente por o que conhece.
    Que a maioria dos grupos de RAP incentivam a criminalidade, é claro que é fato. Mas quem é você para bombardear as letras desse tipo musical? Aposto que nunca passou fome na vida, foi humilhado por pessoas mais ricas que você só por não estar usando uma roupa decente, trabalhou feito louco o mês inteiro e não recebeu seu salário enquanto o dono da empresa está construindo hotéis de luxo em outra cidade. Pois é meu amigo, algumas pessoas perdem a esperança, e criam ódio em seus corações. E diante de tudo isso, o Mano Brown tenta transmitir idéias de anarquia ao povo pobre. Mas infelizmente, ele está errado. Assim como quem escreveu este artigo também está. Não apoie, mas também não julgue só por você não viver naquele meio social. Não adianta criticar, a criminalidade nunca terá fim. Ao menos que pensamentos como o seu sejam extintos. Que ela é um grande mal, até eu concordo. Mas ninguém se torna anjo recebendo pedradas. Então o primeiro passo seria respeitar e fazer os outros também respeitarem pelo menos o estilo musical dos “criminosos”.

  111. fabio Says:

    quem nao conhece o rap nao tem o direito de criticar “é a musica do mais sofrido dos sem voz” tenho certeza q quem critica nunca prestou a atencao em uma letra se quer e eu sou do rap pois sei q nao vivo num mar de rosas minha raça sofreu antigamente e isso vai a merda quem axa q lobao ta certo

  112. Fernando silva santos Says:

    Voces são tudo um bando de playboy que esquta restart ninguem gosta do lobão ninguem sabe quem é lobão é um nunca visto um verme que só´quer prejudicar a voz da periferia.

  113. Karly Says:

    Ainda bem que eu não acredito em nada que leio na net, povo sem consciência.
    Fica puxando saco de playboy com dor de cotovelo.
    é só ler o álbum do Racionais , 90% das músicas falam de pobreza e favelado que sofre na mão da mídia .
    Ouve os discos do Lobão , ele tem música legal sim , mas , a maioria fala de coisa insignificante q não acrescenta nada na vida !que só vale pra ouvir e não pra pensar

  114. Cardoso Says:

    bando de otarios, cheios de mimimi. quem é Lobao? um bosta, um ze ninguem, nunca escutei um sucesso desse merda. quanto a Mano Brown? um guerreiro, RAP = Realidade Atraves de Palavras, canta a favela e o que passou na vida, nao faz apologia a violencia. Bocós, quem ta persuardindo voces a falar isso? BOSTAS, Brown tem hino, sucessos na favela, e Lobinho? ops Lobao… comoé mesmo o nome?

  115. Phillipi Says:

    eu poderia escrever um puta texto falando sobre o Brown mas me limitar apenas a dizer que ao contrario de muito de vocês ele não julga ninguém pelo que faz ou deixa de fazer

  116. Teka Says:

    Pergunto pros coxinhas que aqui deixaram suas merdas de opiniões de quem tá vendo tudo acontecend ode uma porra de uma cobertura enquanto meninos e meninas de seis, sete anos estão se entregando no tráfico e na violência, porque o governo que vivemos por anos e anos a fio, seus tucanos malditos, é elitista, nazista e assassino!!! Quero só perguntar… O que cê deu, o que cê dá, o que cê faz por mim???

  117. Mauro César Says:

    EU te aconselho a criar vergonha na cara e ESTUDAR!
    Simples.

  118. Matheus Alves Says:

    “Vi um pretinho, o seu caderno era um fusil” “dizem que quem quer segue o caminho certo, ele se espelha em quem tá mais perto”
    Se Lobão tivesse o minimo da Sapiência do Brown, ele não falaria tanta “merda” pra aparecer perante a midia, coisa que o Brown se manteve destante!

  119. Victor Pereira Says:

    Cara, Pra min Mano Brown “Racionais” são heróis ele é nosso representante da classe baixa sim eu sim posso dizer pois sou dá classe baixa tbm.. e tenho a mesma visão que a maioria da minha classe tem, talvez vocês interpretasse mal oque realmente ele quis dizer nois pobres não temos a mesma vida que a classe alta tem, escola particular, playstation 3, não temos o tipo de roupa que os Boy usa, quem não sonha em ter um Butt dahora ? de 300 reais e não tem condição ? os Boy tem até de 1.000, nois liga a TV só fala de coisas pra boy mesmo e nois pobre temos acesso a televisão e muitos de noiz tem vontade de adquirir algumas coisas que eles divulgam, mais eai noiz num tem condição qual é a opção que o jovem vai ? é o crime porque ? não teve influencias de um cara conceituado bem sucedido na vida, os pobre do gueto só veem traficantes e etc.. o pobre se espelha neles porque eles tem tudo oque os boy tem e é o jeito masi facil de adquirir!

  120. karol Says:

    Cara que tipo de análise vc faz sobre a sociedade para chegar a essa conclusão? O que é honestidade e dignidade pra vc? Vc sabe alguma coisa sobre a história do seu país? Sem briga, só gostaria de entender a teoria q vc usa pra fazer essa leitura!

  121. Rato Downloads Says:

    Não é atoa que esse post veio da mídia, vocês são todos manipulados pela globo, todos manipulados pela mídia, vocês relataram que Mano Brown e massa do narcotráfico, tem provas? Só por que o cara é da periferia quer dizer que ele é traficante? Todos manipulado, naonão sabe a metade da história do cara, agora quando o pânico ligo pro lobão ele deu aquela afina bonita, ele se acha no direito de falar o que quiser dos Mc’s e não quer dar 1 única entrevista pro pânico? Isso tudo é medo?

  122. junior Says:

    VALEU LOBÃO UNICO QUE TEVE PEITO PARA FALAR DESSA FALÁCIA DE MANO,SEGUIDORES DO MANO VÃO ESTUDAR RAPAZ PARA SER ALGUÉM NA VIDA,E MUDAR SUAS IDÉIAS

  123. Daniela Says:

    NOOOOOOSSA que intelecto mais evoluído que temos aqui… Querido Júnior, então os que “seguem” os Racionais/Mano Brown não estudam? Nem teu nome está escrito certo, ô espertinho! Cadê o acento agudo na proparoxítona (se tu não lembras o que é isso, é a antepenúltima sílaba tônica, que, pela regra, sempre é acentuada)??
    Aprende a escrever para cobrar cultura aqui ou em qualquer outro lugar. Pelo teu mini comentário, tu não sabes nem o que é acento, tampouco o que é vírgula, mas queres cobrar estudo? Nem argumento tu tens, me poupe de tanta ignorância.
    Bem do tipinho do Lobão… só quer ibope!

  124. Gustavo Moura Says:

    na real é isso : lobão só quer ibope.
    mano brown estava no seu canto ,compondo suas musicas ,ai aparece lobão com essas baboseiras todas em seu livro ,e afinal porque ele não falou isso muito tempo atrás ,quando eles apareciam mais frequentemente na midia ,por que? Consertesa porque ele quer ibope,é suas musicas tem ideias muito canalhas támbem .E outra mano brawn nunca se intitulo a fazer musicas aos pobres honestos ,e sim para seus manos ,da sua quebrada !

  125. Andre Fontana Says:

    CARA MANO BROWN É MITO É REI É LENDA VC AI DO BLOG NAO SABE O QUE FALA CARA! LOBÃOOOOOOO É LIXO E TODOS VCS SEUS MEDIOCRES!

  126. elton luis Says:

    oi racionais mcs é porque eu fiz uma letra de música pra vocês. é se quiser gravar pois ficarei muito feliz. nome da letra não invente. quem diria que sabedoria estudou no brasil agora é favor da maioria somos racionais mcs não invente e não use suas palavras assim tão facilmente fazem propaganda de cigarro agora é abstinente e na vida não é só encher a cara de aguardente argumente. somos racionais mcs de volta novamente tente mas não invente. que sejam presentes geralmente e já estão cientes que a gente já estamos carente civilmente e a concorrente consciente e saibam que existem pessoas indiferentes como o bipresidente concorrente iminente que nunca estar presente displicente inconsciente sempre inconsistente inclemente incompetente inconveniente inconcludente que quer mandar no continente e no mandato sempre ausente somos racionais mcs não invente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: