Marília vs. São Paulo – “Série B” do Campeonato Paulista de 1991 ?

spfc 1991

No dia 06 de outubro de 1991, Marília e São Paulo empataram, em dois a dois, no estádio Bento de Abreu, debaixo de chuva, num gramado impraticável.

Os gols foram marcados por Tozin e Wancks, para o MAC, enquanto Tozin (contra) e Antonio Carlos, quase no final, empataram para o Tricolor, que tinha Zetti, Muller, Raí e outros craques dentro de campo.

Porém, dentro da famosa polêmica do Tricolor ter ou não sido rebaixado para a segundona em 1990, pelo que se observa num dos ingressos vendidos para a partida, à época, além do saudoso treinador Telê Santana (em entrevista ao Roda Viva), a própria Federação Paulista, aparentemente, trataria o torneio como “Série B”.*

spfc serie b 1991

Confira abaixo, os lances do jogo, revividos em matéria do Globo Esporte.

*Atualização: há quem diga que o ingresso é fruto de Photoshop, será ? Não sei… quem me enviou diz que não… mesmo assim, o assunto continua polêmico, e divertido… 

177 Respostas to “Marília vs. São Paulo – “Série B” do Campeonato Paulista de 1991 ?”

  1. Marcelo Says:

    Como foi rebaixado se em 1990 o time terminou em 15º entre 24 times??
    Então foram rebaixados no minimo 10.

  2. Marcelo Says:

    Como foi rebaixado se em 1990 o time terminou em 15º entre 24 times??
    Então foram rebaixados no minimo 10.
    Como foi rebaixado se em 1991 ele foi campeão?

  3. Nave Espacial Allianz 2014 Says:

    Vixiii……

    Cadê o Alváro “O RECALCADO” com seus números?

  4. Alex Franco Says:

    Daqui a pouco, apareçerão algumas bixas postando o video do PVC explicando o inexplicavel !!!!

  5. A VERDADE Says:

    Vixe Paulinho, vai vir tamancadas de todos os lados!!
    As meninas vão se descabelar todinhas, só porque vc falou a verdade!!

  6. Alex Franco Says:

    Não vou rir !!!!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    CHUPA BIXARADA !!!!!

  7. ftricolor Says:

    é…vc tem razao, em 1990 cairam 40% dos clubes que disputaram o campeonato, seria o mesmo que cair 8 do brasileirao hoje….haja imaginacao..

  8. Rodrigo Says:

    Filosofia são paulina:

    - somos tri mundial pois o que importa é a opinião pública, regulamento e confederação que organiza não interessa tanto;

    - não fomos rebaixados pois não interessa a opinião pública, interessa mesmo é o regulamento;

    - fomos hexa único pois quem manda é a confederação.

    Mas eles são inteligentes e honestos, então temos que acreditar em tudo que falam.

  9. Wilson Says:

    Paulinho, fiquemos assim.
    Se é tão importante pra vocês essa polêmica, considerem-se realizados.
    O ingresso diz “série B”, então guardem-no num arquivo especial, para tentar alimentar seus egos doentios.
    Modifiquemos nossa máxima:
    “No campeonato brasileiro, nunca caímos pra série B, nunca fomos rebaixados pra segunda divisão”.
    Durmam felizes à partir de hoje…

  10. Sérgio Says:

    Só me explica como foi rebaixado em 1990 e foi campeão paulista da Serie A em 1991 !!!!!!!!!!

    Paulinho: Da mesma maneira que se explica o Fluminense estar na Terceira divisão e, um ano depois, disputar a primeira do Brasileirão…. o futebol sempre foi terra sem Lei….

  11. Osvaldo SEP Says:

    CONTRA FATOS NÃO HA ARGUMENTOS….CHUPA BAMBIZADA..COMO TODOS SEMPRE FALARAM, VOCES FORAM PARA A SERIE B, O CHORO É LIVRE.

  12. Osvaldo SEP Says:

    PREVENDO SUICIDIO COLETIVO COM SUFOCAMENTO POR PURPURINHA EM 3, 2, 1……

  13. willian felipe Says:

    E pra voce Paulinho,o São Paulo foi rebaixado?

  14. o dinhiro mal aplicado Says:

    Paulinho vcs tem assunto demais esta semana do que se preocupar com outros clubes, depois do selinho do machão o time ficou sem chão, e também sobre a sobra do material das obras do verdão,material de primeira.

  15. ftricolor Says:

    Pq vc nao posta o regulamento de 1990? Tá com baixa audiencia e precisa de polemica?

  16. Marinho Zona Zul Says:

    Ah Paulinho…
    Se tiver inteligencia me explique essa.
    Tinha 24 times em 1990 e o SPFC terminou em 15º… Como assim rebaixado?
    kkkk….

  17. Osvaldo SEP Says:

    COMO TEM PETRALHA FILHO DA PUTA QUE VAI APARECER AQUI EU DEIXO A NOTICIA DO DIA

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/10/1350507-reajuste-do-iptu-em-sp-podera-chegar-a-ate-45-no-ano-que-vem.shtml

    A INFLAÇÃO SERA PROXIMA DE 6%.,…ELES VÃO REAJUSTAR EM 45% E DERRUBAR A ISENÇÃO DE IMOVEIS.

    AGORA DA PRA SABER O QUE ELES PENSAVAM COM A NOTICIA DE ONTEM

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/09/1349753-prefeitura-de-sp-projeta-receita-207-maior-em-2014.shtml

    30/09/2013 – 18h08
    Prefeitura de SP projeta aumento de 24% com receita do IPTU

  18. Leonel Says:

    Não haverá rebaixamento no campeonato paulista de 1991.

    FPF.

    O resto é choro.

    cry@fpf.com.br

  19. Lucas Says:

    Simples. Para acabar com a polêmica. Mostre-nos no regulamento de 1990, o artigo que trata do descenso de equipes no referido campeonato.
    Sejamos inteligentes, vamos direto ao ponto.

  20. ftricolor Says:

    Ele nao vai postar o regulamento, senao fica sem argumento, ele só mostra o que interessa a ele…o engraçado é que ele sempre mostra as provas, quando interessa é claro..

  21. Nuno Says:

    Duro mesmo é Ralf, Sheik e Guerrero voltarem no avião da Lusa. Que fase… http://esportes.r7.com/futebol/fotos/vexame-contra-a-lusa-foi-seguido-de-falta-a-balada-e-discussao-em-aviao-diz-colunista-02102013#!/foto/1

  22. Alexandre Says:

    O SPFC foi rebaixado. A FPF em conluio com a CBF modificaram as regras do campeonato, virando a mesa. No tapetão o SPFC foi beneficiado e transportado novamente para a primeira divisão. Simples e verdadeiro, embora vergonhoso, como vergonhoso são os campeonatos estaduais na atualidade.

  23. Marcelo Says:

    E o Corinthians em 2000 que terminou o Brasileirão em 23º?

  24. Marcelo Says:

    o que vai rolar de selinho para comemorar esse post

  25. MOSQUETEIRO II Says:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  26. zé ferreira Says:

    Série B mas não segunda divisão, simples questão semântica. Um pouco de alfabetismo funcional, senhores!

  27. Osvaldo SEP Says:

    borbofletas do panetone, parem que a atmosfera vai ficar impregnada de tanta purpurina…

    Podem bater o pézinho, duas mãos na cintura e fazer bico de pato donald…TA LA NO INGRESSO…..SERIE B….

    SERA QUE ESSE BANDO DE ANIMAIS NÃO SABEM LER ?

    UM CONSELHO PARA AS AFETADAS, CONHECEM AREIA MOVEDIÇA ? QUANTO MAIS VOCES SE MEXEM, MAIS AFUNDAM.

  28. Iuri Says:

    O Juca Kfouri já leu o regulamento, era claro no texto a informação de que não havia rebaixamento nesse campeonato. Eles podem chamar a repescagem de “série B”, “torneio de prata” ou o que for, isso não prova nada.

    Ou o Corinthians foi rebaixado por ter disputado a série B do campeonato brasileiro de 1982?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1982_-_S%C3%A9rie_B

  29. Osvaldo SEP Says:

    Time bacana o do Panetone

    Além dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) e dos dois de Minas Gerais (Atlético-MG e Cruzeiro), mais três equipes de ponta do Brasil enviaram carta à Federação Paulista de Futebol condicionando a inscrição na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014 à exclusão do São Paulo: Coritiba, Sport e Vitória

    Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Boicote-Paulo-Copinha-ganha-adeptos_0_1003099785.html#ixzz2gZR5R22q
    © 1997-2013 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

  30. Fred2 Says:

    Contra fatos não argumentos.
    Não sei o que é mais soberba, se cair num campeonato estadual, ou não admitir a queda. Como se isso fosse mudar o passado.
    Isso me lembra aquele personagem do Casseta, o Walterney, que não era gay, porém sempre estava na sauna gay,

    dentro do impensável, mas em se tratando de Brasil, possível,
    seria como se o regulamento do BR13 estabelecesse que o campeão da serie A, Cruzeiro, disputasse uma hipotética final contra o Palmeiras, campeão da série B. ( no Brasil nada a duvidar….. Isso já aconteceu, módulo Verde X modulo Amarelo)
    Nessa ótica, os palmeirense iriam afirmar que não caíram em 2013.

    Tricoflores, admitam. Não nenhum mal nisso. Naquela época os estaduais eram disputados, tinham valor.

  31. agnosticuzinho Says:

    O fluminense jogou a série C em um ano e NO OUTRO ANO jogou a série A (concordo que seja errado), já o SPFC jogou a série B do Paulista em 1991 (segundo seu post) e NO MESMO ANO ganhou a série A. São duas coisas totalmente distintas, e a segunda afirmação é de uma incoerência extrema.

    Ah… E o grafite mandou um abração, e um “de nada odaliscas”.

  32. zé ferreira Says:

    perfeito, Lucas!

  33. Lampião - Odaliscas da Fiel, a torcida curicana! Says:

    Existe uma coisa que se chama REGULAMENTO.

    Curicanos, leia o regulamento….se souberem ler…
    _____________________________________________

    Eitaaaaaaaaa curica, racinha viu!!!

    Gentalha assassina, beijoqueira e que não sabe ler regulamento!

  34. tri campeão brasileiro, mundial e da liberta, sem ajuda do PT e CBF Says:

    e quem jogou a Taça de Prata na década de 80 também caiu????? o São Paulo em 1990 ficou em 15º entre 24 times, caíram 9 times então???? o cúrintha caiu em 2000 e 1987 pois ficou em último lugar ????? e o Santos em 1987 ????? leiam o regulamento e a tabela final ao invés de se apegarem a nomenclaturas antigas sem saberem o que significavam, por exemplo, em 1987 a segundona eram “Módulos azul e branco” e a primeirona eram “verde e amarelo”, adolescentes tsc tsc tsc

  35. tri campeão brasileiro, mundial e da liberta, sem ajuda do PT e CBF Says:

    vejam a tabela final, caíam 9 times?????? o São Paulo não ficou em último, leiam.
    1 Bragantino 48 37 18 12 7 43 22 21 65
    2 Novorizontino 43 37 13 17 7 40 28 12 58
    3 Corinthians 50 35 16 18 1 34 13 21 71
    4 XV de Piracicaba 37 35 11 15 9 34 32 2 53
    5 Guarani 52 45 16 20 9 46 28 18 58
    6 Botafogo 49 45 15 19 11 45 37 8 54
    7 Palmeiras 46 35 18 10 7 42 17 25 66
    8 Santos 40 35 12 16 7 29 25 4 57
    9 Portuguesa 37 35 8 21 6 40 33 7 53
    10 América 36 35 11 14 10 26 34 -8 51
    11 Ituano 35 35 12 11 12 34 33 1 50
    12 Mogi Mirim 34 35 7 20 8 28 30 -2 49
    13 Ferroviária 30 35 10 10 15 30 38 -8 43
    14 XV de Jaú 29 35 11 7 17 37 46 -9 41
    15 São Paulo 36 33 13 10 10 41 26 15 55
    16 União São João 35 33 11 13 9 34 26 8 53
    17 Ponte Preta 33 33 11 11 11 33 34 -1 50
    18 São José 31 33 7 17 9 27 34 -7 47
    19 São Bento 29 33 10 9 14 36 40 -4 44
    20 Inter de Limeira 29 33 8 13 12 28 36 -8 44
    21 Juventus 25 33 7 11 15 27 47 -20 38
    22 Santo André 23 33 8 7 18 22 40 -18 35
    23 Noroeste 20 33 5 10 18 22 48 -26 30
    24 Catanduvense 17 33 5 7 21 15 46 -31 26
    Pts — Pontos ganhos; J — Jogos; V – Vitórias; E – Empates; D – Derrotas; GP — Gols pró; GC — Gols contra; SG — Saldo de gols; % – Aproveitamento de pontos;

  36. tri campeão brasileiro, mundial e da liberta, sem ajuda do PT e CBF Says:

    vejam a tabela final da JH 2000, quem caiu??????
    1 Cruzeiro 45 24 12 9 3 46 27
    2 Sport 42 24 12 6 6 46 27
    3 Fluminense (1) 42 24 12 6 6 45 31
    4 Goiás 41 24 11 8 5 41 29
    5 Vasco 39 24 11 6 7 36 37
    6 São Paulo 39 24 10 9 5 46 35
    7 Ponte Preta 38 24 11 5 8 49 37
    8 Atlético-PR 38 24 11 5 8 32 28
    9 Internacional 38 24 10 8 6 34 25
    10 Grêmio 37 24 10 7 7 37 31
    11 Palmeiras 37 24 10 7 7 29 30
    12 Bahia (1) 36 24 10 6 8 32 31
    13 Guarani 35 24 9 8 7 29 29
    14 Santos 33 24 9 6 9 38 31
    15 Flamengo 33 24 9 6 9 42 37
    16 Botafogo 32 24 9 5 10 31 35
    17 Portuguesa 32 24 9 5 10 34 43
    18 Vitória 31 24 9 4 11 44 40
    19 América Mineiro 27 24 7 6 11 26 35
    20 Atlético Mineiro 27 24 7 6 11 31 42
    21 Juventude 26 24 7 5 12 27 36
    22 Gama 22 24 6 4 14 22 39
    23 Coritiba 21 24 5 6 13 26 35
    24 Corinthians 16 24 4 4 16 26 46
    25 Santa Cruz 16 24 3 7 14 18 51

  37. tri campeão brasileiro, mundial e da liberta, sem ajuda do PT e CBF Says:

    e agora a tabela final da Copa União 1987, quem caiu??????
    1 Flamengo 24 19 9 6 4 22 15 7
    2 Internacional 18 19 6 6 7 14 12 2
    3 Atlético Mineiro 25 17 10 5 2 23 9 14
    4 Cruzeiro 21 17 6 9 2 16 7 9
    5 Grêmio 18 15 7 4 4 14 8 6
    6 São Paulo 17 15 7 3 5 21 12 9
    7 Fluminense 17 15 6 5 4 14 12 2
    8 Palmeiras 16 15 7 2 6 11 13 -2
    9 Botafogo 15 15 4 7 4 11 9 2
    10 Vasco da Gama 13 15 5 3 7 17 18 -1
    11 Bahia 13 15 4 5 6 11 18 -7
    12 Coritiba 12 15 4 4 7 15 22 -7
    13 Goiás 11 15 3 5 7 8 15 -7
    14 Santa Cruz 11 15 3 5 7 10 20 -10
    15 Santos 11 15 2 7 6 7 17 -10
    16 Corinthians 10 15 2 6 7 9 16 -7

  38. tri campeão brasileiro, mundial e da liberta, sem ajuda do PT e CBF Says:

    agora o regulamemto do Paulista de 1990:

    Regra do rebaixamento[editar]
    O regulamento de 1990 determinava que não haveria descenso de qualquer equipe, como afirma, por exemplo, o jornalista Paulo Vinícius Coelho.1 O regulamento do campeonato daquele ano afirma, in verbis, em seu Artigo 5º:
    Parágrafo 1º – “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.”

    Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano, haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especial de Futebol Profissional.”

    quem não souber ler peça ajuda.

  39. tri campeão brasileiro, mundial e da liberta, sem ajuda do PT e CBF Says:

    duas viradas de mesa na história????? que feio

  40. Marcelo Says:

    Fred2, a gente admite.. apenas mostre o regulamento falando que o 15º seria rebaixado… isso num campeonato que nem havia rebaixamento…
    Só queremos ver o regulamento. Se estiver escrito isso.. a gente pede desculpa e abaixa a bola…

  41. zé ferreira Says:

    Osvaldo SEP, o senhor extrapola; não posso sequer defini-lo analfabeto funcional, é uma “rematada besta”

  42. Fábio Says:

    Não adianta mostrar o regulamento, em um país que os próprios brasileiros não respeitam as leis!!!

    Isso é polêmico, o regulamento dizia que não havia rebaixamento, MAS, alguns acéfalos da imprensa que são mais torcedores que profissionais, escreveram sim matérias dizendo que foi rebaixado!!! Estranho é que houve rebaixamento, e em 91 ganhamos o Paulista!!! Fazer o que…

    Lembrando que em 2000, o Corinthians ficou em penúltimo lugar naquele brasileiro controvérsio, e não caiu porque o regulamento não permitia!!!

    Agora, às Porcas, parem de se enganar!!! Vocês cairam 2 VEZES, CHUPA!!!! Isso sim é muuuuuiiiiiito vergonhoso!!!!

  43. giba Says:

    Série B era o nome do Grupo B do campeonato. O nome do que hoje é série B era segunda divisão. Além disso O Campeonato Paulista de Futebol de 1991 teve como campeão o São Paulo, que conquistou o título ao vencer o Corinthians na final, com vitória por 3 a 0 no primeiro jogo e empate sem gols na segunda partida. O artilheiro da competição foi Raí, do próprio São Paulo, com vinte gols marcados.
    Sem mais !!!
    Chupa pra vc que acredita em qualquer merda que sai na internet

  44. ftricolor Says:

    O pior é falar de virada de mesa, virada de mesa é mudar o regulamento após o campeonato…vc estudou com o cara de areia mijada?

  45. SEBASTIÃO VERDADEIRO Says:

    O QUE VALE É O REGULAMENTO DE 1990, QUE NUNCA PREVIU REBAIXAMENTO. O RESTO É CHORORÔ E MIMIMI DE RIVAIS REBAIXADOS QUE TENTAM RASURAR A HISTÓRIA…

  46. Tom Says:

    Naquele ano houve um “torneio da morte” com os ultimos colocados e mesmo assim eles conseguiram cair !!!

    Mas a soberba não admite !!! Disputaram a Série B ( ou A2 ) no ano seguinte mas não querem acreditar.

    Paciência !

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI24813-15260,00-O+DIA+EM+QUE+O+SAO+PAULO+FOI+REBAIXADO.html

    No link acima segue cópia da “Folha de São Paulo” com reportagem sobre o rebaixamento.

    Também cita o seguinte :

    “Por mais que desagrade os são-paulinos, a verdade é a que segue:

    Em 1990, o Campeonato Paulista foi disputado por 24 times. Havia a percepção de que eram times demais. Convencionou-se, então, que apenas 14 times disputariam o campeonato de 1991 – os 14 primeiros do certame de 1990. De alguma forma, o São Paulo “conseguiu” ficar em 15º, depois de ser eliminado na primeira fase (que classificou 12 times) e novamente eliminado numa repescagem (que classificou outros dois, completando 14). Para não melindrar susceptibilidades, o regulamento de 1990 dizia que “não haveria descenso”. Era só uma fórmula de cortesia: os times que não entrassem entre os 14 disputariam o que, na prática, equivaleria a uma segunda divisão.
    Esse regulamento não foi cumprido. Diante do rebaixamento do São Paulo, houve uma virada de mesa. Os times rebaixados em 1990 (não só o São Paulo, mas outros importantes, como a Ponte Preta) ganharam o direito de lutar por três vagas nas finais. Foi assim que o São Paulo conseguiu a façanha, inédita no futebol mundial, de ser rebaixado em um ano e campeão no ano seguinte!

    O argumento dos são-paulinos, portanto – de que o acesso no mesmo ano “já estava previsto” – é falso e errôneo. “

  47. Alex Franco Says:

    O desespero das BIXAS do Jd Leonor querendo de todo jeito mostrar q não foram REBAIXADOS chega a ser comico…

    CHUPA BIXARADA PÃO OVO….cairam no paulistinha

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  48. PH TRICOLOR Says:

    Paulinho, uma impressão em um pedaço de papel não pode ser justificativa para um jornalista competente como você.
    Essa história já foi explicada várias vezes e você sabe que o Tricolor não foi rebaixado.

  49. Arena Entulhao do Palestra Says:

    Caiu em 90 e vai cair em 2013.

  50. tri campeão brasileiro, mundial e da liberta, sem ajuda do PT e CBF Says:

    “de alguma forma”????, informe ao jornalista da Época que não lê regulamento:
    Regra do rebaixamento[editar]
    O regulamento de 1990 determinava que não haveria descenso de qualquer equipe, como afirma, por exemplo, o jornalista Paulo Vinícius Coelho.1 O regulamento do campeonato daquele ano afirma, in verbis, em seu Artigo 5º:
    Parágrafo 1º – “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.”

    Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano, haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especial de Futebol Profissional.”

    quem não souber ler peça ajuda.

  51. MOSQUETEIRO II Says:

    afffffff…o Paulinho mexeu no vespeiro….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  52. tri campeão brasileiro, mundial e da liberta, sem ajuda do PT e CBF Says:

    Paulista com 14 times????? quando decidiram isso????? até hoje, depois de enxugado, tem 20 times e querem diminuir, quanto mentira, eram 24 times e o tricolor ficou em 15º e quem diz isso não é a imprensa gambá, e sim o regulamento já colado acima.

  53. Igor Fernandes Says:

    Muito me admira,Paulinho,que você,que tanto preza pelo bom andamento dos campeonatos,que prega o respeito ao regulamento dos mesmos,venha aqui postar algo que ande na contramão disso.O São Paulo FC não foi rebaixado porque o regulamento não previa rebaixamento.Da mesma forma que o S.C.Corinthians Paulista terminou o campeonato brasileiro(Copa João Havelange) em penúltimo lugar e não foi rebaixado.Por que?Simples!O regulamento não previa rebaixamento.A “série B” que está no ingresso é tão somente uma referência ao “grupo II” ,previsto em regulamento e do qual participaram clubes com colocação ruim no campeonato de 1990.O regulamento,queira você ou não,foi cumprido a risca,diferentemente da virada de mesa,por exemplo,com o Fluminense,em 2001.Quem tem o mínimo de coerência e isenção vai olhar para o regulamento e constatar o óbvio:O SPFC não pode ter sido rebaixado,uma vez que inexistia rebaixamento.Não é preciso ter um cérebro privilegiado para se atentar a isso.O regulamento não foi alterado,foi cumprido rigorosamente.Não é isso que passamos décadas cobrando das federações e confederações,que o regulamento fosse cumprido??Então não sejamos parciais e incoerentes ao ponto de reclamar quando isso ocorreu.O regulamento era ridículo?Eu até concordo,mas ele foi escrito e aceito antes do campeonato começar,antes do SPFC iniciar o torneio,não quando sua participação havia se encerrado.

    Parágrafo 1º – “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.”

    Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano, haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especial de Futebol Profissional.”

  54. tri campeão brasileiro, mundial e da liberta, sem ajuda do PT e CBF Says:

    já já os antis Tri mundial dirão que o Grafite não existiu

  55. Lampião - Odaliscas da Fiel, a torcida curicana! Says:

    Tom Disse:

    outubro 2, 2013 às 10:58 am

    Já que você é um grande pesquisador..

    Pesquise a data do regulamento, que foi antes do início do campeonato, portanto, não houve virada de mesa..

  56. Rodrigo Says:

    Na verdade, se não me engano o nome não era nem série B e sim módulo Amarelo. O outro era o módulo Verde, com os supostos “não rebaixados”.
    Outra coisa: algum corintiano falou algo sobre opinião pública e regulamento ou entidades, quando isso tudo na verdade é conversa de boteco. Um conselho: Meu time não precisa ser pequeno para o seu ser grande e vice-e-versa. Não me sinto pequeno por vcs acharem que o Tricolor foi rebaixado em 1990. Aliás, fui ao estádio em 1989, 1990 e 1991, mas e vc? Estive lá e afirmo que não concordo com seus argumentos, mas respeito sua pobreza de espírito.

  57. Rodrigo Says:

    Só tentando entender uma coisa…como o CAMPEÃO PAULISTA DE 1991 disputou 2 campeonatos ao mesmo tempo???….kkkkkkkkkk…..oq o desespero não faz não?!!!
    #GRANDENÃOCAI #OSBEIJAFLORPIRA #ASPORCAPIRA

  58. Rodrigo Says:

    O regulamento da Copa Toyota fala que é mundial? Então…

  59. rica Says:

    O que vale é o regulamento, o resto é oportunismo e informação incorreta…..quem alimenta essa “polemica” é safado!

  60. João Carlos Says:

    As bibas na segunda é muito hilario.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  61. cabecinhadeouro Says:

    hahaha

    agora, um canhoto de ingresso para um jogo no Abreusão tem mais valor do que o REGULAMENTO do campeonato.

    acho que a audiência aqui no blog estava meio fraca.. aí, tem que apelar para essas falsas polêmicas!

  62. tri campeão brasileiro, mundial e da liberta, sem ajuda do PT e CBF Says:

    Paulinho, não vai responder aos que colaram o regulamento???? e sobre 1987 e 2000????

  63. Marcelo Says:

    Regulamento do Paulista de 90
    o resto é balela.

    O Paulistão de 1990, com a participação de 24 clubes, era dividido em três fases:

    Primeira Fase: Os 24 clubes jogam entre si, em turno único. Os doze melhores classificados (sete do Grupo I e cinco do Grupo II) passaram à segunda fase e o campeão de cada grupo disputaria a Copa do Brasil de 1991. Os demais clubes disputariam a repescagem.

    Repescagem: Doze clubes eliminados da primeira fase foram divididos em dois grupos e jogaram em turno e returno. Dentro de cada grupo, os times jogariam entre si, em turno e returno. Apenas os campeões de cada grupo disputarão a segunda fase, enquanto os demais clubes estariam fora da disputa do título, e jogariam em um grupo separado dos catorze melhores colocados no campeonato do ano seguinte.

    Segunda fase: Os doze melhores colocados da primeira fase e os dois melhores da repescagem seriam separados em dois grupos de sete times cada. Dentro de cada grupo, os times jogariam entre si, em turno e returno. Os campeões dos grupos foram à final.

    Fase final: Os dois campeões dos dois grupos da segunda fase, fazem a final do campeonato em dois jogos, na casa de cada time. Caso os dois resultados forem idênticos, será realizado uma prorrogação. O time com a melhor campanha nas fases anteriores joga pelo empate na prorrogação.

    Rebaixamento: Assim como na edição anterior, não haveria rebaixamento para a segunda Divisão.

  64. RENATO Says:

    na propria chamada do globo esporte fala paulistão 91, não paulistão serie b 91.
    TIME GRANDE NÃO CAI….

  65. Marcelo Says:

    Se houve virada de mesa ….
    Porque os ultimos colocados do paulista de 1989.. os chamados “rebaixados” continuaram jogando a primeira divisão em 1990… houve virada de mesa em 1989 tambem???

  66. SEBASTIÃO VERDADEIRO Says:

    O TAL “INGRESSO” É FALSO!!!

    FALSIFICAÇÃO GROSSEIRA DE PHOTOSHOP!!!

    NÃO HAVIAM INGRESSOS PERSONALIZADOS ÀQUELA ÉPOCA!!!

    ACORDEM!!!

    TODAS INFORMAÇÕES ERAM GRAVADAS POR IMPRESSORAS MATRICIAIS!!!

    REVEJA A SUA FONTE, PAULINHO, OU ARRISQUE-SE A CAIR EM DESCRÉDITO POR ESSA INFORMAÇÃO.

    VOU ESPERAR SUA ERRATA.

    OBRIGADO.

    Paulinho: Meu caro, quem me enviou foi um torcedor, como vc. Não sei se é Photoshop ou não. Deixo isso claro na postagem. Sendo ou não, está divertido…

  67. gilson Says:

    COISA E SIMPLES LEIA O REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE 91 E PRONTO NAO PREVIA REBAIXAMENTO NAO ADIANTA TIME GRANDE NAO CAI.

  68. Arena Carandiru - atrust fielzão 2044 Says:

    REGULAMENTO É O QUE VALE… O resto é papo furado.

    Regulamento diz que não caímos, e isso é o que vale.

  69. Marinho Zona Zul Says:

    Olha aí os ingressos do campeonato paulista de 91

    http://www.colecaocorinthians.com.br/admin/ingresso/779384622e9300d32d140b627672d648.jpg

    Paulinho: Esse não tira a dúvida… na época, cada clube era responsável por confeccionar o seu. saia, por vezes, diferentes…

  70. MARCIO DE SOUSA SILVA Says:

    Caro Paulinho, não sou São Paulino, mas lembro muito bem do que ocorreu: Tanto que em discussões de torcedor na época, alertei que o São Paulo havia caído para o Grupo B , que era como se fosse a série A2, mas que classificava 2 times apenas para a fase seguinte. A diferença para o Grupo A era apenas que além de estarem os clubes maiores classificaria mais clubes para a fase seguinte. Igual ocorreu com o Vitória em 93 que ficou entre os dois da série b e eliminou o Corinthians na outra fase, chegando a final depois. Ou o próprio São Caetano em 2000 que foi vice da série b e passou para a outra fase e chegou a final depois. Portanto foi um rebaixamento mandrake , coisas do regulamento.

  71. Fernando Says:

    Não adianta colocar o regulamento pros analfabetos funcionais, eles não sabem nem interpretar texto kkk… e time grande nunca cai

  72. anticorruPTos Says:

    Photoshop varzeano este

  73. camilamabeloop Says:

    uHSUAHUSHUAHSUAHUS NOTICIA BOA DO DIA <3

    http://www.desejoadolescente.com

  74. Fábio Says:

    Sebastião, bem lembrando!!! kkkkkk…

    E os idiotas acreditam!!!!

  75. Mauricio Ipua Says:

    Deixa eu ver se entendi… quer dizer então que em 2000 o Curinthians foi rebaixado no campeonato Brasileiro (Vulgo João Havelange) http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Jo%C3%A3o_Havelange.. ESSA É A LÓGICA???? POIS O REGULAMENTO NÃO MENCIONA DESCENÇO

  76. Fábio Says:

    MARCIO DE SOUSA SILVA, perfeito!!!!

    Foi isso mesmo, o que ocorre, é que jornalistar-torcedores não lêem nem a matéria que fazem (Control +C, Control +V), quanto mais regulamentos!!! Se bem que alguns clubes tb não lêem!!!

    Como ocorreu em 2000, que não houve rebaixamento e o corinthians ficou em penúltimo no Brasileiro!!! Simples!!!

    Agora, que o regulamento era tosco, isso era. O SPFC pegou um monte de bábas, e depois foi para a outra fase com o time certinho e venceu o campeonato vencendo o Corinthians!!!

  77. Roberto F. Cardoso Says:

    “Paulinho: Esse não tira a dúvida… na época, cada clube era responsável por confeccionar o seu. saia, por vezes, diferentes…”

    isso não procede Paulinho. Era a FPF que confeccionava os ingressos, que seguiam o mesmo modelo. Pode conferir, que é o mesmo modelo do ingresso photoshopado que você mostrou lá em cima.

    Paulinho: Não, meu caro. Nem sempre…

  78. Ricardo Says:

    http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1990

    Vc tanto crítica e esta trabalhando da mesma forma dos que vc ataca, só mostra o lado q lhe convém.

  79. valdir Says:

    Time grande não cai em regional.E agora Bambis,rebaixados no Paulistinha.Depois eles vem com argumento de que não podem cair 10 times ao mesmo tempo,mas se esquecem que desses 10 times teve uma repescagem e nessa repescagem foram desclassificado.Mas não se previa que o clube que ficasse nesse
    grupo mais fraco disputaria o titulo,isso foi só uma manobra da FPF
    pra não deixar eles de fora das finais..

  80. Ander Says:

    Quanta babaquice…..

  81. CLAYTON TRICOLOR Says:

    PVC, o melhor jornalista do país, esclarece tudo:

    http://futeboldebotao.wordpress.com/2008/06/30/lendas-urbanas-sao-paulo-rebaixado/

    ————————————————————-

    Mauro Beting, também:

    http://blogs.lancenet.com.br/maurobeting/2009/01/25/como-o-sao-paulo-nao-foi-rebaixado-no-sp-90-e-como-a-fpf-rebaixou-32-clubes-no-sp-94/#comment-476676

    CONCLUSÃO: O SPFC JAMAIS FOI REBAIXADO! E NUNCA VIROU A MESA. E NUNCA DISPUTOU TAÇA DE PRATA NOS ANOS 80, AO CONTRÁRIO DOS RIVAIS.

    PS.: O QUE ERA A TAÇA DE PRATA NOS ANOS 80:
    http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2008/11/04/nos-anos-80-a-taca-de-prata/

  82. Fred2 Says:

    Falar em regulamento no Brasil, é rir da própria desgraça.
    No pais onde leis existem para serem desrespeitadas ou alteradas conforme a conveniência, para que perder tempo com palavras? Palavras o vento leva e papel aceita tudo.

    E SE O PRÓPRIO CLUBE ACEITOU QUE OS INGRESSOS FOSSEM COMERCIALIZADOS DAQUELA FORMA, SIGNIFICA QUE ACEITOU A CONDIÇÃO DE SÉRIE B! simples.

    E não existe nem primeira, nem segunda, nem terceira divisão. O correto é séries A, B, C.

    Outro detalhe importante. O ingresso não foi impresso em impressora matricial, e sim em impressora de linha.

  83. Rafael Marini Says:

    engraçado corinthiano dizer q o SP foi rebaixado msm com o regulamento e a FPF dizendo q não mas diz q são bi-campeões mundiais pq a FIFA falou q é.

  84. Roberto F. Cardoso Says:

    Ué, mas não está claro que os modelos são os mesmos? Ou clubes mandariam fazer ingressos iguaizinhos, só com esse detalhe diferente? Ainda mais numa época em que não faziam ingressos personalizados, era tudo feito como modelo e depois imprimiam os dados de cada jogo. Não existe dúvida que é Photoshop!

  85. Contribuinte Lesado Says:

    É engraçada a campanha do Paulinho para tentar dizer que o SPFC já foi rebaixado em um campeonato que não previa rebaixamento.

    O regulamento do Paulistão de 90 não previa o rebaixamento desde antes de o campeonato começar. Concordo que era uma maneira de proteger os grandes, mas se o regulamento não previa rebaixamento então o SPFC não pode ter sido rebaixado. O SPFC disputou o módulo amarelo de 91 (não a 2º divisão) quando os outros disputaram o módulo verde. Tanto que o SPFC foi campeão Paulista daquele ano eliminando o Palmeiras na semi-final e sendo campeão sobre o Corinthians.

    Esta situação (proteção aos grandes) já tinha acontecido em outros campeonatos dos anos 80 com o Palmeiras (81 e 82) e o Corinthians (82) que disputaram a Taça de Prata quando todos os outros grandes jogaram a Taça Ouro. Com o Corinthians a situação foi ainda pior pq eles ficaram em último colocado no brasileiro de 87 (Copa União) e 2000 (Copa João Havelange). O Santos ficou em penúltimo no brasileiro de 87. Mas em ambos os casos o regulamento também não previa o rebaixamento. Então os rivais que disserem que o SPFC foi rebaixado terão que admitir que foram tetra-rebaixados, no caso de Palmeiras (81, 82, 2002 e 2012) e Corinthians (82, 87, 2000 e 2007), e rebaixado no caso do Santos (87).

    Paulinho, por favor. Se aprofunde nestes outros casos citados acima.

  86. junior Says:

    O Campeonato Paulista de Futebol de 1991 teve como campeão o São Paulo, que conquistou o título ao vencer o Corinthians na final, com vitória por 3 a 0 no primeiro jogo e empate sem gols na segunda partida. O artilheiro da competição foi Raí, do próprio São Paulo, com vinte gols marcados.

  87. Rodrigo Says:

    A verdade é uma:

    Ou o São Paulo foi rebaixado em 90 ou não é tri mundial!!!

    Escolham…

  88. Porks Says:

    A parte esse ingresso (verdadeiro), que prova mais uma vez que os Bambis cairam pra segundona no Paulista/90, e disputaram a segundona em 91, pois, sou a prova viva que os Bambis cairam. Lembro-me muito bem daquele Paulistinha, e já acompanhava futebol. No mais, tem ainda as gravações do Telê Santana, das entrevistas do Roger (da banda ultraje a rigor), e dos diretores bambis da época dizendo que “jamais virariam a mesa”, e que o SPFW disputaria sim, a segundona Paulista/91 (como de fato disputou). Basta procurar os jogos da primeira-fase do Paulista/91, e notarem que os Bambis não jogaram contra os times grandes. Os bambis ficaram no grupo com os piores times, e nem na repescagem conseguiram se safar da queda.
    Vejam os trechos das reportagens do wikipedia:

    O jornal Folha de S. Paulo publicou no dia seguinte como manchete o rebaixamento do São Paulo . Já o jornal O Estado de S. Paulo tratou o caso como uma simples desclassificação, explicando como seria o regulamento do Paulistão de 1991. “O campeonato de 1991 terá 28 times divididos em dois grupos de 14″, escreveu o jornalista do Estadão. “O São Paulo terá de ficar entre os primeiros nas duas primeiras fases para, na quarta [sic], voltar a enfrentar Coríntians [sic], Palmeiras, Portuguesa e Santos.”3 No dia seguinte, o mesmo jornal afirmou mais uma vez: “O São Paulo vai disputar o Paulista de 1991 no grupo ‘B’, que incluirá os dez piores times deste ano e mais os quatro melhores colocados na Divisão Especial, mas não está, desde já, afastado da briga pelo título da Primeira Divisão, como alguns, erradamente, interpretaram.”4 O Estadão argumenta, nessas reportagens publicadas no dia seguinte ao rebaixamento, que tal regulamento já previa naquele instante que os times relegados ao Grupo B disputariam o título paulista de 1991 contra os classificados no Grupo A. Assim, não teria havido uma mudança radical no regulamento do Paulistão de 1991, feita posteriormente à desclassificação do São Paulo, a chamada “virada de mesa”.
    O regulamento de 1990 causa, entretanto, até hoje polêmica e discussões sobre o suposto rebaixamento do São Paulo para a segunda divisão do Campeonato Paulista. Em 2009 o guia oficial do Campeonato Paulista daquele ano, distribuído pela própria FPF, informou que o São Paulo não havia se classificado “nem na repescagem” e que havido sido “rebaixado para a segunda divisão” na disputa de 1990.5 Dias depois, após protestos da diretoria do São Paulo, a FPF voltou atrás, renegando o próprio guia. A entidade culpou o historiador Rodolfo Kussarev pelas informações. Kussarev, por sua vez, assumiu a responsabilidade pelas informações e alegou ter usado como base o livro A História do Campeonato Paulista, dos jornalistas André Fontenelle e Valmir Storti, lançado pela Publifolha em 1997.
    Após este conflito de ideias e de acusações de lado a lado, Fontenelle, que trabalhou na Folha na década de 1990 e foi chefe do jornalista Paulo Vinícius Coelho na revista Placar, elaborou artigo na versão online da revista Época, assegurando que houve a queda da equipe do Morumbi para a Série B do Paulistão.7 . “O clube do Morumbi caiu, sim”, disse o jornalista da Época. “Houve a virada de mesa e, embora o São Paulo tenha disputado o equivalente à segunda divisão em 1991, classificou-se para as finais, eliminando o Palmeiras, que vinha do grupo mais forte”, destaca o jornalista, já se referindo também ao Campeonato Paulista de 1991.
    Em outro texto veiculado em 2009 no site Lancenet, do jornal esportivo Lance!, o jornalista Mauro Beting também abordou o assunto polêmico, avaliando que uma “brilhante sacada regulamentar” impediu o rebaixamento do São Paulo à segunda divisão do estadual. “No frigir das bolas: o São Paulo começou o SP-91 na divisão inferior — mas não foi tecnicamente rebaixado. A mesa não foi virada para beneficiar o São Paulo — apenas foi um truque discutível da FPF, ainda em 1990, e sem saber que um grande passaria pelo vexame tricolor, para rebaixar sem ações na Justiça dez clubes do SP-90 para o SP-91″, escreveu o jornalista.

  89. Guilherme_DIY Says:

    Inveja é foda cara…

    Paulinho é lamentável o que vc tenta fazer para diminuir o SPFC.

    O SPFC não caiu e vc sabe disso.

    Sou mto fã do seu trabalho, ouvi TODOS os ”Pergunte para o Paulinho” e ”Midia Cast Esporte Club”, entro no seu blog todos os dias, mas confesso que esta ficando difícil continuar acompanhado desde que vc deixou um pouco de lado a parte investigativa do negocio e perde seu tempo falando mentiras e bobagens sobre o SPFC.

    Separemos as coisas, não estou falando de suas denuncias contra a instituição SPFC e sim do seu ódio oprimido (que para mim é pura inveja, se compararmos com seu time verá) pelo SPFC.

    Abraço

  90. Joe Says:

    Não fomos rebaixado para a segundona e nem para a serie B, fomos rebaixados para o grupo II.

  91. valdir Says:

    O que é mais feio?ser rebaixado no brasileiro e subir em campo,como fizeram SCCP e SEP,ou ser rebaixado no Paulistinha
    e virar a mesa,e ainda jogar as finais com a vantagem,depois de ter
    enfrentado times mais fracos.SCCP o campeão Moral do Paulista de 1991…

  92. Marcelo Says:

    Uma coisa não cola… se o campeão da segundona em 1990 foi o Olimpia e o rebaixado de noventa da primeira foi o São Paulo… Como que em 1991 eles estavam no mesmo grupo????

  93. Marcelo Says:

    Porks… ja que voce entende tanto assim e lembra tanto assim… coloque regulamento de 90 e 91 ai…

  94. Adriano Says:

    A 2º divisão nem era chamada de série B naquela época …. muito menos a 2º divisão do Paulista, que nem hoje é chamada assim ….aff !!

  95. zé ferreira Says:

    Sr. Porks, o exagero na argumentação o fez perder a causa – leia o regulamento e não incorra no mesmo erro do pessoal do Itaquerão “Cudumundão”

  96. Guilherme_DIY Says:

    Na boa acho que o mais feio é não ter sido rebaixado no paulistinha por causa do SPFC.
    Vcs devem a alma ao GRAFITE!
    Isso sim é feio!

  97. valdir Says:

    Obrigado Grafite.Pelo menos não foi virada de mesa.Agora agradeçam a FPF,por 1991..

  98. TRADUTOR Says:

    TRADUZINDO:

    O PAULINHO NÃO TÁ NEM AÍ PRO ASSUNTO, ELE SABE LER

    E SABE DA VERDADE. USA DO ASSUNTO PRA LEVANTAR A

    AUDIÊNCIA DO BLOG!

    A MULAMBADA ANALFABETA, SE APROVEITA DO ASSUNTO

    PRA QUERER NOS IGUALAR A ELES!

    MESTRE ARMANDO NOGUEIRA JÁ ENSINAVA:

    “A GRANDEZA DE UM CLUBE É MEDIDA PELO ÓDIO QUE OS

    ADVERSÁRIOS SENTEM POR ELE”

    A JULGAR PELA AUDIÊNCIA DO TÓPICO, VEMOS A GRANDEZA

    DO TRICOLOR PAULISTA.

  99. Felipe_RP Says:

    O mais engraçado é que o Paulinho diz que a FPF trata no ingresso como Série B e depois diz que o ingresso foi feito pelo Clube.
    Tá faltando coerência nisso ai.

    Paulinho: Nenhuma. A impressão, por vezes, era trabalho dos clubes, o que não significa, em sendo verdadeiro o ingresso, que pudessem alterar o nome do torneio

  100. Felipe_RP Says:

    Eu não tenho conhecimento sobre ingressos e nem sobre imagens, photoshop, entre outros, por isso não vou afirmar que o ingresso seja falso.
    Por outro lado, tenho conhecimento da língua portuguesa, e sei que se alguém diz que o ingresso foi impresso pelo MAC, não pode ser reputada à FPF uma simples expressão contida no mesmo.

  101. Reginaldo Says:

    Mas é estranho… o Daniel Perrone colocou no Facebook outra imagem que bate com a colocada anteriormente do corínthians… e realmente… parece que o ingresso colocado no post do seu blog aparentemente era falso… mas… sempre haverá dúvidas…

    https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1380084_636925159693060_220611963_n.jpg

  102. Rodrigo Says:

    Como é engraçado ver os “tri mundial” defender regulamento e confederação

    E se a discussão for título mundial? Dai agente muda tudo e fala que regulamento e confederação não vale nada

    Todo mundo vai acreditar, Palmeiras não tem moral pois é bi rebaixado e corintiano é tudo analfabeto.

    E se acham inteligente ainda, piada!

  103. Guilherme_DIY Says:

    Afa…
    É muito ruim debater com gente burra… Não acrescentam em nada…

  104. tri campeão brasileiro, mundial e da liberta, sem ajuda do PT e CBF Says:

    já foi descoberto que é falsificado (blog do daniel perrone, globo esporte), há fotos de outros do mesmo ano que não consta nada escrito abaixo, quanto anti são paulinismo

  105. tri campeão brasileiro, mundial e da liberta, sem ajuda do PT e CBF Says:

    além de não comentar sobre 1987 e 2000

  106. Marcelo Kaja Says:

    Realmente esse ingresso parece forjado, todos os dados como data, local, etc, eram impressos numa impressora tipo matricial, como tenho alguns ingressos dessa época, vou verificar e qualquer coisa envio à vocês, pois aquele Marilia x São Paulo – Série-B, está muito estranho, a escrita é diferente do restante, podem observar.

  107. Marcos Senna Says:

    Eu tinha 8 anos quando isso aconteceu e o São Paulo Futebol Clube foi sim rebaixado em 1990. A FPF criou no ano seguinte a série B e num ato vergonhoso, criou um quadrangular para a decisão do campeonato de 1991. Essa foi mais uma vergonha realizada pela Federação Paulista de Futebol. Eu vivi isso e me lembro muito bem, infelizmente o São Paulo Futebol Clube foi rebaixado sim e disputou a série B do paulistinha em 1991. Qual é o problema nisso?

  108. Osvaldo SEP Says:

    Quase sufoquei te tanta purpurina no ar e surdo de tanto salto sendo batido no chão….

    Aos Tricoflores eu pergunto…quando a FPF teve alguma coerencia ?

  109. Marcel Martins Says:

    Engraçado Paulinho, só esse ingresso é diferente de TODOS os outros que foram produzidos no mesmo ano para o campeonato paulista.
    Como vc diz que cada clube fazia seu próprio ingresso, cada ingresso deveria ter um formato não é? pq só esse ingresso é diferente dos demais?
    Todos os outros ingressos (Independentemente dos mandantes) informam na parte de cima as informações dos jogos e na parte de baixo tem a mesma frase “Exija e mantenha o canhoto do ingresso em seu poder”
    Pq apenas esse é diferente?

    Vc como jornalista sério que sempre diz que é, e que sempre confiei, deveria pesquisar a originalidade ou não, antes de postar, e não postar sem uma investigação.

    Vc quer seu manter seu blog seriamente ou apenas ser mais um blog com especulações e provocações para ganhar audiência?

    Eu como frequentador do seu blog, peço para que vc pesquise muito bem a vericidade ou não deste ingresso e poste informando.

    Não seja mais um jornalista torcedor, mantenha a seriedade do seu blog.

    Sou São Paulino, e independentemente se o SPFC caiu ou não, quero a verdade e não disse que me disse.

  110. Marcos Senna Says:

    O São Paulo Futebol Clube em 1990 ficou um penúltimo do seu grupo. Eram dois grupos com 12 (doze) clubes. Não era por pontos corridos e sim por grupos. O jornalista Paulo Vinícius Coelho na revista Placar, elaborou artigo na versão online da revista Época, assegurando que houve a queda da equipe do Morumbi para a Série B do Paulistão.7 . “O clube do Morumbi caiu, sim”, disse o jornalista da Época. “Houve a virada de mesa e, embora o São Paulo tenha disputado o equivalente à segunda divisão em 1991.

  111. Marcelo Says:

    Mais estranho é que a segunda divisão do Paulista nunca foi chamado de serie B. Em 1991 a segunda divisão se chamava divisão especial… e o que o São Paulo disputou era A1 grupo amarelo.
    Monatgem mais fake.

  112. Marcos Senna Says:

    Matéria completa do reibaixamento do São Paulo Futebol Clube, inclusive o jornal da época. Será que foi “photoshop” também?

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI24813-15260,00-O+DIA+EM+QUE+O+SAO+PAULO+FOI+REBAIXADO.html

  113. Leonardo Assis Says:

    É meio estranho né…os ingressos esse é diferente…https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1380084_636925159693060_220611963_n.jpg

  114. Marcelo Says:

    Só para registrar, não existe serie B no Paulista e sim série A2 agora fala para o pessoal alterar no photoshop kkkkkk

  115. Alviverde/SP Says:

    Digamos que na TEORIA, o SPFC não foi rebaixado, mas na PRÁTICA disputou a série B… ou VICE-VERSA???? rsrsrs

  116. Ricardo Says:

    O Regulamento do campeonato é feito antes do campeonato começar e assinado por representantes de todos os clubes, logo, todos sabiam antes do campeonato de 1990 começar que, naquele ano não haveria descenso (item que estava expresso no regulamento). Por isso, não entendo esse desespero de palmeirenses e corinthianos, que querem “provar” que o São Paulo caiu em 90, baseando-se em artigos de revista e nesse ingresso do post. Em 2000, o Corinthians ficou em penúltimo lugar no brasileirão e só não caiu pra 2ª divisão, porque o regulamento do campeonato brasileiro tbém afirmou que naquele campeonato nao haveria rebaixamento. É o mesmo caso.

  117. Douglas Says:

    O que acho interessante é que o regulamento esta lá….para quem quiser ler…infelizmente poucos os fazem ou por incompetência ou por inteligência menor.E obviamente aqueles que fazem isto esquecem da Taça de Prata de 83 assim como o Campeonato Brasileiro de 87 sem falar do caso Ivan Mendes em 97.

  118. Rodrigo Says:

    Boa Tarde Paulinho , Vc é uma cara inteligente , vc ta postando essa materia , n o intuito de desviar alguma coisa .. pois vc pesquisador , sobre tudo antes de postar , coloca uma materia dessa sabendo a Verdade , fica estranho .. a Regra é clara , nao haveria Rebaixamento , no ano de 1990

  119. NIVALDO Says:

    Essa discussão toda não leva a lugar nenhum. Se foi rebaixado ou não, para mim, não faz a menor diferença. Continuo sampaulino e pronto. Mas do que tenho saudades mesmo é do meu MAC jogando contra os times grandes. Saudades da farra que era assistir os jogos no Abreusão. Abraços;

  120. tri campeão brasileiro, mundial e da liberta, sem ajuda do PT e CBF Says:

    e sobre a cobertura do Morumtri, recentemente publicada: http://blogdonavarro.com/2013/10/01/cobertura-do-morumbi-contratos-devem-ser-assinados-em-outubro-e-estrutura-financeira-concluida-ate-dezembro/

  121. alex Says:

    Todos sabem que o grupo 2 do campeonato paulista foi uma manobra da FPF para burlar uma regra da CBF que impedia times da serie B dos estaduais de participar da seria A do brasileirão. Isso durou entre 1990 e 1992. É só ver como havia rebaixamento entre grupo 1 e grupo 2 nesses três anos e em 1993 quando realmente surgiu o nome “Serie B” os times eram exatamente os times do grupo 2 de 1992, menos os que subiram para o grupo 1 e mais os que vieram da 3a. divisão. Não lembro a história por completo mas na época todo mundo chamava o grupo 2 de 2a. divisão, serie b e etc. O artigo que impedia rebaixamento em 1990 que todo mundo fala na verdade era rebaixamento para a 3a. divisão porque a 2a. divisão oficialmente não existia para burlar a regra da CBF.

  122. Alex Franco Says:

    TRADUTOR :
    “A GRANDEZA DE UM CLUBE É MEDIDA PELO ÓDIO QUE OS ADVERSARIOS SENTEM POR ELE” (Armando Nogueira)

    Então o Corinthians com certeza é o maior time do mundo, a julgar pelo ódio q os adversarios sentem por nós, e esse “ódio” é o nosso combustivel e nos deixa muito orgulhosos….

    VAI CORINTHIANS!!!

  123. Porks Says:

    Ao Marcelo.

    Leia no wikipedia…tem a história toda…e ficará sabendo que a FPF teve que trocar o regulamento anos mais tarde, depois que saiu nas mídias a palhaçada toda…pois, foi a mando dos cartolas bambis.
    Vc pode reparar que os Bambis FC não jogou contra os times grandes…e sim, com os mais fracos.
    Mas, a realidade é uma só:
    CAIRAM SIM, PRA SEGUNDONA NO PAULISTINHA. QUEIRAM VCS ACREDITAREM OU NÃO.
    P.S. O Palmeiras tbm poderia chiar da queda de 2002 no Br, pois, naquele ano só teve 1 turno. Pois, todos os anos mudam os regulamentos.
    No ano da queda Bambi (em 1990), vcs ficaram a 5 pontos do último colocado. CAIRAM SEM APELAÇÃO!!! E depois, foi essa marmelada que vcs leem por aí, com as mídias bambis “tentando” esconder a realidade. Caso vc pergunte pros amantes do futebol, que acompanham desde aquela época, e não torcem pros Bambis, 100% dirão a vc que os Bambis FC cairam pra segundona em 1990. Fato mais que provado!

  124. Ivan Says:

    A FPF nunca trata a sua divisão de acesso por “Série B” e sim por série ” A-2 ” fato !

  125. Alex Says:

    gente o Paulinho tava com blog meio paradão ultimamente, e tava querendo animar um pouco, ae como ele é esperto sabe que a UNICA torcida que dá audiência de verdade é a do SÃO PAULO F.C. ele colocou algo pra gerar discussão entre as torcidas

    e ele conseguiu, já são 99 comentários até agora
    isso prova que assuntos relacionados ao SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE é que dá mídia, o resto é conversa pra boi dormir!!

    é isso ae Paulinho, de bobo vc só tem a cara, kkkkkkkkkkkkkkkk..

  126. Jonny Santista Says:

    E as bonecas vão continuar insistido que não caíram???

  127. ROBERTO MANDROVANNI Says:

    Esse ingresso é falso;

    O 5al Paulo nunca caiu e nem voltará a cair para a série B do paulistão;

    Esse jogo 5al Paulo x Marilia nunca aconteceu;

    E eu não vou rir disso tudo, não vou rir.

  128. ROBERTO MANDROVANNI Says:

    kkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkk
    kkkkkkkkk
    kkkkkkkkk

    Não consegui.

  129. julimar da silva oliveira Says:

    Paulistao deveria ser Serie A-2, e nao serie B. Avisa esses travecos ai Paulinho. Pura montagem.

  130. julimar da silva oliveira Says:

    Paulinho porque todos preocupam com o SPFC ser rebaixado, em 1982 e 2000, o corintians deveria ser considerado rebaixado tambem ??
    http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Corinthians/0,,MUL198880-4402,00.html

  131. Junior Douglas Says:

    Digitei sauna gay no google e fui direcionado pra esse post… por que será??

  132. Yeso Says:

    Esse ingresso é tão legitimo quanto nota de 13 dólares. No próprio regulamento do campeonato de 1991, está dividido em grupo verde e grupo amarelo e não seria a e seri b.

  133. Yeso Says:

    Esse ingresso é tão legítimo quanto nota de 13 dólares. No próprio regulamento do campeonato de 1991, está dividido em grupo verde e grupo amarelo e não Série A e Série B.

  134. Thiago Says:

    É só saber ler.

    http://prntscr.com/1uvje8

    Mas, se quiserem continuar com a falácia, e o jornalismo irresponsável e tendencioso, ok.

    Sem mais

  135. Andre Lago (@lagospfc) Says:

    Jamais a Federação Paulista de Futebol tratou a segunda divisão do campeonato paulista como Série B, mas como divisão A-2. A Série B é somente do campeonato brasileiro. Portanto, a imagem é fotoshop.

  136. mengao Says:

    Pq posts sobre o são paulo dão essa repercussão toda? Torcida grande ou muitos antis? kkkkkkkkkkk

  137. VALDEIR SOUZA Says:

    MORRAM DE INVEJA, FAÇAM PHOTOSHOP OU O QUE QUISEREM, MAS A VERDADE É QUE GIGANTE NÃO CAI….

  138. Fernando Says:

    Deve doer na alma das beijoqueiras o fato de não terem sido rebaixadas graças ao São Paulo rsrs

  139. RARARA Says:

    PORCOS FALANDO E CACHORRO CAGANDO É A MESMA COISA

  140. MS_SPFC Says:

    Ao Rodrigo, que deve ser algum frustrado:

    A resposta em apenas uma frase: PACTA SUNT SERVANDA…

    Como não deve entender, vai a explicação:

    1) O Tri Mundial existe, desde quando a própria FIFA considerava o vencedor da Toyota Cup campeão mundial. Mudou para valorizar seu “novo” produto. PACTA SUNT SERVANDA;

    2) Não houve rebaixamento em 1991 porque já era previsto no regulamento que TODOS os clubes assinaram à época. PACTA SUNT SERVANDA;

    3) E o hexa-único ocorre porque o Brasileiro de 1987 teve como campeão o Sport/PE e não o Flamengo (campeão da Copa União), decisão que a Justiça reconheceu, partindo do princípio do PACTA SUNT SERVANDA.

    Portanto, caro incauto, se já havia algum acordo, tratado, arranjo ou algo que valha PREVIAMENTE estipulado, o mesmo deve ser cumprido. É uma determinação que vem a partir do Direito Romano.

    Entendeu? Ou quer um desenho explicativo?

  141. Bruno Carvalho Says:

    Paulinho, vc esteve certo em relação ao fluminence quando respondeu:

    “Só me explica como foi rebaixado em 1990 e foi campeão paulista da Serie A em 1991 !!!!!!!!!!

    Paulinho: Da mesma maneira que se explica o Fluminense estar na Terceira divisão e, um ano depois, disputar a primeira do Brasileirão…. o futebol sempre foi terra sem Lei….”

    Agora só pra ver se entendi seu raciocínio:

    O Fluminense jogou a serie “C” e a “A” ao mesmo tempo?

    Pois, em seu raciocínio, com este ingresso “verdadeiro”, vc esta informando que o SP jogou a série “B” e venceu a serie “A” ao mesmo tempo!!! É isso?????

    Estranho…. muuuito estranho sua forma de raciocinar!!!!

    Virada de mesa é uma coisa, jogar o mesmo campeonato, no mesmo ano, em duas séries diferentes é outra!!!!

    Maaaasss…. fazer o que??? Cada um tem o cérebro que merece!!!!

    Saudações!!!!

  142. PHDL Says:

    KKKKKKKKKKKK! Belo photoshop, hein camarada.

    NEM EXISTIA ESSA NOMENCLATURA: SÉRIE A- SÉRIE B!!!!!
    SE FALAVA EM 1a. divisão e 2a. divisão NO REGULAMENTO ESTAVA ESCRITO EM MÓDULOS POR CORES = AMARELO, VERDE, ETC…

    SÃO PAULO FC NUNCA CAIU!
    DÚVIDAS PERGUNTEM AO PVC da ESPN ou LANCE!

  143. PHDL Says:

    Ok! já que os cúrintiânus gostam de inventar coisas do tricolor, e inventam títulos pra eles!!
    Já que os porquinhos fizeram campanha para serem campeões por fax – unificando títulos, então vamos lá. Toma lá da cá!
    Vamos unificar e mostrar o quando foram verdadeiramente campeões….

    CÚRINTIA:
    TÍTULOS AMADORES – CAMPEONATO PAULISTA
    Não foi 27 vezes campeão paulista.
    O Paulistão de 1933 entrou para a história do futebol brasileiro por ter sido o primeiro campeonato profissional de futebol no Brasil.
    Portanto, antes disso era amador. Portanto só tem 15 títulos NA ERA PROFISSIONAL.
    4 VEZES REBAIXADO: – 1982 (TAÇA DE PRATA) + 1987 (COPA UNIÃO) + 2000 (JOÃO HAVELANGE) + 2007.

    PARMERA:
    TÍTULOS AMADORES – CAMPEONATO PAULISTA
    O PARMERA FOI 14 VEZES APÓS 1933.
    3 VEZES REBAIXADO – 1981 (TAÇA DE PRATA) + 2003 + 2013.

  144. Delmiro Val Says:

    “A GRANDEZA DE UM CLUBE É MEDIDA PELO ÓDIO QUE OS ADVERSARIOS SENTEM POR ELE” (Armando Nogueira)

    se isso for verdade, o Palmeiras na visão do Ávaro é o maior time do mundo. Ele só fala do Palmeiras.
    E SFC 1×0 Biboletas

  145. CLAYTON TRICOLOR Says:

    REITERO PRA QUEM NÃO LEU:

    PVC, o melhor jornalista do país, esclarece tudo:

    http://futeboldebotao.wordpress.com/2008/06/30/lendas-urbanas-sao-paulo-rebaixado/

    ————————————————————-

    Mauro Beting, também:

    http://blogs.lancenet.com.br/maurobeting/2009/01/25/como-o-sao-paulo-nao-foi-rebaixado-no-sp-90-e-como-a-fpf-rebaixou-32-clubes-no-sp-94/#comment-476676

    CONCLUSÃO: O SPFC JAMAIS FOI REBAIXADO! E NUNCA VIROU A MESA. E NUNCA DISPUTOU TAÇA DE PRATA NOS ANOS 80, AO CONTRÁRIO DOS RIVAIS.

    PS.: O QUE ERA A TAÇA DE PRATA NOS ANOS 80:
    http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2008/11/04/nos-anos-80-a-taca-de-prata/

  146. Peterson Says:

    Grupo Amarelo: Catanduvense, Internacional, Juventus, Marília, Noroeste, Olímpia, Ponte Preta, Rio Branco, Santo André, São Bento, São José, São Paulo, Sãocarlense e União São João. olha como o 5ão Paulo tem sorte olha o grupo que eles pegaram sem nenhum grande da capital e vejam o outro grupo .
    Grupo Verde: América, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Ferroviária, Guarani, Ituano, Mogi Mirim, Novorizontino, .Palmeiras, Portuguesa, Santos, XV de Piracicaba e XV de Jaú.
    e outra coisa falam da taça de prata dos anos 80 mais se o regulamento fosse o mesmo para o campeonato brasileiro nessa época os tricoflores não teriam nem participado do campeonato já que a honrosa decima quinta posição não daria nem vaga para o brasileirão

  147. Peterson Says:

    dois a zero olha o rebaixamento 2013

  148. Peterson Says:

    três a zero quem eles vão chamar para técnico o tele santana

  149. alex Says:

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI24813-15260,00-O+DIA+EM+QUE+O+SAO+PAULO+FOI+REBAIXADO.html

  150. valdir Says:

    Os dois tricoflores o paulista e o carioca,carregarão essa mancha de terem virado a mesa para ficarem na primeira para sempre.
    O engraçado é ver bambi tentando justificar o injustificável…

  151. zxc Says:

    Olha o pavor que a travecada tem…o SP incomoda tanto que photoshoparam ingresso que não vinha os jogos escritos, pois eram todos padronizados e o campeonato foi dividido em dois grupos; o verde e o amarelo. E o campeão foi o SP.
    Chupa travecada, a realidade vcs não mudam bonecas.

  152. John Says:

    kkkkk….vlw Paulinho! sempre falei para amigos e parentes que o SPFC já havia sido rebaixado no campeonato paulista e ninguém acreditava. Agora tenho provas! kkkk

  153. Odalisca São Paulina Says:

    Eu fui nesse jogo e guardei o ingresso até hoje…..

  154. Odalisca São Paulina Says:

    O São Paulo é SOBERANO….
    So berano a 2ª Divisão de novo…..

  155. felipe vai corintnhans! Says:

    caraio esses sãopaulinos e foda ja tomo 2 vezes 5×0 do corinthans e ainda fala q nois e ruim o faz favor ae 6 num podi fala nada pra nois foi rebaixado certo ta ali a prova uma imagem vale mais q mil palavras e vai ser rebaixado em 2013 no brasileirão tbm kkkkkkkkk

  156. Tiago Says:

    ██ muito blá, blá, blá……é só ver o q dizia o regulamento!!! ██

  157. Rodrigo Says:

    Ao
    MS_SPFC Disse:
    outubro 2, 2013 às 7:34 pm

    Então o Corinthians é legítimo campeão mundial de 2000? Era esse o pacto?

    Desenha pros seus torcedores entenderem!

    O PACTA SUNT SERVANDA do Intercontinental é com a Toyota?

    O “os acordos devem ser cumpridos” de 1987 era qual? O seu clube assinou que acordo antes da realização do campeonato de 1987?

    Não adianta amigo, infelizmente os 3 não são de seu direito, escolha um.

  158. Telezinho Says:

    Só uma pergunta: O Telê então tava errado?
    Acho muito fácil torcedor ficar brigando, discutindo… mas quando o treinador mais vitorioso, modelo, ídolo, ícone diz série B ninguém fala nada?

    Pergunto: O Telê mentiu? Era analfabeto funcional?

  159. Peter Says:

    que adiante discutir isso agora? o São Paulo acabou sendo o campeão paulista de 1991 e ponto final. Por que os clubes não reclamaram do regulamento à época???

  160. Jack Sparrow Says:

    De José Renato Sátiro Santiago Jr

    Atendendo aos inúmeros pedidos, encaminho abaixo detalhes sobre os fatos ocorridos durante o Campeonato Paulista de 1990.

    Ele foi dividido em 2 grupos:

    Grupo 1: Corinthians, Internacional, Bragantino, Novorizontino, Palmeiras, São Paulo, Mogi-Mirim, Santos, Portuguesa, União São João, São José e Guarani.

    Grupo 2: Catanduvense, Juventus, Botafogo, XV de Piracicaba, XV de Jaú, América, Noroeste, São Bento, Santo André, Ferroviária, Ituano e Ponte Preta

    1) Segundo o regulamento do Campeonato Paulista, durante as duas primeiras fases as equipes se enfrentariam dentro e fora de seus grupos. Sendo que os 12 times com melhor campanha, independentemente do grupo do qual fazia parte, se classificariam, automaticamente, para a Quarta Fase:

    O que aconteceu: As equipes classificadas foram o Corinthians, Palmeiras, Bragantino, Santos, Mogi-Mirim, Portuguesa e Novorizontino, pelo Grupo 1 e XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária, Ituano e América, pelo Grupo 2.(Regulamento Cumprido)

    2) Conforme o regulamento os campeões de cada grupo se classificariam automaticamente para a Copa do Brasil de 1991.

    O que aconteceu: Corinthians e XV de Piracicaba foram os vencedores de seus grupos e se classificaram para a Copa do Brasil de 1991. (Regulamento Cumprido)

    3) O regulamento informava que as equipes que não tivessem se posicionado entre as 12 melhores aos longos das duas primeiras fases, deveriam disputar a Terceira fase, uma espécie de repescagem. As equipes seriam divididas em dois grupos de 6.

    O que aconteceu: As equipes foram divididas em 2 grupos, o primeiro formado por Botafogo, Internacional, Santo André, São Paulo, Ponte Preta e Noroeste e o outro por Guarani, Catanduvense, São José, Juventus, União São João e São Bento. (Regulamento Cumprido)

    4) O regulamente definia que apenas os campeões de cada grupo desta terceira fase, se classificariam para a quarta fase, quando se juntariam aos demais 12 classificados anteriormente, e seriam divididos em 2 grupos de 7.

    O que aconteceu: Botafogo e Guarani foram os campeões de seus grupos e se classificaram para a Quarta fase. Nesta fase, as equipes foram divididas em 2 grupos de 7. O primeiro grupo foi formado por Bragantino, Corinthians, Botafogo, Santos, Ituano, Mogi-Mirim e XV de Jaú, o segundo grupo foi constituído por Novorizontino, Palmeiras, Guarani, Portuguesa, América, XV de Piracicaba e Ferroviária. (Regulamento Cumprido)

    5) Quanto ao rebaixamento, vamos ao texto original do regulamento oficial do Campeonato Paulista de 1990. Parágrafo 1º do artigo 5º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especail de Futebol Profissional”

    O que aconteceu: O Campeonato Paulista de 1991 foi constituídos por 2 grupos de 14 equipes: Grupo I formado pelos 14 classificados para a Quarta Fase do Campeonato de 1990 – Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Guarani, Bragantino, Santos, Ituano, América, Novorizontino, XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária e Mogi-Mirim; Grupo II formando pelas 10 equipes que não se classificaram para a Quarta Fase do Campeonato de 1990: São Paulo, Internacional, Santo André, Noroeste, Catanduvense, Juventus, Ponte Preta, União São João, São José e São Bento, mais 4 equipes originária da Divisão Especial de 1990 que foram: Olímpia, Marília, Sãocarlense e Rio Branco (Regulamento Cumprido)

    6) Por fim, voltando a Quarta Fase do Campeonato de 1990, o regulamento previa que os campeões de cada grupo disputariam o título

    O que aconteceu: Bragantino e Novorizontino foram campões de seus grupos e decidiram o título em 2 jogos, nos dias 22 e 26 de agosto. O título foi conquistado pelo Bragantino (Regulamento Cumprido)

    Também sugiro o vídeo abaixo que mostra o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, explicando o regulamento do Campeonato Paulista:

  161. Silvio Says:

    Na boa sou são paulino,me lembro bem que na época,a midia a torcida e os jogadores se sentiam como se estivessem sido rebaixado.Não vejo nenhuma vergonha em admitir isso,pior mesmo
    é ser salvo do rebaixamento pelo rival.Eu como uma pessoa honesta não achei justo o regulamento,aonde o SPFC,jogou com
    adversários mais fracos e foi com a vantagem nas finais..
    Mais que caiu,caiu…Qual o mal nisso?

  162. FelipeD Says:

    Meu caro.
    Análise simples.
    O Formulário dos ingressos era pré-impresso (cores verdes e vermelho) valendo para todos os jogos.
    Na véspera da venda eram impressos os detalhes do jogo (digitados em preto).
    Portanto NUNCA poderia ter em verde, no rodapé, o jogo a ser disputado.
    Além disso, não havia essa fonte. Note que as fontes (em branco nas faixas verdes) é diferente da do rodapé.
    Na minha opinião, divulgar isso né é sério.

  163. Contribuinte Lesado Says:

    Pra quem fala que o SPFC não é tri-campeão do mundo, que o Santos de Pelé não é bi-campeão do mundo, que o Flamengo de Zico não é campeão do mundo, que o Real Madrid e o Boca não são tri-campeões do mundo, que o Milan não é Tetra-campeão do mundo, que tantos outros como Inter de Milão, Grêmio, Borussia Dortmund, Ajax, Porto, Manchester United não ganharam o mundo simplesmente pq hoje em dia não aparecem no site da FIFA, saibam q esta mesma FIFA em 2005 considerava todos estes títulos legítimos e o Boca Juniors campeão mundial de 2000.

    Conforme fotos do livro oficial do Mundial de 2005 que meu irmão comprou no stand da FIFA na porta do estádio de Yokohama antes da final entre SPFC x Liverpool onde o tricolor se sagrou como o único TRI-CAMPEÃO do MUNDO no futebol brasileiro.

    Para time sulamericano conquistar o mundo tem que ganhar a América antes. O que vale é o que o mundo do futebol reconhece como legítimo.

    O resto é conversa fiada e qualquer mudança depois disso é fruto de politicagem!

    http://imageshack.us/f/820/hcrx.jpg/ http://imageshack.us/f/7/ong0.jpg/ http://imageshack.us/f/94/9ftv.jpg/ http://imageshack.us/f/20/oiga.jpg/

  164. Iuri Says:

    Aqui dá para ver claramente como esse ingresso é falso, em comparação com ingressos reais:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=636925159693060&set=a.391495257569386.105526.210665525652361&type=1&relevant_count=1

  165. EU - ABSOLUTIS VERITAS Says:

    Contribuinte Lesado Disse:
    outubro 3, 2013 às 6:29 pm

    Caro Leso, é pata rir dos links? Conseguiu, estou rindo muito, gosteis das piadas, todas muito boas.

    A FIFA considerava o que? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    INTERCONTINENTAL NÃO É, NUNCA FOI E JAMAIS SERÁ MUNDIAL.

    Qualquer coisa fora DESTA REALIDADE é AMISTOSO:

    http://pt.fifa.com/tournaments/archive/clubworldcup/index.html

    Continue mandado “piadinhas”, das boas, pois estas já estão “surradas”.

    O Boca é bem claro, pois dá o nome do torneio de forma verdadeira Copa Intercontinental:

    http://www.bocajuniors.com.ar/futbol/titulos

    Só vale com SÚMULA REGISTRADA NA FIFA, se não tiver é AMISTOSO. Todo jogo OFICIAL tem súmula.

    Todos os clubes citados venceram INTERCONTINENTAL, portanto, AMISTOSO.

    Bi-campeão mundial OFICIAL DE CLUBES DA FIFA só tem dois Corinthians e Barcelona o resto é MENTIRA, INVENCIONICE, BOBAGEM DE TERCEIRO MUNDISTA. Não aceito artigo de jornal, só vale OFICIAL da FIFA, mas a relação dos torneios OFICIAIS, se os intercontinentais não estão relacionados como estes do link que coloco é por serem classificados pela FIFA como AMISTOSOS.

    Só vale o da FIFA e nada mais!!!

    Não responda, pois será perda de tempo e não tem conversa a estes respeito, intercontinental é AMISTOSO.

  166. EU - ABSOLUTIS VERITAS Says:

    * para rir

  167. Pachequinho Says:

    absolutis noiadis , a Fifa disse em 2002 : O lendário Santos venceu o Campeonato Brasileiro sobre o Corinthians , ” um time modesto de São Paulo ” ….kkkk ô baba ovo de Fifa, heim… aquela bosta … e como tu é besta, heim …. se continuasse a se chamar Intercontinental ( até o nome é maior ) …voce estaria falando como todo mundo conhecia …. vá ser besta assim lá longe, meu … nem no Filme da porcaria da Fifa de 2002 colocaram o mundial do kibe ….

  168. Marcelo Kaja Says:

    Muito bom Iuri, esse ingresso que o Paulinho mostra, é o que fica na catraca, observando que o mesmo é dividido em duas partes iguais, portanto, escrito ” Marilia x São Paulo” nunca poderia estar na área picotada e sim nas duas partes.

    Já as fotos que você mostra através do link, são os ingressos que ficam de posse dos torcedores, é o canhoto do ingresso, e eles eram padronizados, mudando apenas os locais, horarios, confrontos e etc, não constando na parte das bordas inferiores a impressão dos adversários.

    Então só para concluir: Fake total!!

  169. Aversa Says:

    O regulamento de 1991 não previa que os times da série B, grupo II, módulo amarelo, sauna gay, ou qualquer outro nome que o grupo do são paulo tenha tido. teria direito a disputar o título. Ou seja, o regulamento não previa o rebaixamento mas o time que ficasse entre os 10 últimos da série A, jogaria em um módulo com times que ficaram nas últimas colocações no último campeonato e não teria direito de disputar o título de campeão paulista.
    Se isso não é ser rebaixado, eu não sei o que é rebaixamento.
    E tanto foi rebaixamento que, e aí é que foi a virada de mesa, em 1991 o regulamento foi alterado pelo conselho arbitral para permitir que 3 times do “módulo inferior” pudesse disputar o título contra os 5 primeiros da primeira fase do campeonato da primeira divisão.
    Alegar que o são paulo não foi rebaixado seria o equivalente à CBF falar agora que Palmeiras, Chapecoense e Paraná poderiam disputar o título do brasileiro contra Cruzeiro, Grêmio, Botafogo e Atléticos, o Palmeiras ganhar esse campeonato, e os palmeirenses dizerem que não foram rebaixados no ano passado e ainda perguntarem como um time que foi rebaixado no ano anterior foi campeão no ano seguinte.

  170. EU - ABSOLUTIS VERITAS Says:

    Pachequinho Disse:
    outubro 4, 2013 às 1:49 am

    E a Pachequinha criancinha. volta e fala bobagem, coitadinha da ANTINHA. Não esqueça que esta mesma FIFA em 2011 chamou o Sazonal de Ponte Preta, ou já esqueceu?

    Tem coisa mais ridícula e imbecil, comprar árbitro para vencer um AMISTOSO, PATÉTICO? Não tem, mas em amistosos vocês são especialistas.

    Os dois AMISTOSOS (um deles tinha caixa de sapatos e doping (Almir Pernabuquinho)) estão no link abaixo? Se não estão, é “AMISTOSÃO”. O resto é imaginação de terceiro mundista:

    http://pt.fifa.com/tournaments/archive/clubworldcup/index.html

    Pobre Coitado torcedor do Sazonal, “comemorador” de AMISTOSOS.

    Quem escreveu foi algum jornalista BOBINHO que nem você, pois é impossível um time Sazonal que deve 27 partidas para o Timão ser sequer igual.

    FREGUÊS É, E SEMPRE SERÁ INFERIOR, NÃO IMPORTA QUE DIGAM O CONTRÁRIO.

    Nossos DOIS TÍTULOS MUNDIAIS OFICIAIS DE CLUBES tem SÚMULA OFICIAL E REGISTRADA NA FIFA, os AMISTOSOS do Sazonal NÃO TEM NADA DISSO, portanto se não é oficial é amistoso, coisa que vocês tem de monte e até almanaque um bobinho escreveu e alguns tolinhos compraram.

    COITADINHOS DOS SAZONAIS!!!

    Bom final de semana bobinho dos amistosinhos!!!

  171. William Says:

    Engraçado dizerem que não leu o regulamento, mas na Copa Intercontinental não diz que é Mundial, vai entender né

  172. Damião Márcio Pedro Says:

    O CAMPEONATO PAULISTA DE 1991 DA PRIMEIRA DIVISÃO, ERA DIVIDO EM DUAS CHAVES: “A” E “B”.
    POR ISSO A TAL SÉRIE ‘B’ NO INGRESSO.

    QUANTA BURRICE E DESINFORMAÇÃO… RSRS

    APRENDAM UMA COISA, POR MAIS QUE LHE DOAM: TIME GRANDE NÃO CAI ME, NUNCA CAIU!!!

  173. Joao justus Says:

    Corinthians 3 vezes rebaixado:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1982_-_S%C3%A9rie_B

    Em 2000 seu timeco terminou em 23°. kkkkkkkk
    http://www.bolanaarea.com/brasileirao_2000.htm

    Em 2007 mais uma vez:
    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/2007/classificacao.jhtm

  174. Wamon77 Says:

    Paulinho, eu lhe sigo sempre e coloco muita fé em suas publicações. Porém esta imagem foi nitidamente adulterada. Vamos aos fatos (nem sequer vou entrar no mérito se caiu ou não, apenas informando que esta imagem foi editada em Photoshop ou similar):
    1- No ingresso verdadeiro sequer cita série A ou série B (pesquise ingressos no google para os jogos que quiser deste ano de 1991);
    2- Nitidamente foi adicionado por computador o confronto e a série B com uma fonte totalmente diferente às que existiam à época, pois os jogos eram colocados no ingresso por impressoras matriciais, ficando a matriz do ingresso idêntico para qualquer jogo, como pode ser visto em um ingresso verdadeiro (pesquise no google que existem vários, de vários jogos);
    3- Agora o pior de todos erros: Em 1991 não se usava o termo série A, série B ou C ou D…este é um termo recente. O campeonato paulista em questão foi separado em grupos chamados de módulo verde e módulo amarelo. Não faz qualquer sentido a escrição “Série B”.

  175. Marcelo Says:

    Acho que o Cara que inventou isso, não conhece nada de Futebol, uma que o São Paulo foi campeão desse Paulista e pra piorar o Corintia e Paumeira tava participando desse campeonato, então todos estavam rebaixados..kkkk

    http://baudosaopaulo.blogspot.com.br/2013/01/campeonato-paulista-1991.html

  176. dago delatorre Says:

    polemico pra caras analfabetos como os galinhas, desculpe sei q vc é um galinha, porem ja alfabetizado

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1990

    aos preguiçosos aí esta bem mastigado

    Atendendo aos inúmeros pedidos, encaminho abaixo detalhes sobre os fatos ocorridos durante o Campeonato Paulista de 1990.

    Ele foi dividido em 2 grupos:

    Grupo 1: Corinthians, Internacional, Bragantino, Novorizontino, Palmeiras, São Paulo, Mogi-Mirim, Santos, Portuguesa, União São João, São José e Guarani.

    Grupo 2: Catanduvense, Juventus, Botafogo, XV de Piracicaba, XV de Jaú, América, Noroeste, São Bento, Santo André, Ferroviária, Ituano e Ponte Preta

    1) Segundo o regulamento do Campeonato Paulista, durante as duas primeiras fases as equipes se enfrentariam dentro e fora de seus grupos. Sendo que os 12 times com melhor campanha, independentemente do grupo do qual fazia parte, se classificariam, automaticamente, para a Quarta Fase:

    O que aconteceu: As equipes classificadas foram o Corinthians, Palmeiras, Bragantino, Santos, Mogi-Mirim, Portuguesa e Novorizontino, pelo Grupo 1 e XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária, Ituano e América, pelo Grupo 2.(Regulamento Cumprido)

    2) Conforme o regulamento os campeões de cada grupo se classificariam automaticamente para a Copa do Brasil de 1991.

    O que aconteceu: Corinthians e XV de Piracicaba foram os vencedores de seus grupos e se classificaram para a Copa do Brasil de 1991. (Regulamento Cumprido)

    3) O regulamento informava que as equipes que não tivessem se posicionado entre as 12 melhores aos longos das duas primeiras fases, deveriam disputar a Terceira fase, uma espécie de repescagem. As equipes seriam divididas em dois grupos de 6.

    O que aconteceu: As equipes foram divididas em 2 grupos, o primeiro formado por Botafogo, Internacional, Santo André, São Paulo, Ponte Preta e Noroeste e o outro por Guarani, Catanduvense, São José, Juventus, União São João e São Bento. (Regulamento Cumprido)

    4) O regulamente definia que apenas os campeões de cada grupo desta terceira fase, se classificariam para a quarta fase, quando se juntariam aos demais 12 classificados anteriormente, e seriam divididos em 2 grupos de 7.

    O que aconteceu: Botafogo e Guarani foram os campeões de seus grupos e se classificaram para a Quarta fase. Nesta fase, as equipes foram divididas em 2 grupos de 7. O primeiro grupo foi formado por Bragantino, Corinthians, Botafogo, Santos, Ituano, Mogi-Mirim e XV de Jaú, o segundo grupo foi constituído por Novorizontino, Palmeiras, Guarani, Portuguesa, América, XV de Piracicaba e Ferroviária. (Regulamento Cumprido)

    5) Quanto ao rebaixamento, vamos ao texto original do regulamento oficial do Campeonato Paulista de 1990. Parágrafo 1º do artigo 5º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º – “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especail de Futebol Profissional”

    O que aconteceu: O Campeonato Paulista de 1991 foi constituídos por 2 grupos de 14 equipes: Grupo I formado pelos 14 classificados para a Quarta Fase do Campeonato de 1990 – Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Guarani, Bragantino, Santos, Ituano, América, Novorizontino, XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária e Mogi-Mirim; Grupo II formando pelas 10 equipes que não se classificaram para a Quarta Fase do Campeonato de 1990: São Paulo, Internacional, Santo André, Noroeste, Catanduvense, Juventus, Ponte Preta, União São João, São José e São Bento, mais 4 equipes originária da Divisão Especial de 1990 que foram: Olímpia, Marília, Sãocarlense e Rio Branco (Regulamento Cumprido)

    6) Por fim, voltando a Quarta Fase do Campeonato de 1990, o regulamento previa que os campeões de cada grupo disputariam o título

    O que aconteceu: Bragantino e Novorizontino foram campões de seus grupos e decidiram o título em 2 jogos, nos dias 22 e 26 de agosto. O título foi conquistado pelo Bragantino (Regulamento Cumprido)

    Também sugiro o vídeo abaixo que mostra o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, explicando o regulamento do Campeonato Paulista:

    [youtube:http://youtube.com/watch?v=g2n8vzxKRPs

    E foi assim que a história aconteceu.

  177. Alex Sandro Soares Guilherme Says:

    então mas aí TIME GRANDE NÃO CAI então isso tudo é mentira e pronto. o que acho é que podemos sim ser Tri

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: