Laudo Natel explica doação de terreno ao Tricolor

Vocês se lembram do documento publicado recentemente pelo blog que comprova a doação do terreno do Morumbi para o São Paulo ?

Encontrei no site SPNET a explicação de Laudo Natel, ex-governador do Estado, sobre os fatos descritos no contrato.

Confira abaixo.

 

SPNet – Como a sua experiência no Bradesco o ajudou a não desviar-se do objetivo da construção do Estádio?

Laudo – O futebol precisa caminhar para a profissionalização.

Essa chamada crise no futebol, que hoje enfrentamos, é perene.

No meu tempo nós já vivíamos assim.

Eu costumo dizer que o clube é uma espécie de sociedade anônima, onde o menor acionista dá palpite.

É paixão!

Então, é muito difícil você administrar.

Nós conseguimos esse patrimônio do São Paulo porque eu adotei uma linha dura: não misturar a obra do Estádio com o futebol, porque senão, tudo o que seria destinado para o Estádio, seria absorvido pelo futebol.

Nós vendemos o Canindé, mas o dinheiro só serviu para pagar as dívidas do São Paulo.

Tanto é que o vendemos para um conselheiro do São Paulo, o Wadih Sadi, que depois foi diretor na minha gestão.

A condição dada foi que ele deixasse o São Paulo treinar por lá até o clube ter um outro estádio.

Aí, nós conseguimos o terreno do Morumbi, no loteamento do Jardim Leonor, que seria destinado para a construção de uma praça, mas, ao invés disso, conseguimos a anuência da prefeitura para fazer um estádio.

Compramos outros 25 mil metros quadrados de um total de 154 mil e deixamos 100 mil para o estádio de futebol.

Compramos da Imobiliária Aricanduva os outros 25 mil metros quadrados e eles cederam outros 25 mil.

Por isso que eu digo que o São Paulo tem raízes no Morumbi.

Pelo que recordo, o primeiro tijolo do Jardim Leonor foi colocado para fazer o estádio do São Paulo Futebol Clube; depois foi uma venda de idéias: cadeiras cativas, títulos patrimoniais, campanha do cimento, etc.

Sempre separamos rigorosamente o futebol do estádio, por isso, conseguimos.

Eu digo que o Morumbi foi um milagre!

Um clube que lançou um estádio carregado de dívidas, mas que conseguiu entregá-lo livre de ônus.

Foi um presente que o São Paulo recebeu de toda a coletividade.

Aliás, de toda a coletividade esportiva de São Paulo.

105 Respostas to “Laudo Natel explica doação de terreno ao Tricolor”

  1. Minnie Says:

    Ou seja, por favor me expliquem como um estadio com tantas irregularidades pode ser citado pelo secretario de turismo como sede certa da copa a mais de 7 anos da mesma ???

    E muito esquema, muita sujeira, mas como e no querido ($$) da midia…

  2. Carlos Sato Says:

    Quem quer saber de parque infantil em 2008??? A doação foi em 1952.Por que depois de 48 anos a ONG Morumbi cobra pela construção do parque?Quais sao seus reais interesses?É impedir que o Morumbi seja escolhido a sede da Copa e favorecer outro estadio (Palestra, o novo estadio do Corintias)

  3. juva Says:

    E ainda tem cara que duvida, o prestativo sacerdote tricolor confessa que receberam a praça que seria a maior do bairro, deixaram de cumprir o estabelecido com a prefeitura e com isso trouxeram o desenvolvimento do bairro.
    será que não tem um sãopaulino envergonhado dessa história, achar que prescreveu não serve porque escritura não é crime, o problema está com a prefeitura e com o ministerio publico que teriam que requisitar o cumprimento da escritura para a cidade.

    brigado seu laudo!

  4. Paulo Luciano da Silva Says:

    Paulinho. Então está documentado agora aquilo que todos nós sabemos do passado do São Paulo F.C…

  5. Marcos Rogério Cabral Says:

    Ou seja, a turma da Vila Sônia, só enxergam os próprios umbigos. Para coletividade, eles deixam rastros de destruição, como fizeram na Paulista, após a conquista de mais um título.

  6. laura Says:

    Get a life,meu filho…

  7. Sten Says:

    Marcos Rogério Cabral, o que aconteceu na paulista realmente foi lamentavel, aquela destruição foi obra das organizadas e mais meia duzia de imbecis que não sabem comemorar com civilidade, agora colocar isso como responsabilidade de toda a torcida Tricolor e da diretoria mostra como vc é irresponsável.

  8. davidoff Says:

    Essa é uma verdade “esquecida a sete chaves” pela imprensa nacional há décadas. Parabéns por trazer o assunto à baila. Prova que você não tem rabo preso com ninguém, é independente de fato, não apenas da boca para fora como muitos por aí. Não tenho tido tempo para postar ultimamente, mas continuo lendo o blog sempre que posso. Abraço!

  9. Lipe Says:

    Blá Blá Blá..>E o choro é livre :D

  10. Diego Tardelli Says:

    Me parece tudo absolutamente legal, qual é o problema?

    Afinal, aponte a irregularidade?

    Por enquanto não ví nenhuma.

    Paulinho, aproveita e me explica porque o SCCP não devolve o terreno de Itaquera, que recebeu há 30 anos, e não fez estádio nenhum.

  11. Luis Fontes Says:

    É isso ai, conseguiram de forma escusa transformar um terreno que seria de uso comum em um terreno de uso privado… claro que teve muito lobe, negociatas entre outros… e depois ainda falam da rua que serve de estaionamento no PSJ…

  12. Sou mano só do Corinthians! Says:

    Pois eu lhe respondo Diego, o terreno em Itaquera é utilizado como CT para as categorias de base e se foi ou nao construido um estadio isso é decisão do clube, agora se apossar do terreno que era para ser area publica e utilizar para contrução de um estadio para um clube social “especifico” e nao para o fim publico como é o Pacaembu, ai sim esta a irregularidade, alias o cara era governador na epoca né…nem foi dificil conseguir isso!!!

  13. Sten Says:

    É um bando de rotos falando do rasgado… Um toma conta de uma via publica pra fazer estacionamento, outro monta centro de treinamento em area publica e também não cumpre o acertado com a prefeitura.
    O SPFC não é santo, apesar do São no nome, mas os nossos rivais também não o são, também adoram fazer “aquisições”.

  14. Gubber Carvalho Bittencourt Says:

    Esse povo é muito Burro, quem fez a doação foi a imobiliaria e ponto, não O tabelião só intermediou e ponto. A ONG Não pode requerer o direitos que são devido a outros e ponto.

    Quando a imobiliaria fez a doação não fez querendo ser boazinha ou porque tava ganhando por fora, o fez querendo valorizar o terreno. Pelo mesmo motivo fez a exigencias do parque e tudo mais para que tenha valorização, mas deve ter vendido todos os terrenos e não tinha mas interese pelo parque por isso não cobrou, e se a imobiliaria não tinha interesse no parque o São Paulo muito menos ainda e nunca foi realizado já presqueveu, caducou e ponto.

  15. Gubber Carvalho Bittencourt Says:

    Esse povo é muito Burro, quem fez a doação foi a imobiliaria e ponto, O tabelião só intermediou e ponto. A ONG Não pode requerer o direitos que são devido a outros e ponto.

    Quando a imobiliaria fez a doação não fez querendo ser boazinha ou porque tava ganhando por fora, o fez querendo valorizar o terreno. Pelo mesmo motivo fez a exigencias do parque e tudo mais para que tenha valorização, mas deve ter vendido todos os terrenos e não tinha mas interese pelo parque por isso não cobrou, e se a imobiliaria não tinha interesse no parque o São Paulo muito menos ainda e nunca foi realizado já presqueveu, caducou e ponto.

  16. João Says:

    Depois de ler essa postagem, resolvi comprar uma camiseta e um adesivo da campanha:

    “EU ACREDITO EM DUENDE”.

  17. juva Says:

    tem que ter paciencia, vamos explicar pros otarios de plantão, o negocio da doação seria particular se fosse apenas entre o SPFC e a imobiliaria, a prefeitura entrou para anuir a escritura porque no momento a cidade estava dando uma praça de 100.000m2 para uma entidade particular e deixando os moradores da cidade no prejuizo, essa é a razão de exigir o estacionamento e o parque infantil, foi para compensar a perda que o municipio levou.
    o SPFC aceitou os termos e deixou de fazer, como escritura não é crime que prescreve, qualquer um na cidade que se sinta prejudicado pode exigir em nome da prefeitura que seja cumprido o estabelecido.
    os juristas e desembargadores tricolores precisam ficar mais espertos ainda e mostrar serviço, vai rolar alguma no MP.
    abs

  18. Alexandre Says:

    Paulinho

    O prefeito paulistano recente, se não me engano Janio Quadros, também dei um terreno ao Corinthians para que construísse o seu estádio…

  19. Carlos Oliveira Says:

    João, você acredita no que lhe convém, mas a verdade está aí, pra quem quiser ver. Como questionou o Diego, qual a irregularidade? Ou melhor, é exclusividade do São Paulo, a doação do terreno?

    E Laudo Natel NÃO era governador no período de construção do estádio, tampouco da aquisição do terreno. A internet está aí, pesquisem.

  20. Jair Says:

    O maior jurista deste país é são-paulino e conselheiro do SPFC.
    Ives Gandra Martins. Espero que ele aprecie este documento, e o porquê do São Paulo não ter cumprido a sua parte no acordo. Um dia, espero, teremos a resposta.

  21. rogerio Says:

    Então vamos fazer assim: o sccp devolve o terreno de 200 mil m2 que a prefeitura doou pra construção do estádio, já que não construiu, e aí os corintianos voltam aqui pra dar palpite.
    abs,

  22. geraldo lina Says:

    Sabe mulher quando tah esterica ??? Pois eh isso que me parecem corinthianos e palmeirenses quando se fala a palavra MORUMBI.

    Ai eu pergunto, e dai ?

    VAO SE CATAR !!!

    2014 EH NO MORUMBI

    *** *****
    SAUDACOES TRICOLORES

  23. Mário Says:

    Vejam que pérola:

    “Eu digo que o Morumbi foi um milagre! ”

    A que ponto chega a desfaçatez do sujeito!!

  24. Sten Says:

    É Carlos Oliveira, como se fala besteira, os caras até maquina do tempo ja inventaram por aqui para satisfazer as paranóias delirantes. Como seria bom que o SPFC tivesse toda essa influencia e poder que alegam, nós seriamos deca-campeão brasileiro e hexa na Libertadores, no minimo.

  25. Alexandre Says:

    Todos receberam terrenos. O que está escrito aí é ridículo.

    Basta checar o CT do São Paulo e do Palmeiras.

    Tópico típico de quem não tem estádio.

  26. Michael Serra Says:

    Novidade hein…

  27. Kara Says:

    É a doação de uma imobiliária para um clube de futebol… qual é o problema? a falta do parque infantil??? A imobiliária que exija o cumprimento do acordo, ora…

  28. Denilson Martins Says:

    Não me surpreende que o SCCP não tenha um estádio.

    Querem que o SPFC não tenha, já que não conseguem fazer o seu.

    Em itaquera, o SCCP recebeu um imenso terreno do governo, mas canalhamente, não construíu o estádio, e não devolveu o terreno.

    Prantou umas mudas de tiririca, e fica dizendo que é ct, sendo que o time nem treina lá.

    É uma VERGONHA.

  29. geraldo lina Says:

    E NAO EH SOH O MORUMBI QUE FOI FEITO COM DINHEIRO PUBLICO, AINDA TEM O CT DE COTIA OLHEM SOH !!!

    ” Novo estádio à vista O São Paulo vai construir um “mini estádio” para as categorias de base, em Cotia. O dinheiro não veio de nenhuma venda de jogador como muita gente pode pensar. Ela veio através da captação de recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, obtida junto ao governo federal. A verba, que foi liberada no ano passado, chegou neste mês. Com o futuro novo estádio o tricolor espera poder sediar competições das categorias de base.”

    OS roseos E OS segunda VAO TER ATAQUE CARDIACO HOJE.

    CHUPA !!!

    *** *****

  30. Gabriel Says:

    “EU ACREDITO EM DUENDE”.

    huahuahuahuahuahuahuahuahuahau!!!

    Na veia, João!

    Aliás veja que sugestivo:

    Não tem a estória que o duende colocou um pote cheio de ouro no fim do árco-íris?

    Então, o Morumbi é o presente que um duende colocou no fim de um árco-íris!!!

    huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua!!!!!!

  31. geraldo lina Says:

    O MAIS LEGAL DISSO TUDO EH QUE O TRICOLOR VAI PRO SEGUNDO, ENQUANTO UNS E OUTROS NAO TEM NENHUM E OUTROS PENSAM QUE TEM ALGUM…

    8)

    *** *****

  32. geraldo lina Says:

    GABRIEL, imagino que essa historia te foi contada por alguma professo saopaulina, pq desde quando corinthiano tem tempo pra literatura ? Que dirah infantil ? No maximo vc achou esse livro em algum sebo no inicio do ano e conseguiu terminar agora em setembro…
    O interessante, e levando em conta a citacao, eh ver o nivel de alguns participantes do blog:

    INFANTIL

    *** *****
    SAUDACOES TRICOLORES

    O MORUMBI EH NOSSO, A INCOMPETENCIA E ROUBALHEIRA SAO DE VCS
    PODE ESPERNEAR A VONTADE

    2014 = SAO PAULO FC

    CHUPA FAVELA !!!!

  33. Teofillus Says:

    Geraldo, tendo em vista que esse tupo de obra deveria ser para empresas que nao tem recursos disponiveis, vc acaba de atestar que seu clube e corrupto e cheio de bandidos de colarinho branco !! Parabens, mas depois dessa, como pensa em criticar os outros?

    2014 pode ate ser no Morumbi, mas ate la se nao existirem estadios mais novos e se ate la o seu time ainda for dono do Morumbi, porque se metade das falcatruas do seu time forem ditas, vc perdem o estadio de tanta conta pra pagar !!!

  34. Sten Says:

    Detalhe que os caras são tão burros que uma ironia tem que vir com legendas.

  35. Raphael Says:

    Como tem gente burra e inutil nessa vida esta com a internet aí e não vão checar as coisas como realmente elas são.
    Entendendam como quiser, maldida inclusão digital.

  36. geraldo lina Says:

    TEOFILLUS, tendo em vista que essa eh uma discussao que eu nao aguento mais, eu decidi concordar com voces.
    Assim eu nao contrario voce e os malucos que acham que o SAO PAULO FC nao vai sediar a copa junto com o estadio mais lindo do hemisferio sul que vai ser o MORUMBI.

    *** *****
    SAUDACOES TRICOLORES

  37. Carlos Oliveira Says:

    “2014 pode ate ser no Morumbi, mas ate la se nao existirem estadios mais novos e se ate la o seu time ainda for dono do Morumbi, porque se metade das falcatruas do seu time forem ditas, vc perdem o estadio de tanta conta pra pagar !!!”

    AHHAHAH.. Olha a inveja dos “sem estádio”. Isso é vontade de ver o São Paulo sem o Morumbi. Copa-2014 em São Paulo será no MORUMBI. Não adianta torcer pelo contrário. Podem inventar mentiras a vontade e ficarem se enganando…

    ESTÁDIO E LIBERTADORES? NUNCA TERÃO…
    Continuem invejando!!!

    PAGA-PAU!

  38. Thiago Says:

    Atenção para o capítulo EXIGÊNCIAS do texto de Joás Ferreira intitulado “BRASIL PRECISA FAZER A LIÇÃO DE CASA”, publicado em O Empreitero Online (07/08/2007):

    “No caso da Copa do Mundo, de acordo com as exigências da Fifa, a preferência é por estádios sem pista de atletismo. São os chamados estádios-arena, que colocam as arquibancadas a até seis metros do campo de jogo. Diferentemente dos estádios olímpicos que, por serem dotados de pista, mantêm a torcida a uma distância mínima de 15 ou 20 metros.

    Para Eduardo de Castro Mello, a parte considerada mais complicada das normas da Fifa é a exigência de cobertura de toda a área da arquibancada: “Isso representa a introdução de uma estrutura dispendiosa, adicionando um peso muito grande no custo final da obra. No caso dos estádios já construídos, a cobertura ainda tem de se adaptar às condições do que já existe na edificação”.

    Entre as candidaturas já declaradas, estádios como Mineirão, Mané Garrincha e Beira Rio ainda têm potencial para serem adaptados para o evento mundial. Já o Morumbi, em São Paulo, e o Maracanã, no Rio, dificilmente conseguiriam satisfazer aos requisitos da Fifa. “O Morumbi tem um aspecto negativo que é o fato de estar confinado dentro das ruas circundantes. Ele precisaria ter, no mínimo, uma faixa livre de entorno de uns 15m de largura, para a circulação de torcedores. Hoje, o público sai pelas rampas do estádio e vai direto para a rua, interrompendo o tráfego de veículos e provocando muito transtorno para o bairro”, explica o arquiteto.

    Segundo ele, não há condição de criar essa área de circulação e muito menos de construir o estacionamento exigido pelas normas da Fifa. Para um estádio com capacidade de 60 mil lugares, por exemplo, prevê-se um estacionamento para 10 mil veículos, o que demandaria uma área de cerca de 250 mil metros quadrados. A outra questão, no caso do Morumbi, é a dificuldade de se realizar a cobertura de toda a arquibancada do estádio, conforme exigem os organizadores da Copa: “A arquibancada superior já está praticamente sobre a rua, impossibilitando a implantação de apoios para sustentar a cobertura, sem diminuir a capacidade do estádio”. “

  39. geraldo lina Says:

    THIAGO, VOCE TEM NAMORADA ???
    *** *****

  40. Lúcio M F Silva Says:

    Todo esse assunto me deu nojo e ansia de vômito…um iraniano assume nosso time, deixa contas pra pagar e ainda somos chamados de apito amigo e corruptos no futebol . Tenha santa paciência !!!

  41. veio Says:

    DEIXE SAO PAULINO COM AQUELA MERDA DE ELEFANTE BRANCO. A DELES É CORRER COM CHAPEU NA MAO MESMO. JA ESTAO DE NOVO QUERENDO VERBA PUBLICA PRA REFORMAR O PANETONE PRA COPA.
    DEIXE ELES COM AQUELA MERDA EM PAZ.
    QUANDO A ARENA FICAR PRONTA “COM RECURSOS” PROPRIOS E “PRIVADOS” TERÃO DE FALAR AOS QUATRO CANTOS. E TERAO DE SABER COMO SE FAZ AS COISAS DECENTEMENTE.
    ALIAS ELES PRECISAM TAMBEM APRENDER A GANHAR TITULOS DECENTEMENTE. TUDO É NO TAPETÃO.
    DEIXA ESSAS MERDAS PRA LÁ.

  42. messias Says:

    veio,inveja todo ser humano tem. ainda bem que ela não mata, senão um filho de uma puta como você teria nascido morto.

  43. Pedro Says:

    Sou Palmeirense, mas depois de fuçar um pouco na história da construção do Morumbi, me arrependo de ficar tentando azucrinar Corinthianos sobre o fato de terem “apenas” o Pq. São Jorge. O Corinthians usa o Pacaembú e paga por isso, dinheiro que vai para os cofres públicos, o inverso do que foi feito com o Morumbi. Seria mais digno para a história do São Paulo ter um estádio pequeno como o do Corinthians, mas ter sido construído sem pilantragem da época da ditadura.

  44. Pedro Says:

    Para o Thiago lá de cima:

    Imagina então o Palestra Itália como sede de jogos da Copa… Barra Funda, Perdizes, Sumaré virarão terra de ninguém. Fora o impacto nas vias de acesso de outros bairros.

    Bom… Mas o que importa é ter estrangeiro gastando dólar, né??

    Uélcomi tu Braziu!

  45. Will Says:

    Em 1952 o presidente do São Paulo, Cícero Pompeu de Toledo, solicitou ao prefeito da capital Armando de Arruda Pereira um terreno no Ibirapuera para construção do estádio. O prefeito recusou a solicitação mas fez doação de um terreno no Morumbi.
    A construção do estádio do Morumbi foi iniciada em 17/9/1953 e inaugurado com construção parcial (70.000 pessoas) em 2/10/1960. A construção final foi concluída com nova inauguração em 25-01-1970.
    Laudo Natel foi por duas vezes governador de São Paulo.
    A primeira, entre junho de 1966 e março de 1967, quando, como vice-governador, substituiu o então governador Ademar de Barros, cassado pela ditadura militar brasileira. A segunda, entre março de 1971 e março de 1975, quando foi eleito de maneira indireta, pelo colégio eleitoral.
    Portanto, ele era governador do estado de São Paulo durante a construção do estádio.
    Ele foi também diretor financeiro e presidente do São Paulo Futebol Clube, do qual é patrono graças a sua atuação na prospecção de recursos para viabilizar a construção do estádio do Morumbi, entre 1952 e 1970.

  46. somos gigante, isso é oq te dói!!! Says:

    Um bando de safardanas desqualificados, deveriam olhar para o próprio umbigo. Uns, se dizem os maiores e melhores de todos os tempos, porém não possuem um título internacional sequer de expressão, nem tem estádio, nem CT, contam apenas com o apoio da maior torcida no maior mercado consumidor, oque lhes confere a preferência dos donos do espetáculo, que as vezes interferem a seu favor quando lhes convém. Devolvam o título de 2005 ao Internacional seus ladrões. Só pra citar um furto praticado pelo seu clube dentre vários. Os outros, desses tenho dó, não montam um time digno do seu nome com as próprias forças desde 1976, se não fossem as duas empresas que alugaram a sua camisa, estaria na maior fila já vista no Brasil. Igual uma casa velha deteriorada pelo tempo, se dizem o campeão do século, glória jamais vista pois jamais houve essa disputa, de tal valor que está estampada na entrada do seu palácio. Ó torcedores rivais desqualificados e vagabundos, sabe do que vocês tem inveja? é que somos gigante, isso é oq de dói!!! No fundo vocês sabem que é verdadeira aquela passagem do nosso hino, “Dentre os grandes és o primeiro”.

  47. michael Jackson Says:

    Construtora era do PAPAI NOEL???? Taí a explicação doar 25 mil metros quadrados!!!!

    Façam-me um favor, o futebol naquela época era dinheiro de pinga, não havia tantos investidores pra erguer um estádio(não naquela época)!!!

    Fechemos os olhos e finjamos que não saberemos de onde sairá o dinheiro para a reforma do mesmo, no país que ainda prevalece o “Pão e Circo”!

  48. Bruno Says:

    “somos gigante, isso é oq te dói” ???? A maior virtude de um time de futebol é sua torcida colega saiba disso pois é assim que todos os clubes do mundo sobrevivem e é nessa hora que eu te digo “somos gigante, isso é oq te dói” e saiba também, se a burrice ainda não te permite, que é assim que os grandes patrocinios chegam. Até na serie B ganhamos de vcs em audiencia.Se vc acha que não montamos um time digno então pesquisa ai a campanha do corinthians de 1998 – 2000 só par citar um exemplo.
    Nem com seus titulos internacionais “de expressao” vcs conseguem ter a popularidade que nós temos.
    O Corinthians é muito mais que títulos colega, é por essas e outras que eu lhe digo, pobre infeliz: somos gigante, isso é oq te dói.

  49. Tmao Says:

    Oque mais me intriga ?È a arrogancia dessa mafia Sao Paulina.
    O torcedor Sao Paulino deixa se levar pela falsidade dos seus proprio dirigentes…
    Eles sim sao os maiores prejudicados e essa copa q esta por vir vai acontecer o mesmo cambalacho…

  50. Marcio Says:

    Quanta hipocrisia desses adversários, que tem sempre o mesmo repertório para procurar denegrir o SPFC, como se palmeirenses e corintianos tivessem uma história limpa. Outra das mentiras contadas a exaustão foi o tal rebaixamento do SPFC no Paulista que nunca existiu. Da imprensa, só o PVC teve coragem para provar em público com o regulamento em mãos. O caso do Morumbi seguirá o mesmo caminho, e será um recurso a menos para os recalcados. Curintiano gaba-se de dar IBOPE e fica se vangloriando. Na verdade, é um torcedor de oba-oba que faz showzinho para aparecer mais que o Corintias, que é só um meio para isso. Como dizem, é uma torcida que tem um time. E a mídia adora esse tipo de consumidor fácil.

  51. Marcio Says:

    Cada se declara imparcial conforme sua conveniência. Segue abaixo outro trecho da matéria, porém sugiro que a leiam por completo na Internet. Quem duvidar, ao invés de ficar com fofocas, que vá denunciar o SPFC. Porém, que fique claro, não basta fazer o que o palmeirense da FPF fez, tentar difamar o SPFC e depois acabar suspenso por falta de provas.

    SPNet – Como o senhor encara as acusações de que o São Paulo teria recebido verba pública para o Morumbi na época da sua gestão como governador do Estado?

    Laudo – É um mito! O estádio é anterior à minha gestão como governador. O São Paulo nunca teve ajuda de dinheiro público…

    SPNet – Teve ajuda do Bradesco?

    Laudo – Foi uma ajuda normal de uma instituição financeira ao seu cliente. Eu era diretor das duas instituições na época, então, evidentemente, eu usava o Bradesco, um grande colaborador do São Paulo. Mas sempre dentro das condições normais, pois o Banco não era de minha propriedade, eu era apenas diretor.

    SPNet – Então seria inveja dos rivais?

    Laudo – Eu acho que o Morumbi prestou um grande serviço ao futebol paulistano porque alargou os horizontes econômicos do futebol paulista. Eu não sei se hoje seria viável construir um estádio dessa natureza. Com as exigências da FIFA, os estádios de hoje são menores, numerados, etc. E também não é viável porque os clubes possuem outras fontes de receitas, não dependendo apenas das bilheterias. Hoje, as emissoras de televisão pagam pelo espetáculo. Eu me lembro que, no início da era televisiva, tive brigas memoráveis com eles, no bom sentido, claro. Eles queriam transmitir o futebol sem nos pagar sob a alegação de que era uma liberdade de informação. Eu discordava e dizia: “O clube está gastando dinheiro! Ora! Então, vão transmitir cinema!”. Mas, no final, a TV acabou sendo uma grande aliada dos clubes. Então, hoje não seria defensável a construção de um estádio muito grande até porque a manutenção é muito cara. De qualquer forma, o Estádio do Morumbi deu uma colaboração inestimável para o futebol paulista, que na época estava confinado ao Estádio do Pacaembu.

  52. Sivuca Says:

    Quanta ingenuidade achar que um governador, sozinho, tem poder para liberar uma quantidade enorme de dinheiro público para uma propriedade privada.
    Ah, aposto que vão dizer que todo mundo foi comprado pelo SPFC também, porque o SPFC é um sistema poderoso que tem domínio sobre os poderosos.
    Até onde vai o fanatismo cego de torcedor TSC TSC TSC.

  53. marcio Says:

    Parece coisa de teoria da conspiração, tipo Arquivo X. Sério, pensar que o dinheiro público foi desviado durante os anos de 1953 a 1970 pelo Laudo Natel, passando sossegado pela época da Ditadura, realmente é um certo exagero não?

  54. Oswaldo Del Monaco 74 Says:

    CURIOSO QUE SÓ ENTRA NESSE EMBROLHO O EX. O GOVERNADOR SE ESQUEÇEM DO TAMBÉM EX GOVERNADOR ADEMAR DE BARROS, TEVE TANTA INFLUENCIA QUE O LOCAL CHAMA-SE JARDIM LEONOR ( ALIAS GRANDE SENHORA ) QUE ESTA NA LEMBRANÇA DA MINHA GERAÇÃO…………………….MONACO 75

  55. antonio Says:

    Huum!!! tem gente coçando cotovelo e torcendo pro cumpanheiro Lula intervir, construir outro Engenhão e doar pro time sem passaporte, o presidente da Fifa até deixou escapar que tinha projeto de um outro estádio ou não. Vão se catar sus hipócritas.

  56. Fernando Says:

    Já que estão falando em Estádio de futebol, gostaria de levantar também a questão de como o São Paulo “comprou” o Canindé e também tentou “comprar” o parque Antártica no periodo da 2 Guerra Mundial?
    Houve-se por aí que o Germânia teve seu estádio confiscado(Canindé) e que o palestra escapou por mudar o nome para Palmeiras. Como o Estado confisca e o Estádio vai para um clube particular? Houve um leilão, licitação ou outro tipo de contrato? Gostaria de saber como foi esta aquisição por parte do SPFC?

  57. Filipe Tomaz Says:

    O terreno é o de menos. Como conseguiram levantar um estádio desse porte ( para aquele época é claro ). Hoje que o futebol virou negócio de verdade que tem bastante receitas, o spfc nem consegue fazer uma mísera reforma. Não venha me dizer que foi através de doações porque até hoje o são paulino não tem poder aquisitivo para tal reforma e muito menos para a construção da época.

  58. Otto Says:

    Realmente…. me indiquem a irregularidade ???
    Apenas observeia a prefeitura como intermediador…. e nao como doadora… com alguns estão afirmando.
    é bom as pessoas lerem e entenderem… pq a doadora é a IMOBILIARIA E CONSTRUTORA ARICANDUVA S/A e donatário o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE….

  59. Amauri Says:

    Para quem não tem a informação, eu lhes passo, o São Paulo passou 18 anos para construir o estádio( 1952 a 1970). Em um lugar que não existia nada por perto, e por isso foi motivo de gozação da porcada e da galinhada. Mas com olhos de empreendedor do Cicero Pompeu de Toledo, foi erguido. Agora eu lhes pergunto, se fosse dinheiro publico, levaria todo esse tempo?
    Pois já foi oferecido terrenos para galinhada, e o eles fazem? Simplesmente nada. Pois eles querem terreno em lugares nobres.

  60. fabio cassiano Says:

    pq sempre tudo que acontece com o time da vila sônia é normal.w foi roubado mesmo o terreno de maneira ilegal. como vc disse, é só pesquisar na internet e conversar com quem viveu nessa época, que explica a falcatua que foi a construção do moumbi

  61. elvis Says:

    BOM AGORA CHEGOU A NOSSA VEZ…….”PIRITUBÃO”NELES E PRONTO

  62. Tiburcio Says:

    Pessoal, o Estádio tem escritura registrada em Cartório, e esse documento concede direitos pelas leis federais,tem fé pública, etc etc .
    Agora tem gente, que não tem Estádio, não tem Ct, só um terrão em Itaquera, e fica se incomodando com os outros por pura dor-de-cotovelo .
    Aliás, quem vem da segunda divisão, tem cem anos de idade, não tendo Estádio, ( jogando de favor em campo da prefeitura ) ,não tendo Ct, não tendo Mundial de verdade, não tendo Libertadores, vai se esperar o que ?

  63. Tiburcio Says:

    somos gigante, isso é oq te dói!!! Parabéns !
    Ótima essa !!!!!!!!!

  64. Santa Ignorância Says:

    Senhores, não sejam tão ignorantes… Leiam vocês mesmos que o Sr. Laudo Natel só foi governardor entre os períodos entre 6 de junho de 1966 e 31 de janeiro de 1967 e entre 15 de março de 1971 e 15 de março de 1975.
    O estádio do Morumbi começou a ser construído em 1952, quando Laudo Natel ainda era diretor do Bradesco.

    Parem de justificar a falta de competência do Timeco em não ter estádio.

    Qdo o estádio do Morumbi foi construído, aquela região era um brejo, sem valor algum!

    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Laudo_Natel
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_C%C3%ADcero_Pompeu_de_Toledo

  65. Felipe Miranda Says:

    Paulo,

    estou vendo que você jogou uma boa lenha na fogueira.

    Mas paremos com o que não pode ser mudado e vamos seguir. Afinal, só falta alguém aqui dizer que Nelson Mandela teve segundas intenções com a Copa da África do Sul.
    Lembrando que gastaram cerca de 10bi para o torneio, enquanto a FIFA não investiu muito, para não dizer nada, perto disso. Entre outras como não produzir coisas na África, um país com índice de desemprego considerável, mas na na China.

    Será que permutas ou doações, como muitos querem ver, não condizem com progresso?

    PS: muitas vezes não se paga com dinheiro.

  66. sergio gomes de almeida Says:

    Minha pergunta é: Quem está mais certo, a construção do morumbi na época da ditadura ou a construção do estadio para o corintians na democracia.

  67. sergio gomes de almeida Says:

    Estava lendo um livro da historia de minha cicadezinha e costatei que essa hestoria é muito antiga, aqui tambem foram doados terrenos para a construção de campo de futebol e nos dias de hoje fazem festa com o sacrificio e boas intenções das pessoas do passado. Queria que alguem fizesse uns comentarios do maracanã.

  68. Eduardo Says:

    Só pra constar, caso o São Paulo não tivesse vendido o Estádio do Canindé a prelço de Banana para a Portuguesa, o Corinthians ão teria nem a Fazendinha da Marginal sem número, que foi doada pela Portuguesa pra esse time medíocre do Corinthians, quem torce pra esse time merece o que tem, porque acusa e não sabe de nada… mas tá certo, fazer acerto com mafioso, precisar mendigar da Odebretch um empréstimo ao BNDES, sim o estádio será da Odebretch e não do Corinthians que corre atrás de alguma outra empresa pra dar o nome ao estádio pra poder tentar pagar a dívida com essa empresa privada que recorre a dinheiro público pra levantar um estádio incapaz de realizar a abertura devido ao tamanho e ter que mendigar mais recursos para a CBF e a o Governo Federal pra poder aumentar a capacidade de um estádio que nem existe em um terreno irregular e que ainda por cima passa por cima de dutos da Petrobrás, e vem falar do São Paulo? desculpa, mas vão se informar.

  69. Diego Felipe Says:

    COPA DO MUNDO???
    -NUNCA TERÃO!!!

    VAI CORINTHIANS!!!

  70. O MESTRE Says:

    O que ficou muito claro é que o doador é uma “IMOBILIÀRIA” e não a municipalidade! e que o local é o mais valorizado da cidade, graças ao ESTÁDIO do tri campeão do mundo! E que a construção se deu sem o “arrêgo” da presidência da república ou máfia do leite, ou russa”Interessante é que da corrupção comprovada pela polícia federal, um continua presidente e outro em liberdade! Sanches/Dualib….sem contar o que sempre diz: “NÃO SEI DE NADA”….KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  71. jr Says:

    kkkkkkkkk,ki burro da zero pra ele. Velho vc ja soube de uma lei em que se qualquer empresa investir em esporte,cultura,lazer,educação tera um porcentagem de desconto em seus imposto? esta ai o burro, oque o spfc fez, juntou o dinheiro e apresentou ao governo federal.
    Velhow exclui seu comentario, na boa vc é muito ingenuo. KKKKKKKKKKKKK

  72. jr Says:

    é kra não iremos conseguir mesmo, pois não estamos estampados em paginas da policia federal, com lavagem de dinheiro, latrocineo e desvio

  73. jr Says:

    kkkkkkkkkkkkkkk, verdade velho, eles tentam de tudo pra nos prejudicar, pegam uma mateira cortam uns pedaçoes pra dar um outro entender, essa é a santa ignorancia futebolistica que faz com que times inferiores busquem outros tipos de defesa, mas como sempre digo isso é normal, é da naturaze humana, não os culpo de tanta ignorancia

  74. jr Says:

    sim amigo não tem tanta, que numa pesquisa comprovaram que o spfc tem muito mais ricos do que os outros times.
    Concordo com vc, o estadio é muito grande para aquela época, isso da para que realmente acreditaram na construção do estadio, pesquise ai veja os videos sobre ele, dos antigos que trabalharam e ajudaram pagando cadeiras cativas e vendendo.
    A diferença de hoje e antigamente, é que hoje tem muitos impostos

  75. KEKO Says:

    e sobre a doaçao do terreno do corinthians A concessão data de 1988, o Corinthians não cumpriu o prazo de cinco anos para erguer seu estádio e também não realizou nenhuma ação de contra-partida para a população. Toda concessão de área pública exige a contra-partida

    Leia mais: http://www.noticiasdocorinthians.com.br/materia/41494/justica_ameaca_fielzao_na_primeira_pa_paraliso_a_obra_diz_promotor#ixzz17RWfhM3Z

    e ai paulinho

  76. Marcos Nogueira Says:

    Leiam o Livro recente da biografia do Laudo Natel e vocês entenderam tudo. O São Paulo só ganhou 25.000 mts o restante foi comprado. Antes do estábio aquilo era um nada e depois dele virou o bairro urbano mais caro do Brasil. Pergunte ao Silvio Santos e aos outros empresários que moram lá pra saber se foi bom para a cidade de São Paulo ou não a construção do estádio. Quem sabe se o Corinthians tivesse construido um estádio em itaquera, hoje também não seria uma região muito desenvolvida. Dizem que agora construiram, mas até agora nem os investidores mostraram ainda.
    Esperaremos.

  77. Emerson dios Santos Says:

    O São Paulo construiu a estadio com dinheiro publico e privado isto é notorio. Não sei se tinha alguma especie de BNDS. O estadio esta devassado precisa ser reformado e isto é caro 600 milhões. Só que não tem mais nem um Laudo Natel governador SP. Foi um estadio fundamental para o crescimento do futebol Paulista. Mas com a Arena do Verdão 42.000 ,bom Lugar acesso facil no Pompeia. Terá um custo de 400 milhões e distruir e levantar. Já o Timão como não tem estadio só resta levanta um estadio para 70.000 em Itaquera a prefeitura fazer o intorno e o BNDS bancar 400 milhões a construtora 200 milhões e a fifa entrar com 100 mihões pago em 30 anos como fundo perdido. Acredito que a grana do Palastra 70% dinheiro Publico. O maracanã vai sair mais caro Também serve para Flamengo e Fluminense deve custa para os cofres publico 100% uns 1.100 bilhão.Fora o Nova( fonte Nova na bahia) e o Novo Minerão que será dinheiro do estado.

  78. Paulo Says:

    O mais engraçado é ver a quantidade de palmeirenses que gostam de dissertar sobre a construção do Morumbi. Não sabiam que o estádio de vocês só existe porque a máfia italiana do início do século se apropriou de uma área pública?

  79. bambi hunter Says:

    Wikipedia não é fonte fidedigna, visto que qualquer bambi pode editar seu conteúdo.

  80. Beto Says:

    Não interessa o que y ou x querem! O que interessa é que o SPFC recebeu doação de terreno e não cumpriu as contrapartidas! E o pior, é que vocês tem coragem de querer discutir! É simplesmente inacreditável! Como se não bastasse, o SPFC, solicitou que uma área próxima ao Morumbi, ( área pública evidentemente ) fosse transformada em estacionamento! ( aquele que vocês deveriam ter feito e não fizeram! ) E não para por aí! Mesmo não sendo mais o estádio da Copa, ainda existe um projeto, para que o monotrilho ligue o aeroporto ao clube, com verbas EXCLUSIVAS, de mobilidade de estádios da Copa! obs: O Corinthians, está seguindo pelo mesmo caminho! É muito descaso com o dinheiro do contribuinte!

  81. Simbolos de madeira e areia Says:

    Denilson, kkkkkkkkkkkkkk deixa os caras e vem pra casa!

    kkkkkkkkk

  82. Jorge Says:

    vergonha é ser homenageado com o jogo das latas……..entre Corinthians e Palmeiras, que arrecadou dinheiro para tirar o SPFC da merda………….isso sim é vergonhoso, conheça a história so seu time, coitado.

  83. Bruna Says:

    HAHAHAHAHAH que patifaria!

    Sou São Paulina, tenho uma porrada de livros aqui em casa e sem clubismo procurei saber a verdadeira história do Morumbi a um tempo atrás.

    Havia um boato de que o Laudo Natel havia desviado dinheiro do governo para a construção do Morumbi, o que me pareceu totalmente incoeso já que as datas (ou melhor, períodos) em que Laudo Natel foi presidente do São Paulo FC e Governador de São Paulo são TOTALMENTE DISTINTAS.
    Ele apenas lutou, ao lado de muitos outros São Paulinos, para que o sonho de um estádio particular se tornasse realidade.
    Aliás, se o futebol atualmente é profissional, esse cara tem uma parte de ‘culpa’ nisso.

    Uma parte do Morumbi foi doado? Sim, indiscutivelmente. Por uma construtora!
    A prefeitura teve algum involvimento nisso? Claro, é necessário a aprovação da prefeitura, por lei, antes de construir um patrimônio. Mas a prefeitura doou terreno, desviou dinheiro? NÃO!

    Agora algumas almas mesquinhas tem a coragem de vir falar que o São Paulo FC roubou os direitos dos cidadãos ao construir um estádio onde teria a construção de uma praça. Por favor, sejam sensatos! A construção de um estádio requisitado é muito mais favorável do que a construção de uma praça! Isso pra mim ja ta cheirando a inveja…

  84. Bruna Says:

    Agora falando como uma São Paulina fanática, se tem alguma galinha sem história ou algum porco falido capaz de me mostrar as irregularidades da construção do Morumbi, fiquem à vontade! Vou esperar sentada pra não me cansar.

    Caso o contrário, vou continuar vendo vcs como gambás sem teto e porcos sem moral (pq na historia do estaadio da porcada SIM tem sujeira).

    Se eu fosse dona de uma construtora na época em que o Morumbi começou a ser construído, ia colaborar da forma que fosse possível, assim como os São Paulinos que não tinham muita condição financeira, doaram pelo menos um saco de cimento. Ou como o meu querido Porfírio da Paz, que passou fome, mas doou toda a grana que tinha pra que o Morumbi hoje fosse construído.

    O MEU estádio, independente do que os invejosos digam, sempre será motivo de orgulho.

    CHUPA FAVELADA!!

  85. MKS Says:

    Espero que esse fato ocorrido não sirva para justificar qualquer irregularidade ou má fé atuais.

  86. Ildo camargo Says:

    O FILEZÃO VAI SER MELHOR DO ESTE MORUMBIXA
    DOADO PELO LAUDO NATEL kkkkk
    AÍ DEPOIS VEM ESTES BAMBIS ARROGANTES DIZENDO QUE O ESTADIO É TERRENO DELES!!! AFFFF
    CHUPA BAMBIZADASSS

  87. Gustavo Dias Says:

    Calcule você quanto custa um M² no Morumbi. Agora pense: com o dinheiro equivalente ao valor do terreno onde está construído o estádio do SPFC, é possível comprar o terreno amplo e ainda construir um estádio luxuoso no bairro de Itaquera!

    É por esses motivos que defendo a injeção de dinheiro público no estádio do Corinthians (Itaquerão).

  88. FABRICIO-OS Says:

    eu li alguns fail ali …

    2014 no morumbi?? kkkkkk

    só nos seus sonhos bambizada!!!

  89. Diego Says:

    Putz, os caras tão falando falando do terreno. Esquecerem de falar com 420 mi de incentivos fiscas, dos 480 mi do bndes que deveria ser destinado a univirsidades, escolas e tudo mais, dos 50 mi q o governo ja liberou pra retirada dos dutos….

  90. TiBoAl Says:

    “Pau que bate em Chico, bate em Francisco tb” …

    Pois eu lhe respondo Diego, o terreno em Itaquera é utilizado como CT para as categorias de base e se foi ou nao construido um estadio isso é decisão do clube,

    Por decisão do clube e sobretudo com a ANUÊNCIA da Prefeitura de SP, o SPFC, decidiu construir um estádio. Não me parece ser muito diferente da intenção do SCCP de utilizar o terreno em Itaquera para a base (Formar jogadores de futebol) e vendê-los para o mercado. O Lucro vai para quem ?

  91. Beto Says:

    Quanta bobagem, me mostre com documentos o que está dizendo. A área do Palmeiras pertencia a familia Matarazzo e foi comprada pelo clube. Todos sabem disto, inclusive, onde é hoje o Shopping Bourboun, funcionava o Shopping Matarazzo, já que esta também era dona daquela parte do terreno. Esta família era palmeirense e um de seus membros foi, inclusive, diretor do clube. Ninguém se apropriou da nada da prefeitura, não houve doação e muito menos, acordos não cumpridos! Foi uma venda de particular para particular, portanto, não misture a história suja de SP e agora de Corinthians, com a honrada história da S E Palmeiras. * e tem mais: Nós nunca tentamos nos apropriar de propriedade privada de terceiros, ou seja, nunca nos aproveitamos de uma guerra, para tomar posse do que não nos pertencia.

  92. Beto Says:

    Ou você leu e não entendeu, ou sua fonte é péssima! A prefeitura estava envolvida na negociação sim, tanto que, para que tudo fosse aprovado, o clube deveria fazer as contrapartidas exigidas na época. Então, o clube teria um espaço seu, onde tiraria proveito próprio com a construção do estádio, enquanto que, a população, teria um estacionamento e um parque infantil, em troca das facilidades que foram dadas ao clube. O clube assinou e não cumpriu o acordo. ( aliás, isso por si só, já seria motivo para não defendê-lo, não acha? ) Pior que tudo isso: Com a possibilidade do clube ser sede da Copa em 2014 ( antes de ser rejeitado ), o clube solicitou que a prefeitura fizesse um estacionamento em área pública, para beneficiar os torcedores que frequentassem o local; ora, é no mínimo, muita cara de pau! A documentação referente à aquisição da área, já foi disponibilizada pelo Paulinho, portanto, sujiro que procure e leia com atenção; quanto ao Laudo Natel, só posso dizer que uma frase dele, também publicada neste blog, demonstra claramente o que aconteceu na época… ” Foi um presente que o São Paulo recebeu de toda a coletividade. Aliás, de toda a coletividade esportiva de São Paulo”

  93. Beto Says:

    Leia acima e ENTENDA o que foi escrito. Contra fatos, não há argumentos. Quanto ao estádio palmeirense, só posso dizer uma coisa: O terreno foi comprado da família Matarazzo, aliás, um dos Matarazzo além de palmeirense, era diretor do clube e possuia inúmeros terrenos. Era uma das famílias mais ricas da época, tendo inclusive, ao lado do Palmeiras, o Shopping Matarazzo onde hoje é o Bouboun. Procure se informar antes de bater boca, afinal, paixão é uma coisa e razão, outra totalmente diferente. O papel aceita tudo o que vc escrever, porém, a sua imagem fica desprestigiada, uma vez que todos tem acesso à informação!

  94. Beto Says:

    Vamos por os pingos nos is. O terreno do SP foi sim, doado pela prefeitura e o clube não cumpriu as contrapartidas; isto é fato! Ná época, o terreno não valia tanto, portanto não podemos fazer comparações com o valor do terreno hoje, que valorizou de modo vertical. O estádio do Corinthians está em terreno que não pertence a ele. ( o clube perdeu o direito de uso e não pode fazer aditivos ou novo acordo com a prefeitura, pq a lei não permite. quem tiver dúvida, entre no blog do Aurélio Miguel e veja toda a questão legal da história ) Além disso, existem outros fatores que são de moral discutivel, na questão da construção do estádio corintiano. Resumo: Ambos os clubes se beneficiaram de $ público, um não tem condição moral de falar do outro ( inclusive os torcedores da agremiações ) e portanto, um erro não justifica o outro! * passado e presente limpos, vcs sabem quem tem, aqui em SP. Pena que a imprensa NÃO QUER divulgar isso, preferindo cobrir eventos, como churrasco na porta de estádio, para defender a ilegalidade.

  95. Beto Says:

    E aí, concluindo a entrevista, o Sr Laudo Natel diz:

    “Foi um presente que o São Paulo recebeu de toda a coletividade.

    Aliás, de toda a coletividade esportiva de São Paulo.”

    Sem mais palavras… Como vc disse Márcio, não devemos ser parciais! Acho que ninguém aqui tem problema no quesito “interpretação de texto”, não é mesmo?

  96. Beto Says:

    Resumo da obra: Corintianos e são paulinos, olham um, pro rabo do outro, apontam o dedo, mas não conseguem olhar pro próprio rabo! É o sujo falando do mal lavado! Os dois tem o rabo preso, mas não percebem isso, ou por ignorância, ou por fanatismo ou então, pq não querem ver mesmo! Isso é uma vergonha! * A história de um clube é feita ano após ano, esta mancha, nunca sairá da história de vcs, e só quem tem um passado e um presente limpos, pode colocar o dedo na ferida! O meu time é bem diferente de tudo isso, podem ter certeza disso!

  97. Luiz Galvão Idelbrando Says:

    continuem consumindo o que patrocina futebol, paguem mais caro e vejam essem mercenários de bornal cheio. É o que o povo brasileiro precisa e tem, nada de escola, nada de segurança, nada de saúde, mas tem estádios, bem feito.
    Luiz Galvão

  98. Rodrigo Says:

    Fuuu

  99. Rafael Candido Says:

    tsctsctsc… dinheiro privado? kkkkkkkkkkkk

  100. Elias Says:

    Acho que muitos não leram o contrato postado, que deixa claro que a doação foi feita por uma empresa privada (a imobiliária), sendo a Prefeitura responsável apenas pelo cumprimento do contrato. Se o São Paulo descumpriu algo, foi: o prazo de construção do estádio e a construção de um parque infantil e um estacionamento, mencionados no texto. A todos que tiverem dúvidas, procurem ler o contrato, embora seja muito chato, é bastante esclarecedor sobre o tema.

  101. FLP1971 Says:

    LAUDO NATEL FOI GOVERNADOR DE SÃO PAULO 2X, DE 66 A 67 E DEPOIS DE 70 A 75, O MORUMBI FOI INAUGURADO EM 196O PORTANDO AOS QUE NÃO SABEM FAZER CONTAS, ELE NÃO ERA GOVERNADOR DE SÃO PAULO NA ÉPOCA
    !!!!!!

  102. Beto Says:

    Ninguém disse que ele era, o que foi dito é que ele ajudou o clube e que o terreno foi em parte doado. A imobiliária pertecencia a Ademar de Barros, e este era também o governador da época. Laudo Natel, era diretor de um conceituado banco e usou este conhecimento, para favorecer o clube. Na contabilidade do próprio clube, consta a entrada de dinheiro público. O próprio Laudo Natel, disse com todas as letras, que o clube foi presenteado pelo povo paulista. Fanatismo tem limite, quando os próprios envolvidos tropeçam nas palavras, não há defesa que se faça eficaz. *Agora, Laudo Natel defende a ajuda dada pelo Lula, ao estádio corintiano. Vergonhoso!

  103. Emerson Says:

    KKKKKKKKKKKK HOJE DIA 18/05/2013 EU PERGUNTO….ONDE SERÁ ABERTURA DA COPA 2014? CHUPA BAMBIS SAFADOS

  104. Smith Says:

    No documento já há a confissão!!! Quem assinou?
    João Jorge SAAD, Genro de Adhemar de Barros, e Diretor do SPFC. Herdou o Grupo Bandeirantes, do Sogrão! De quem era a Imobiliária Aricanduva??? é claro que era de Adhemar de Barros…
    Laudo Natel, diretor do Bradesco, foi Pres. do SPFC e Gov. de São Paulo.
    Quem disse que o Morumbi foi inaugurado em 1960, erra e muito, pois foi uma inauguração sem estar com as obras prontas. A inauguração total do Morumbi foi em 1972!!!
    Adhemar, como Governador, grilava terras paulistanas em favor da Imobiliária Aricanduva (isto é, em benefício próprio!)

  105. Julio Botegli Says:

    O SPFC sempre vem com seus balancetes e com suas artimanhas. O SPFC não tem tem origem no Morumbi coisa nenhuma.Suas origens remontam à Marginal, à beira do barrento Tietê. Eles gozam do complexo de Icaro. Eles douram a pílula para se locupletarem.Por que não colocaram que o Cicero Pompeu de Toledo, tinha um tabelião na rua Senador Feijó, ao lado de um boteco. Defronte havia um inferninho. Não preciso repetir mais do que já foi dito acima. Está tudo claro em tudo que foi descrito nos comentarios acima. A doação da Prefeitura está clara. Eles lotearam o parque, e contabilizaram os lucros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: